Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adquiri recentemente um Macbook Intel. E agora?


alexotril

Posts Recomendados

Pois é. Já vi tantos relatos e lamentações aqui no fórum de pessoas que compraram um Mac com Intel pouco antes da geração M1 que decidi criar esse tópico pra podermos discutir a melhor jogada a fazer com esses equipamentos. Ou, em último caso, trocarmos impressões pessoais sobre o assunto (ou chorar juntos, também).

Eu tenho um Macbook Pro 2017 (touchbar) e o adquiri em 2021. Um amigo americano vinha de NY então entrei no Backmarket, comprei daqui, mandei entregar na casa dele e ele só botou na mala e trouxe.

Como foi meu primeiro Macbook, não entendia nada da Apple e nem estava atento ao que tinha acabado de acontecer com o lançamento do chip M1. E nem sabia que os modelos de Macbook de 2016 a 2019 eram furada. Mas, paguei relativamente barato, mesmo com iof, câmbio sempre desfavorável e parcelamento. No final deu uns 4.500, acho. Mei que valeu a pena, não reclamo.

Pensei muito em tentar revender a máquina mais barata (pelo menos pra pegar o dinheiro de volta) e pagar a diferença pra pegar um Macbook Air M1, mas ainda não me decidi. Cuido bem e me atende sem problemas, já que só trabalho com texto (faço doutorado) e navegação. Mesmo ciente dos surtos que a máquina pode ter do nada (tela e teclado borboleta), tenho meu velho notebook Lenovo guardado e atualizado (com mais memória e ssd). E tenho um iPad Pro 9,7 com um tecladinho bluetooth que salva muito. Se a máquina fritar do nada, o fluxo de trabalho pode continuar. Com raiva, eu sei, mas continua.

Acho que, por enquanto, aceitei que vou ficar com ele e não revender mesmo. Meu uso é ridiculamente leve (foi desnecessário, inclusive ter comprado um modelo Pro, mas me empolguei) e se ele não estragar do nada, ficarei longos anos com ele. Não tenho problemas em adquirir máquinas usadas (desde que em bom estado, óbvio) e somente daqui a uns longos anos eu pretendo fazer um upgrade. 

 É uma boa jogada? O que você pretende fazer com seus equipamentos Apple geração Intel? Qual o melhor a fazer nesse momento em que o Macbook Air M1 é relativamente barato e o mercado está inundado de máquinas Intel?

Editado por alexotril
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, alexotril disse:

Cuido bem e me atende sem problemas, já que só trabalho com texto (faço doutorado) e navegação.

Pra mim tudo se resume a essa frase aí. Se te atende bem, é isso que importa. Voce tem um baita notebook que vai te atender bem por anos e anos ainda. Relaxa! Sim, o teclado e a tela podem ser problemáticos, mas tem recall.

Enfim, eu acho que tudo se resume a isso. Se o computador te atende, se te serve, pronto, não há nada que se questionar ou discutir. A Apple não vai abandonar o suporta à plataforma intel tão rápido como fez com o powerpc. a base de usuários agora é gigantesca, muito maior do que era a dos PPC. e mesmo que ela abandone, mesmo que o próximo Mac OS já não saia pra mac intel, e daí? O Monterey continua te atendendo e continuará funcionando por anos a fio. Não é um problema.

Minha opinião sobre comprar mac intel agora é bem simples: só vale a pena se for me servir e o preço estiver bom. No seu caso voce atendeu esses 2 requisitos. Não acho que tenha feito um mal negócio ou desperdiçado dinheiro não. Aproveita teu mac! 😛  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, alexotril disse:

Pois é. Já vi tantos relatos e lamentações aqui no fórum de pessoas que compraram um Mac com Intel pouco antes da geração M1 que decidi criar esse tópico pra podermos discutir a melhor jogada a fazer com esses equipamentos. Ou, em último caso, trocarmos impressões pessoais sobre o assunto (ou chorar juntos, também).

Eu tenho um Macbook Pro 2017 (touchbar) e o adquiri em 2021. Um amigo americano vinha de NY então entrei no Backmarket, comprei daqui, mandei entregar na casa dele e ele só botou na mala e trouxe.

Como foi meu primeiro Macbook, não entendia nada da Apple e nem estava atento ao que tinha acabado de acontecer com o lançamento do chip M1. E nem sabia que os modelos de Macbook de 2016 a 2019 eram furada. Mas, paguei relativamente barato, mesmo com iof, câmbio sempre desfavorável e parcelamento. No final deu uns 4.500, acho. Mei que valeu a pena, não reclamo.

Pensei muito em tentar revender a máquina mais barata (pelo menos pra pegar o dinheiro de volta) e pagar a diferença pra pegar um Macbook Air M1, mas ainda não me decidi. Cuido bem e me atende sem problemas, já que só trabalho com texto (faço doutorado) e navegação. Mesmo ciente dos surtos que a máquina pode ter do nada (tela e teclado borboleta), tenho meu velho notebook Lenovo guardado e atualizado (com mais memória e ssd). E tenho um iPad Pro 9,7 com um tecladinho bluetooth que salva muito. Se a máquina fritar do nada, o fluxo de trabalho pode continuar. Com raiva, eu sei, mas continua.

Acho que, por enquanto, aceitei que vou ficar com ele e não revender mesmo. Meu uso é ridiculamente leve (foi desnecessário, inclusive ter comprado um modelo Pro, mas me empolguei) e se ele não estragar do nada, ficarei longos anos com ele. Não tenho problemas em adquirir máquinas usadas (desde que em bom estado, óbvio) e somente daqui a uns longos anos eu pretendo fazer um upgrade. 

 É uma boa jogada? O que você pretende fazer com seus equipamentos Apple geração Intel? Qual o melhor a fazer nesse momento em que o Macbook Air M1 é relativamente barato e o mercado está inundado de máquinas Intel?

No meu caso comprei um MacBook Air i3 1 mês antes de lançar o M1. Mas, foi necessidade e preço. Por incrível que pareça, a máquina me atendia muito bem: programação, Docker, edição 4k, enfim. O modelo de entrada mais surreal que eu já comprei de qualquer marca. Porém, obviamente depois de 1 ano de uso começou a pedir arrego, pois o meu trabalho começou a pedir mais. Felizmente, consegui vender por exatamente o preço pago por ele, e peguei um Pro m1.

Sendo bem sincero, por mais que o mercado seja assim, é injusto desvalorizar algo que as pessoas colocavam num pedestal antes do M1. Aí exatamente no dia em que o M1 foi lançado, a hipocrisia entrou em cena e os mesmos que colocavam os Mac Intel no pedestal começaram a desvalorizar o aparelho. Será que é realmente porque o produto merece ser desvalorizado, ou é o espírito consumista do povo de sempre querer ter o melhor e blá blá blá? Porque é disso que a mídia e os YouTubers e seus vídeos de reviews vivem... Pra uns ganharem, outros vão ter de perder e desvalorizar.

Como o amigo acima disse, a máquina te atende, você pagou bem nela, e não está sentindo falta de mais. Fica com ela. Pra que desperdiçar dinheiro agora, se você pode ir guardando e deixar pra fazer upgrade quando realmente precisar de um upgrade? E aí já vai pegar um dos modelos mais TOPs no momento em que realmente precisar, em vez de pegar o mais básico hoje só porque o seu é um intel, mesmo esse intel te atendendo muito bem.

Minha opinião... abraço!

OBS.: M1 é vida! Não voltaria pra intel. Mas só pegaria (e peguei) um M1 por necessidade, e não por preocupação de ter um intel em mãos. Eu defendo a necessidade e o custo-benefício, não o consumismo! ;)

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sofra, amigo. A máquina é legal, atende suas necessidades, você não pagou caro. É um modelo que exige uma cautela a mais como você já sabe, só isso. Assim que eu percebi que os M1 vieram pra ficar eu vendi meu MacBook Pro que me atendia bem e comprei um Air M1, por temer uma desvalorização muito rápida e acentuada dos Intel, esse é um ponto a se pensar, mas no seu caso eu só faria se tivesse que desembolsar pouco, caso contrário ficaria com o 2017 mesmo, sem crise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De boa, é uma excelente máquina para um uso diário e até moderado.
A versão atual do macOS suporte MacBooks Pro de 2015 em diante. O seu é de 2017, então teoricamente vai ter suporte a duas novas versões de sistema.
E mesmo depois de não receber uma nova versão, será uma máquina totalmente utilizável por mais alguns anos.
Exatamente qual é o modelo do seu? 13" ou 15"?  Quanto tem de RAM? 
Se pegou um modelo com 16GB de RAM, ai que vai ter uma boa sobrevida.

O que eu não recomendaria, é pegar Macs já abandondos oficialmente para novas versões de sistema. Quem tem Mac velho sem suporte, com todo respeito, está com uma máquina que não vale quase nada na mão. Porque se for para investir em Mac usado, quando mais recente melhor, ainda mais com a virada para os M1.

E pelo uso que vc disse que faz, seu Mac vai te atender por anos e anos. 

Mas como vc disse que tem um iPad Pro, um outro notebook Lenovo e sabe que o mercado de Macs Intel está com os dias contados e inundado de máquinas que vão desvalorizar a cada dia, vc pode simplesmente se desfazer dos três equipamentos que vc tem e pegar logo um Air M1 que tem preços bem convidativos no mercado de usado. Afinal de contas, um MacBook Air M1 vai fazer o que os três equipamentos que vc tem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2022 at 11:31, BetoGaleazzo disse:

Não sofra, amigo. A máquina é legal, atende suas necessidades, você não pagou caro. É um modelo que exige uma cautela a mais como você já sabe, só isso. Assim que eu percebi que os M1 vieram pra ficar eu vendi meu MacBook Pro que me atendia bem e comprei um Air M1, por temer uma desvalorização muito rápida e acentuada dos Intel, esse é um ponto a se pensar, mas no seu caso eu só faria se tivesse que desembolsar pouco, caso contrário ficaria com o 2017 mesmo, sem crise.

mano pode me ajudar em uma coisa por favor,vi que vc é experiente me chama no insta por favor no direct @gomes4y

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2022 at 01:31, alexotril disse:

Pois é. Já vi tantos relatos e lamentações aqui no fórum de pessoas que compraram um Mac com Intel pouco antes da geração M1 que decidi criar esse tópico pra podermos discutir a melhor jogada a fazer com esses equipamentos. Ou, em último caso, trocarmos impressões pessoais sobre o assunto (ou chorar juntos, também).

Eu tenho um Macbook Pro 2017 (touchbar) e o adquiri em 2021. Um amigo americano vinha de NY então entrei no Backmarket, comprei daqui, mandei entregar na casa dele e ele só botou na mala e trouxe.

Como foi meu primeiro Macbook, não entendia nada da Apple e nem estava atento ao que tinha acabado de acontecer com o lançamento do chip M1. E nem sabia que os modelos de Macbook de 2016 a 2019 eram furada. Mas, paguei relativamente barato, mesmo com iof, câmbio sempre desfavorável e parcelamento. No final deu uns 4.500, acho. Mei que valeu a pena, não reclamo.

Pensei muito em tentar revender a máquina mais barata (pelo menos pra pegar o dinheiro de volta) e pagar a diferença pra pegar um Macbook Air M1, mas ainda não me decidi. Cuido bem e me atende sem problemas, já que só trabalho com texto (faço doutorado) e navegação. Mesmo ciente dos surtos que a máquina pode ter do nada (tela e teclado borboleta), tenho meu velho notebook Lenovo guardado e atualizado (com mais memória e ssd). E tenho um iPad Pro 9,7 com um tecladinho bluetooth que salva muito. Se a máquina fritar do nada, o fluxo de trabalho pode continuar. Com raiva, eu sei, mas continua.

Acho que, por enquanto, aceitei que vou ficar com ele e não revender mesmo. Meu uso é ridiculamente leve (foi desnecessário, inclusive ter comprado um modelo Pro, mas me empolguei) e se ele não estragar do nada, ficarei longos anos com ele. Não tenho problemas em adquirir máquinas usadas (desde que em bom estado, óbvio) e somente daqui a uns longos anos eu pretendo fazer um upgrade. 

 É uma boa jogada? O que você pretende fazer com seus equipamentos Apple geração Intel? Qual o melhor a fazer nesse momento em que o Macbook Air M1 é relativamente barato e o mercado está inundado de máquinas Intel?

Como teu uso é básico não vejo problema em continuar com essa máquina. Sei que muita gente faz alarde sobre obsolescência, mas os Macs Intel ainda vão receber atualização por um bom tempo ainda.

Eu mesmo tenho dois Mac Intel e um Hackintosh. E para ser sincero, não tenho a menor preocupação com isso. Quando sentir necessidade lá pra frente pego um Apple Silicion e essas máquinas aqui ficarão de reserva.

O legal é que vc já está ciente dos pontos que tem que se cuidar: relacionados a reparabilidade do produto. Macs tem inúmeras qualidades que a tornam superiores em relação a seus concorrentes do ambiente PC, mas... como não existe produto perfeito, tem esse ponto fraco que são máquinas sem modularidade, e portanto, sem reparabilidade.

E como vc já conhece o cenário e já se preparou separando suas máquinas reservas, tá tudo tranquilo.

Seja cuidadoso e caprichoso com sua máquina e não terá problemas.

E claro, cuidado com os alarmistas da internet para não ficar aí se descabelando atoa.

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gomes4y disse:

mano pode me ajudar em uma coisa por favor,vi que vc é experiente me chama no insta por favor no direct @gomes4y

Não tenho Instagram. Se for relacionado a dispositivos Apple posso tentar te ajudar aqui pelo fórum mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, meus amigos!

Tenho três macbook pro 2017 e 2018 na minha agência, todos já foram mais de 5/6x para o recall do teclado borboleta, pois acabam colocando o mesmo teclado defeituoso no lugar.

Esse mês acabei mandando os três de uma vez e fiquei sem como trabalhar, ai o sangue subiu.... hahah

Procurei um amigo advogado e protocolamos uma ação contra a Apple, explicando a situação, todos os processos coletivos nos EUA, o recall que não funciona direito, etc... 

Pedimos a substituição do Macbook pro 2017 128gb (o mais básico de 2017 sem touchpad) e mais danos morais.

Os advogados da Apple entraram em contato hoje, oferecendo um acordo: trocar o macbook 2017 128gb por um Macbook Pro M1 2020 de 256gb + R$2.500 de danos morais.

 

Segue imagem da proposta do acordo, acho que esse é a solução que todos com Macbook e teclado borboleta gostariam.

 

WhatsApp do Advogado responsável pela ação: (41) 99692-8921 - Jean Rocha, o mesmo pegou toda a documentação e assinaturas a distância, pode resolver pra todos no Brasil todo. 

 

Abraços

4d024067-9c2b-4e03-87e0-ebb715201660.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2022 at 21:23, Bruno Galindo disse:

WhatsApp do Advogado responsável pela ação: (41) 99692-8921 - Jean Rocha, o mesmo pegou toda a documentação e assinaturas a distância, pode resolver pra todos no Brasil todo. 

Obrigado. Quanto tempo demorou o processo todo? Foi necessário anexar o registro de reparo das máquinas (a minha ainda não deu problema)?

Por mais tentadora que seja a proposta, não sei se abriria uma ação por uma máquina que ainda não aconteceu nada. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

tenho um MacBook intel 2019 a dois anos e não troquei pelo novo M1 justamente porque preciso rodar junto o windows para algumas aplicações indispensáveis no meu trabalho ou seja até agora está me atendendo perfeitamente só troco para o M1 quando tiver a opção de rodar junto o windows pelo parallels 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Alex Quadrado disse:

tenho um MacBook intel 2019 a dois anos e não troquei pelo novo M1 justamente porque preciso rodar junto o windows para algumas aplicações indispensáveis no meu trabalho ou seja até agora está me atendendo perfeitamente só troco para o M1 quando tiver a opção de rodar junto o windows pelo parallels 

Olá Alex, eu tinha essa dúvida também mas comprei um M1Pro e estou rodando Windows perfeitamente via Parallels. Acho que não precisa se preocupar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, pmacedosouza disse:

Olá Alex, eu tinha essa dúvida também mas comprei um M1Pro e estou rodando Windows perfeitamente via Parallels. Acho que não precisa se preocupar. 

Amigo que ótima notícia aproveitando a sua boa vontade qual a versão do Windows e Paralles que você está rodando no M1? Outra dúvida eu utilizo BDE para rodar um programa em Delphi e Java será que vai rodar no Windows ARM? Java eu acredito que roda mas o Delphi tenho dúvidas essa aplicação é antiga ainda mais que a BDE já pararam de dar suporte a versão que uso é para 64bits e o Java para 32bits eu ainda todo um outro programa que foi desenvolvido em clipper depois atualizado para Fivewin for Harbour então acabo que ficando com medo desses programas não rodar, kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...