Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão após limpeza de placa

Posts Recomendados

Eai pessoal, td bem? Tenho um mbp 2012 ,4gb ram, e sistema rodando num ssd de 240gb estava voando, muito rápido para fazer tarefas do dia a dia, mas depois que fiz uma limpeza de placa nele e troca de pasta térmica notei que ele está travando com uma certa frequência, antes para abrir páginas no safari, Chrome e outros aplicativos ia no mesmo segundo e agora não, além de aparecer com certa frequência a bolinha colorida de carregando, gostaria de saber se tem a possibilidade de ter dado algum problema em algum componente da placa para estar travando desse jeito, ou se fosse algo do tipo o mac nem estaria ligando? Será que é pouca memória? Não percebi diferença no uso dela pelo monitor de atividades no antes e depois dessa limpeza, embora estar em média com 3,3gb sempre. Além disso eu mesmo que fiz essa limpeza e a troca da pasta térmica, olhei muitos tutoriais e no passo a passo do ifixit, usei álcool isopropílico, equipamentos esd (escova, manta, luva, pulseira) durante todo processo, e usei tb uma pasta térmica não condutiva eletricamente, mas né não sou profissional vai q tenha dado alguma m. kkkkk.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Posts Populares

como vc fez a limpeza da placa? acho pouco provável uma limpeza gerar problema, a menos que você tenha danificado algum componente, algum trilha. mas mesmo assim, aí acho que o mac nem ligaria ou teri

hummm. tem mais coisa aí então. esse cleanMyMac sempre achei que fosse vírus ou malware...hehehe bom, então o seguinte. antes de desmontar tudo de novo eu formataria e reinstalaria o sistema. tud

É possível sim que a limpeza de placa possa vir a causar problemas, mesmo sem danificar componentes fisicamente. E a grande questão é ELETRICIDADE ESTÁTICA. O corpo humano pode armazenar e descarregar

como vc fez a limpeza da placa? acho pouco provável uma limpeza gerar problema, a menos que você tenha danificado algum componente, algum trilha. mas mesmo assim, aí acho que o mac nem ligaria ou teria um comportamento mais estranho.

qual pasta térmica voce usou? de boa qualidade? vc aplicou a quantidade correta? nem muito nem pouco?

instala o istat menus: https://bjango.com/mac/istatmenus/ e verifica as temperaturas, se a temperatura do processador e gpu sobem muito até travar.

eu desmontaria tudo de novo, limparia a pasta térmica e colocaria novamente.

outro detalhe, será que voce não esqueceu de religar algum sensor durante a remontagem? o cooler tá funcionando? tá escutando o barulho dele?

pasta térmica recomendo a Arctic MX-4. é das melhores que se encontra no mercado.

abraço

Link para o post
10 horas atrás, marcosfisica disse:

lembrei de outra coisa: memória. será que não ficou nenhuma memoria mal instalada? tenta tirar, limpar os contatos e instalar de novo.

Eai Marcos, fiz a limpeza com álcool isopropílico e escova pra tirar a poeira esperei um bom tempinho pra garantir q estava td seco, percebi só que essa escova é bem dura, usei a pasta térmica da ocx by gelid, pelos vídeos que eu vi coloquei a quantidade ideal, tenho o mac fan control e percebi que a temperatura diminuiu consideravelmente, principalmente quando jogo, jogo só cs de leve nesse note, a ventoinha está funcionando normalmente. Único problema que tive na remontagem foi com o flat do teclado que tive bastante dificuldade pra conseguir conectar, sobre a memória, mais tarde vou ver se recoloco ela e limpo melhor o contato, mas creio q fiz tudo certinho, talvez vou refazer td de novo mesmo e no último dos casos levar em alguma assistência para diagnóstico problema é q a grana tá curta kkk, estava pensando tb em expandir a ram. Outra coisa é que não sei se pode ter sido um software, pois na mesma semana após a limpeza baixei um programa da Wacom intuos de mesa digitalizadora e tb baixei o React no mesmo dia e percebi que começou a travar o mac, antes disso não me lembro de ficar lento, então tem a possibilidade de n ter nada a ver com essa limpeza, mas como a limpeza é algo bem mais agressivo fiquei com a pulga atrás da orelha por causa disso, e pelo monitor de atividades e pelo cleanMyMac n encontrei nada anormal caso for algum programa ou arquivo. A bateria está ok, e tenho bastante espaço no ssd ainda.

link da pasta térmica: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MW13YNX/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

Link para o post
2 horas atrás, Lucas U. disse:

Eai Marcos, fiz a limpeza com álcool isopropílico e escova pra tirar a poeira esperei um bom tempinho pra garantir q estava td seco, percebi só que essa escova é bem dura, usei a pasta térmica da ocx by gelid, pelos vídeos que eu vi coloquei a quantidade ideal, tenho o mac fan control e percebi que a temperatura diminuiu consideravelmente, principalmente quando jogo, jogo só cs de leve nesse note, a ventoinha está funcionando normalmente. Único problema que tive na remontagem foi com o flat do teclado que tive bastante dificuldade pra conseguir conectar, sobre a memória, mais tarde vou ver se recoloco ela e limpo melhor o contato, mas creio q fiz tudo certinho, talvez vou refazer td de novo mesmo e no último dos casos levar em alguma assistência para diagnóstico problema é q a grana tá curta kkk, estava pensando tb em expandir a ram. Outra coisa é que não sei se pode ter sido um software, pois na mesma semana após a limpeza baixei um programa da Wacom intuos de mesa digitalizadora e tb baixei o React no mesmo dia e percebi que começou a travar o mac, antes disso não me lembro de ficar lento, então tem a possibilidade de n ter nada a ver com essa limpeza, mas como a limpeza é algo bem mais agressivo fiquei com a pulga atrás da orelha por causa disso, e pelo monitor de atividades e pelo cleanMyMac n encontrei nada anormal caso for algum programa ou arquivo. A bateria está ok, e tenho bastante espaço no ssd ainda.

link da pasta térmica: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MW13YNX/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

hummm. tem mais coisa aí então. esse cleanMyMac sempre achei que fosse vírus ou malware...hehehe

bom, então o seguinte. antes de desmontar tudo de novo eu formataria e reinstalaria o sistema. tudo do zero. se com o sistema zerado não tem mais travamento, aí instala o software da mesa, testa se trava. se nao tiver travamentos, instala o próximo, e assim sucessivamente. tem que ir testando uma variável de cada vez pra ver o que pode estar dando pau.

Link para o post

É possível sim que a limpeza de placa possa vir a causar problemas, mesmo sem danificar componentes fisicamente. E a grande questão é ELETRICIDADE ESTÁTICA. O corpo humano pode armazenar e descarregar mais de 10.000 volts eletrostáticos. Se você pegou diretamente na placa sem usar equipamento antiestático (como luvas anti-ESD, por exemplo) e/ou usou uma escova que não é anti-ESD, você pode causar danos na placa, criar resistências nas trilhas que só tendem a aumentar com o tempo e que as vezes somente com um osciloscópio pra detectar.

Não estou de forma alguma dizendo que é isso, mas a probabilidade é grande quando não existe o uso do equipamento correto.

É preciso investigar melhor.

EDIT:

se liga nas fotos > https://www.quora.com/How-can-static-electricity-damage-in-a-computer-be-identified

Editado por BetoGaleazzo
Link para o post
2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É possível sim que a limpeza de placa possa vir a causar problemas, mesmo sem danificar componentes fisicamente. E a grande questão é ELETRICIDADE ESTÁTICA. O corpo humano pode armazenar e descarregar mais de 10.000 volts eletrostáticos. Se você pegou diretamente na placa sem usar equipamento antiestático (como luvas anti-ESD, por exemplo) e/ou usou uma escova que não é anti-ESD, você pode causar danos na placa, criar resistências nas trilhas que só tendem a aumentar com o tempo e que as vezes somente com um osciloscópio pra detectar.

Não estou de forma alguma dizendo que é isso, mas a probabilidade é grande quando não existe o uso do equipamento correto.

É preciso investigar melhor.

EDIT:

se liga nas fotos > https://www.quora.com/How-can-static-electricity-damage-in-a-computer-be-identified

só sendo um pouquinho chato...😜

Não existem "volts eletrostáticos". é tensão, são Volts. Concordo com voce que é uma possibilidade, mas será que uma descarga na placa causaria algum dano que faz o computador travar depois de um tempo de uso? Não tem muito sentido. Voce tem bem mais experiência e conhecimento do que eu na área, mas não é mais provável uma descarga queimar alguma coisa e o computador nem ligar?. Ou deixar de funcionar alguma coisa em específico, bluetooth, wifi, etc? Mas o computador funcionar normal e travar depois de algum tempo de uso, faz sentido? Mas não duvido nada, concordo contigo que é possível.

Outra coisa, uma descarga grande assim, tipo 10kV seria visível, dependendo da distância da placa formaria arco elétrico e ele sentiria no dedo (descarga eletrostática não mata mas pode doer!).

Muito legal essas imagens de microscopia dos danos causados por estática!

Enfim, é possível mas  muito pouco provável. Isso aí tá com cara de software. Começou a travar depois que ele instalou alguns software. Formata, reinstala o MacOS e segue o jogo! hehehe

Abraço

Link para o post
1 hora atrás, marcosfisica disse:

só sendo um pouquinho chato...😜

Não existem "volts eletrostáticos". é tensão, são Volts. Concordo com voce que é uma possibilidade, mas será que uma descarga na placa causaria algum dano que faz o computador travar depois de um tempo de uso? Não tem muito sentido. Voce tem bem mais experiência e conhecimento do que eu na área, mas não é mais provável uma descarga queimar alguma coisa e o computador nem ligar?. Ou deixar de funcionar alguma coisa em específico, bluetooth, wifi, etc? Mas o computador funcionar normal e travar depois de algum tempo de uso, faz sentido? Mas não duvido nada, concordo contigo que é possível.

Outra coisa, uma descarga grande assim, tipo 10kV seria visível, dependendo da distância da placa formaria arco elétrico e ele sentiria no dedo (descarga eletrostática não mata mas pode doer!).

Muito legal essas imagens de microscopia dos danos causados por estática!

Enfim, é possível mas  muito pouco provável. Isso aí tá com cara de software. Começou a travar depois que ele instalou alguns software. Formata, reinstala o MacOS e segue o jogo! hehehe

Abraço

Obrigado pela correção!

Como eu disse, é preciso investigar a causa, seguindo a cartilha do troubleshooting padrão, rsrs, mas pode sim acontecer esse tipo de problema, não é raro, e a tendência é ir piorando. A descarga não precisa ser grande, nós estamos falando de trilhas literalmente microscópicas, componentes, pads, então qualquer resistência criada numa trilha importante pode causar mau funcionamento intermitente e ir piorando com o tempo até se tornar algo permanente. É mais comum em placas menores como as de iPhone e iPads, porque a superfície de contato é menor então a tendência da pessoa encostar nos componentes é maior, mas pode sim acontecer com placas maiores quando não existe o manuseio e equipamento anti-ESD correto. Também é comum que pessoas menos experientes não desconectem a bateria antes de intervir na placa, ou que usem ferramentas metálicas para desconectar a bateria (não estou dizendo que foi este o caso).

Por mais que pareça exagero da minha parte, qualquer técnico que tenha muito contato com essas placas pelo menos uma vez na vida já se deparou com essa situação. Faz o reparo, testa, tudo funciona certinho e após dias ou semanas o aparelho volta com um problema relacionado (ou não) causado por estática. Pode ser que o técnico tenha experiência suficiente pra identificar isso, ou não, achar que é algo não relacionado ao manuseio. Mas é. Se não usou o equipamento correto, vai dar ruim cedo ou tarde, e pra quem gosta de azar pode acontecer sim na primeira e única vez a ter contato com uma placa lógica.

Qualquer assistência que se preze ou tem o aterramento ou faz o uso de equipamento próprio, ou os dois. Nas autorizadas da Apple mesmo existem diversas exigências relacionadas a eletricidade estática, e inclusive caem diversas questões a respeito desse assunto e de procedimentos internos do laboratório nas certificações básicas da marca. (Mais precisamente o Apple Service Fundamentals, que é pré-requisito pra tirar qualquer outra certificação).

Por isso eu não aconselho pessoas que não são técnicas a mexerem nos seus aparelhos. Podem pensar que eu estou duvidando da capacidade delas e querendo lucrar com procedimentos que até são simples, mas coisas simples como encostar numa placa com a mão pode gerar uma dor de cabeça das boas e um prejuízo legal.

Quer mexer? Mexa. Mas use pelo menos uma luva nitrílica e spudgers de plástico. E a escova anti-estática também, porque dependendo do material das cerdas da escova/pincel pode ser pior ainda.

Novamente: não estou dizendo que este é o caso do autor do tópico, mas pra que fique claro: uma simples limpeza de placa pode sim danificar o equipamento.

Abraço!

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Gogosauro
      Vendo um MacBook Pro 13’, 2017 com topcase novo, trocado na Iplace campinas.
      8gb - 128gb - i5 2.3ghz (conforme imagem).
      possui um detalhe na tela, não atrapalha o uso. Lcd perfeito. 
      Corpo sem marcas, intacto.
      segue com carregador e cabo originais.
      R$7.000,00 (pix ou mercado pago)

pode retirar em mãos em Atibaia / SP
      Motivo da venda: comprei um mbp m1

Whats: 11 9 8962 4354

• Por pedrodolce
      Olá tudo bem?
      Finalmente adquiri meu primeiro MacBook. Comprei um MacBook Air M1, e apesar de a bateria ser ótima, sou novo no mundo MacOs.
      Então minha pergunta é bem simples, com base no uso individual de vocês, ou em publicações/artigos, qual a melhor maneira de usar meu MacBook Air para otimizar a saúde da bateria? Devo utilizá-lo sempre ligado a uma tomada? Ou devo sempre consumir sua bateria?

Obrigado.
      💻
    • Por gflopes22
      Pessoal,
      Estou colocando meu MacBook Pro 13 2017 pra vender, foi comprado em novembro de 2018, está com 71 ciclos de bateria, sem nenhum arranhão, nem marcas, usei pouco pois 4 meses depois a empresa onde trabalho me mandou um notebook novinho e ele acabou ficando sem uso aqui comigo, segue abaixo a configuração.
      Core i5 2.3MHZ / 8GB de RAM / 256GB de SSD, sem TouchBar
      Bateria está com 71 ciclos, possuo NF e Caixa original do notebook.
      Qualquer dúvida só enviar mensagem privada ou procurar no WhatsZap 21 99413-0188.
      Valor: R$ 8.000,00

• Por Roberto Calixto
      Vendo Macbook pro em ótimo estado.
      NÃO ACEITO TROCAS SOMENTE VENDA.
      Motivo da venda: Preciso trabalhar com Windows.

Contato no zap : (11) 99005-5730

Valor R$6000,00 Transferencia ou Dinheiro, Possuo local seguro para negociar em um condominio na Vila Olimpia SP.

• Por Raul Duelis
      Pessoal, hoje aconteceu uma coisa um pouco estranha... Eu não tenho o costume de desligar meu MacBook todos os dias. Desligo a cada 4 ou 5 dias. Deixei ele carregado ontem e coloquei em repouso. Agora a tarde fui utilizar-lo, desbloqueei e fui encerrar o uTorrent Web. Nesse momento a tela simplesmente desligou. Abaixei a tampa e abri novamente, mas nada. Forcei o desligamento. Ele reiniciou e está normal. Minha bateria está com 2159 ciclos (e apesar de não ser muito considerável, a saúde da bateria está normal). Em uso normal ele dura entre 3 e 4 horas. Em streaming no Spotify, ele já passou de 7h de uso contínuo. Eu tbm não tenho problemas com desligamento súbito. Foi somente este episódio que me chamou a atenção. Alguém já passou por isso? Estou usando o Mac OS Catalina e minha máquina tem um i5 com 8Gb de RAM e 256Gb de SSD
    • Por gmonteiromenezes
      Detalhes no link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1759014741-macbook-pro-15-2017-i7-ssd-256gb-ram-16gb-_JM
    • Por tobias13
      MacBook Pro "Core i5" 2.8 13-Inch (Mid-2014 Retina Display)
      Processador Core i5 2.8
      Memória 8gb 1600 mhz DDR3
      Armazenamento 500gb SSD
      Ciclos de bateria: 582
      Bateria dura aproximadamente 3 a 4 horas (depende do uso) 

A tela está danificada, precisa realizar a troca. Funciona perfeitamente com monitor externo.
      Pequeno detalhe no canto (veja foto)

O restante está perfeito e fonte original também.
      Não acompanha caixa.
      R$3200,00
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1756198628-macbook-pro-2014-retina-512gb-8gb-i5-com-defeito-na-tela-_JM

• Por rafa m.
      Galera, boa noite! tudo bem? 
      Estou com um macbook pra negócio. Maquina fantástica! 
      Acabou de voltar do recall da Apple, onde foi trocado todo o topcase (bateria, teclado, e carcaça inferior). Possui um pequeno detalhezinho no canto, que nao se percebe, mas tirei fotos pra ver como é! 
      Macbook 13 2017, i7 3.5, 16gb, 256ssd - 1 ciclo de bateria! 
      Aceito possíveis propostas de troca + volta (dependendo do produto - fiquem a vontade de ofertar). 
      Valor R$13.500,00
      QQ coisa só chamar no whats (11957195624) ou por aqui! 

• Por feltrin
      Pessoal, comprei o notebook em uma viagem aos EUA, estou vendendo pois tenho usado muito pouco, uma vez que passo a maior parte do tempo no notebook fornecido pela empresa que também é um MacBook Pro, ele esta em perfeito estado, conta com película protetora para teclado e bateria com 114 ciclos ainda conta com garantia do apple care até 11/2021.
      Valor R$14.800

Estou em Americana-SP.

• Por Diego Rodriguez
      Boa tarde pessoal, sou novo aqui, conheci o fórum recentemente quando procurava solução para o meu problema.
      Bom, tenho um Macbook pro 2011 que tinha 2gb de ram, aí decidi melhorá-lo, comprei 2 pentes de 8gb Kingston, com a frequência certa e total compatível com o modelo do Mac.
      Quando fui colocar o dois módulos de ram e liguei, ele começou a apitar 3 vezes.
      Foi aí que eu testei os slot e percebi que ele só apita quando tem módulo no slot 2(inferior).
      Então deixei só um módulo no slot 1 e ele liga de boa.
      Gostaria de saber se alguém já teve ou sabe resolver o problema do slot 2 que não funciona com o módulo 
      Desde já agradeço
  • Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      51.412
    • Total de Posts
      432.447
  • Criar Novo...