hupert Postado 6 de outubro de 2020 Denunciar Postado 6 de outubro de 2020 (editado) Notei algo que me pareceu um possível risco sério de privacidade ao usar o Telegram no IOS 14 (não sei se o mesmo ocorre em outras versões ou no Android). Se um contato da sua agenda troca o número de telefone e um desconhecido adquire o mesmo número, este novo usuário aparecerá na sua lista de contatos do telegram com o nome do contato original, o que em tese, permitiria que a pessoa se passasse pelo seu contato antigo sem que você perceba. Um conhecido tinha dois números de telefones registrados nos contatos do meu telefone. Ele desligou este número e uma outra pessoa adquiriu. Quando esta pessoa entrou no Telegram, apareceu automaticamente na minha lista de contatos com o nome do meu amigo. No entanto, era uma pessoa desconhecida. E isso poderia dar margem à confusão. Eu poderia ter enviado documentos pra ele e um desconhecido receberia! Ao apagar alguns dos meus contatos de pessoas conhecidas cadastradas na agenda do meu telefone, notei que, ao deletar o contato da lista, a página do chat (que precisa ser aberta para poder editar o contato), passa a mostrar o numero ou o nome da pessoa que adquiriu o número. Apareceram, para mim, pessoas que não conheço, que estavam identificadas como contatos meus, pelo fato do número estar ainda cadastrado na minha lista. Em uma outra ocasião, vi o nome de uma amiga e pensei em entrar em contato mas percebi que era outra pessoa na foto, então fiquei na dúvida. Só quando decidi apagar o contato que revelou o nome real da pessoa, que passou a usar o número que era da minha amiga. Na opinião de vocês, isso configuraria um risco de privacidade? Este risco estaria mais relacionado ao IOS ou ao Telegram? O que acham? Editado 6 de outubro de 2020 por hupert
lucaslagrimante Postado 15 de fevereiro de 2021 Denunciar Postado 15 de fevereiro de 2021 Acontece o mesmo aqui. Eu eu ainda não havia detectado que esses contatos estavam relacionados com números salvos na minha agenda!!! Eu senti perca de privacidade! Sobre a dúvida do IOS, o Telegram roda na nuvem então independe do sistema/software que esteja usando (neste caso).
cleberdeampos Postado 19 de março de 2021 Denunciar Postado 19 de março de 2021 Lendo isso em 19/03/2021 e esse problema ainda existe. Pior, olha o que ocorreu comigo: Na minha agenda de contatos do celular, vinculado ao Google, eu tinha o telefone fixo de uma empresa de ônibus. O Telegram inseriu um 9 antes do número, e adicionou como contato meu no telegram. Pensei, ué tem algo errado deixa eu ver direto nos contatos do celular: e estava lá certinho, sem o 9, pois é um número fixo. Mas realmente no Telegram esse número apareceu com um 9 e virou um contato.
Barrão Postado 2 de dezembro de 2021 Denunciar Postado 2 de dezembro de 2021 Comigo também ocorrem essas coisas! Inicialmente eu pensava que eram pessoas que deixaram o número exposto, mas é vacilo do Telegram. Outro ponto que me incomoda um pouco, é que na lista de contatos no Telegram, aparecem contatos fantasmas. São contatos que eu já excluí da minha agenda Google e não saíram da agenda Telegram, ou são contatos que eu já excluí da agenda Google, e meses ou até anos depois, quando a pessoa ingressa no Telegram, aparece que falana de tal entrou no Telegram. Não sei como evitar que o app pare de manter contatos fantasmas.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora