Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no bootcamp: clock da CPU preso em 1.2GHz quando a GPU está sendo usada.


Matheus Oliveira Mazzei

Posts Recomendados

Meu Macbook Pro é um do meio de 2012, e minha CPU é uma Intel Core I7-3615QM, de 4 núcleos de 2.3ghz, com turbo de 3.3GHz. Estou com um problema, faz muito tempo já, que no bootcamp, quando a GPU do meu computador começa a ser usada, a CPU abaixa pra 1.2GHz (Sem a GPU estar em uso continuo a CPU funciona normal, até no turbo...) Acontece com o carregador ligado e na bateria também. Percebi isso em jogos, renderização de vídeos, entre outros testes que fiz. Em jogos, por exemplo, quando inicio o jogo parece funcionar normalmente, mas depois de um minuto ou dois o clock da CPU abaixa pra esse nível e não sai mais até eu fechar o jogo. Eu estava pensando que isso era uma medida da própria maquina pra evitar superaquecimento, onde seria normal ela abaixar o clock pra diminuir a temperatura em um nível aceitável pela máquina. Porém nessas situações, onde a GPU está em 100% e a CPU "underclocked", o computador permanece em 80 graus, o que não chega a ser tão alto assim. No OS X as temperaturas beiram o 95 graus sem dar problema nenhum. Além de que fiz testes de stress na CPU e todos deram POSITIVO e sem problemas.

 

Já não sei mais o que fazer, e por isso vim aqui pedir alguma ajuda. Vou colocar aqui todas medidas que lembro de ter tomado e testado já, mas que não obtive sucesso:

 

  • Usar o macfancontrol pra controlar os coolers;
  • Limpar as entradas de ar dos coolers;
  • Mudar e mexer em TODAS as opções possíveis relacionadas ao plano de energia (até mesmo no próprio regedit);
  • Testar em outros windows ( 7, 8.1 e 10 );
  • Desabilitar o speedstep pelo regedit e deletar o intelppm.sys dos drivers (Já que bootcamp não tem BIOS pra configurar isso);
  • Usar programas como Coreparking, ThrottleStop, Afterburn e outros;

 

Espero que alguém conheça alguma solução, por que está bem complicada a situação aqui...

Editado por Matheus Oliveira Mazzei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Cara, eu tenho o mesmo problema, acredito que seja thermal throtting, esses macs tem o dissipador compartilhado entre a GPU e a CPU entao a CPU ja ta quente, ai vem a temperatura da GPU e eleva tudo. vou fazer a troca da pastar termica do meu por uma  top pra ver no que da. Sei q tou ressucitando o topico mas, vc resolveu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tem todos os sintomas de thermal throttling. Quando a máquina entra nesse estado os componentes (CPU e GPU, memória em menor grau) diminuem sua frequência de operação para evitar a queima do componente em questão. O sistema é inteligente ao ponto de identificar o motivo do thermal throttling (no caso, exigência de uso) e como esse motivo ainda permanece, mesmo com a temperatura mais baixa, o Clock não sobe para evitar que o sistema aumente sua temperatura novamente.

Resumindo:

- Você inicia um jogo e sua CPU aciona o TT em 95º, então diminui o clock.

- O jogo é o motivo do TT.

- A temperatura baixa para 80º, mas o jogo continua aberto.

- O motivo do TT continua existindo. Aumentar o Clock faria a temperatura subir novamente.

- A CPU não aumenta o Clock até o jogo fechar.

- Ao fechar o jogo o TT é desativado.

Observe que o regime de TT no macOS é controlado pelo gerenciamento de energia da Apple, enquanto que no Windows é controlado pelo driver fornecido pela Intel. Pode haver diferença de comportamento. Como eu resolvi o meu problema aqui (MacBook Pro retina 2015 - i7 2,8-4,0 GHz, AMD Radeon R9 M370x):

- Comprei uma tampa inferior no mercado livre e furei na direção dos ventiladores;

- Troquei a pasta térmica original do computador por uma de qualidade;

- Comprei e instalei termal pads no heatsink para fazer ele transferir calor para a tampa inferior;

- Fechei as entradas de ar do Macbook para forçar a entrada de ar fresco pelos furos que fiz;

- Coloquei pés de 0,5 mm na parte traseira para elevar o Macbook e permitir a entrada de ar mais fácil pelas abertura que fiz.

Thermal Throttling resolvido. CPU e GPU rodando no máximo 100% do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...