Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
decarvalhoaline

Macbook Pro para arquitetura e design de interiores

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal!

Sou nova por aqui e preciso de uma ajuda!

Sou arquiteta e trabalho com 3D (sketchup) e renderização (V-ray), além de edição de vídeo e photoshop. 

Recentemente meu note faleceu e como estou indo para fora do país pretendo adquirir um macbook para substituí-lo.

Porém como o dólar está bem alto para simplesmente comprar o melhor que tem kk gostaria de saber quem trabalha com esses programas qual modelo me indica para que eu não tenha os famosos problemas que tenho atualmente com meu note e desktop, que são travamentos eternos com o sketchup quando os arquivos tem mais de 50mb e quando estou renderizando materiais!

Sou um pouco noob para configurações então aceito qualquer ajuda da experiência de vocês!

Valeu!

Até mais!

Ass. Aline de Carvalho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Aline. Tenho um MbP retina late 2013, e faço o mesmo uso que você. Não tenho problemas com travamentos, mas sinto algumas engasgadas quando o arquivo fica muito grande. Nada assustador, inclusive normal pois já testei os mesmos arquivos em máquinas semelhantes/superiores com Windows e obtive um desempenho parecido, tanto AutoCAD quanto Sketchup. Apenas em alguns casos perco aquela transição suave ao rotacionar o modelo.

Quanto à renderização utilizo o kerkythea, não sei qual é mais otimizado, mas o tempo para renderização nunca me incomodou. Geralmente produzo imagens finais com no máximo 90-120s.

Como vai comprar um modelo mais novo que o meu (i5 2.4GHz) creio que vá obter resultados ainda melhores contanto que seja do modelo retina, ficando a seu critério uma configuração superior para o longo prazo.

Só não se assuste durante a adaptação. A versão para mac possui algumas diferenças nas ferramentas, principalmente ao se trabalhar com materiais, e no começo você vai estranhar. Já o AutoCAD é totalmente diferente e exige mais paciência.

Abs

Luis.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Luis Garcia disse:

Olá Aline. Tenho um MbP retina late 2013, e faço o mesmo uso que você. Não tenho problemas com travamentos, mas sinto algumas engasgadas quando o arquivo fica muito grande. Nada assustador, inclusive normal pois já testei os mesmos arquivos em máquinas semelhantes/superiores com Windows e obtive um desempenho parecido, tanto AutoCAD quanto Sketchup. Apenas em alguns casos perco aquela transição suave ao rotacionar o modelo.

Quanto à renderização utilizo o kerkythea, não sei qual é mais otimizado, mas o tempo para renderização nunca me incomodou. Geralmente produzo imagens finais com no máximo 90-120s.

Como vai comprar um modelo mais novo que o meu (i5 2.4GHz) creio que vá obter resultados ainda melhores contanto que seja do modelo retina, ficando a seu critério uma configuração superior para o longo prazo.

Só não se assuste durante a adaptação. A versão para mac possui algumas diferenças nas ferramentas, principalmente ao se trabalhar com materiais, e no começo você vai estranhar. Já o AutoCAD é totalmente diferente e exige mais paciência.

Abs

Luis.

Obrigada Luis!

Estou pensando em comprar um retina, 13 polegadas(pq apesar do uso eu preciso de algo portátil e leve e a tela de 13 não me incomoda pelo tamanho menor rs), 2.7 dual core i5, 8gb.

Seria o mais "básico" dos MBP retina, mas já me parece bem melhor do que vários windows que ví aqui na mesma faixa de preço.

O Vray foi desenhado para trabalhar no Mac, por isso tantas dificuldades no Windows. Já usei Kerkythea tbm, mas não me adaptei muito bem!

Quanto a ser um pouco diferente, eu já usava CAD e Sketchup nos iMac dos laboratórios da faculdade, realmente dá um baque no começo, mas a gente se adapta rs

Estou optando pelo pro justamente por ele me oferecer possibilidades de upgrade no futuro, ou até uma migração para SSD, que dizem ser muito mais fluído!

Meu note atual é um gamer da Dell, com placa dedicada de 2, mas ainda assim não sinto que os programas de renderização fluem bem, e o sketchup fica bem sofrido após os 100mb ponto de ficar fechando, notei que pra Skt não adianta placa dedicada, ele nem faz uso dela praticamente.

Muito obrigada pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mesmo já daria um ótimo resultado. E ele já vem com SSD, o que é uma mão na roda, principalmente para abrir e salvar arquivos grandes.

Só cuidado com o upgrade, pois para o retina é bem restrito. Não posso lhe afirmar com certeza, mas acho que só é possível com o SSD. De qualquer jeito, se optar pelo armazenamento de 128 ou 256 terá o mesmo processador, só o modelo de 512GB que tem um i5 2.9GHz, mas também é 500 dólares mais caro. Melhor que isso só os 15".

No seu caso recomendaria no mínimo o de 256GB (como o meu), pois só com os programas que uso (AutoCAD, Sketchup, Photoshop, Illustrator, Bibliotecas etc) já vão praticamente 80GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vou comprar na própria Apple Store vou me informar sobre os up grades lá com o vendedor pra ter certeza!

O de 256 é uns 200 dólares a mais, mas se vc diz que acha mais vantajoso acho que 200 dólares é pouco kkk

Obrigada novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou estudante de engenharia e já precisei usar o AutoCAD no meu Mac e zero problema. Tudo rodou tranquilamente. Isso graças ao SSD e ao processador i5.

Acredito que pra você um Pro Retina de 13 com 256gb já é suficiente. Mas se você puder, pegue o de 512gb pra ter uma folga a mais. O meu é de 512gb e não me arrependo. Se tivesse comprado o de 256gb já teria ficado sem espaço.

Considere pegar o Pro Retina de 15". Ao contrário do que muitos podem pensar, ele não é um note pesado nem difícil de carregar. Eu diria que é tão portátil quanto o de 13". As vantagens dele são já vir com i7 e placa gráfica dedicada, o que pode ser necessário no caso de projetos muito grandes. Quando comprei o meu eu cogitei em pegar o de 15", mas a grana não deu e eu também não tinha tanta necessidade de performance assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi João. Obrigada mas minha dúvida não se da pelo autocad...ele roda bem mesmo em pcs menos potentes. Minha dúvidaé quanto a capacidade do mbp em rodar o sketchup e o vray q exigem muito da memória do pc e que não rodam facilmente de forma lisa em qq máquina. 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite. Estou com o mesmo dilema, até hoje sempre usei Windows e agora preciso trocar meu portátil e queria algo com mais mobilidade e leve. Já vi o novo Asus zenbook 3 que é um i7 com 16gb de RAM, como tenho medo de não aguentar a exigência do render (uso o Sketchup e vray) estou cogitando arriscar no mundo dos macs, que são mais caro, mas dizem que consigo estar com eles mais anos sem necessidade de atualizar o hardware.

Tenho possibilidade para comprar um MacBook Pro 13" i7 e 16gb de RAM.

As minhas dúvidas são que, assim como o Asus, o MbPro de 13" só tem 2 núcleos  e a placa não é dedicada e eu não sei se um computador com essas características dá um bom fluxo de trabalho ou até mesmo se justifica-se o maior investimento no Mac.

agradeço desde já a vossa preciosa ajuda.

Aurélio.

Compartilhar este post

Link para o post

Se comprar um Retina de 15", te indico comprar na Apple Store OnLine um MBP 15 Refurbished. 

São novos, potentes, não dão problemas e o melhor ainda, É BARATO. Hehehehe

Eu tenho um MBP Retina 15' Refurbished que comprei em 2014 e até hoje tive ZERO problemas nele.

Editado por macrulez

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/07/2017 at 12:39, gui_2203 disse:

gui_2203 esse link que vc colocou funciona mesmo? Pois quando o clico ele me direciona para minha página pessoal de edições do Youtube :/

Pessoal com dúvidas quanto ao Vray para o Mac: a funcionalidade é normal, o problema é que só aceita a versão paga, variando entre €695 a €2550 :/ - a estudante tem um custo anual de €99.

Se alguém souber de alguma versão que seja compatível ou maiores informações sobre o BootCamp para instalar o Windows, e consequente um Vray crack, agradeço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Bianca, não é permitido compartilhar aplicativos pagos, vai contra as regras do forum. Mas consegui encontrar o Demo. Te mandei um MP.

Editado por webg3brasil

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/07/2016 at 10:13, Luis Garcia disse:

Abs

Luis.

Boa tarde Luis, tenho um macbook pro e baixei o kerkythea, mas quando vou abrir o programa aparece que ele esta danificado e fala que eu deveria colocar na lixeira, sabes me dizer o que poderia ser?

Att,

Laura Alles

Em 26/04/2018 at 08:38, webg3brasil disse:

Bom dia Bianca, não é permitido compartilhar aplicativos pagos, vai contra as regras do forum. Mas consegui encontrar o Demo. Te mandei um MP.

Boa tarde, estou com duvidas sobre o Macbook pro, pois não sei se é seguro baixar alguns crack de programas, como o V-ray, illustrator etc.. pois não acho nenhum desses programas para baixar normalmente, sabes me dizer se é seguro?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/04/2018 at 15:43, Laura Alles disse:

Boa tarde Luis, tenho um macbook pro e baixei o kerkythea, mas quando vou abrir o programa aparece que ele esta danificado e fala que eu deveria colocar na lixeira, sabes me dizer o que poderia ser?

Att,

Laura Alles

Bom dia Laura. O Kerkythea tem versão somente para windows. Para usá-lo, você deve instalar o wine (que é um pouco complicado para se instalar, mas funciona perfeitamente) para abrir e instalar o arquivo .exe; ou usar programas como Parallels Desktop que simulam o windows propriamente dito. Uso o wine e nunca me ocorreu este erro. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Gustavo Gaspar
      Pessoal,
      Estou vendendo meu Macbook Pro 13.3 Retina (2015) muito novo, sem marcas de uso, funcionando 100%, comprado na Espanha em 2016, modelo A1502 (MacBookPro12,1)
      R$ 4.990,00
      Processador i5 2.7Ghz
      Memória  8 GB 1867 MHz DDR3
      SSD 256 GB
      Gráficos  Intel Iris Graphics 6100 1536 MB
      Contagem de ciclos  136

OBS: Ainda não compactei as fotos para postar aqui, quem tiver interesse pode me chamar no whatsapp 21 98858-1122 que envio as fotos.
      Obrigado,
      Gustavo Gaspar

• Por tass1o
      MacBook Pro Mid 2012 em perfeito estado, muito bem conservado.
      Core i5 2.5GHz
      16GB Ram
      512 SSD
      macOS High Sierra 10.13.6
      MacBook impecável e sem detalhe. Único dono desde 2012
      Vai na caixa original junto com:
      - 2x carregadores originais
      - 1x capa de notebook
      - 1x cabo thunderbolt - hdmi
      R$ 5.000,00
      Mercado Livre
    • Por vcarvalho0402
      Estou tentando utilizar um teclado Abnt2 no meu macbook pro 13, Early 2015, e estou com alguns problemas.
      Fui nas preferências do sistema/teclado e adicionei o teclado brasileiro Abnt2, como pode ser visto na imagem anexa.
      As teclas foram todas identificadas, sem problemas até aqui.
      Porém, quando começo a digitar as letras estão se repetindo. Por exemplo: se eu tentar digitar "apple" em uma velocidade normal está saindo como "appppllle".
      Dado este problema, tentei desativar a opção Key repeat e também aumentar o delay, porém não resolveu nada, ao teclar as letras continuam se repetindo (segue anexa minha configuração).
      E o último problema são os atalhos. O equivalente a Command+Tab, que deveria ser, Alt+Tab, não funciona, bem como outros atalhos com o Control ou selecionar arquivos com shift por exemplo.
      O que preciso fazer para utilizar um teclado Abnt2 com meu macbook?

• Por raul.donadeli
      QUERO VENDER RÁPIDO.💁‍♂️
      Motivo de venda: Comprei o novo de 13 polegadas
      Preço negociável. Início: R$12.000 - R$11.000
      Entrego em mãos em São Paulo
      Touch Bar e Touch ID
      Processador de seis núcleos de 2,2 GHz 
      Armazenamento de 256 GB -  Contato: [email protected]

ESPECIFICAÇÕES: 
      Processador Intel Core i7 de seis núcleos de 8ª geração e 2,2 GHz Turbo Boost de até 4,1 GHz Radeon Pro 555X com memória GDDR5 de 4 GB Memória DDR4 de 16 GB com 2400 MHz Armazenamento SSD de 256 GB1 Tela Retina com True Tone Touch Bar e Touch ID Quatro portas Thunderbolt 3  

• Por Cahjoow
      MacBook pro de 13 polegadas
      Touch Bar e Touch ID
      Processador de 3,1 GHz
      Armazenamento de 256 GBProcessador Intel Core i5 dual core de 7ª geração e 3,1 GHzTurbo Boost de até 3,5 GHz8 GB de memória LPDDR3 de 2133 MHzArmazenamento SSD de 256 GB1Intel Iris Plus Graphics 650Quatro portas Thunderbolt 3Touch Bar e Touch ID.
      Magic Mouse 2 novo em folha!
      APENAS 25 CICLOS DE BATERIA
      COMPRADO NO BRASIL.

• Por dhiga
      Boa tarde galera,
      Atualmente estou com um SSD evo samsumg 250gb + HD 500gb. Estou pesquisando sobre um SSD de 1Tb para meu macbook pro, pois estou precisando de mais espaço e tb gostaria de ganhar um pouco mais de velocidade, caso seja possível.
      Qual melhor custo beneficio do mercado hoje? Vi alguns SSD's da scandisk e outras marcas/modelos. 
      O melhor continua sendo o samsumg evo para o macbook pro? Qual o opinião de vocês?

Abraços
    • Por Gustavo Zubreu
      Ola! Ganhei duas memórias ddr3 1600 de 8 gigas cada e gostaria de trocar por duas DDR3 1067 de 8g. O laptop de um amigo queimou e salvaram- se os dois pentes, que ele me deu para eu tentar um upgrade no meu laptop. Porém, a memória compatível com o meu precisa ser de 1066. Alguém com um Mac mais novo que o meu tem os pentes para fazermos a troca? Obs: testei os pentes no prestador de serviços que me atende e ele verificou que as duas estão em ótimo estado. 
    • Por trdrumond
      Fala galera!
      Ha cerca de um mês venho enfrentando um problema que aos poucos vai surgindo um padrão, mas nunca uma solução. Tenho um MacBook Pro com cerca de 1 ano e meio de uso, modelo de 2012, e vem apresentando uma certa dificuldade ao ligar, ele apenas acende a luz de status bem forte, depois ela enfraquece e o fun dispara, e so fica nisso. Ja levei em assistência onde o problema não acontece, ja liguei pro suporte avançado e nada, ninguém consegue achar uma solução para o meu problema, ja reinstalei sistema, ja foi testado carregador, HD, memória, bateria, testes de hardware do sistema e nada. Ultimo padrão qeu notei é que quando o macbook ta frio, sem uso por muito tempo ele não liga, dai então deixo o fun ligado por volta de uns 5 minutos e quando tento novamente o aparelho liga normalmente como se nada estivesse acontecendo e após a primeira, funciona normalmente ate esfriar novamente e apresentar o mesmo problema, como se fosse um carro a álcool que precisa esquentar pra funcionar direito. Alguém tem alguma sugestão do que pode ser? ja passou por isso?
    • Por Ignacio
      Vendo:
      Retina MacBookPro 13" Mid 2014 InterCore i7, 16 GB RAM, 1TB SSD (configuração máxima desse modelo na época).
      4 anos de uso doméstico não intensivo (comprado em outubro de 2014).
      Na caixa original, bem conservada.
      Bateria: 149 ciclos. Estado normal.
      Adaptador praticamente novo, pois tenho usado quase sempre no TB Display ou na bateria, exceto ocasiões raras.
      Teclado espanhol, mas quem precisar, posso dar de brinde uma cobertura de silicone para o teclado com o layout brasileiro ABNT2.
      O estado de conservação é ótimo. Apenas tem um problema que relato com franqueza. Os alto-falantes integrados, infelizmente, tem falhado ultimamente, apresentando o som deformado. De resto, tudo funciona na perfeição.
      PREÇO: R$ 5.000 + envio.
      Moro em Mairiporã-Franco da Rocha. Pode-se combinar retirada nestes locais, Serra da Cantareira, ou Zona Norte de São Paulo.
      Se houver earlybird animado, prometo alguns bônus como adaptadores ou fios.

• Por Felipe Soares
      Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que poderia ter me custado MUITO caro em uma assistência técnica em Campinas.
      Tenho um Macbook Pro Late 2013 com tela de retina. Num dia de trabalho normal, o Mac travou na tela de login e eu forcei o desligamento do note. Quando reiniciei o Mac fui recebido com o insólito "flashing folder of death".
      Procurei em diversos fóruns, e páginas de suporte. Fiz todos os procedimentos de boot, reset de NVRAM, reset de SMC, e nada... Parecia que de uma hora para a outra meu SSD tinha partido desse mundo para o paraíso do silício com todos os meus dados, fotos, músicas, etc... É nessa hora em que você lembra que usou o HD com os backups para fazer um teste e não configurou o Time Machine novamente.
      Peguei um HD Externo (o mesmo que deveria ter o meu backup), e utilizei o modo de recuperação do Mac para reinstalar o macOS, na esperança que conseguiria fazer algum reparo de permissões no SSD de dentro do OS. Nada. O SSD parecia não existir dentro do Macbook, e o único disco que o OS conseguia enxergar era o próprio HD externo.
      Desisti. Levei o Macbook na iPrimeira assistência técnica listada no site da Apple para Campinas. Pediram 48hs para fazer "testes" e "diagnosticar" o problema. Eis que recebo o orçamento abaixo:

SEIS MIL E QUINHENTOS REAIS pela troca de um SSD! OITO MIL caso eu quisesse ficar com o SSD original (para recordação, com esperança de que no futuro fosse possível recuperar os dados ali contidos).
      Rejeitei o serviço, peguei o notebook e comecei a pesquisar quanto custaria para eu mesmo efetuar a troca do SSD em casa. Um Macbook Pro usado igual ao meu não vale essa grana toda, não fazia o menor sentido pagar isso para a autorizada consertar meu mac.
      Pesquisando na internet, encontrei o site da OWC (Other World Computing) que vende upgrades de SSD para Macbooks. Os SSDs de Macbooks Pro e Air são do tipo PCIe, com um conector proprietário, nada parecidos com os SSDs de mercado, ou que o pessoal usa para turbinar Macs mais antigos.
      A OWC tem um kit em que você recebe o SSD, as ferramentas (maldita chave pentalobe), e um "enclosure" para montar o SSD original e utilizar como se fosse um disco portátil (em alumínio, combina com o Mac)  ( https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015) 
      Por sorte, um amigo estava nos EUA e conseguiu trazer o kit para mim. O kit custou ~350 doláres. Dolorido, mas ainda assim, cerca de 4 a 5 vezes menor que o valor do reparo na autorizada.
      Com o kit em mãos, tutorial aberto no celular, mãos à obra para trocar o SSD. (https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Late+2013+SSD+Replacement/26811). Ao abrir a carcaça do Macbook, a primeira coisa que notei foi a quantidade de poeira acumulada dentro do computador. No momento em que removi o SSD original do conector, um pequeno "tufo" de poeira saiu junto. Troca do SSD realizada, macOS reinstalado, trabalho feito.
      Resolvi montar o SSD original na enclosure da OWC que veio junto com o Kit. Apenas por desencargo de consciência. Eis que para minha surpresa, o disco original foi reconhecido pelo macbook como um disco externo! Todos os meus dados estavam lá. Corri para fazer o backup dos principais dados. Rodei um diagnóstico pelo Disk Utility, e nenhum erro foi encontrado.
      Reinstalei o SSD original no Macbook novamente, e tudo está funcionando 100%.
      Resumo da ópera: É provável que a sujeira acumulada dentro do Macbook tenha causado a "perda" de contato entre o SSD e a placa-mãe. Eu não precisava ter comprado um SSD de reposição. Tudo que era necessário era a chave "pentalobe" para abrir a carcaça, e aquela assoprada para tirar a poeira dos conectores (saudades Nintendo 64).
      Deixando a questão do valor de lado. Minha expectativa era de que no diagnóstico da "autorizada" fosse isolado o problema, se era realmente uma falha no SSD, se era na placa-mãe, ou se era apenas poeira. Para isso esperava que o técnico removesse o SSD, e colocasse em outro Macbook ou algum dispositivo diferenciado que só as "autorizadas" tivessem para ter certeza do problema.
      Eu tentei solucionar meu problema por conta, e deu certo. Outros poderiam não ter a mesma sorte. Mas é revoltante receber um orçamento no valor de um carro popular usado, para um problema mal diagnosticado e que poderia ser resolvido com uma chave de 12 dólares. 
      Ah! E se alguém precisar de um SSD de 480gb para Macbook Pro ou Air, pode entrar em contato comigo!
      Abraço a todos!

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      46.004
    • Total de Posts
      398.509