@Antonio_M_A_Se @BetoGaleazzo, quero agradecer imensamente pela atenção que deram para o meu caso, pelas suposições (me deram muitos insights), e pelos conselhos, opiniões e compartilhamento de experiências que tiveram com outros produtos da marca que fizeram viver o mesmo drama.
Vou tentar relevar esse pequeno detalhe, pois na prática não está gerando um problema de verdade como foi apontado, só aquela sensação desconfortante de um investimento alto e que não está 100% adequado ao que se espera, se ao menos eu soubesse que isso é normal essa sensação passaria... é como disse o @Antonio_M_A_S, pelo valor o mínimo que se exige é ter paz... mas enfim.
Vou observando se isso se agrava com o tempo, fazendo as atualizações regulares que forem saindo, e se não se resolver, até antes de terminar a garantia farei uma instalação limpa por desencargo de consciência e aí sim voltar a contatar a Apple e ver o que eles me dizem.
Se alguém que tiver esse problema, seja em Mac Studio, Mac Mini, etc... e conseguiu resolver de alguma forma, por favor compartilhem aqui comigo!
No mais, dou por encerrado esse assunto aqui!
Abraço, e espero conseguir retribuir no futuro de alguma forma.