Entendo plenamente sua frustração. Como cliente pagante de um produto sinto a mesma tristeza pela condição com que somos tratados perante problemas, e olha que estamos falando da Apple, uma das melhores, se não a melhor empresa no país na relação com o consumidor.
Sobre garantia, é tenso mesmo, depois daquele 1 ano, é difícil atenderem esse tipo de coisa. Para produtos Apple, principalmente no Brasil, Apple Care é vital. Se o tivesse, ainda estaria coberto até o fim deste ano ou um pouco mais. E sim, eu sei, o preço é abusivo, tanto que eu mesmo não adquiri AC pro meu X. Fui na sorte e deus que ajude haha.
A última opção neste caso é adquirir nova tela. Infelizmente é o jeito que sobrou de seguir em frente nesse caso.
Sobre a questão técnica dessa situação, o X foi descontinuado como todo iPhone topo de linha é atualmente. Foi o momento de mudança da antiga política de o anterior continuar à venda por preço menor junto com o mais novo. Nesse momento entraram iPhones inferiores com tecnologias mais antigas para cumprir a função de mercado de entrada, como iPhone 8, iPhone XR, iPhone SE.
Sobre o negócio ser uma porcaria, eu vejo que não é bem assim. As telas OLED estavam muito tempo em desenvolvimento, melhoria e uso até que a Apple resolveu utilizar, já pegando uma tecnologia bem mais madura. De modo geral o problema é pouquíssimo comentado no mundo Apple, sendo que do X pra frente todos os topo de gama são OLED.
Honestamente, seu relato é o primeiro que vejo para este problema. Normalmente os problemas que vi de tela do X são linhas super brilhantes (aconteceu no meu mas ainda tinha garantia), alguns com morte do touch além das linhas, basicamente esses dois foram o grande problema das telas desse modelo.
Fui até dar uma pesquisada em duas coisas, reclamações e testes. Novamente, pouco encontrei sobre o problema, indicando que não é algo extenso, podendo estar bastante ligado às porcentagens de erro comuns de processos de fabricação e tal (aquele maldito sorteio em que alguém vai ficar puto). Sobre testes, vi alguns bem agressivos, com dezenas e até centenas de horas de telas ligadas e o iPhone desempenhando bom papel antes de apresentar defeitos, tipo esta matéria aqui https://macmagazine.uol.com.br/post/2018/01/03/teste-de-burn-in-coloca-iphone-x-contra-aparelhos-da-samsung-numa-maratona-de-21-dias/