Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Me ajudem a decidir meu próximo setup


CaioFrota

Posts Recomendados

Fala rapaziada!

Tenho viajem marcada para os EUA para setembro deste ano e quero aproveitar para montar um novo setup. Como a grana está curta e as vontades são muitas, venho recorrer a ajuda de vocês.

Eu estou atualmente com um iMac de 27" Late 2015 com as seguintes configurações:

  • Processador: 3.2GHz quad‑core Intel Core i5
  • Memória: 8GB
  • Armazenamento: 1TB Fusion Drive
  • Placa Gráfica: AMD Radeon R9 M390

Apesar de ser uma máquina parrudinha para um all-in-one da época, hoje em dia ela já está dando os sinais da idade.

Trabalho com programação científica, usando muito MATLAB para processamento de dados, e mesmo que dê para jogar código para a GPU, ter um processador tão bom quanto eu puder pagar é um diferencial. Também uso a máquina para fazer restauração e tratamento de imagens. Isso sempre foi um dos pontos que me apegava ao iMac, porque o monitor é literalmente bem próximo de monitores profissionais que custam por aí mais do que a máquina inteira. 

Outro ponto são os jogos. Eu sempre soube que os iMacs nunca foram máquinas gamers, mas com o BootCamp eu consigo rodar um jogo aqui e outro ali com desempenho decente. Agora queria partir para algo que fosse realmente bom para jogos. A dúvida é se só Apple Silicon dá conta do recado ou se monto um PC para isso mesmo.

Meu objetivo com esse novo setup então é dar um upgrade no meu trabalho, ter uma máquina para jogar e ainda manter um monitor que seja condizente com meu uso. Meu orçamento hoje é de ~13 mil reais.

Dito isso, estou considerando as seguintes opções:

  1. Mac Mini M2 Pro 16/512 (~6800 reais) + Monitor Dell 27" (~3100 reais) + PC para jogos (~3100 restantes)
  2. Mac Studio M2 Max 32/512 (~10200) + Monitor Dell 27" (~3100 reais)
  3. iMac 10-Core GPU 16/512 (~10100) + Monitor simples (~900 reais) + PC para jogos (~2000 restantes e algum adicional, estourando um pouco o orçamento)

Pelo que vi até agora, o Mac Studio seria uma baita máquina para meu uso profissional, mas sem BootCamp ou jogos nativos, não sei até que ponto ele consegue fazer o papel de um PC para jogos. Também não sei se com 3100 reais consigo montar um PC que seja decente para rodar jogos, mesmo com as configurações mais baixas.

Mas e vocês, qual dessas opções vocês considerariam? 

Editado por CaioFrota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, miguel correa disse:

Quais jogos você tem o intuito de jogar? Dependendo da pra espremer um config maneira por 3100, mas é difícil, você já considerou colocar esse valor no iMac e optar por um console, ou você joga jogos primariamente de PC?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, pra ser sincero eu sempre fui jogador de consoles, e opto por jogar com o controle nos jogos que dão suporte. Eu só fico com o pé atrás de investir neles porque parei de jogar lá na época do PlayStation 3 e desde então tô totalmente por fora. Também tenho gostado bastante da liberdade do PC de poder comprar na loja que eu quiser, de poder ter desde o lançamento até o emulador na mesma máquina. Um dos objetivos dessa máquina para jogos seria exatamente poder rodar um emulador de PS3, que o iMac não dá conta. Não sei se vou ter essa flexibilidade comprando um PS5 ou um Xbox. O que você acha?

Os jogos que penso em jogar, além do emulador de PS3, seriam esses: Call of Duty Modern Warfare 3 e Black Ops 3, Civilization VI, Cities Skylines 1 e 2, Resident Evil 4 e Village, Watch Dogs 2 e Fallout 76. 

Não tenho nenhuma pretensão de jogar com todas as configurações no máximo. Se der para jogar estável já está bom.

Eu até pensei em segurar mais e estender o orçamento, só que no momento tenho outras prioridades que estão falando mais alto e me dar esse luxo é díficil. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, eu fiz essa troca há um tempo atrás também do console pro pc, e um dos motivos foi justamente esse de ter mais liberdade, eu sugeri o console porque em questão de orçamento facilitaria bastante pra você kkkk, nessa área de retrocompatibilidade com jogos antigos o xbox iria te servir muito bem, porque com o gamepass você tem acesso a muitos jogos novos e antigos do catalogo do xbox, mas já que você também tem o intuito de jogos de PS3 não te serve muito .

Eu fiz uma pesquisa bem rápida de peças no PC pra ter uma ideia de custo em um site que monta build de pc: https://pcpartpicker.com/list/gTHRt7, dá pra dar uma boa melhorada e descer os custos, provavelmente dá pra ficar bem perto do seu orçamento de 600 dólares, não coloquei gabinete porque acho que é mais fácil comprar aqui mesmo e tem preços bem bons, assim como fonte também dá pra encontrar boas com preços ok aqui, e o SSD tem preços bem competitivos no Aliexpress. Enfim acho que o orçamento de 3100 dá pra encaixar sim, mas menos do que isso acho que já não vale a pena, ai talvez considerar o console mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, miguel correa disse:

Entendo, eu fiz essa troca há um tempo atrás também do console pro pc, e um dos motivos foi justamente esse de ter mais liberdade, eu sugeri o console porque em questão de orçamento facilitaria bastante pra você kkkk, nessa área de retrocompatibilidade com jogos antigos o xbox iria te servir muito bem, porque com o gamepass você tem acesso a muitos jogos novos e antigos do catalogo do xbox, mas já que você também tem o intuito de jogos de PS3 não te serve muito .

Eu fiz uma pesquisa bem rápida de peças no PC pra ter uma ideia de custo em um site que monta build de pc: https://pcpartpicker.com/list/gTHRt7, dá pra dar uma boa melhorada e descer os custos, provavelmente dá pra ficar bem perto do seu orçamento de 600 dólares, não coloquei gabinete porque acho que é mais fácil comprar aqui mesmo e tem preços bem bons, assim como fonte também dá pra encontrar boas com preços ok aqui, e o SSD tem preços bem competitivos no Aliexpress. Enfim acho que o orçamento de 3100 dá pra encaixar sim, mas menos do que isso acho que já não vale a pena, ai talvez considerar o console mesmo.

Cara, muito obrigado pelo link da configuração do PC. Eu estou por fora completamente desse mercado e com isso já deu para ter uma noção melhor. A última vez que montei uma máquina foi um Hackintosh lá na época do Haswell. 

Vendo essa configuração que você mandou, fiquei mais animado com a possibilidade de montar um PC razoável nesse orçamento. 

Eu estou me coçando para pegar o Mac Studio. Vi que ele roda jogos mais antigos de boa em 1080p via CrossOver e Parallels. O que me pega é que eu continuaria na mesma situação que com o iMac, com uma seleção bem limitada de jogos. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, na minha opinião, o Mac Mini já é uma baita máquina, ainda mais na configuração de 16Gb e 512Gb de armazenamento. Agora o Mac Studio é uma máquina bem mais poderosa. Se não se importa em gastar bem mais, vai ter um equipamento que vai durar uns bons anos.

Agora a opção de jogar, vou ser mais diferentão na sugestão. Eu acho o Asus ROG Ally um portátil muito poderoso e que roda Windows. Ele vai te permitir jogar tanto títulos do PC quanto emuladores. A versão com chip Z1 Extreme tá saindo por 600 dólares na Best Buy. Não compre a versão Z1, apesar de ser bem mais barato, o desempenho é muito inferior. Aproveite e compre um SSD maior (1 ou 2 Tb para fazer upgrade). Estará bem servido e não vai depender do Mac para rodar os jogos. Assim como no Xbox, você poderá assinar Game Pass para ter acesso a baixar vários jogos. Lembre que ele também é como se fosse um notebook, pode plugar no monitor ou TV tanto para jogar quanto para trabalhar. E como é um portátil, poderá levar para onde quiser de forma super prática.

Depois dá uma olhada nesse site se te interessar saber mais sobre ele https://retrogamecorps.com/2023/06/16/asus-rog-ally-setup-guide/

Boas compras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2024 at 20:12, manondedge disse:

Olá, na minha opinião, o Mac Mini já é uma baita máquina, ainda mais na configuração de 16Gb e 512Gb de armazenamento. Agora o Mac Studio é uma máquina bem mais poderosa. Se não se importa em gastar bem mais, vai ter um equipamento que vai durar uns bons anos.

Agora a opção de jogar, vou ser mais diferentão na sugestão. Eu acho o Asus ROG Ally um portátil muito poderoso e que roda Windows. Ele vai te permitir jogar tanto títulos do PC quanto emuladores. A versão com chip Z1 Extreme tá saindo por 600 dólares na Best Buy. Não compre a versão Z1, apesar de ser bem mais barato, o desempenho é muito inferior. Aproveite e compre um SSD maior (1 ou 2 Tb para fazer upgrade). Estará bem servido e não vai depender do Mac para rodar os jogos. Assim como no Xbox, você poderá assinar Game Pass para ter acesso a baixar vários jogos. Lembre que ele também é como se fosse um notebook, pode plugar no monitor ou TV tanto para jogar quanto para trabalhar. E como é um portátil, poderá levar para onde quiser de forma super prática.

Depois dá uma olhada nesse site se te interessar saber mais sobre ele https://retrogamecorps.com/2023/06/16/asus-rog-ally-setup-guide/

Boas compras!

Essa é uma das coisas que estou colocando na balança. Não sei até que ponto esses 16GB de RAM vão ser suficientes para ficar uns seis anos com a próxima máquina usando como daily driver. Estou achando que é melhor investir um pouco mais agora e pegar logo os 32GB do Mac Studio. 

Cara, essa dica do ROG Ally foi excelente! Eu vi muita gente na gringa recomendando o Ally como mini PC para jogos, muito por isso que você falou de poder ligar ele no monitor ou na TV, e me empolguei bastante porque é além de tudo é portátil. O problema é que quando eu fui ver o desempenho dele nos jogos já desanimei. Para os títulos que eu quero, ele mal consegue manter 30 FPS com tudo no Low em 1080p. Só que era com o Z1, não sabia que tinha o Z1 Extreme. 

Vou ver se encontro uns videos desse modelo com o Z1 Extreme. Se for o que o site da Asus diz, é um baita aumento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2024 at 20:10, CaioFrota disse:

Cara, pra ser sincero eu sempre fui jogador de consoles, e opto por jogar com o controle nos jogos que dão suporte. Eu só fico com o pé atrás de investir neles porque parei de jogar lá na época do PlayStation 3 e desde então tô totalmente por fora. Também tenho gostado bastante da liberdade do PC de poder comprar na loja que eu quiser, de poder ter desde o lançamento até o emulador na mesma máquina. Um dos objetivos dessa máquina para jogos seria exatamente poder rodar um emulador de PS3, que o iMac não dá conta. Não sei se vou ter essa flexibilidade comprando um PS5 ou um Xbox. O que você acha?

Os jogos que penso em jogar, além do emulador de PS3, seriam esses: Call of Duty Modern Warfare 3 e Black Ops 3, Civilization VI, Cities Skylines 1 e 2, Resident Evil 4 e Village, Watch Dogs 2 e Fallout 76. 

Não tenho nenhuma pretensão de jogar com todas as configurações no máximo. Se der para jogar estável já está bom.

Eu até pensei em segurar mais e estender o orçamento, só que no momento tenho outras prioridades que estão falando mais alto e me dar esse luxo é díficil. 

 

Boa tarde.

Cara eu consegui rodar legal esses jogos em um Setup Core2Quad+8GB Ram+GT430 2Gb, um hardware de mais de 10 anos. Então acho que seria mais negocio você pegar um Mac que atenda a sua demanda de trampo e investiria uns R$ 2000,00 em um PC para jogos. É uma ideia.

WK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pegaria o MacStudio agora não. Estamos no M3 e a porra da Apple já está falando no M4.
 

Das configurações que você postou, nenhuma me parece muito ideal. Fala-se de Mac mini M4 para o final do ano, por exemplo. Segura teu iMac mais um pouco, espera sair os M4 e compre no final do lançamento. É muito dinheiro pra comprar um computador que, em alguns meses, terá um processador duas gerações a frente do teu. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, wkonnai disse:

Boa tarde.

Cara eu consegui rodar legal esses jogos em um Setup Core2Quad+8GB Ram+GT430 2Gb, um hardware de mais de 10 anos. Então acho que seria mais negocio você pegar um Mac que atenda a sua demanda de trampo e investiria uns R$ 2000,00 em um PC para jogos. É uma ideia.

WK

Boa noite WK.

Cara quais dos jogos você conseguiu jogar e com quais configurações? Com o BootCamp a R9 M390 até roda o Watch Dogs 2 e o Civilization com configurações razoáveis acima de 30 FPS, já os dois Cities Skylines e os Resident Evil nem chegam nos 30 quadros nem desativando tudo e mais um pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ferrari disse:

Eu não pegaria o MacStudio agora não. Estamos no M3 e a porra da Apple já está falando no M4.
 

Das configurações que você postou, nenhuma me parece muito ideal. Fala-se de Mac mini M4 para o final do ano, por exemplo. Segura teu iMac mais um pouco, espera sair os M4 e compre no final do lançamento. É muito dinheiro pra comprar um computador que, em alguns meses, terá um processador duas gerações a frente do teu. 

 

Eu vi esses dias os rumores no MM no Ar e pensei nisso também. O que me complica é que minha viagem está marcada para setembro, e pelo jeito essas atualizações vem mais lá para o final do ano. Tem a possibilidade de eu desencanar de trazer e tentar comprar aqui, só que os preços dos revendedores não são lá muito convidativos. Fui ver o preço de um Mac Studio com o Monaco (nunca comprei com ele) e está mais caro que todo o meu orçamento.

Para comprar aqui teria que partir para um Mac Mini M4 e pegar um com mais RAM pelo menos, porque pelos rumores aí não vão aumentar o base. Será que o M4 vai bater o M2 Pro e o M2 Max?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CaioFrota disse:

Boa noite WK.

Cara quais dos jogos você conseguiu jogar e com quais configurações? Com o BootCamp a R9 M390 até roda o Watch Dogs 2 e o Civilization com configurações razoáveis acima de 30 FPS, já os dois Cities Skylines e os Resident Evil nem chegam nos 30 quadros nem desativando tudo e mais um pouco. 

Boa noite

Eu cheguei a zerar alguns dos jogos q vc tinha citado (Call of Duty Modern Warfare 1 ao 3, Black Ops 1 ao 3, Fallout 4, GTA 5)  na config que mencionei, mas era PC e não Mac,

WK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CaioFrota disse:

Eu vi esses dias os rumores no MM no Ar e pensei nisso também. O que me complica é que minha viagem está marcada para setembro, e pelo jeito essas atualizações vem mais lá para o final do ano. Tem a possibilidade de eu desencanar de trazer e tentar comprar aqui, só que os preços dos revendedores não são lá muito convidativos. Fui ver o preço de um Mac Studio com o Monaco (nunca comprei com ele) e está mais caro que todo o meu orçamento.

Para comprar aqui teria que partir para um Mac Mini M4 e pegar um com mais RAM pelo menos, porque pelos rumores aí não vão aumentar o base. Será que o M4 vai bater o M2 Pro e o M2 Max?

Não creio que bata. O M4 vira com mais núcleos neurais. O ganho de performance no resto deve ser marginal. 
 

Vc está de viagem, entendi. No lugar de um estúdio eu levaria um MacBook Pro.

 

Cara, N motivos pra isso:

Vc já recebe câmera, teclado, trackpad e monitor com qualidade Apple! A portabilidade é bom ter. 
 

vc falou de monitores 27”. Se for 4k, não é uma compra legal. A resolução ideal pra esse monitor é 1440p, que não é um múltiplo inteiro de 4k. Portanto, a resolução não fica tão boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que bata. O M4 vira com mais núcleos neurais. O ganho de performance no resto deve ser marginal. 
 
Vc está de viagem, entendi. No lugar de um estúdio eu levaria um MacBook Pro.
 
Cara, N motivos pra isso:
Vc já recebe câmera, teclado, trackpad e monitor com qualidade Apple! A portabilidade é bom ter. 
 
vc falou de monitores 27”. Se for 4k, não é uma compra legal. A resolução ideal pra esse monitor é 1440p, que não é um múltiplo inteiro de 4k. Portanto, a resolução não fica tão boa. 

Sobre o monitor, já tinha lido isso mas na prática, pelo menos hoje, não bate muito não. Testei recentemente aqui dos 1440p e ficaram pessimos. Hoje uso um 4K de 27 escalonado para 1440p e fica excelente - fontes com excelente resolução, nada mesmo do que me queixar e mil vezes melhor que um 1440p nativo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GeekSauro disse:


Sobre o monitor, já tinha lido isso mas na prática, pelo menos hoje, não bate muito não. Testei recentemente aqui dos 1440p e ficaram pessimos. Hoje uso um 4K de 27 escalonado para 1440p e fica excelente - fontes com excelente resolução, nada mesmo do que me queixar e mil vezes melhor que um 1440p nativo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Oi Geek 

se vc está usando a resolução retina fica perfeito, você está correto. 
Num Macmini 2018, a performance assim fica sofrível. Por que? 
porque pra mostrar 1440p, ele gera 2880p e depois faz o scale para 1440p. 
 

Daí eu deixava em 1440p “low res” mesmo. E acredite, fica uma merda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GeekSauro disse:

Sim, chequei aqui e está ajustado para QHD HDPI, que é o padrão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Exato. No HDPI qualquer coisa fica boa, mas você sufoca tua performance. Um Macmini 2018 já fica visivelmente lento assim. Coloque 1440p convencional e veja o que vc leu. O monitor fica com a qualidade péssima. 
 

No meu 4k, as melhores resoluções em qualidade e performance são 4k full e 1080p retina. 

 

Outro ponto que comentei mesmo é a qualidade de cor  

tenho um ótimo LG 4k, mesmo assim o monitor do meu MacBook Air é muuuuuito melhor. Idem pra o iMac 

a qualidade dos monitores Apple mudam muito a experiência com o computador  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mac para jogos é insustentável, e com os novos processadores Apple Silicon, o suporte a 32 bits foi removido e jogos mais antigos como Left 4 Dead não funcionam mais. Jogos compilados para intel 64-bit ainda rodam via rosetta 2, mas a performance também não é das melhores. Outra opção é jogar por meio de virtualização (Parallels com Windows), porém teria que desembolsar uma grana mais alta para pagar pelo software (que não é barato, diga-se de passagem) e sacrificar mais desempenho da máquina por conta da virtualização. 

Ou abraçar os emuladores. No momento estou jogando bastante jogos de PS1/PS2 através do Duckstation e PCSX2 no meu Mac Mini. Desempenho excelente, sem problemas aparentes. 

Bom, por outro lado, a Apple está tentando também trazer mais jogos para Silicon/ARM através do Game Porting Toolkit, um recurso semelhante ao Proton do Steam Deck/Linux, que por ora ainda não trouxe muitos lançamentos. Pode ser que leve mais alguns anos para trazer mais jogos ou talvez essa ferramenta nem vingue. Só o tempo dirá.

Com esse orçamento, é possível também montar um ótimo PC para jogos e outras coisas. Mas tenha em mente também que terá que usar Windows (argh!), com todos os seus problemas e afins. 

Uma opção mais acertada, ao meu ver, é segurar um pouco os jogos e investir em um bom Mac, e depois quando conseguir uma grana extra pegar um PS5, ou um Xbox,  Steam Deck, Nintendo Switch, dependendo do seu perfil. Pelo que eu vi, os consoles estão mais em conta no momento, PS5 na casa dos 2k e pouco. Lembro que alguns anos atrás estava beirando aos 5k um PS5 com apenas um controle. 

Editado por Woof
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2024 at 10:48, Woof disse:

Mac para jogos é insustentável, e com os novos processadores Apple Silicon, o suporte a 32 bits foi removido e jogos mais antigos como Left 4 Dead não funcionam mais. Jogos compilados para intel 64-bit ainda rodam via rosetta 2, mas a performance também não é das melhores. Outra opção é jogar por meio de virtualização (Parallels com Windows), porém teria que desembolsar uma grana mais alta para pagar pelo software (que não é barato, diga-se de passagem) e sacrificar mais desempenho da máquina por conta da virtualização. 

Ou abraçar os emuladores. No momento estou jogando bastante jogos de PS1/PS2 através do Duckstation e PCSX2 no meu Mac Mini. Desempenho excelente, sem problemas aparentes. 

Bom, por outro lado, a Apple está tentando também trazer mais jogos para Silicon/ARM através do Game Porting Toolkit, um recurso semelhante ao Proton do Steam Deck/Linux, que por ora ainda não trouxe muitos lançamentos. Pode ser que leve mais alguns anos para trazer mais jogos ou talvez essa ferramenta nem vingue. Só o tempo dirá.

Com esse orçamento, é possível também montar um ótimo PC para jogos e outras coisas. Mas tenha em mente também que terá que usar Windows (argh!), com todos os seus problemas e afins. 

Uma opção mais acertada, ao meu ver, é segurar um pouco os jogos e investir em um bom Mac, e depois quando conseguir uma grana extra pegar um PS5, ou um Xbox,  Steam Deck, Nintendo Switch, dependendo do seu perfil. Pelo que eu vi, os consoles estão mais em conta no momento, PS5 na casa dos 2k e pouco. Lembro que alguns anos atrás estava beirando aos 5k um PS5 com apenas um controle. 

Bom dia.

Eu decidi largar o Rwindows como SO pelo MacOS na época do Tiger (ai se vão mais de 20 anos e não me arrempendo) e o que posso dizer de jogos no Mac é que fora os portados nativamente sem layer de emulação do Windows, emuladores em Mac sempre tiveram um desempenho bacana as vezes em hardwares inferiores a versão PC. Hoje uso o Rwindows apenas para jogos devido a praticidade em instalar e MacOS em coisas mais serias e trabalho.

WK

Editado por wkonnai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      465.1k
×
×
  • Criar Novo...