Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saúde da Bateria do MacBook Air M1


Calleb Ribeiro

Posts Recomendados

Oi, pessoal! Sempre levei com muita naturalidade a questão da saúde da bateria e nunca liguei muito, mas ontem estava observando a minha e notei que ela está já em 97% com apenas 43 ciclos. Comecei a utilizar há cerca de 6 meses. Isso é normal? Um amigo meu consultou a dele (MacBook Air M1 que ele usa desde 2020) e está com cento e poucos ciclos e ainda em 95%... dei uma preocupada.

O que me dizem?

Captura de Tela 2024-02-08 às 14.58.58.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc passa muito tempo ligado na tomada? Se sim pode acontecer como foi comigo, o carregamento otimizado fica meio maluco e começa a descarregar e carregar sua bateria a toa... ele fez isso com o meu até baixar pra 90% com miseros 36 ciclos... dai quando conheci o AlDente, que limita a carga em 80%, resolveu completamente meu problema! Faz mais de 1 ano que não cai mais a saúde da bateria e estou com 40 ciclos.

E no meu caso como sempre uso ligado na bateria, pois sempre to plugado num monitor e talz.... ta valendo a pena... agora se vc usa mesmo a bateria, ai só use e deixa pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LeBaldi disse:

Vc passa muito tempo ligado na tomada? Se sim pode acontecer como foi comigo, o carregamento otimizado fica meio maluco e começa a descarregar e carregar sua bateria a toa... ele fez isso com o meu até baixar pra 90% com miseros 36 ciclos... dai quando conheci o AlDente, que limita a carga em 80%, resolveu completamente meu problema! Faz mais de 1 ano que não cai mais a saúde da bateria e estou com 40 ciclos.

E no meu caso como sempre uso ligado na bateria, pois sempre to plugado num monitor e talz.... ta valendo a pena... agora se vc usa mesmo a bateria, ai só use e deixa pra lá.

Exatamente... eu utilizo o Al Dente Pro, e, mesmo assim, essa queda drástica ocorreu... liguei no Suporte e disseram que não recomendavam apps de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

Exatamente... eu utilizo o Al Dente Pro, e, mesmo assim, essa queda drástica ocorreu... liguei no Suporte e disseram que não recomendavam apps de terceiros.

ah nunca vão recomendar mesmo né hahahaha... pior q num tem o q fazer então.. infelizmente é consumo químico mesmo da sua bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

Exatamente... eu utilizo o Al Dente Pro, e, mesmo assim, essa queda drástica ocorreu... liguei no Suporte e disseram que não recomendavam apps de terceiros.

O pessoal comenta que, segundo a Apple é normal cair 1% a cada mês. Aqui parou de cair assim que comecei a utilizar o AlDente, além de deixa-lo em 80% ativo a opção de sailing mode em 10% que permite que ele varie a porcentagem dependendo do uso e agendei o modo de calibração para todos os sábados.

Antes do AlDente eu utilizava o carregamento otimizado padrão e a saúde se manteve em 100% até os 8 meses  e depois caiu pra 88% nos próximos 2 meses mesmo com menos de 20 ciclos de uso. Só utilizo ele dentro de casa então forçar os 80% é essencial para que a saúde se mantenha.

Várias coisas podem impactar na saúde, desde a temperatura do Mac até dongles de má qualidade. Acho que o ideal é não ter neura nisso e seguir o que a Apple recomenda no site que é só começar a se preocupar quando chegar próximo aos 1.000 ciclos de carga.

https://support.apple.com/pt-br/102888

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mateus1320 disse:

O pessoal comenta que, segundo a Apple é normal cair 1% a cada mês. Aqui parou de cair assim que comecei a utilizar o AlDente, além de deixa-lo em 80% ativo a opção de sailing mode em 10% que permite que ele varie a porcentagem dependendo do uso e agendei o modo de calibração para todos os sábados.

Antes do AlDente eu utilizava o carregamento otimizado padrão e a saúde se manteve em 100% até os 8 meses  e depois caiu pra 88% nos próximos 2 meses mesmo com menos de 20 ciclos de uso. Só utilizo ele dentro de casa então forçar os 80% é essencial para que a saúde se mantenha.

Várias coisas podem impactar na saúde, desde a temperatura do Mac até dongles de má qualidade. Acho que o ideal é não ter neura nisso e seguir o que a Apple recomenda no site que é só começar a se preocupar quando chegar próximo aos 1.000 ciclos de carga.

https://support.apple.com/pt-br/102888

Você ativa, no Al Dente, o controle de temperatura? Porque aqui, é comum que o Mac interrompa o carregamento quando a temperatura alcança 35ºC. Como funciona aí pra você?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

Você ativa, no Al Dente, o controle de temperatura? Porque aqui, é comum que o Mac interrompa o carregamento quando a temperatura alcança 35ºC. Como funciona aí pra você?

Também deixo a 35°C (que é justamente o máximo que a Apple recomenda) o problema é que em dias quentes o Mac pode ultrapassar isso principalmente na linha Air que não tem ventoinhas. Em dezembro do ano passado percebi que em um dia muito quente bateu 42°C mesmo sem eu estar exigindo muito dele.

O que o AlDente faz é somente não carrega-lo em temperaturas extremas como essa, mas não impede que o Mac chegue a elas. Manter o computador muito tempo com a temperatura acima dos 35°C realmente ajuda na degradação da bateria mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

Você ativa, no Al Dente, o controle de temperatura? Porque aqui, é comum que o Mac interrompa o carregamento quando a temperatura alcança 35ºC. Como funciona aí pra você?

 

3 minutos atrás, Mateus1320 disse:

Também deixo a 35°C (que é justamente o máximo que a Apple recomenda) o problema é que em dias quentes o Mac pode ultrapassar isso principalmente na linha Air que não tem ventoinhas. Em dezembro do ano passado percebi que em um dia muito quente bateu 42°C mesmo sem eu estar exigindo muito dele.

O que o AlDente faz é somente não carrega-lo em temperaturas extremas como essa, mas não impede que o Mac chegue a elas. Manter o computador muito tempo com a temperatura acima dos 35°C realmente ajuda na degradação da bateria mais rápido.

Eu uso o AlDente padrão então só limito mesmo... agora... essas temperaturas são e muito longe de ser temperaturas altas (tanto bateria quanto pro proprio CPU)... temperaturas altas de dispositivos eletronicos é na casa de 90C... tanto é que a maioria  limita desempenho perto dessa marca e desliga o dispositivo por segurança por volta dos 100C... um notebook comum com ventoinha ligada no minimo fica na casa dos 65-70C... ou seja... as temperaturas do Apple Sillicon são é extremamente baixas pros padrões da tecnologia. Inclusive celulares são muito mais quentes do q isso, então deixar de carregar em 35C num faz nem sentido... isso veio por padrão no app? Pq aqui no free nem mostra isso

Só pra ilustração do meu uso, agora com AC mesmo trabalhando ele se mantem entre 30 e 36C... fechando algum arquivo ele sobe um pouco pra 42... 46... porém eu no calor já fechei arquivos que levaram mais de 10min pra fechar e ai sim vi subir pros 78C. Já no meu antigo notebook no mesmo uso trabalhando ele mantinha 68-70C... e quando fechava os arquivos subia pra casa de 80 e poucos... e o cooler dai só disparava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem 41 ciclos e 100% ainda.

Eu uso o Al Dente free. 

Carrego até 80%, desço a limitação para 20%, e vou usando na tomada (ele para de carregar por isso), desligo quando paro de trabalhar. Uso na bateria nos finais de semana. 

E aí vou repetindo o clico, carrego uma vez por semana praticamente. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mateus1320 disse:

AlDente atualizou hoje e agora mostra a "Maximum Capacity" que é diferente da porcentagem mostrada nos Ajustes 

image.png

Engraçado... eu uso o Al Dente Pro e essas opções não aparecem para mim. Acabei de atualizar, inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Mateus1320 disse:

AlDente atualizou hoje e agora mostra a "Maximum Capacity" que é diferente da porcentagem mostrada nos Ajustes (macOS Capacity).

 

image.png

Isso acontece pq a capacidade real da bateria é maior do q a divulgada oficialmente. Isso é feito pq querendo ou não assim q a bateria é fabricada, ela já começa a perder a capacidade dela... e se as empresas já mostrassem isso, imagine o que teria de gente reclamando que um aparelho que acabou de tirar da caixa está com 98% de capacidade por exemplo. Então até pra ficar alguns meses marcando como 100% pras pessoas não reclamarem é feito isso. Tem varios videos no YT abordando essa questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 09/02/2024 at 15:41, Mateus1320 disse:

AlDente atualizou hoje e agora mostra a "Maximum Capacity" que é diferente da porcentagem mostrada nos Ajustes (macOS Capacity).

Clean My Mac mostra algo diferente dos ajustes da Apple também, qual será a verdadeira capacidade da bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Clean My Mac mostra algo diferente dos ajustes da Apple também, qual será a verdadeira capacidade da bateria?

Mostra uns 2% a menos no Clean My Mac. Falando nele, estou considerado seriamente desistalá-lo. Não estou vendo benefícios. Al Dente + IStatus Menu supre muito bem minhas demandas e ocupa bem menos a RAM do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Mateus1320 disse:

Boa pergunta haha. Cheguei a perguntar pros desenvolvedores do AlDente no GitHub, segundo eles a Maximum Capacity representa a verdadeira porcentagem

Obrigado

5 minutos atrás, Renan Mota disse:

Mostra uns 2% a menos no Clean My Mac. Falando nele, estou considerado seriamente desistalá-lo. Não estou vendo benefícios. Al Dente + IStatus Menu supre muito bem minhas demandas e ocupa bem menos a RAM do Mac.

Eu uso o Clean My Mac por outras funções, mas sempre fiquei intrigado com essa coisa da capacidade da bateria ser diferente do que mostra a Apple! Nunca usei Al Dente, tenho dois anos de uso e a bateria continua muito boa... apenas refrigero / ventilo para carregar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...