Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook AIR M2 8gb de RAM para programação


Davison Vinicius

Posts Recomendados

Estou pensando em comprar um Mac Air M2 com 8gb de RAM, só que atualmente tenho um notebook lenovo com 8GB de RAM e estou sofrendo com gargalos na memorio ao rodar microsserviços em containeres docker, como será a mesma quantidade de RAM tenho medo de acontecer o mesmo, o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Davison Vinicius disse:

Estou pensando em comprar um Mac Air M2 com 8gb de RAM, só que atualmente tenho um notebook lenovo com 8GB de RAM e estou sofrendo com gargalos na memorio ao rodar microsserviços em containeres docker, como será a mesma quantidade de RAM tenho medo de acontecer o mesmo, o que vocês acham?

Dá pra usar! Bom seria se pudesse ($$$) adicionar mais RAM, com certeza daria longevidade pra máquina, duraria por 5 anos, quando não servisse mais para programação, serviria pra uso doméstico, consumir mídias etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais fácil vc pegar um 14 M1 Pro seminovo ou refurbished. Vc vai sentir os 8gb sim. Não acredita em que sai falando que não, que dá conta, que no final vc vai gastar menos agora mas vai querer trocar por uma com mais ram no futuro. 
Todo dia aparece um aqui falando ou fazendo isso kkkk. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu uso um M2 com 16GB e desenvolvo em Node e React. O meu contexto me exige trabalhar ao mesmo tempo em 3 a 4 aplicações (trabalho com uma aplicação dividida em microsserviços) e preciso ter alguns contêiner Docker rodando (bancos, message broker, etc.), além de 2 monitores 4K (uso o Mac Mini M2) que consome muito por estarem em resolução escalada. Dito isso, 16GB de RAM é bem pouco pra mim, estou sempre no limite e usando de 8 a 32GB de swap, mas mesmo assim, ainda prefiro usar o meu pessoal que o i7 de 13º geração com 32GB da empresa. Sinto que mesmo no limite da minha máquina, as coisas são mais fluídas que no Windows ou Ubuntu. 
 

Resumindo: 16GB aguenta bem, 8GB só se trabalha com aplicações bem pequenas. O gerenciamento de memória do macOS é ótimo, mas não faz milagre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos no século XXI e 16GB deveria ser memória mínima até pra celular, quem dirá para um computador...

O meu MBP possui 16GB e já me peguei em situações delicadas por falta de memória, apesar do macOS gerenciar muito bem essa questão.

Agora, convenhamos, programação possui suas particularidades, mas está longe (muito longe) de ser um trabalho que exige demais da máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei meu MacBook com 8gb de ram em 2021, estava uma beleza..Hoje, 2024 já sinto a necessidade de ter 16gb para uma melhor fluidez, pois hoje, estou estudando e trabalhando como desenvolvedor front end, e me arrependo de ter comprado somente com 8gb. Eu na época optei por 512gb de armazenamento.

Por isso quando forem comprar, optem por 16gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sobre desenvolvimento, trabalho no dia-a-dia com um MacBook Air M1 com 16GB de RAM, que no geral tem me atendido bem.  Agora, se for desenvolver algo na linha de IA/deep learning, que envolva GPU, não recomendo.  Embora ele tenha os tais "núcleos neurais", não suporta CUDA, padrão voltado apenas para placas da NVIDIA - nesses casos você vai poder programar apenas em nuvem (remoto).  Tem um outro padrão que não é o CUDA, mas é outra curva de aprendizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...