Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook pro 15 2016 ou 2017 para estudo/trabalho?


Thiago Sampaio

Posts Recomendados

Estou terminando a facul (curso na área da saúde. Nada de programação ou afins) e preciso de um computador pro dia a dia que seja leve e que a bateria dure mais (meu guerreiro atual só vive na tomada). Daí queria tirar essa dúvida, porque nunca tive macbook e na minha área o status que a Apple proporciona ajudaria bastante.

Minha meta é ficar com ele por 2 anos até poder trocar por algo mais novo. Meu foco será outro nesse período. Desde já agradeço! Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosidade apenas: o que esse status lhe renderia?

Pergunto pois ouvi muito isso, e quando me tornei usuário 100% Apple fui questionado várias vezes se adquiri tudo pra ter mais status na área (sou Analista).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2017 com toda a certeza, por ser mais novo vai ser mais rápido para as tarefas e, caso ocorra algum imprevisto e precise ficar um tempo a mais do que esses dois anos, terá menos dor de cabeça e mais segurança por causa das atualizações do sistema.

O modelo 2017 tem suporte ao macOS 13 Ventura mas não terá suporte ao 14 Sonoma que vai ser lançado daqui uns dias, mas a Apple garante atualização de segurança pra ele até final de 2026. Já o modelo 2016 perdeu suporte no macOS 12.

Eu sou artista digital e vezes preciso checar modelos 3D de anatomia, um hardware mais recente faz toda a diferença nesses detalhes, no caso de odonto acredito que tenha que fazer algo parecido com próteses e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Mateus1320 disse:

2017 com toda a certeza, por ser mais novo vai ser mais rápido para as tarefas e, caso ocorra algum imprevisto e precise ficar um tempo a mais do que esses dois anos, terá menos dor de cabeça e mais segurança por causa das atualizações do sistema.

O modelo 2017 tem suporte ao macOS 13 Ventura mas não terá suporte ao 14 Sonoma que vai ser lançado daqui uns dias, mas a Apple garante atualização de segurança pra ele até final de 2026. Já o modelo 2016 perdeu suporte no macOS 12.

Eu sou artista digital e vezes preciso checar modelos 3D de anatomia, um hardware mais recente faz toda a diferença nesses detalhes, no caso de odonto acredito que tenha que fazer algo parecido com próteses e etc.

Obrigado pela resposta. De prótese eu tô fugindo por enquanto 😅, mas futuramente pretendo fazer uma especialização. Vou precisar pra me auxiliar no planejamento dos outros casos, simulação de resultados, edição de imagens , armazenamento dos prontuários, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fuja dos MacBook Pro entre 2016 e 2019. São modelos conhecidamente problemáticos, com diversos problemas crônicos (teclado, tela, touchbar, thermal throttling e outros). Também não recomendo o MacBook de 12 polegadas,  que além de também terem um teclado ruim e problemas de refrigeração, tem desempenho inferior a um iPad.

Se puder, pegue um Air 2020 com processador M1, você deve encontrar aí por uns 5.500 bem pesquisadinho, ou se quiser algo mais em conta, um MacBook Pro 2015 que esteja bem cuidado e com preço realista.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Fuja dos MacBook Pro entre 2016 e 2019. São modelos conhecidamente problemáticos, com diversos problemas crônicos (teclado, tela, touchbar, thermal throttling e outros). Também não recomendo o MacBook de 12 polegadas,  que além de também terem um teclado ruim e problemas de refrigeração, tem desempenho inferior a um iPad.

Se puder, pegue um Air 2020 com processador M1, você deve encontrar aí por uns 5.500 bem pesquisadinho, ou se quiser algo mais em conta, um MacBook Pro 2015 que esteja bem cuidado e com preço realista.

Se eu morasse em São Paulo, creio que seria bem mais fácil encontrar um bom 2015 por um preço convidativo, mas moro em Pelotas-RS, onde tudo é super faturado, assim como em Porto Alegre. Pra tu ter uma ideia não encontrei por menos de 4k um note desse ano e todos sem exceção tem algum detalhe que te faz pensar se valeria a pena arriscar, enquanto consigo encontrar um 2017 nessa mesma faixa de preço com bem menos uso e sem marcas estéticas. É um beco sem saída em relação a custo benefício. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Thiago Sampaio disse:

Se eu morasse em São Paulo, creio que seria bem mais fácil encontrar um bom 2015 por um preço convidativo, mas moro em Pelotas-RS, onde tudo é super faturado, assim como em Porto Alegre. Pra tu ter uma ideia não encontrei por menos de 4k um note desse ano e todos sem exceção tem algum detalhe que te faz pensar se valeria a pena arriscar, enquanto consigo encontrar um 2017 nessa mesma faixa de preço com bem menos uso e sem marcas estéticas. É um beco sem saída em relação a custo benefício. 

Rapaz, por que não entra no eBay, compra um e manda Zip4Me? Estou trazendo macmini 2014 (necessidade específica) e agora estou namorando uns pro 2018, achei na faixa de $110, (uso específico também). Meu atual é M1 é que máquina viu. Comprar aqui no BR está muito valorizado, compensa mais importar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Thiago Sampaio disse:

Se eu morasse em São Paulo, creio que seria bem mais fácil encontrar um bom 2015 por um preço convidativo, mas moro em Pelotas-RS, onde tudo é super faturado, assim como em Porto Alegre. Pra tu ter uma ideia não encontrei por menos de 4k um note desse ano e todos sem exceção tem algum detalhe que te faz pensar se valeria a pena arriscar, enquanto consigo encontrar um 2017 nessa mesma faixa de preço com bem menos uso e sem marcas estéticas. É um beco sem saída em relação a custo benefício. 


É, aí complica. Acho que compensa tentar pegar uma promoção, talvez esperar a Black Friday, ir acompanhando preços, tentar cashback com o Buscapé e outros, mas evitar pegar esses modelos que eu falei, porque a chance de dar zica é grande e aí sai mais caro o molho que o peixe. Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A depender do seu orçamento. vale a pena esticar e pegar um MBA M1. O preço de um básico fica bem parecido com os MBP em ótimos estado dessa época (16/19)  quer você quer.

Eu particularmente no seu caso iria de MBP 2015. Teclado sem dor de cabeça, sem problemas de placa ou cabo flat e desempenho basicamente igual aos modelos 16-18

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Mac de 2016 ja teria longos 7 anos de uso, portanto a bateria nem estaria mais la essas coisas. 
 

Por mais status que possa ter, um Mac antigo, ja sem suporte a novas versoes de sistema e hardware, pode se mostrar uma bomba com o passar do tempo. 
Se de fato vc quer um Mac, pegue um MacBook Air M1 de entrada que o pessoal esta vendendo usado por um preco ok. 

Se nao da para pegar um MacBook Air M1 usado, pegue um bom notebook Windows e espera um pouco para pegar um Mac. Mas pegar Macs muito antigos depois dessa transicao para o Apple Silicon nao pode ser um bom negocio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...