Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Game porting toolkit (GPTK) - upgrade para M1 Max vs. M1 Pro


Tschleyer

Posts Recomendados

Caros, boa noite. Com o game porting toolkit anunciado na WWDC, fiquei curioso com a possibilidade de rodar outros jogos nos MACs, simultaneamente me deparei com a oportunidade de fazer o upgrade para um M1 Max, pensando que tem um GPU mais parruda, faria sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse toolkit é para desenvolvedores fazerem o port, não é para o consumidor final rodar os jogos.

Dependendo até do jogo mesmo o jogo em si podendo ser portado existe outros fatores que fazem com que possa ter problemas para rodar o jogo no m1, como dependências, dlls, frameworks, sistema anticheat, etc.

Resumindo, não espere conseguir rodar jogos com esse toolkit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho muito esperto a migração e gasto baseado em expectativa... geralmente nunca da certo ou quando o negócio vinga mesmo acaba não sendo o esperado.

Não é de hoje q a Apple vem com esse papo de jogar em Mac... fez lá o Apple Arcade que todo mundo achava que seria alguma coisa e bem... foi... alguma coisa hahahaha

O que se pode fazer mesmo hoje é de fato por um Windows ARM no Parallels e jogar por ele... mas vai te exigir principalmente bastante RAM.

No final o valor não compensa. Sai muito mais barato comprar um Videogame da nova geração ou até mesmo montar um PC com peças da China.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o melhor work around é o crossover - basicamente esta é a tecnologia que eles estão querendo trazer para o MacOS Sonoma. Vamos ver...

Vi uns benchmarks e o M1 Max realmente é bem melhor que o M1 Pro no âmbito de GPU. (praticamente a única diferença deles).

Estou tentado a pegar o M1 Max agora que o preço baixou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

No final o valor não compensa. Sai muito mais barato comprar um Videogame da nova geração ou até mesmo montar um PC com peças da China.

Pois é... por menos de R$ 2000 dá pra conseguir um Nintendo Switch ou um Xbox Series S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joel.cachioli disse:

Pois é... por menos de R$ 2000 dá pra conseguir um Nintendo Switch ou um Xbox Series S.

Steam deck agora tbm ta chegando a 3k... eu comprei um tem ai 1 mes e to curtindo d+! O danadinho consegue rodar jogo pesado como o Cyberpunk 2077 e o Death Stranding com tudo no alto na casa dos 35-40fps! Claro q isso na tela dele né... se por em monitor com resolução maior ai vai pesando... mas no lado portabilidade putz... to feliz pakas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Steam deck agora tbm ta chegando a 3k... eu comprei um tem ai 1 mes e to curtindo d+! O danadinho consegue rodar jogo pesado como o Cyberpunk 2077 e o Death Stranding com tudo no alto na casa dos 35-40fps! Claro q isso na tela dele né... se por em monitor com resolução maior ai vai pesando... mas no lado portabilidade putz... to feliz pakas!

bem lembrado! Esses dias desisti da compra de um desses pq peguei o novo Zelda kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Tschleyer disse:

O switch não empolga muito.. vi uns benchmarks e uns vídeos no YouTube, o M1 Max da conta do cyberpunk sem otimização. Pode sair algo bem legal daí!!

Aí vai de cada um. Como falei antes... hoje em dia, prefiro deixar jogo no equipamento q nasceu pra isso. Na TV "grande" da sala. No meu caso, tenho a sorte de poder ter um Mac para trabalho, Xbox Serie S e Switch para jogos. Em um momento até pensei em trocar os videogames por um Steamdeck. Mas além de perder a qualidade gráfica ao jogar na TV, não tenho mais idade pra ficar ajustando parâmetros de jogos, trocar SSD, baixar emuladores, roms, etc.

Mas, se você pode pegar esse M1 Max, vai fundo!

Editado por joel.cachioli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Windows, nunca consegui me convencer a pegar um notebook gamer porque acabaria pagando mais caro e tendo que carregar um note pesado... não teria como justificar o custo de pegar um gamer. No meu caso, como uso um Air M2, que também é leve e custa cerca de 7 mil, acho que cairia na mesma questão.

Mas, pensando no seu caso, peso não seria a questão, teria que ver o custo que teria nessa migração, até porque pode ser um investimento precipitado já que muitas inciativas do tipo acabaram não rendendo muita adesão no fim das contas (quando a Apple abriu a Mac AppStore para apps de iOS/iPadOS, quando a Microsoft facilitou o port de apps de Android para Windows..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joel.cachioli disse:

Aí vai de cada um. Como falei antes... hoje em dia, prefiro deixar jogo no equipamento q nasceu pra isso. Na TV "grande" da sala. No meu caso, tenho a sorte de poder ter um Mac para trabalho, Xbox Serie S e Switch para jogos. Em um momento até pensei em trocar os videogames por um Steamdeck. Mas além de perder a qualidade gráfica ao jogar na TV, não tenho mais idade pra ficar ajustando parâmetros de jogos, trocar SSD, baixar emuladores, roms, etc.

Mas, se você pode pegar esse M1 Max, vai fundo!

Pois é eu tbm larguei mão de PC pra console por essa preguiça toda e tbm todo ano muda tudo e as coisas ficam obsoletas muito rapido. Só q meu caso por exemplo foi que eu tenho aqui um PS4 Pro... e raras as vezes que consigo sentar e jogar de fato... pq no fds quando sobra um tempinho eu acabo indo pra chacara dos meus pais... as vezes eu até levava o PS4 pra lá mas meu... era um saco soltar todos os cabos, chega lá... liga tudo... dai joga umas horinhas... domingo desconecta tudo... carrega peso de volta... religa tudo... por isso q eu vi no Deck a salvação... pq eu nem tanto to usando ele portátilmente, eu ligo ele na tomada, deixo ele no desempenho máximo e fico jogando deitado na cama ou no sofá... só por esse fator por exemplo eu to jogando mais nesse 1 mes e pouquinho q to com ele do q joguei no PS4 o ano inteiro! (que alias nem ligo o console desde fevereiro!)... uma das coisas q nem faço isso tbm é que meu quarto já tem péssima ventilação, ai quando resolvo jogar o quarto vira uma estufa! Ai depois pra dormir é um parto... eu to pra reformar o outro quarto q era da minha irmã pra dormir lá e transformar de vez esse meu quarto em escritório mas ta complicado 😅

Mas enfim... no final cada um acha a lógica das suas coisas pra suas peculiaridades né, eu realmente resolvi um problema q eu havia tendo que queria jogar mas nunca tava propício, e agora eu sempre dou uma jogadinha (até de noite varias vezes vou e jogo ai 1 horinha antes de dormir hehehe)

Eu ainda acho um gasto muito alto em Mac pra jogar... o retorno disso acho bem baixo, maaaaaaaas cada um vê suas necessidades e aplicações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2023 at 10:22, LeBaldi disse:

Pois é eu tbm larguei mão de PC pra console por essa preguiça toda e tbm todo ano muda tudo e as coisas ficam obsoletas muito rapido. Só q meu caso por exemplo foi que eu tenho aqui um PS4 Pro... e raras as vezes que consigo sentar e jogar de fato... pq no fds quando sobra um tempinho eu acabo indo pra chacara dos meus pais... as vezes eu até levava o PS4 pra lá mas meu... era um saco soltar todos os cabos, chega lá... liga tudo... dai joga umas horinhas... domingo desconecta tudo... carrega peso de volta... religa tudo... por isso q eu vi no Deck a salvação... pq eu nem tanto to usando ele portátilmente, eu ligo ele na tomada, deixo ele no desempenho máximo e fico jogando deitado na cama ou no sofá... só por esse fator por exemplo eu to jogando mais nesse 1 mes e pouquinho q to com ele do q joguei no PS4 o ano inteiro! (que alias nem ligo o console desde fevereiro!)... uma das coisas q nem faço isso tbm é que meu quarto já tem péssima ventilação, ai quando resolvo jogar o quarto vira uma estufa! Ai depois pra dormir é um parto... eu to pra reformar o outro quarto q era da minha irmã pra dormir lá e transformar de vez esse meu quarto em escritório mas ta complicado 😅

Mas enfim... no final cada um acha a lógica das suas coisas pra suas peculiaridades né, eu realmente resolvi um problema q eu havia tendo que queria jogar mas nunca tava propício, e agora eu sempre dou uma jogadinha (até de noite varias vezes vou e jogo ai 1 horinha antes de dormir hehehe)

Eu ainda acho um gasto muito alto em Mac pra jogar... o retorno disso acho bem baixo, maaaaaaaas cada um vê suas necessidades e aplicações

chegou a testar jogos de switch nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joel.cachioli disse:

chegou a testar jogos de switch nele?

Eu testei três, pq na real não sou muito fa dos jogos do Switch mas como tava esperando o SSD novo chegar, era o q dava pra fazer com so 64GB hehehe

primeiro testei Pokemon Arceus, rodou perfeito! Praticamente constante nos 30fps travados, conseguia quase 4h de jogo limitando a TDP em 7W… depois testei Pokemon Scarlet mas esse já tava meio mais ou menos, mas daí descobri que o jogo mesmo tá ruim até no próprio Switch hahahaha… e por último testei o Zelda Breath of the Wild (sim, o anterior pq queria ver se me empolgava com o jogo hehehehe) e ele rodou o mais sossegado de todos, travadinho nos 30fps e tbm dava quase 4h na bateria

mas tem vários canais no YT do pessoal testando games e emuladores nele e pra emuladores o bichinho tá destruindo tudo! Baita plataforma… apesar das specs parecerem fracas, e a resolução da tela parecer decepcionante (afinal ela é praticamente um 800p)… foi uma escolha excelente pq o tamanho dela não é grande suficiente pra vc ver pixels nem nada, mas fica leve o suficiente pra renderizar os jogos. Só não curti muito pq ela parece um painel TN, fica meio acinzentado os pretos, bem q poderia ser um VA ou até Oled mas imagino q nesse tamanho não ache os painéis pra uso, ainda mais nessa resolução né… mas da pra ignorar heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Tschleyer, tudo certo?

To com Diablo IV rodando no macOS pelo Game Porting Toolkig. 

Fiz dois vídeos pra mostrar pra galera, o primeiro mostrando o desempenho e o segundo como fazer o Battle.Net pra Windows abrir sem usar o terminal. Nas descrições dos meus vídeos coloquei o link do tutorial de como instalar o Diablo IV. Naquele mesmo canal o Andrew Tsai mostra como rodar qualquer jogo, pois o que manda é instalar a plataforma, como Battle.Net, Steam, GOG, etc. 

A comunidade tá alvoroçada com o lançamento dessa ferramenta e confesso que também tô. Pode ser sim uma revolução pro macOS no que diz respeito aos games. Capacidade de rodar o Apple Silicon tem, só falta o pessoal colocar a mão na massa. Eu já me mexi e to me divertindo no Diablo IV.

Sobre a tua pergunta, eu sou da opinião que se vc ter condições financeiras de ter o melhor computador do mundo, tenha, nunca sabemos quando iremos precisar. Eu já to me mexendo pra chegar num M1 ou M2/Max num futuro próximo. 

1 - 

2 - 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Compartilhar seus vídeos e tutoriais pode ajudar outras pessoas interessadas em aproveitar os jogos no macOS, e a comunidade certamente ficará empolgada com essa novidade. É sempre ótimo ver a comunidade se envolvendo e trabalhando em soluções para melhorar a experiência dos jogadores no sistema operacional.

Quanto à opinião sobre ter o melhor computador possível, certamente é uma decisão pessoal e depende das necessidades individuais. Ter um sistema mais poderoso pode ser vantajoso para quem deseja realizar tarefas intensivas, como edição de vídeo, design gráfico ou jogos, e também garante maior longevidade ao equipamento.

Com a evolução contínua da tecnologia da Apple, os futuros processadores M1, M2 e Max prometem trazer ainda mais desempenho e eficiência energética, tornando-os uma escolha atraente para quem deseja atualizar suas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...