Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air 2017 ainda vale a pena em 2023?


GuiLauer

Posts Recomendados

Fala, rapaziada. 

Minha namorada tá precisando de um notebook pra trabalhar e estudar, e encontrou um modelo de 2017 i5 128GB por R$2.900 usado, e ficou na dúvida se ainda tá valendo a pena pegar.

O uso é bem tranquilo de textos e navegação, tanto para trabalho quanto para estudo, fase de tcc e tals. Mas a preocupação é se o valor ainda compensa e se vai dar pra usar por mais uns 3 ou 4 anos.

Primeiro tópico que abro aqui, se alguém puder dar um help, agradeço bastante.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuiLauer seja bem vindo:

O modelo 2017 deve receber atualizações do MacOS até início de 2024, podendo receber atualização de segurança por um tempo maior (Exemplo: eu recebi há poucos meses patches de segurança pro meu iPod Touch 6, lançado em 15 de julho de 2015!);
Pesquisei OLX e ML e o preço médio desse modelo varia entre R$ 3.400 e R$ 5.000, dependendo do estado de conservação, da bateria e de outros fatores;

Em 2023, eu refletiria sobre algumas coisas antes de comprar:

- Como está o equipamento usado que pretendo comprar, tela, bateria, marcas de uso etc?
- O seu uso: esse modelo é adequado para as suas necessidades de trabalho, estudo ou lazer? Ele roda os programas e aplicativos que você usa com fluidez?
- A sua preferência: você gosta do design, do sistema operacional e dos recursos desse modelo? Você se adapta bem ao teclado, ao touchpad e à tela desse notebook?
- O seu orçamento: você tem condições de pagar o preço desse modelo ou prefere economizar ou investir em um modelo mais novo ou mais potente?

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuiLauer disse:

Fala, rapaziada. 

Minha namorada tá precisando de um notebook pra trabalhar e estudar, e encontrou um modelo de 2017 i5 128GB por R$2.900 usado, e ficou na dúvida se ainda tá valendo a pena pegar.

O uso é bem tranquilo de textos e navegação, tanto para trabalho quanto para estudo, fase de tcc e tals. Mas a preocupação é se o valor ainda compensa e se vai dar pra usar por mais uns 3 ou 4 anos.

Primeiro tópico que abro aqui, se alguém puder dar um help, agradeço bastante.

Abraço.

quanto de memória RAM? 8Gb tá no limite. vai funcionar mas vai começar a sofrer daqui pra frente. mas pra uso comum não é uma limitação. menos de 8GB não rola.

mas de maneira geral sim, pelo uso que voce descreveu, é uma máquina que vai atender ela perfeitamente por 3 ou 4 anos.

verifica o estado da bateria, quantos ciclos, se ainda segura carga com tranquilidade. mesmo se a bateria estiver ruim, também não é o fim do mundo. uma bateria nova pra esse bichinho se encontra por 300/400 reais.

eu daria uma chorada no preço. 2900 não está ruim, mas por 5k voce compra MacBook Air M1 zero bala. então tem que pensar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marcosfisica disse:

quanto de memória RAM? 8Gb tá no limite. vai funcionar mas vai começar a sofrer daqui pra frente. mas pra uso comum não é uma limitação. menos de 8GB não rola.

mas de maneira geral sim, pelo uso que voce descreveu, é uma máquina que vai atender ela perfeitamente por 3 ou 4 anos.

verifica o estado da bateria, quantos ciclos, se ainda segura carga com tranquilidade. mesmo se a bateria estiver ruim, também não é o fim do mundo. uma bateria nova pra esse bichinho se encontra por 300/400 reais.

eu daria uma chorada no preço. 2900 não está ruim, mas por 5k voce compra MacBook Air M1 zero bala. então tem que pensar isso.

Então, ela optou pelo Macbook Air 2017 mesmo, i5 de 8GB e 128GB, agora está negociando com a vendedora do Mercado Livre pra fechar.

Também acho que o uso é bem tranquilo pra máquina.

Agora, meu amigo se você encontrar um Air M1 por 5k me avise pelo amor de Deus kkkk. Não acho novo menos de 6k. Triste demais...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do macbook air 2017, a máquina em si para uso leve e muito boa, mas a atualização dos modelos air 2017 parou no Monterrey, e a falta de atualização pode ser algo a se rever com o tempo...

Eu uso mais para planilhas e navegação por isso e o suficiente, pois o mesmo sendo compacto e leve, a bateria tem sua duração em média por volta de uma 6 horas em uso leve, tenho desde 2019....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Sigc disse:

No caso do macbook air 2017, a máquina em si para uso leve e muito boa, mas a atualização dos modelos air 2017 parou no Monterrey, e a falta de atualização pode ser algo a se rever com o tempo...

Eu uso mais para planilhas e navegação por isso e o suficiente, pois o mesmo sendo compacto e leve, a bateria tem sua duração em média por volta de uma 6 horas em uso leve, tenho desde 2019....

Entendi, mas você acredita que mesmo com a atualização parada, dá pra usar mais uns 3 anos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, talvez até mais, o que pode pesar a depender do uso e o processador um intel de 5º geração, e se houver algum aplicativo que não seja mais atualizado ao sistema monterrey.

O ponto seria mais a segurança, o sistema mesmo sem atualizações ainda será fluido a depender do seu uso.

O macbook air 2017 ainda permite a troca de ssd, necessitando de um adaptador, e marca do ssd(m.2), se precisar de mais espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuiLauer disse:

Então, ela optou pelo Macbook Air 2017 mesmo, i5 de 8GB e 128GB, agora está negociando com a vendedora do Mercado Livre pra fechar.

Também acho que o uso é bem tranquilo pra máquina.

Agora, meu amigo se você encontrar um Air M1 por 5k me avise pelo amor de Deus kkkk. Não acho novo menos de 6k. Triste demais...

 

tá 6k um novo: https://www.iceloshop.com.br/macbook-air-m1-8gb-256gb-ssd-case-protetora-brinde

acho que se procurar bem no ML e OLX acha semi-novo por menos de 6 conto sim.

 

22 minutos atrás, GuiLauer disse:

Entendi, mas você acredita que mesmo com a atualização parada, dá pra usar mais uns 3 anos? 

esse negócio de atualizações é meio exagerado. mesmo que oficialmente a máquina não suporte mais novas versões do Mac OS, sempre tem um jeito de instalar. eu rodo o Monterey via open core (poderia estar rodando o Ventura) em um MacBook Pro 2010! então pra um air 2017 isso realmente não deveria ser uma preocupação. ainda mais pra esse uso simples e comum. se estiver rodando o Big Sur vai funcionar perfeitamente pro uso que ela vai dar.

em resumo, se o preço está com, as condições do MacBook estão boas, se atende o uso que ela precisa, vai sem medo de ser feliz! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, GuiLauer disse:

Galera, agradeço bastante a ajuda de todo mundo. Obrigado mesmo!

Ela já comprou, agora é aguardar chegar. 

Eu usei por 3 meses um MacBook Air 2017 i5 8gb de ram para programação backend. Houve momentos em que esquentava MUITO, e o processamento ficava lento sim. Mas nada de fazer as coisas travarem na tela. Apenas de demorar pra abrir um programa, fazer um teste, ou abrir uma página da Web por conta de a máquina estar meio argolada.

Sendo bem sincero, me arrependo de ter vendido. Estou feliz com meu M1, mas o 2017 tem um Design que eu curti demais. Maçã acesa e tal. E aguentou muito bem o meu uso, que eu jurava sinceramente que não aguentaria.

A questão é bem simples: o Mac faz um bom gerenciamento de memória e energia. Dificilmente vai te deixar na mão, mesmo em uso mais intenso. A não ser que meu foco fosse edição, ele não daria conta. Brinquei um pouco no DaVinci com ele e não tive paciência. Não é um aparelho para gráficos. Mas para processamento, texto e navegação é sensacional.

Mesmo sem atualização vai rodar bem por mais alguns anos. Te digo que se estiver MUITO bom o estado de conservação, 2900 é um preço muito bom. Na minha região não encontra por menos de 3700 um BEM top.

Enfim, seja feliz. Fez uma boa aquisição. Não fica na neura de pegar um M1 porque o preço tá bom e tal. Usa ele, guarda uma grana, vende e compra um M1 quando surgir a necessidade. Pagou metade do que pagaria num M1, e vai fazer a mesma coisa. Porque no uso dela, não fará tanta diferença.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Eu usei por 3 meses um MacBook Air 2017 i5 8gb de ram para programação backend. Houve momentos em que esquentava MUITO, e o processamento ficava lento sim. Mas nada de fazer as coisas travarem na tela. Apenas de demorar pra abrir um programa, fazer um teste, ou abrir uma página da Web por conta de a máquina estar meio argolada.

Sendo bem sincero, me arrependo de ter vendido. Estou feliz com meu M1, mas o 2017 tem um Design que eu curti demais. Maçã acesa e tal. E aguentou muito bem o meu uso, que eu jurava sinceramente que não aguentaria.

A questão é bem simples: o Mac faz um bom gerenciamento de memória e energia. Dificilmente vai te deixar na mão, mesmo em uso mais intenso. A não ser que meu foco fosse edição, ele não daria conta. Brinquei um pouco no DaVinci com ele e não tive paciência. Não é um aparelho para gráficos. Mas para processamento, texto e navegação é sensacional.

Mesmo sem atualização vai rodar bem por mais alguns anos. Te digo que se estiver MUITO bom o estado de conservação, 2900 é um preço muito bom. Na minha região não encontra por menos de 3700 um BEM top.

Enfim, seja feliz. Fez uma boa aquisição. Não fica na neura de pegar um M1 porque o preço tá bom e tal. Usa ele, guarda uma grana, vende e compra um M1 quando surgir a necessidade. Pagou metade do que pagaria num M1, e vai fazer a mesma coisa. Porque no uso dela, não fará tanta diferença.

Abs.

@Bruno Régis Duarte Top relato, acho que respondeu todas as dúvidas; obrigado

10 horas atrás, GuiLauer disse:

Ela já comprou, agora é aguardar chegar. 

@GuiLauer excelente compra, vai dar tudo certo. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 at 08:46, Bruno Régis Duarte disse:

Eu usei por 3 meses um MacBook Air 2017 i5 8gb de ram para programação backend. Houve momentos em que esquentava MUITO, e o processamento ficava lento sim. Mas nada de fazer as coisas travarem na tela. Apenas de demorar pra abrir um programa, fazer um teste, ou abrir uma página da Web por conta de a máquina estar meio argolada.

Sendo bem sincero, me arrependo de ter vendido. Estou feliz com meu M1, mas o 2017 tem um Design que eu curti demais. Maçã acesa e tal. E aguentou muito bem o meu uso, que eu jurava sinceramente que não aguentaria.

A questão é bem simples: o Mac faz um bom gerenciamento de memória e energia. Dificilmente vai te deixar na mão, mesmo em uso mais intenso. A não ser que meu foco fosse edição, ele não daria conta. Brinquei um pouco no DaVinci com ele e não tive paciência. Não é um aparelho para gráficos. Mas para processamento, texto e navegação é sensacional.

Mesmo sem atualização vai rodar bem por mais alguns anos. Te digo que se estiver MUITO bom o estado de conservação, 2900 é um preço muito bom. Na minha região não encontra por menos de 3700 um BEM top.

Enfim, seja feliz. Fez uma boa aquisição. Não fica na neura de pegar um M1 porque o preço tá bom e tal. Usa ele, guarda uma grana, vende e compra um M1 quando surgir a necessidade. Pagou metade do que pagaria num M1, e vai fazer a mesma coisa. Porque no uso dela, não fará tanta diferença.

Abs.

Amigo, queria aproveitar para te perguntar, já que está com o M1, estou querendo sair de um Lenovo Legion 5i para o macbook M1 por diversas questões.

Para o meu trabalho, tenho certeza que vai funcionar perfeitamente, minha dúvida é mais em relação a edição mesmo. Eventualmente acabo tendo que editar uns vídeos e minha dúvida é se o Air aguenta fazer essa edição ocasional, nada em 4K nem muitos elementos gráficos. Geralmente são reels para Instagram e coisas assim. 

Encontrei um aqui Air M1 de entrada, em Cuiabá por 5.500 parcelado, e um Pro M1 8GB por 7k parcelado também. Ambos com pouquíssimo tempo de uso. Em estado de novo. 

E minha dúvida é essa, se pelo uso de ocasionalmente editar um video ou outro compensa investir um dinheiro considerável a mais. 

Abraços e obrigado pela resposta anterior também!! Estou indo agora buscar o Air2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuiLauer disse:

Amigo, queria aproveitar para te perguntar, já que está com o M1, estou querendo sair de um Lenovo Legion 5i para o macbook M1 por diversas questões.

Para o meu trabalho, tenho certeza que vai funcionar perfeitamente, minha dúvida é mais em relação a edição mesmo. Eventualmente acabo tendo que editar uns vídeos e minha dúvida é se o Air aguenta fazer essa edição ocasional, nada em 4K nem muitos elementos gráficos. Geralmente são reels para Instagram e coisas assim. 

Encontrei um aqui Air M1 de entrada, em Cuiabá por 5.500 parcelado, e um Pro M1 8GB por 7k parcelado também. Ambos com pouquíssimo tempo de uso. Em estado de novo. 

E minha dúvida é essa, se pelo uso de ocasionalmente editar um video ou outro compensa investir um dinheiro considerável a mais. 

Abraços e obrigado pela resposta anterior também!! Estou indo agora buscar o Air2017.

Fala querido.

Sim, eu também edito (pouco mais do que ocasionalmente) em 4k. Roda perfeito. O render vai demorar dependendo do tamanho do vídeo e enfim. Um vídeo de 30 minutos em 4k com alguns efeitos e diversos takes leva em torno de 12-18 minutos, sempre com muitas coisas abertas. Durante o render costumo deixar o Mac apenas renderizando e vou comer algo, dar uma esticada nas pernas. Mas em relação a timeline roda tranquilo. Chatinho mesmo é o render, que, em qualquer computador tem seu tempo de acordo com diversos fatores: hardware, SO, takes, efeitos, resolução, etc.

Se você pegar um Pro M1 tem o benefício da ventoínha. Um colega tem e eu já tive (voltei pro Air por uma longa história aqui rs). Dá pra deixar renderizando e usar o Mac de boa, e leva em torno de 1-2 minutos a menos pra renderizar o mesmo vídeo.

Se for pra edição profissional, intensa e muito frequente (mínimo de 2-3 vídeos 4k por dia) recomendo Pro com 16GB de ram.

No seu caso eu iria de Air M1 básico. A hora que sobrar um troco, e com os Macs já desvalorizando um pouco, pega um Pro M1 Pro de 14 polegadas.

Att.

PS.: os valores que você encontrou estão bons por ser parcelado. Se o Mac ainda estiver na garantia e bem cuidado, preço muito bom. Se fosse á vista, poderia pegar lacrado por 5500-5900.

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que investir na casa dos 3 mil em um MacBook de 6 anos atrás não é uma boa.
Tudo bem que ele pode e vai te atender, mas é uma máquina bem limitada na performance, além de todo o desgaste que ela já tem pelo uso.
Uma troca de bateria vai pesar bastante, além de um eventual reparo, como um teclado por exemplo se der problema.
Preços de notebooks Windows baixaram bastante, e se não precisa ter um Mac, pegue um notebook Windows que vai te atender também.
Fora que provavelmente nem vá receber o próximo mac OS. 

Nessa altura do campeonato, já tem gente vendendo MacBook Air M1 por menos de 5 mil usado. Não consigo recomendar nada Intel atualmente, ainda mais máquinas já bem velhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Fala querido.

Sim, eu também edito (pouco mais do que ocasionalmente) em 4k. Roda perfeito. O render vai demorar dependendo do tamanho do vídeo e enfim. Um vídeo de 30 minutos em 4k com alguns efeitos e diversos takes leva em torno de 12-18 minutos, sempre com muitas coisas abertas. Durante o render costumo deixar o Mac apenas renderizando e vou comer algo, dar uma esticada nas pernas. Mas em relação a timeline roda tranquilo. Chatinho mesmo é o render, que, em qualquer computador tem seu tempo de acordo com diversos fatores: hardware, SO, takes, efeitos, resolução, etc.

Se você pegar um Pro M1 tem o benefício da ventoínha. Um colega tem e eu já tive (voltei pro Air por uma longa história aqui rs). Dá pra deixar renderizando e usar o Mac de boa, e leva em torno de 1-2 minutos a menos pra renderizar o mesmo vídeo.

Se for pra edição profissional, intensa e muito frequente (mínimo de 2-3 vídeos 4k por dia) recomendo Pro com 16GB de ram.

No seu caso eu iria de Air M1 básico. A hora que sobrar um troco, e com os Macs já desvalorizando um pouco, pega um Pro M1 Pro de 14 polegadas.

Att.

PS.: os valores que você encontrou estão bons por ser parcelado. Se o Mac ainda estiver na garantia e bem cuidado, preço muito bom. Se fosse á vista, poderia pegar lacrado por 5500-5900.

Obrigado pela resposta, Bruno. 

Vai me servir perfeitamente então!

Encontrei um lacrado parcelado em 12x por R$6.632. À vista ficaria R$5.850. Nessa hora que eu choro de não ter diñero em caixa kkkk.

Será se compensa?

Aquele de 5.500 que falei anteriormente já saiu da garantia e está com uns 70 ciclos. Sei que não é quase nada, mas será se compensa pagar mil reais a mais para ter garantia e produto zerado?

Editado por GuiLauer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, GuiLauer disse:

Obrigado pela resposta, Bruno. 

Vai me servir perfeitamente então!

Encontrei um lacrado parcelado em 12x por R$6.632. À vista ficaria R$5.850. Nessa hora que eu choro de não ter diñero em caixa kkkk.

Será se compensa?

Aquele de 5.500 que falei anteriormente já saiu da garantia e está com uns 70 ciclos. Sei que não é quase nada, mas será se compensa pagar mil reais a mais para ter garantia e produto zerado?

Fala, querido. Pagar à vista e menos é sempre melhor. Mas EU considero 12x total: R$6632,00 um ótimo valor. O mais em conta que já encontrei na minha região foi 6700 em 12x. Eu pagaria os 1000 a mais para ter a garantia, ainda mais se pretende ficar um bom tempo com a máquina. Vai ter tranquilidade por 1 ano e o histórico da máquina depois que acabar a garantia. E claro, caso optar por vender daqui 1 ano e fazer um upgrade, se estiver na garantia e enfim, dá uma valorizada. Não chega a valorizar 1000 reais se você comparar em já pegar um usado, mas, como eu disse, vais ter o histórico do aparelho, 1 ano sem dor de cabeça, e cara, é uma experiência Apple. Pegar o produto lacrado é SEMPRE mais garantido.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 01/03/2023 at 09:46, Bruno Régis Duarte disse:

Eu usei por 3 meses um MacBook Air 2017 i5 8gb de ram para programação backend. Houve momentos em que esquentava MUITO, e o processamento ficava lento sim. Mas nada de fazer as coisas travarem na tela. Apenas de demorar pra abrir um programa, fazer um teste, ou abrir uma página da Web por conta de a máquina estar meio argolada.

Sendo bem sincero, me arrependo de ter vendido. Estou feliz com meu M1, mas o 2017 tem um Design que eu curti demais. Maçã acesa e tal. E aguentou muito bem o meu uso, que eu jurava sinceramente que não aguentaria.

A questão é bem simples: o Mac faz um bom gerenciamento de memória e energia. Dificilmente vai te deixar na mão, mesmo em uso mais intenso. A não ser que meu foco fosse edição, ele não daria conta. Brinquei um pouco no DaVinci com ele e não tive paciência. Não é um aparelho para gráficos. Mas para processamento, texto e navegação é sensacional.

Mesmo sem atualização vai rodar bem por mais alguns anos. Te digo que se estiver MUITO bom o estado de conservação, 2900 é um preço muito bom. Na minha região não encontra por menos de 3700 um BEM top.

Enfim, seja feliz. Fez uma boa aquisição. Não fica na neura de pegar um M1 porque o preço tá bom e tal. Usa ele, guarda uma grana, vende e compra um M1 quando surgir a necessidade. Pagou metade do que pagaria num M1, e vai fazer a mesma coisa. Porque no uso dela, não fará tanta diferença.

Abs.

Olá, tenho um resto de notebook ligado a um teclado e monitor, estou aprendendo back-end meu notebook trava até para rodar vídeo aulas, encontrei um macbook air 2017 por R$2.100,00 com bateria durando media de 5 horas, 128Gb de ssd e 8 Gb de ram, você acha que para front-end vale a pena? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2023 at 08:24, gabriew_l disse:

Olá, tenho um resto de notebook ligado a um teclado e monitor, estou aprendendo back-end meu notebook trava até para rodar vídeo aulas, encontrei um macbook air 2017 por R$2.100,00 com bateria durando media de 5 horas, 128Gb de ssd e 8 Gb de ram, você acha que para front-end vale a pena? 

Oi amigo. Você iniciou o post dizendo que está aprendendo Back-end mas no final questionou se para front-end vale à pena, rs.

Se é para estudo, tipo 1 contêiner no Docker e 1 instância de aplicação Java, Python, Go ou alguma outra linguagem, o Air 2017 flui muito bem. Já utilizei para Desenvolvimento Back-end e fiquei surpreso com o desempenho. Mas você deve comprar pensando em trocá-lo em 2-3 anos. Ele tem apenas 8GB e daqui pra frente começará a sofrer um pouco.

Para front-end também tem seus poréns. Android Studio ou algo do gênero vai pesar bastante. Eu já optaria por um M1. Mas novamente, se é para estudo, dá conta, pois você vai conseguir assistir vídeo-aulas e programar ao mesmo tempo, e, os cursos não te desafiam a escrever ou testar códigos que realmente enxugam o processamento da máquina.

Fica atento se o Mac está em bom estado estético, com os acessórios e se todas as teclas funcionam perfeitamente. O preço está bom se o Mac estiver bom. Se precisar de uma bateria futuramente, sai baratinho no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...