Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 2013 - ainda vale a pena?


Lucas B.

Posts Recomendados

Estou fazendo uma pesquisa para comprar um modelo que não seja tão antigo, já que infelizmente não posso me dar o luxo de comprar um dos últimos e gastar na faixa de 7k pra cima.

Queria saber se um MacBook Air (ou Pro, qual seria melhor?) de 2013 ainda vale a pena e se 2k seria um valor aceitável. Ele rodaria apps como Photoshop e Filmora, ou Sony Vegas, além de sites como YouTube dentre outros com fluidez e bom desempenho?

Segundo o vendedor ele tem as seguintes especificações:

core i5

4gb de ram

256 de ssd

macos bigsur

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Na minha opinião não compensa adquirir uma máquina com apenas 4GB de RAM em 2022, a menos que fosse só pra navegação e ferramentas produtividade, como pacote Office, por exemplo. Pode até te atender, mas eu não acho que você vai ter um desempenho legal e em muito pouco tempo vai estar procurando outra máquina, então acho que não é um investimento que faz muito sentido.

Eu procuraria por Macs 2014 ou 2015, de preferência os de 15", mas sinceramente pelo preço que pedem ainda hoje nessas máquinas talvez vale a pena fazer um esforcinho a mais e pegar um Air ou Pro 2020 com chip M1. Vai sair basicamente o mesmo preço, parcelado, garantia, menor desvalorização e vai te atender bem.

Fuja de MacBooks entre 2016 e 2019, independente de preço. São computadores com diversos problemas crônicos conhecidos.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um Air 2012 4GB e está com o Monterey e Windows 11, pro meu uso está muito bem, se não fosse o macOS Monterey (que é bem otimizado para uso de 4GB) sentiria falta de mais RAM, mas como mencionado, para Pacote Office, editar um vídeo simples, converter outros, navegar na internet, ouvir Spotify, assistir AppleTV, tá muito bem, tive um MBP 2010 13" 16GB e mesmo em RAID-0 (pra chegar ao desempenho do SATA-3 600MBs), o MBP 2010 é SATA-II 300MBs), mesmo se equiparando em velocidade nessa parte, o MBP foi mais lento pra renderizar que o pequeno MBA 2012. Então é mais uma questão de processamento do que RAM em várias tarefas, lógico que mais RAM melhora bastante, mas não é todos os cenários que faz jus isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compensa. Você vai gastar pouco agora mas daqui 1-2 anos vai ter que gastar de novo. Como o amigo aí disse, compensa investir um pouco em um Air M1. Você gasta um pouco mais agora mas tem aí pelo menos 5-6 anos com um excelente computador.

E aqui vai uma opinião pessoal, que já até comentei em outro tópico.
Caso não seja M1, evite até mesmo de 8gb de ram. Daqui uns 2 anos, 8Gb de ram estará bem ultrapassado e difícil de lidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai editar video, sony vegas, vai precisar de 16 gb de ram nestas máquinas mais antigas. Acho que vai gastar umas 600 pratas ai. Fácil de trocar.
Mas com as definições de vídeo aumentando toda semana, vai editar somente alguns. Se eu fosse vc comprava um mac mini m1 8 gb de ram aqui no icielo (tem aqui no forum), vai gastar uns 5 mil no mini, 1200 no monitor e 150 no conjunto teclado mouse. Dai dá para editar 4k tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale.
Mac muito antigo, e ainda com parcos 4GB. Macs do final de 2012 em diante não permitem upgrade de RAM.
Já sem suporte de hardware e sistema. Se fosse um modelo personalizado, com i7, 16GB RAM e 512GB SSD ainda poderia se pensar em pegar se tivesse bem barato. 
A real, é que Macs Intel só vale a pena se for os mais recentes, coisa de 2019 pra frente que teoricamente ainda terão algum suporte a novas versões de sistema e tudo mais. 

Acho que o mercado de Mac Intel antigo precisa tomar um choque de realidade. Basicamente esse é um caso de que simplesmente não compensa a compra, mesmo que seja bem barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...