Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini 2010 com vários problemas


sauroslock

Posts Recomendados

Olá amigos, venho enfrentando alguns problemas com um Mac mini mid 2010 (server), ao ligar o aparelho fica com seu cooler em 100% de rotação, ele não aguenta nem 50 minutos ligado sem uso, se rodar algum programa/jogo nele ele depois de um tempo trava com umas listras na tela como na imagem 

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, sauroslock disse:

Olá amigos, venho enfrentando alguns problemas com um Mac mini mid 2010 (server), ao ligar o aparelho fica com seu cooler em 100% de rotação, ele não aguenta nem 50 minutos ligado sem uso, se rodar algum programa/jogo nele ele depois de um tempo trava com umas listras na tela como na imagem 

 

spacer.png

pelo que voce demostrou com a foto acima tens 2 fatores 

primero chip de video danificado o bom que da pra conserva sai caro mas tem solução.

segundo pode se memoria para isso retire um modulo de memória e veja se o Mac Mini volta o normal, se o erro persisti adicione a memória que voce retirou e tire a que voce tinha deixado para ligar o Mac Mini e repita o teste com a outra memória se o erro continua as memórias estão boa neste caso vai se constatado que sua CPU de video que esta danificada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cooler a 100% logo ao ligar já não é um bom sinal. eu diria que há algum problema com temperatura ou com algum sensor de temperatura. algo pode estar aquecendo demais, ou fazendo o mini achar que está aquecendo. enfim, eu desmontaria ele pra dar uma olhada, limpar, trocar pasta térmica, etc. se depois disso continuar dando o problema pode ser a gpu mesmo. e nesse caso só trocando a logic board ou fazendo o famoso "reballing".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser um problema de SMC também, tive um Mac mini (mid 2010) que o cooler ficava disparado o tempo todo, desmontei a maquina inteira, troquei até a bateria da BIOS, pasta térmica, memórias, ssd, até os sensores de temperatura troquei e nada resolvia, o app SMC Fan Control também não funcionava, no final das contas levei em uma assistência para breve verificação e me foi dito que pudesse ser o problema no SMC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, obrigado pelo retorno de vocês. 

Ontem rodei um aht nele e foram detectados os problemas nas imagens: 

spacer.png

 

spacer.png

 

Mas ele não finalizou o teste e travou duas horas após o início, reparei também que tem um sensor preso no SSD, mas no HD não tem esse sensor e na placa falta uma conexão que acho que deveria ser desse sensor faltante. Fiz os testes de memórias, trocando por outros pentes mas mesmo assim o problema persiste, sem uso somente ligando o fan fica em 5498 rpm e trava no máximo em 50min, se abrir um jogo ele acontece que nem nas fotos anteriores. 

 

Ele não é meu PC principal, estou pensando em colocar para vender e por 800 Reais é um bom preço ou está caro de mais?! Visto que esses Mac na minha região saem em média de 2500 funcionando, as vezes sem SSD e com memória de 4GB. 

 

Também achei uma empresa que faz esse tipo de reparo noteprint, alguém conhece ou recomenda? Queria saber pelo menos um possível problema para não ser enganado, as autorizadas da minha região só trabalham com modelos da Apple do 2017 para cima. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, melhor coisa é levar num técnico pra dar uma olhada. ou você mesmo mexer, já que não é teu computador principal. esses Mac Mini são bem fáceis de desmontar. segue o guia do ifixit: https://pt.ifixit.com/Device/Mac_Mini_Unibody

dá uma checada nesse sensor. vê se não tem nada desconectado na placa.  ele tá com o hdd original e um ssd instalados? desinstala o ssd e deixa só o hdd original pra ver se funciona. depois só o ssd. enfim, tem que ir testando cada coisa individualmente até achar o que tá dando pau. as vezes é algo bem simples. vê se não tem muita sujeira, se o cooler tá girando livre, essas coisas.

Tenta resetar a SMC: https://tecnoblog.net/299824/como-resetar-o-smc-no-mac-e-por-que-voce-pode-precisar-disso/

e também a PRAM: https://macmagazine.com.br/post/2021/04/13/como-resetar-a-nvram-e-a-pram-do-mac/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me passa no Whats para eu entender melhor os problemas, para eu ver se consigo te passar alguma ideia do que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...