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Créditos (Claro) sendo descontados sem uso


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Olá a todos.

Estou enfrentando um problema muito intrigante. Resumidamente, desde que comprei meu iPhone 5c (que tem o iOS mais recente) e precisei trocar meu micro SIM pelo nano SIM, todos os dias são descontados créditos (o que, segundo a atendente da central, é devido ao uso de internet). O problema é que meu iPhone fica o tempo todo (o tempo TODO) com a conexão de dados desativada.

Então comprei um adaptador pro chip, e o inseri no meu iPhone anterior (4s, com iOS 7), e há dois dias que isso não ocorre.

 

O que acham que eu deveria fazer? Será que se eu levar para a assistência eles seriam capazes de descobrir o problema e resolvê-lo? Será um problema com o iOS (lembrando que, mesmo antes de atualizar para o iOS 8.1.3 isso já acontecia)?

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Olá a todos.

Estou enfrentando um problema muito intrigante. Resumidamente, desde que comprei meu iPhone 5c (que tem o iOS mais recente) e precisei trocar meu micro SIM pelo nano SIM, todos os dias são descontados créditos (o que, segundo a atendente da central, é devido ao uso de internet). O problema é que meu iPhone fica o tempo todo (o tempo TODO) com a conexão de dados desativada.

Então comprei um adaptador pro chip, e o inseri no meu iPhone anterior (4s, com iOS 7), e há dois dias que isso não ocorre.

 

O que acham que eu deveria fazer? Será que se eu levar para a assistência eles seriam capazes de descobrir o problema e resolvê-lo? Será um problema com o iOS (lembrando que, mesmo antes de atualizar para o iOS 8.1.3 isso já acontecia)?

Cara, minha tia trabalha comigo na minha empresa. E ela veio me pedir pra olhar no Xperia Z1 dela se os dados estavam desativados já que todo santo dia estava sendo descontado dela, apesar dela usar apenas wi-fi. Já presenciei inúmeras ligações da mesma para a Claro e não conseguiu resolver de forma alguma, mesmo eles tendo desabilitado qualquer conexão de internet por lá. E o curioso é que, apesar de questioná-la se a mesma não está mesmo usando a internet da Claro sem saber/querer, eles sempre fazem a "devolução" desses créditos sem reclamação alguma. O problema é que ela tinha que ficar ligando todo dia pra lá. Aconselhei ela a abrir um protocolo na ANATEL e ela o fez, algumas horas depois recebeu uma ligação da Claro dizendo que iriam passar a ligação para o nível de engenharia da operadora, não sei qual o teor da conversa mas a partir do dia seguinte ela deixou de ser debitada diariamente (e indevidamente) e parece que, até o presente momento, isso não voltou mais a acontecer.

 

Talvez dê certo pra você também, presenciando os estresses da ligações, imagino o quão chato deve ser isso. Ainda que odeio ter que ligar para call center, seja de onde for. Só complementando, de forma alguma é problema do iOS, é na Claro mesmo.

Editado por Heit0r
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E aí, Heit0r!

 

Então, como eu quis ser sucinto no post de abertura do tópico acabei não dando todos os detalhes...

Eu fiz a mesma coisa que a sua tia... Primeiro eu liguei na Claro para informar o ocorrido, mas a atendente não acreditou em mim (me atendeu em tom de deboche, inclusive), e se recusou a dar continuidade ao atendimento (só faltou desligar na minha cara). Então eu cadastrei a reclamação no site na Anatel, incluindo o relato do mal atendimento da Claro, óbvio. No dia seguinte me ligaram da Claro, o atendente informou que realizariam a atualização da linha (segundo as palavras dele), além de realizar a devolução dos créditos debitados indevidamente desde a minha última recarga, também liberou mais R$10 (pois, caso fossem descontados créditos enquanto essa atualização fosse efetivada, eu ainda teria essa margem de crédito pra não sair prejudicado).

 

O problema é que nos três dias seguintes continuou a haver o desconto dos créditos. Foi então que peguei o chip e, com o uso do adaptador, inseri no iPhone 4s, e nele isso não ocorreu por três dias. Não consigo entender por que o mesmo chip apresenta o problema em um aparelho e no outro não.

 

Estou tentando fazer o que estiver ao meu alcance primeiro. Hoje eu redefini os ajustes de rede do iPhone 5c e inseri o chip novamente nele para ver o que acontece. Caso ainda haja o desconto dos créditos, vou tentar redefinir o iPhone.

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Tenho uma linha pré-paga da TIM que quase não utilizo, apesar de sempre deixar com crédito. Usava o SIM no Nexus 5 e, mesmo com toda a rede dados desativada era debitado diariamente R$ 0,99 dos meus créditos. Liguei para a TIM, questionei e a atendente me disse que eu deveria bloquear os dados no próprio aparelho. Eu disse a ela que a rede de dados do aparelho estava desativada, mesmo assim estava sendo debitado. Ela me disse que o acesso à internet da minha linha estava desativado e que não tinha mais o que fazer. Também só faltou desligar o telefone na minha cara. Extremamente ríspida! Foi aí que fiz um teste. Tirei o SIM do Nexus e coloquei num Lumia 620, velho de guerra, que tenho de reserva para emergências, e... não mais foi debitado. Recoloquei no Nexus... débito diario. Recoloquei no Lumia... nada de débito. Ambos com a rede de dados desativada. Já tem mais de mês e nada de débito diario de R$ 0,99, com o SIMCard no Lumia 620.

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A claro se o aparelho tiver com o modo LTE(4G) ativado no pré pago vai ser cobrado é um erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos (no meu caso foi o S5) faça um teste e desative o 4G e teste desativado por 24 horas não será cobrado, nota tenho uns 20 protocolo de anatel e nada até hoje de resolver

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A claro se o aparelho tiver com o modo LTE(4G) ativado no pré pago vai ser cobrado é um erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos (no meu caso foi o S5) faça um teste e desative o 4G e teste desativado por 24 horas não será cobrado, nota tenho uns 20 protocolo de anatel e nada até hoje de resolver

Apesar do meu ser TIM, vou fazer esse teste e posto aqui depois.

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Kkkkkk estas operadoras são salteadoras. Comigo acontecia o mesmo, só que diferente, meu iPhone ficava desligadão toda noite e os créditos iam pra caixa prego e olha que eu uso Wi-Fi em 70% do tempo. Reclamei e não adiantou, disseram que eu usei e ficou por isso mesmo. Resumindo troquei de operadora.

A claro se o aparelho tiver com o modo LTE(4G) ativado no pré pago vai ser cobrado é um erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos (no meu caso foi o S5) faça um teste e desative o 4G e teste desativado por 24 horas não será cobrado, nota tenho uns 20 protocolo de anatel e nada até hoje de resolver

Mas me tire uma dúvida que me veio agora, os iPhones do 5 pra cá não deliga o 3G ou 4g assim que se conecta a uma rede Wi-Fi?

Acho que li algo sobre isso

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A claro se o aparelho tiver com o modo LTE(4G) ativado no pré pago vai ser cobrado é um erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos (no meu caso foi o S5) faça um teste e desative o 4G e teste desativado por 24 horas não será cobrado, nota tenho uns 20 protocolo de anatel e nada até hoje de resolver

 

O ruim do iPhone é que para desativar o 4G especificamente, tem que ativar os dados antes... hahaha...

Bem, após eu ter redefinido os ajustes de rede, ainda não houve nenhum desconto dos créditos... Vou aguardar até ver o que acontece, dependendo eu faço esse teste também...

 

Kkkkkk estas operadoras são salteadoras. Comigo acontecia o mesmo, só que diferente, meu iPhone ficava desligadão toda noite e os créditos iam pra caixa prego e olha que eu uso Wi-Fi em 70% do tempo. Reclamei e não adiantou, disseram que eu usei e ficou por isso mesmo. Resumindo troquei de operadora.

Mas me tire uma dúvida que me veio agora, os iPhones do 5 pra cá não deliga o 3G ou 4g assim que se conecta a uma rede Wi-Fi?

Acho que li algo sobre isso

 

Também considerei trocar de operadora, mas não me decidi por qual eu trocaria... Na minha região sempre falam que a Vivo tem o melhor sinal, não sei...

A respeito da sua dúvida, não sei responder. Mas no meu caso, eu nem cheguei a ativar os dados nem nada, nem por um instante sequer.

Editado por paradokset
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Atualizando...

 

É... eu estava ficando animado porque ontem não havia sido descontado, mas hoje para a minha ingrata surpresa, meu celular na mesa de trabalho acende a tela, fui ver e era a mensagem (flash sms) e o aviso de créditos... -75 centavos ¬¬

Estou convicto que vou tentar trocar de operadora, mas meu receio é de que isso persista...

O que será melhor, pedir a portabilidade ou trocar de número logo?

 

 

Edit:

Ops, esqueci... Resolvi tentar a sugestão do fabio.laurindo, deixar não apenas a conexão de dados desativada, mas a opção de 4G também... vamos ver o que acontece...

Editado por paradokset
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Bom, desde ontem, após a dica do fabio.laurindo, desativei o 4G e, até agora, não foi debitado nenhum valor dos meus créditos. 24 horas depois.

paradokset, o problema é com a operadora e não com o número, portanto se você fizer a portabilidade não acredito que continue. Dependendo da operadora, claro!

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Bom, desde ontem, após a dica do fabio.laurindo, desativei o 4G e, até agora, não foi debitado nenhum valor dos meus créditos. 24 horas depois.

paradokset, o problema é com a operadora e não com o número, portanto se você fizer a portabilidade não acredito que continue. Dependendo da operadora, claro!

a claro precisa corrigir isto no 4G, mais no meu ver eles fazem isto para vender pacotes de internet. Hoje uso a claro bem pouco quando fico no Brasil, e deixo ativo o pacote 21,90 com 445 megas pelo menos no meu pacote a claro corrigiu e o facebook e Twitter que mais uso não contabiliza o consumo, mais levou 10 meses para ter isto ajustado. Editado por fabio.laurindo
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a claro precisa corrigir isto no 4G, mais no meu ver eles fazem isto para vender pacotes de internet. Hoje uso a claro bem pouco quando fico no Brasil, e deixo ativo o pacote 21,90 com 445 megas pelo menos no meu pacote a claro corrigiu e o facebook e Twitter que mais uso não contabiliza o consumo, mais levou 10 meses para ter isto ajustado.

Mas esse seu pacote deve ser o "pacote controle" e essa "falha" só acontece no pré-pago, ou estou equivocado?

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Bem, eu ainda estou acompanhando o que acontece no meu celular... Ontem eu realmente precisei usar a 4G, então acabou descontando mesmo...

Por isso tenho que acompanhar por mais uns dias para confirmar...

Hoje, até o momento (18h30 horário de Brasília), não descontou, após o uso de ontem...

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A claro se o aparelho tiver com o modo LTE(4G) ativado no pré pago vai ser cobrado é um erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos (no meu caso foi o S5) faça um teste e desative o 4G e teste desativado por 24 horas não será cobrado, nota tenho uns 20 protocolo de anatel e nada até hoje de resolver

 

Mais de 72 horas e não houve mais débitos!

Cara, muito obrigado!! Eu ia demorar muito tempo para pensar nessa possibilidade (se é que eu ia chegar a pensar nela hahaha)... Afinal, eu ia bater na tecla de que se o conexão está desativada, não há porque haver cobrança...

 

Agora faz sentido o fato de que, quando testei no 4s, isso não acontecia. O 4s não tem 4G, por isso o problema não acontecia nele. Acredito que o mesmo pode ser dito no caso do teste que o Magno fez, pelo que pesquisei, o Lumia 620 também não tem 4G, certo?

 

E, como o fabio.laurindo disse, é um "erro da própria operadora com atualização dos modens de alguns aparelhos", o que explica o fato de que não encontrei na net nenhum relato disso, nem aqui no fórum. Não é com todo mundo que acontece, e mesmo assim, muitos têm planos de dados e podem nem notar esse problema (já que, apesar de haver descontos, não há consumo nenhum, conforme notei no menu "Uso dos dados celulares" nos ajustes).

 

Será que convém informar a(s) operadora(s) sobre isso? Pois aparentemente nem elas sabem desse problema. Será que elas considerariam esse tipo de relato ou o ignorariam?

 

 

 

E a claro nos protocolos de anatel ainda fala que o problema é dos usuários e seus aparelhos lamentável que as mesmas fazem conosco

 

Pelo menos no meu protocolo ela não fez isso hehe

Apenas relataram o ocorrido, sem assumir a culpa, mas sem jogá-la pra mim também.

Editado por paradokset
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    • Por pedrodolce
      E aí tudo bem?
      Há duas semanas comprei um iPhone 13 Pro de 512GB, e estava dando tudo certo com ele, pelo menos até ontem…
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      Queria saber se alguém está enfrentando o mesmo problema no iPhone 13 ou se já passou por isso com o iPhone 8 ou outros modelos, e o que fez para resolver.
       
      Obrigado!
       
    • Por Vitor Bastos
      iPhone sem qualquer detalhe, nenhum arranhão, tanto nas laterais, quando na tela e traseira. Sempre utilizado com capinha e película. Nunca caiu nem foi trocado nenhuma peça. Tudo funcionando 100% (Face ID, alto-falantes, microfone, câmeras).
      Porcentagem da bateria 89%.
      Valor: R$ 3.800,00
      Conteúdo:
      iPhone
      Cabo USB 
      Carregador
      Fones de ouvido (nunca utilizados)
      Não aceito trocas!
      Link da venda (mercado livre)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2095739268-iphone-xs-max-256gb-cinza-espacial-_JM







    • Por Ricardo Campos
      Preferencia para cor preta rsrs
    • Por Gilmar Jeronimo
      Iphone 8 64GB, pouco utilizado e simplesmente perfeito (saúde da bateria em 88%). Nenhuma avaria ou risco, tudo funcionando perfeitamente, um celular para pessoas muito exigentes. Celular desbloqueado, adquirido no Brasil e homologado pela Anatel, sem surpresas na hora de utilizar.

      Estou vendendo porque estava parado há um bom tempo!

      Não acompanha fone e não acompanha carregador e para compensar vai levar duas capinhas zeradas, uma da Spigem que só esta custa mais de R$ 100, e outra capinha original da apple.

      R$ 1.600











    • Por raffa_iphones
      Iphone XR 64 - preto - novo, lacrado na caixa!
      1 ano de garantia Apple.
      Link ML= https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2075828070-apple-iphone-xr-64-gb-preto-_JM



    • Por Fernando Braz
      iPhone 11 PRO de 512gb em perfeito estado, sem detalhes pois sempre foi utilizado com película e capinha.
      Acompanha aparelho, cabo, caixa e a capinha original também. Saúde da bateria em 85%.
      Pagamento será na hora via pix, estou em SP.
      R$5.500

    • Por Vinicius95
      iPhone comprado na Holanda no dia 25/09, chegou essa semana pra mim, foi aberto apenas para passar pela fiscalização! 
       
      Valor: R$ 8.900
      Valor via PIX e pode retirar em Curitiba no Shopping Pátio Batel


    • Por WalterKux
      Boa tarde. Sou um usuário fanático pelos produtos Apple e fã de carteirinha do falecido Steve Jobs.
      Possuo um Apple Watch SE e um iPhone XR. Tenho vários esim no XR, pois utilizo para trabalho e quando minha operadora principal (Claro)  não tem rede utilizo as outras (Vivo ou Tim) para me conectar pela internet.
      O último esim que instalei no XR foi o da Claro com meu número principal. Desde então não consegui colocar nenhum outro esim no meu aparelho. Achei que era um problema da Vivo, porém tentei também com a operadora internacional Truphone e não foi possível instalar o esim.
      Quando fui instalar estes dois esim após deletar o esim da Claro, recebi a mensagem de que meu XR estava bloqueado para uso com outras operadoras. Após reiniciar o aparelho foi possível instalar o esim da Truphone e da Vivo. E, posteriormente, instalei o da Claro que é meu número principal.
      De alguma forma a Claro esta colocando um bloqueio para  instalação de esim de outras operadoras quando se instala o esim dela.
      OBS.: quando vc usa o esim da Claro e um nano sim de outra operadora ele continua funcionando normalmente. O bloqueio é com relação à instalação de esim de outras operadoras diferentes da Claro.
       
      Alguém mais teve este problema?
       
      PS.: para utilizar de contra prova, realizei este mesmo teste no iPhone 11 da minha irmã e aconteceu a mesma coisa.

    • Por Gustavo Viegas
      Pessoal, alguém mais observou que a opção áudio espacial não tem botão de ativação? 
       
      no meu caso, não uso Apple Music (assino Spotify). Pode ser por isso?
      qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado!
    • Por ericlb
      Boa noite, pessoal!
      Segue descrição mais detalhada do aparelho:
      • Modelo: iPhone 11 Pro
      • Armazenamento: 64GB
      • Cor: Midnight Green (verde meia-noite)
      • Origem: Brasil (modelo Anatel comprado no Ponto Frio com NF em meu nome e carregador padrão brasileiro)
      • Data de ativação: 01/05/2020 (menos de um ano e meio de uso)
      • Garantia: Venceu em 30/04/2021, mas nunca precisou ser acionada.
      • Saúde da bateria: 83%
      • Motivo da venda: Consegui uma promoção interessante no 12 Pro e optei por fazer o upgrade.
      • Acessórios: O iPhone acompanha todos os acessórios originais (fone de ouvido + carregador USB-C de 20W + cabo USB-C para lightning) + capa de brinde.
      • Estado de conservação: Ótimo. Só não digo perfeito pois possui aqueles leves riscos na tela ocasionados pelos bolsos das calças e pela falta de película protetora, mas nada que seja visível durante o uso... apenas contra a luz (e com muito esforço, rsrs) é possível observar – sou perfeccionista e reparo nesse mínimos detalhes, então gosto de mencionar para que o comprador esteja ciente também.
      FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1QQfP9CESpv3ZzTG2Wp3tJwXCejaV_ms2?usp=sharing
      Tenho diversas referências aqui no fórum como comprador e vendedor. A quem interessar, me avise que passo.
      A respeito do preço, vi uma média de R$4.000,00 a R$4.500,00 dependendo do estado do aparelho, então pensei em pedir no meio dessa faixa, em torno de R$4.300,00, mas posso negociar.
      Sou do Rio de Janeiro e dou preferência para o negócio presencial, mas posso fazer via MercadoLivre para segurança de ambas as partes caso o interessado seja de outro estado.
      Grande abraço a todos e bons negócios!
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