Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guedes - Brasília

Membros
  • Total de itens

    1951
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    17

Posts postados por Guedes - Brasília

  1. Review: Arlo Baby - Babá eletrônica Homekit

    Minha experiência com produtos integrados ao HomeKit começou em 2017, quando comprei uma fechadura inteligente. Desde então, aos poucos fui equipando meu apartamento e me tornando cada vez mais um entusiasta da automação residencial - de modo que hoje em dia na hora de comprar algo pra casa sempre procuro saber se tem alguma opção HomeKit no segmento.

    Com a notícia de um bebê chegando, começamos a montar o enxoval e eventualmente nos deparamos com a escolha de um item essencial: A “babá eletrônica”. 

    Pesquisando sobre este tipo de produto acabei me deparando com o Arlo Baby, o único dispositivo de “baby monitor” (babá eletrônica) compatível com o Apple Homekit disponível à época (2019).

    Além da integração com o Apple Homekit, que permite visualizar a câmera, os sensores e também criar automações no app “Casa”, há ainda vários outros recursos adicionais acessíveis pelo site ou pelo App Arlo  - o que faz do Arlo Baby um dos dispositivos de automação residencial mais completos que já tive notícia.
    Os principais recursos e sensores presentes no Arlo Baby são:

    • Bateria para funcionamento wireless
    • Câmera Full HD com visão noturna
    • Microfones de alta sensibilidade
    • Detecção de choro
    • Sensor de temperatura ambiente
    • Sensor de humidade
    • Sensor de qualidade do ar (COV)
    • Lâmpada led multi colorida (luz noturna / abajur)
    • Reprodução de músicas
    • Interfone (comunicador viva-voz)
    • Detecção de movimentos
    • Gravação em nuvem
    • Integração com a Siri e atalhos da Siri
    • Automação HomeKit
    • Botões para ligar a luz e tocar / parar música
    • Orelhinhas e patinhas de coelhinho coloridas removíveis de decoração

    Como pode ser visto pela lista acima, o dispositivo é bastante completo - chamar de simplesmente “babá eletrônica” é quase uma ofensa!

     

    image.jpeg

    Babá eletrônica monitorando criança

    Monitoramento de bebês e crianças

    A principal função do Arlo Baby, como o nome já deixa claro, é poder monitorar o ambiente onde se encontra um bebê ou uma criança pequena.

    A câmera possui excelente resolução, permitindo ver com bastante clareza e detalhes o que está acontecendo, seja com boa iluminação ou mesmo no modo noturno onde a imagem fica em preto e branco mas mesmo assim suficientemente nítida para ver se há algum movimento ou inquietação no berço / cama do pequeno ser humano monitorado.

    O microfone tem uma sensibilidade de captação bem acima do normal para câmeras de segurança, o que reforça a característica de monitoramento do produto.

    Cabe destacar também a presença de bateria, que permite desconectar do cabo de força USB a qualquer momento para monitorar temporariamente outro local. Muito útil para deixar monitorando o bebê dormindo ou brincando em outro cômodo, por exemplo. A bateria tem autonomia de 6 horas em condições normais, 3 horas com o modo noturno ativado.

    Finalmente, o dispositivo conta com uma luz LED colorida que pode funcionar como abajur fornecendo uma suave iluminação no local, em diversas cores conforme for necessário - especialmente útil durante a amamentação noturna.

    Um último detalhe é a presença de botões “físicos” de fácil acesso no dispositivo para ligar/desligar a luz e o som de música de ninar (ou ruído branco) facilmente.

    image.jpeg

    Integração com ecossistema Apple

    Muitas vezes utilizei um iPad para visualizar a câmera, valendo-me do recurso de “PiP” para poder deixar em um canto da tela a imagem do que se passa no local monitorado. Outras tantas vezes, utilizei este mesmo recurso de PiP no iMac - que permite visualizar a câmera seja pelo app “casa” do MacOS, seja pelo webapp nativo da Arlo em seu site no navegador. Utilizo mais o app casa pela praticidade, porém em alguns momentos onde precisava de determinadas funções específicas acabei recorrendo ao aplicativo web do produto - que funciona muito bem no Safari, diga-se de passagem.

    Não posso deixar de contar que graças à integração com HomeKit, utilizamos o recurso de PiP do Apple TV para checar o que estava acontecendo no berço enquanto assistimos alguma série ou evento esportivo. Citando um exemplo, a gente recebia uma notificação no Apple Watch indicando detecção de choro, som ou movimento no berço - o que nos fazia abrir em PiP a imagem da “babá eletrônica” para então decidir se era necessário pausar a ação na TV para acudir o bebê no berço ou não - o que nos poupou por diversas vezes de ter que ir até o bebê só pra ver o que estava acontecendo.

    Outras possibilidades boas que a integração com o ecossistema permite é o poder incluir o LED da babá eletrônica nas cenas de iluminação da casa, criar automações e atalhos da Siri, e utilizar o app casa em todos os dispositivos compatíveis - desde tela grande como iPad até tela pequena como o apple Watch, por exemplo, que tem até a funcionalidade de interfone (comunicador viva-voz) de forma bem prática no app casa do relógio.

     

    image.jpeg

    Notificação de choro sendo recebida “na night"


    image.jpeg

    Modo PiP do app Casa no TVOS
     

    Aplicativo Arlo (iOS/ iPadOS)
    Mas indiscutivelmente é pelo iPhone que eu e minha mulher mais nos valemos da utilidade do Arlo Baby, não apenas pelo fato do iPhone está sempre à mão, mas também porque app “Arlo” para iOs permite desfrutar de todas as funcionalidades do produto - incluindo gravar histórias ou canções com sua própria voz para a criança, ou tocar sons de ruído branco (altamente eficazes para acalmar recém nascidos) e canções de ninar por um tempo determinado, dentre outros recursos adicionais.

    É também pelo app Arlo que é possível visualizar as gravações automáticas realizadas pela detecção de movimentos e choro, já que, infelizmente, este produto não é compatível com o HomeKit Secure Video. O plano gratuito de armazenamento em nuvem da Arlo permite deixar salvo e acessar as gravações dos últimos 7 dias.

    Também é possível ver o histórico de temperatura, umidade e qualidade do ar ambiente apenas pelo app Arlo, e pelo Web App no Safari para MacOS - já que essa visualização de gráfico e histórico também inexiste no app Casa da Apple.

    Vale mencionar aqui que o App Arlo não é exclusivo do iPhone, também tem versão iPad. E em ambos há ainda um recurso bastante útil de “always listening”, onde o app fica reproduzindo o som do ambiente monitorado em segundo plano, mesmo com outro app aberto. Permite, por exemplo, ficar escutando o som do quarto enquanto se está lendo um eBook, trabalhando ou escrevendo artigos e reviews 🤓. Este é o recurso este que mais se aproxima da funcionalidade de uma babá eletrônica tradicional, e não poderia faltar.

    Notificações 
    O app “Arlo” envia basicamente estes tipos de notificação:
    Choro detectado
    Movimento detectado
    Som detectado
    Nível ruim de qualidade do ar detectado
    Temperatura indesejada (pode ser alta ou baixa)
    Nível de humidade indesejado
    A detecção de choro funciona a contento, porém não são raros os casos que é enviada a notificação mais genérica de “som detectado” mesmo com o bebê chorando.

    Câmera de segurança
    A possibilidade de detecção de som e movimento (com área selecionável) tornam o Arlo Baby apto a também ser útil como câmera de segurança - a exemplo das demais câmeras da marca.
    Na verdade todos os recursos comuns à linha de câmeras de segurança Arlo estão presentes no Arlo Baby - exceto detecção e identificação de rosto - o que traz boa sobrevida ao produto para uso futuro mesmo quando não houver mais bebês para serem monitorados em casa.

    image.png

    Funcionalidade de interfone (comunicador viva-voz) no App casa (iOS)
    image.png

    Interface do app Arlo

    image.png

    Possibilidade de automação usando sensor de humidade do Arlo Baby
    image.png

    Gráficos de histórico, apenas no App Arlo

    Recursos adicionais

    Já quanto ao tal de “nível de qualidade do ar”, este recurso é relacionado à detecção de “Compostos Orgânicos Voláteis” (COV) no ambiente. Este sensor é afetado por gases tóxicos como Monóxido de Carbono, Iso-Butano, Hidrogênio, Etanol, Metanol, dentre outros. Estes agentes podem causar desconforto respiratório, alergias ou mesmo asfixia (caso do Monóxido de Carbono) e podem ser causados por focos de incêndio (de novo, no caso do Monóxido de Carbono) ou por produtos de limpeza, verniz, tinta fresca, sprays de cabelo, gases, etc…

    Muitas vezes, o simples fato do quarto estar abafado e com todas as janelas e cortinas fechadas por algum tempo disparava estes alertas de qualidade do ar. O simples fato de melhorar a ventilação do ambiente fazia o alerta cessar - o que é muito positivo nos lembrando da importância de manter o ambiente bem arejado.

    Vale ressaltar que minha esposa identificou uma forte correlação entre alertas de qualidade do ar e a necessidade de se trocar as fraldas da criança.. segundo ela, quando chega notificação de baixa qualidade do ar quase sempre o quarto está fedido e o bebê precisando ser trocado. Não há qualquer indicação sobre isto no manual do produto - pra mim, é “coisa de mãe”, mesmo!

    Como vivemos em Brasília, o sensor de humidade é também muito importante. A região sofre com problemas de baixa humidade do ar em certa época do ano em que a seca chega a causar desconfortos e problemas de saúde em crianças e adultos. Neste cenário, preparei uma simples automação no HomeKit para uma tomada inteligente ser acionada e ligar o umidificador de ar do ambiente sempre que a umidade do ar estivesse abaixo de 40%. Foi bem interessante! E friso aqui que o Arlo Baby mostrava e notificava baixa umidade no ar dias antes dos jornais e do governo local declarar “estado de alerta” (normalmente só depois deste alerta do governo é que a gente lembrava de usar umidificador)

    Delay e outros pontos negativos

    Pela minha experiência de uso, o principal ponto negativo do produto é o atraso (delay) da imagem e som quando visualizado seja pelo app casa, seja pelo App do fabricante (Arlo). O atraso é variável, mas nunca menos do que 2 segundos - sendo que algumas vezes percebi atrasos de mais de 5 segundos. Então houveram sim vários casos em que escutei o choro vindo do quarto instantes antes de ouvir o barulho pelo app de monitoramento. 
    A notificação de choro, movimento ou som detectado tem um atraso maior ainda - algo da ordem de 20 segundos ou mais. Considero que o recurso é útil mesmo assim, especialmente quando se está em um cômodo mais distante, outro pavimento, concentrado no trabalho ou ouvindo filme.
    Outro ponto negativo é a impossibilidade de se integrar a reprodução de música de ninar e ruído branco às automações HomeKit. Como é um recurso disponível apenas pelo app do produto, não é possível programar para tocar música ou ruído em horários definidos ou em resposta a eventos captados por outros sensores.
    Também cito aqui como ponto negativo a ausência de detecção e identificação de rosto, recurso presente na maioria das câmeras de segurança, inclusive nos modelos do próprio fabricante.

    Considerações finais

    Desconhecido, talvez por ser um produto de nicho, o Arlo Baby é um dispositivo surpreendente. Além de cumprir muito bem o seu papel principal de ser uma babá eletrônica inteligente, os diversos recursos adicionais presentes e a própria integração com HomeKit dão longevidade ao produto, que poderá ser útil por muito tempo ainda como câmera de segurança e sensor ambiente mesmo depois das crianças crescidas.

    Entrentanto, esta “inteligência” do produto revela também seu maior ponto fraco: O atraso considerável na visualização de tempo real - delay inexistente em babás eletrônicas convencionais.

    Depois que comprei o meu e recomendei para amigos e parentes, tive notícias de mais 3 que adquiriram o produto - que pode ser importado por meio de algum serviço de redirecionamento de encomendas já que é muito difícil encontrar o produto à venda no Brasil. Quando adquiri minha primeira unidade, estava disponível na Apple Online Store, mas quando fui adquirir uma segunda unidade já não estavam mais a venda no site da própria Apple.

  2. Pessoal, alguém conseguiu fazer o VidaaS Conect funcionar no M1?
    Não consigo acessar sites como e-cac, tampouco assinar no Adobe Acrobat.
    No PJE, após configurar a biblioteca certinho, ele diz que não encontrou nenhum certificado. Ou seja, está inútil por aqui.
    Alguma luz nessa escuridão? kkk
     

    Algumas alternativas imediatas:

    e-Cac: acessar com login Gov.Br (autenticando pelo app no celular, logon de banco, etc)

    Assinar no Adobe Acrobat: Usar o assinador do Gov.Br ( https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica ) para assinar documentos ao invés do Adobe, utilizando o login Gov.Br

    Se tiver ou adquirir um certificado digital em Nuvem como o NeoID do Serpro poderá também usá-lo no logon nos dois serviços acima (direto ou via “entrar com Gov.Br”)

    Já o caso do PJe, como não é integrado ao Gov.Br e também não aceita certificado em nuvem aí eu não sei o que propor de alternativa.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  3. Em 10/06/2023 at 13:29, fabricio.dmorison disse:

    Me irrita é ter que usar Mac... Uso pra dizer "sei usar", "experimentei usar", "tenho a cabeça aberta pra experimentar". Mas nada substitui Windows pra uso pessoal/doméstico/jogar e nada substitui Linux (Ubuntu, CentOS, etc) pra programar. Já uso Mac faz dois anos pra trabalhar, quanto mais uso e aprendo, mais tenho certeza que é ruim e o povo diz q usa/gosta só por status mesmo.

    Desenterrou um tópico mais de 10 anos depois da última postagem.

    PARABÉNS! No finado "HT Forum" receberia o "troféu pá de ouro" por desenterrar um tópico tão antigo.

    Hoje em dia passa raiva quem usa computador INTEL... depois de trabalhar com Apple Silicon qualquer intel parece uma máquina pré histórica.

  4. 10 horas atrás, Furan disse:

    Prezadas/os,

    Caso seja possível agradeceria a indicação de suporte técnico da Apple em Brasília. Tenho 1 iPad Air (original com problemas na tela), iPhone 5s (bateria estufada) e controle Apple tv (4th geração não 4K, achou que de tanto cair desgrudo ou a bateria se encontra levemente estufada) precisando de concerto. Liguei para My Mac na Asa sul e o retorno foi ...  iPad Air e iPhone não oferece serviço (sugestão reciclar) e o controle da Apple tv (melhor comprar um novo) ..

    Obrigado

    Eu sempre levo os produtos Apple na MyMac (Cine São Francisco metrô 102/103 sul) há muitos anos. Mais de 10 anos com certeza. Excelente serviço. É a autorizada Apple na cidade há anos. Cobram preço de tabela da Apple.

    Meus parentes e colegas de trabalho em busca de opções econômicas com peças paralelas estão recomendando uma loja no Liberty Mall, 7º andar (Casa do Mac). Também tem relatado bom atendimento.

  5. Esse "desespero" para esconder a fiação normalmente nunca se justifica. O melhor mesmo é evitar embutir demais os fios e colocar a TV apoiada sobre um rack convencional mesmo, evitando de passar a fiação por canaletas estreitas na parede. Esse lance de pendurar a parede na TV é coisa de arquiteto, pode parecer coisa bonita a princípio, mas não é prático e não se sustenta com o tempo. Só traz dor de cabeça no médio e no longo prazo

  6. É por isso que minha relação com a Apple é de amor/ódio há anos.

    Ódio quando está vendo os preços dos produtos e amor depois que se deixa levar,
    Finalmente compra e vai usando os produtos e serviços.

    Sobre o preço da loja oficial da Apple, tem uma coisa: A loja própria não concorre com seus parceiros no varejo - a política é ter na loja oficial o preço de referência. Um preço “máximo” pode-se dizer assim.

    Com isso ela mantém um bom relacionamento com as operadoras e varejistas que compram no atacado para revender.

    Não é só a Apple que tem essa política, é comum.

    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  7. Então a tomada inteligente (HomeKit?) alimenta um filtro de linha, onde você liga os Mac (Mac Mini ou iMac?) e o carregador de iPhone - é isso?

    Dificilmente há algo para se preocupar. Eu tenho tomada inteligente HomeKit e elas fazem
    Um barulho de relé quando acionadas, mas isso não gera um pico de energia relevante pois os Macs já estarão desligados quando desligar a tomada.

    Obviamente não recomendo desligar o Mac de uma vez pela tomada… a não ser que seja macbook - aí tem menos problema ainda pois não há energização direta, né. Tem o carregador de bateria


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. Em 19/06/2021 at 12:48, lfgp disse:

    Prezados,

    Quero trocar meu MacBook Pro mid-2012 por um Air 2020, com M1. O problema é que o programa que eu uso para o trabalho só roda em Windows, que hoje tenho via bootcamp. Eu não consigo achar de jeito nenhum algum lugar que diga se esse programa roda ou não via parallels no M1. 
     

    Se alguém tiver um M1 com parallels instalado e windows 10 na última versão, poderia, por favor, testar pra ver se abre? Vai ser o ponto decisivo pra eu comprar ou não, por isso preciso da resposta.

    O programa é extremamente leve e governamental, então podem baixar com tranquilidade. O instalador está aqui: https://www.tjsp.jus.br/webconnection - ao instalar, é só selecionar 2 instância.

     

    Muito obrigado.

     

    Tem um tópico aqui só de advogados e pessoas que trabalham com PJe e demais sistemas do judiciário e são usuários de Mac. Tem gente com Mac M1 lá:

     

    Em todo caso, recomendo também analisar o serviço "Maquinais Virtuais do Azure", da microsoft, onde você cria um desktop com windows na nuvem para poder usar para fins pessoais, particulares ou de trabalho. Aí você instala nele essa suíte de aplicativos para teletrabalho e acessa pelo Remote Desktop

  9. Em 07/10/2021 at 15:43, Leonardo Nascimento disse:

    Fala Pessoal!! obrigado a todos pelas opiniões.

    Dando até um feedback aqui, acabei indo de iPhone 12 128gb + Apple Watch SE GPS + Celular. 

    Estou gostando muito dos dois aparelhos, me adaptando novamente muito bem. O relógio também é maravilhoso e tem atendido as minhas expectativas, já que tenho usado para algumas caminhadas sem levar o iPhone. Agora que o Spotify tem offline também no relógio fica top.

    Valeu!! 

    Show! Parabéns! Logo logo vai estar aproveitando a maior qualidade com menor preço do Apple Music com o Dolby Atmos nos AirPods ou até mesmo o LossLess em algum aparelho de som / headphone TOP.

    Sim... o Apple Music hoje em dia é mais barato que o Spotify no Brasil, especialmente se embutido no combo do Apple ONE.

  10. Relatando: Renovei o AppleCare+ do iPhone 11 pro que foi comprado junto com o aparelho no lançamento. Cartão NOMAD.

    O AppleCare+ que foi comprado junto com o iPhone no lançamento expirou após passados os 2 anos da cobertura. Consegui renovar com o cartão NOMAD, simplesmente entrando no http://checkcoverage.apple.com alguns dias após já expirada a cobertura, trocando a região para "United States" no rodapé da página e seguindo o fluxo que aparece no link de "Renew AppleCare+" que apareceu após inserir o número de série do iPhone expirado.

    Quando solicitado, loguei com meu appleID nacional mesmo, brasileiro, o principal que uso no dia-a-dia.

    Foi enviado e-mail para ser aberto no iPhone, tudo certo.

    Na hora do pagamento coloquei os dados do cartão NOMAD com um endereço de cobrança qualquer dos Estados Unidos que uso para compras. Usem um endereço que não cobra impostos para economizar uns trocados. Aprovou em poucos minutos a cobertura, agora em plano mensal.

     

  11. Sim, existem adaptadores Lightning para P2 de maior qualidade que o da própria Apple no mercado, com foco em áudio Hi-Fi.

    Como a Apple foi “obrigada” a fornecer um adaptador na época do iPhone 7, acabou fazendo um adaptor de baixo custo pra ela.

    Segue uma discussão de alguns adaptadores que o pessoal do Hi-Fi usa:

    https://www.head-fi.org/threads/ultraportable-lightning-dacs-thread.847113/


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  12. Por padrão, se você ativa a "biblioteca de fotos do iCloud" as fotos são copiadas e sincronizadas com iCloud e somente são apagadas do iMac quando o sistema perceber que algum outro app está precisando do espaço no disco.

    Ou seja: quando está sobrando espaço no HD o MacOS mantém uma cópia das fotos e dos arquivos do iCloud localmente, para melhorar o desempenho e a experiência de uso.

    Quando o disco fica cheio e as fotos começam e estar só no iCloud, às vezes fica um pouco lento para editar uma foto, ou pesquisar fotos antigas ou selecionar fotos antigas para compartilhar... é para evitar isso que as fotos locais só serão deletadas quando o disco local estiver enchendo.

  13. Excelente tópico! Me fez ter saudades do HTFORUM🪦

    Uma coisa que gosto de lembrar quando converso com amigos sobre essa novidade que é o lossless no Apple Music, é que se trata simplesmente do retorno à qualidade de CD 💿.

    O lossless de alta resolução é que traz algo superior!

    Ou seja: O Apple Music agora finalmente se equipara à qualidade de CD ( 16 bits 44.1Khz) na grande maioria de suas músicas disponíveis. E para aproveitar isso pode-se utilizar de aparelhos de som convencionais como Home Theaters e Micsosystems com caixas acústicas boas (ligados por cabo ao apple TV ou Mac, por exemplo). Som de carro de qualidade também ira tocar áudio lossless com maior qualidade (quando conectado por cabo, no modo " ipod " (me corrijam se estiver errado).

    Porém para aproveitar O lossless de alta resolução é que é necessário mais investimento em hardware e conexões apropriadas.

  14. 5 horas atrás, irosemberg82 disse:

    Boa tarde, comprei esses dias um Imac 14,1 ou seja o iMac 21,5 Late 2013, tudo como original, gostaria de saber o melhor tipo de SSD e mais rapido para esse modelo e o maximo de Memória.

     

     

    Irosemberg de Araujo 

    Normalmente é melhor usar um SSD externo via Thunderbolt, já que o HD interno desses iMac de 21,5" é muito difícil de ser trocado (vai ter que fazer isso em algum local especializado).

  15. Parabéns pelo sucesso no uso do AppleCare+!

    Não precisa fazer nada para que o novo aparelho continue coberto pelo seguro.
    Em ajustes -> geral já deve aparecer a cobertura.

    Temos direito a 2 trocas por danos acidentais a cada 12 meses. Ou seja: trocou por causa de quedas pela 2ª vez tem que esperar 12 meses para trocar de novo. Aí muitas vezes já expirou o plano.

    Lembrando que trocas por problemas internos são ilimitadas, como se fosse na garantia.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

×
×
  • Criar Novo...