Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

M1 PRO X AIR M4

Featured Replies

Postado

Olá amigos, passando para pedir uma ajuda com uma duvida.
Tenho um MacBook Pro 14" M1 Pro
16gb
SSD 512

Baita máquina e tudo em bem com ela.
Porém estava avaliando uma troca e pensei em um Air M4, tbm com 16gb com 256 SSD.
Como armazenamento não é um fator determinante para mim, meus arquivos de trabalho ficam todos na nuvem. Trabalho com design (Adobe Photoshop, Illustrator, After Effects). Eu teria algum ganho muito superior com o M4 em comparaçÃo ao M1 Pro?
Ou esqueço e continuo com meu e penso em trocar apenas por outro Pro ?

• Respostas 13
  • Visualizações 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Opa! Satisfação em poder ajudar. Com certeza você não vai se arrepender. É aquele tiro certo.   Cara é mais ou menos o que disse ao Euriberto. Vai depender mesmo do que tu vai fazer na máquin

Postado
Em 22/09/2025 at 17:13, Euriberto De Amorim Santana Neto disse:

16gb
SSD 512

Porém estava avaliando uma troca e pensei em um Air M4, tbm com 16gb com 256 SSD.
Como armazenamento não é um fator determinante para mim, meus arquivos de trabalho ficam todos na nuvem. Trabalho com design (Adobe Photoshop, Illustrator, After Effects). Eu teria algum ganho muito superior com o M4 em comparaçÃo ao M1 Pro?

Escolha difícil... a otimização de energia no M4 é melhor, mas a performance no final das contas tende a ser bem parecida.

Postado
  • Autor
12 horas atrás, Marcelo Melo disse:

Escolha difícil... a otimização de energia no M4 é melhor, mas a performance no final das contas tende a ser bem parecida.

Ganharia alguns anos de upgrade. Avaliando bem e pensando muito em fazer a troca. Se o desempenho será o mesmo já me deixa aliviado.

Postado

Só se renderizar algo no AE por longo tempo por ex., já que o Air não tem ventoinha, vai esquentar e limitar desempenho.

Postado

De quanto seria a volta em $$, aproximadamente?

Postado

Amigo, troquei um MBP 14" M2 PRO (16GB/1TB SSD) por um Mac Mini M4 base (16GB/256GB SSD) e o ganho foi satisfatório...

Postado
Em 22/09/2025 at 17:13, Euriberto De Amorim Santana Neto disse:

16gb
SSD 512

Cara o M4 tem aceleração pra Ray Tracing. Isso quer dizer que o hardware do M4 pode lidar com alguns cálculos que o M1 vai sofrer. Pesquise se o teu fluxo de trabalho vai se beneficiar dessa arquitetura. Se a resposta for NÃO, juntaria mais uma grana iria logo pra um M4 Pro com 24Gb de RAM no futuro. 

Ah, vale lembrar que a largura de banda da memória unificada do M1 é de 200 Gbps enquanto que do M4 é 120 Gbps. Esse fator pode influenciar suas aplicações, pois como você trabalha com imagens e vídeo, isso fica alocado na RAM e a velocidade de comunicação entre ela e o processador acontece até esta velocidade máxima teórica, o que vai direto na sensação de "fluidez" do teu sistema. 

Se o M1 te atende, o M4 também vai te atender, mas você vai perder:

• 120 Hz Promotion MiniLed Display que até hoje é um dos melhores displays do mercado;
  • o som do Pro é sensivelmente acima do presente no Air;
  • o leitor de cartão de memória e a porta HDMI; e 
  • as duas ventoinhas que em um carga de trabalho mais demorado como um encode ou render vai fazer toda diferença, pois o processador não vai ter a frequência limitada por termal throttling.

Se fosse como o caso do amigo Siqueira, ai acho que o tradeoff valeria, pois o Mac Mini tem um cooler bem eficiente, extraindo 100% do potencial do M4. 

O foco do air não é ser uma máquina profissional. Aqui no BR a gente sofre porque os preços são proibitivos, mas nos EUA o modelo M4 do Air de entrada da 799 USD já faz alguns meses, realmente colocando ele no patamar do que ele foi desenvolvido pra ser: o notebook de entrada da marca que te acompanha todo canto pra trabalhos leves e longa duração de bateria, apesar de quebrar uma baita galho pra edições, mas pra ser tua máquina principal em trabalhos com arte digital, ai já foge um pouco, então nem da pra criticar a ausência de cooler fan, e outras limitações. Por isso existem os PROs aUHAhuuha.

Em resumo, se fosse uma decisão minha eu não trocaria, mas se você pesquisar e entender que o Air te atende, manda bala, é uma máquina bacana também.

Depois conta pra gente o que decidiu. 

Valeu!

Postado

Air M4. É um salto e tanto. Não justifica ser um Pro.

Postado
  • Autor
Em 27/09/2025 at 22:52, Sichieri disse:

Cara o M4 tem aceleração pra Ray Tracing. Isso quer dizer que o hardware do M4 pode lidar com alguns cálculos que o M1 vai sofrer. Pesquise se o teu fluxo de trabalho vai se beneficiar dessa arquitetura. Se a resposta for NÃO, juntaria mais uma grana iria logo pra um M4 Pro com 24Gb de RAM no futuro. 

Ah, vale lembrar que a largura de banda da memória unificada do M1 é de 200 Gbps enquanto que do M4 é 120 Gbps. Esse fator pode influenciar suas aplicações, pois como você trabalha com imagens e vídeo, isso fica alocado na RAM e a velocidade de comunicação entre ela e o processador acontece até esta velocidade máxima teórica, o que vai direto na sensação de "fluidez" do teu sistema. 

Se o M1 te atende, o M4 também vai te atender, mas você vai perder:

• 120 Hz Promotion MiniLed Display que até hoje é um dos melhores displays do mercado;
  • as duas ventoinhas que em um carga de trabalho mais demorado como um encode ou render vai fazer toda diferença, pois o processador não vai ter a frequência limitada por termal throttling.

Se fosse como o caso do amigo Siqueira, ai acho que o tradeoff valeria, pois o Mac Mini tem um cooler bem eficiente, extraindo 100% do potencial do M4. 

O foco do air não é ser uma máquina profissional. Aqui no BR a gente sofre porque os preços são proibitivos, mas nos EUA o modelo M4 do Air de entrada da 799 USD já faz alguns meses, realmente colocando ele no patamar do que ele foi desenvolvido pra ser: o notebook de entrada da marca que te acompanha todo canto pra trabalhos leves e longa duração de bateria, apesar de quebrar uma baita galho pra edições, mas pra ser tua máquina principal em trabalhos com arte digital, ai já foge um pouco, então nem da pra criticar a ausência de cooler fan, e outras limitações. Por isso existem os PROs aUHAhuuha.

Em resumo, se fosse uma decisão minha eu não trocaria, mas se você pesquisar e entender que o Air te atende, manda bala, é uma máquina bacana também.

Depois conta pra gente o que decidiu. 

Valeu!

Valeu demais meu amigo, ajudou pra caramba com minha dúvida. Praticamente decidi em pegar um Pro M4 mesmo. Viajo em dezembro e vou realizar esse upgrade. Optei em não sair do Pro mesmo.

Postado

Eu tenho essa duvida, mas é na troca de um MacBook Pro M2 Pro 16” por um MacBook Air M4 15”.

Postado
11 horas atrás, Euriberto De Amorim Santana Neto disse:

Valeu demais meu amigo, ajudou pra caramba com minha dúvida. Praticamente decidi em pegar um Pro M4 mesmo. Viajo em dezembro e vou realizar esse upgrade. Optei em não sair do Pro mesmo.

Opa! Satisfação em poder ajudar. Com certeza você não vai se arrepender. É aquele tiro certo.

1 hora atrás, macrulez disse:

Eu tenho essa duvida, mas é na troca de um MacBook Pro M2 Pro 16” por um MacBook Air M4 15”.

Cara é mais ou menos o que disse ao Euriberto. Vai depender mesmo do que tu vai fazer na máquina e se vai topar abrir mão dos "mimos" que o Pro te dá, como citei ali no outro comentário:

Eu não consigo aceitar a troca do painel Mini Led de 120 Hz pelo IPS de 60 Hz do Air. 

Postado
12 horas atrás, Sichieri disse:

Opa! Satisfação em poder ajudar. Com certeza você não vai se arrepender. É aquele tiro certo.

Cara é mais ou menos o que disse ao Euriberto. Vai depender mesmo do que tu vai fazer na máquina e se vai topar abrir mão dos "mimos" que o Pro te dá, como citei ali no outro comentário:

Eu não consigo aceitar a troca do painel Mini Led de 120 Hz pelo IPS de 60 Hz do Air. 

Poisé, fico com receio de trocar e me arrepender. A tela e som são um dos meus medos. Mas ao mesmo tempo, o Mac está simplesmente parado. Tenho usado mais meu iPad ou o iPhone. Por isso pensei em trocar por um MacBook Air M4, para ter ao menos a tela grande. rs

Postado
9 horas atrás, macrulez disse:

Poisé, fico com receio de trocar e me arrepender. A tela e som são um dos meus medos. Mas ao mesmo tempo, o Mac está simplesmente parado. Tenho usado mais meu iPad ou o iPhone. Por isso pensei em trocar por um MacBook Air M4, para ter ao menos a tela grande. rs

Se o MBP 16" está parado, o Air de 15" também vai ficar parado... se fosse o de 13" sim vc ganharia muito em mobilidade... pra mim, o Air de 15" é o device mais sem sentido e feio já feito na história da Apple.

Postado
11 horas atrás, macrulez disse:

É cara se o iPad te atende, melhor pegar um iPad maior kkkk 

Pra mim o iPad é complementar mesmo. Não substitui o Mac. Eu uso assim pelo menos. 

Talvez o Air de 13.6 seja melhor pra você viu. Concordo com o Siqueira nessa aí. 

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.