Postado 24 de março de 20251 ano comment_1562236 Olá, saudações a todos. Sou novo aqui e vim solicitar a ajuda de vocês sobre uma dúvida. Recentemente comecei a estudar design e pretendo me especializar na área. Adquiri um MacBook Pro M1 (8Gb + 256Gb) que está praticamente como saiu da loja. A pessoa que me vendeu usou tão pouco que, desde 2021, quando foi comprado, o Mac está apenas com 60 ciclos de carga. O cabo do carregador ainda está branquinho ahaha. Eu também sou uma pessoa que gosta muito de iPad, pra ser sincero até prefiro. Peguei o Mac somente pra ter contato com algumas ferramentas que sei que ainda não estão tão completas no iPad. Minha dúvida é a seguinte: Eu não sou um hard user, vocês acham que valeria a pena eu vender esse Mac e com a grana dele investir em um Mac Mini + um iPad? O Mac Mini ficaria no meu Setup para quando precisasse usar apps que só conseguiria no macOS e o iPad para o dia-a-dia. Ou devo continuar com o MBP que foi realmente um achado essa máquina tão nova pelo preço que peguei (paguei menos de 5k) Denunciar
Postado 24 de março de 20251 ano comment_1562238 Dificilmente com o valor do MBP você conseguiria pegar um Mini + iPad. Eu recomendaria ficar com o MBP, e dependendo do financeiro e da necessidade, investiria no iPad. E aí mesmo que monte seu setup de forma 100% fixo, vale montá-lo em cima do MacBook, adicionando 1 monitor + mouse + teclado. Assim você teria três telas e um MacBook e iPad para levar onde quiser quando precisar. Denunciar
Postado 24 de março de 20251 ano Autor comment_1562244 Cara, obrigado pela orientação. Quanto a isso eu tenho um ponto: Não prejudicaria a bateria do MBP ficar fixo ligado no setup? Denunciar
Postado 24 de março de 20251 ano comment_1562255 1 hora atrás, Thiago Petrolini disse: Cara, obrigado pela orientação. Quanto a isso eu tenho um ponto: Não prejudicaria a bateria do MBP ficar fixo ligado no setup? o macOS tem o modo de otimização de bateria. Depois de duas semaninhas mais ou menos ele entende o seu uso e dependendo do que você faça ele vai manter a bateria em 80% pra evitar a degradação dela antecipada. Mas eu recomendo demais o uso de um app chamado AlDente, ele força o Mac a manter os 80% antes desse tempo e tem muuuuuitas opções que evitam a degradação da bateria. Aqui no meu caso o meu Mac chegou a 88% de saúde em cerca de 8 meses de uso, nesse tempo descobri o AlDente, agora 2 anos depois a saúde permanece em 88%. Outro app essencial é o BetterDisplay caso você vá utilizar um monitor externo. Denunciar
Postado 24 de março de 20251 ano Autor comment_1562263 1 hora atrás, Mateus1320 disse: o macOS tem o modo de otimização de bateria. Depois de duas semaninhas mais ou menos ele entende o seu uso e dependendo do que você faça ele vai manter a bateria em 80% pra evitar a degradação dela antecipada. Mas eu recomendo demais o uso de um app chamado AlDente, ele força o Mac a manter os 80% antes desse tempo e tem muuuuuitas opções que evitam a degradação da bateria. Aqui no meu caso o meu Mac chegou a 88% de saúde em cerca de 8 meses de uso, nesse tempo descobri o AlDente, agora 2 anos depois a saúde permanece em 88%. Outro app essencial é o BetterDisplay caso você vá utilizar um monitor externo. Cara, obrigado. Estou com o meu há uns 3 dias e mesmo assim ele ainda carrega até os 100% com o modo otimizado ligado. Quando a esse app que você me indicou, vou pesquisar. A minha questão quanto a ficar com esse Mac ou não é que eu tenho muita habilidade com iPad, fora que acho mais prático no dia-a-dia. Mas esse Mac que eu peguei tá impecável. Pra você ter uma noção ele foi comprado no final de 2021. A bateria ainda tá com 88% e apenas 60 ciclos. O cara que me vendeu comprou e deixou guardado kkkkk. Por isso me faz pena vender. E pra comprar um iPad agora seria muito dispendioso pra mim, mas o iPad me faz falta Denunciar
Postado 24 de março de 20251 ano comment_1562268 37 minutos atrás, Thiago Petrolini disse: Cara, obrigado. Estou com o meu há uns 3 dias e mesmo assim ele ainda carrega até os 100% com o modo otimizado ligado. Quando a esse app que você me indicou, vou pesquisar. A minha questão quanto a ficar com esse Mac ou não é que eu tenho muita habilidade com iPad, fora que acho mais prático no dia-a-dia. Mas esse Mac que eu peguei tá impecável. Pra você ter uma noção ele foi comprado no final de 2021. A bateria ainda tá com 88% e apenas 60 ciclos. O cara que me vendeu comprou e deixou guardado kkkkk. Por isso me faz pena vender. E pra comprar um iPad agora seria muito dispendioso pra mim, mas o iPad me faz falta Primeiro bem vindo companheiro de profissão! E parabéns pela compra! Quanto a sua pergunta principal, eu aconselharia vc ficar com o macbook, pois inevitavelmente mais pra frente no curso de design vc vai ter que começar a levar ele pra facul, seja pra fazer as coisas mesmo onde muitas vezes não vai ter maquina nos laboratórios da faculdade pra usar bem, ou mesmo pra vc apresentar os trabalhos que vão seguir. Segundo que os apps da Adobe pra iPad são muuuuuito limitados. Pra vc desenhar com ctz ele vai ser muito util, mas vai chegar em algumas coisas um pouco mais avançadas que ele vai começar a ficar devendo, ainda mais se vc começar a utilizar os sistemas de IA que a cada atualização tão implementando mais. Então aproveite a sua barganha e mais pra frente pegue o iPad ( até pq normalmente o primeiro ano de Design, se vc estiver fazendo bacharelado, é pura teoria mesmo hahaha)... depois vc vai pode aproveitar mais a praticidade do iPad. Quanto a bateria como já falaram, instale pra ontem o AlDente. Eu até fiz um relato em um topico hoje sobre isso, o Carregamento Otimizado não serve pra quem usa o mac direto na tomada, pois ele do nada se enrola e fica gastando e carregando a bateria de forma péssima e acaba com a saúde da bateria mesmo com poucos ciclos (ele derrubou o meu ex M1 pra 91% com só 32 ciclos)... e depois q instalei o AlDente e mantive em 80% sempre, ele nunca mais baixou! Só q claro q tem um detalhe, o app na versão free só funciona com o mac ligado! Inclusive ele sozinho fica despertando o mac pra manter a carga, então se vc desligar e deixar plugado ele vai carregar até 100%. Já se vc comprar o app ele funciona mesmo desligado. Denunciar
Postado 25 de março de 20251 ano Autor comment_1562274 3 horas atrás, LeBaldi disse: Primeiro bem vindo companheiro de profissão! E parabéns pela compra! Quanto a sua pergunta principal, eu aconselharia vc ficar com o macbook, pois inevitavelmente mais pra frente no curso de design vc vai ter que começar a levar ele pra facul, seja pra fazer as coisas mesmo onde muitas vezes não vai ter maquina nos laboratórios da faculdade pra usar bem, ou mesmo pra vc apresentar os trabalhos que vão seguir. Segundo que os apps da Adobe pra iPad são muuuuuito limitados. Pra vc desenhar com ctz ele vai ser muito util, mas vai chegar em algumas coisas um pouco mais avançadas que ele vai começar a ficar devendo, ainda mais se vc começar a utilizar os sistemas de IA que a cada atualização tão implementando mais. Então aproveite a sua barganha e mais pra frente pegue o iPad ( até pq normalmente o primeiro ano de Design, se vc estiver fazendo bacharelado, é pura teoria mesmo hahaha)... depois vc vai pode aproveitar mais a praticidade do iPad. Quanto a bateria como já falaram, instale pra ontem o AlDente. Eu até fiz um relato em um topico hoje sobre isso, o Carregamento Otimizado não serve pra quem usa o mac direto na tomada, pois ele do nada se enrola e fica gastando e carregando a bateria de forma péssima e acaba com a saúde da bateria mesmo com poucos ciclos (ele derrubou o meu ex M1 pra 91% com só 32 ciclos)... e depois q instalei o AlDente e mantive em 80% sempre, ele nunca mais baixou! Só q claro q tem um detalhe, o app na versão free só funciona com o mac ligado! Inclusive ele sozinho fica despertando o mac pra manter a carga, então se vc desligar e deixar plugado ele vai carregar até 100%. Já se vc comprar o app ele funciona mesmo desligado. Muito obrigado, amigo. Explicação maravilhosa. A minha dúvida era realmente essa. Pelo fato de ter muita teoria no início, imaginei que o iPad seria mais conveniente pela portabilidade, e deixar o Mini em casa pras tarefas mais exigentes. Fora que o meu curso é a distância. Somente um curso livre que faço presencial. No momento não estou com tanta verba pra investir no iPad, apesar de preferi-lo (se pudesse só usava iPad hahah). Eu só não entendi a parte da explicação do app AIDente. Quanto ao fato da versão free só funcionar com o Mac ligado. Editado 25 de março de 20251 ano por Thiago Petrolini Denunciar
Postado 25 de março de 20251 ano comment_1562292 11 horas atrás, Thiago Petrolini disse: Muito obrigado, amigo. Explicação maravilhosa. A minha dúvida era realmente essa. Pelo fato de ter muita teoria no início, imaginei que o iPad seria mais conveniente pela portabilidade, e deixar o Mini em casa pras tarefas mais exigentes. Fora que o meu curso é a distância. Somente um curso livre que faço presencial. No momento não estou com tanta verba pra investir no iPad, apesar de preferi-lo (se pudesse só usava iPad hahah). Eu só não entendi a parte da explicação do app AIDente. Quanto ao fato da versão free só funcionar com o Mac ligado. o AlDente ele consegue limitar a carga máxima que o macbook vai carregar a bateria, por exemplo, isso já tem de anos e anos a fio varios testes que mostram que vc carregar qualquer bateria de um eletronico entre 20% e 80% consegue ter uma saude maior do que um uso de 0% a 100%, exatamente pela questão da estabilidade de voltagem da própria bateria de litio, como pelo conceito geral mesmo (não sei o quanto vc conhece sobre teoria de pilhas na área de quimica, mas se quiser conhecer da uma pesquisada e vai entender que a cada ciclo vc perde partes da massa do metal), então quanto mais carga vc tiver tanto pro lado esvaziada como pro lado carregada, melhor! Dito isso se vc manter um aparelho sempre carregado em 100% a bateria não tem muita "liberdade" pros eletrons se moverem livremente nela, afinal ela está totalmente carregada, já quando se tem uma sobra, eles se movem mais livremente (por isso que se existe uma regra de armazenamento de bateriam com cerca de 50-60%, pois fica bem no meio e a bateria consegue se manter saudável por mais tempo). Então usando essa premissa o AlDente traz pro MacOS o que no Windows muitos notebooks já trazem, que é limitar a bateria a cerca de 80% pra quem fica plugado direto. Vc até pode melhorar isso e deixar uma carga mais baixa ainda, mas corre o risco pra quando precisar da bateria vc só ter metade da carga, já em 80% vc ainda teria bastante carga pra uso. Então ele te limita o carregamento, vai sempre parar de carregar na % q vc setar (padrão 80%), entretanto como comentei na versão gratuita ele basicamente só faz isso, e só faz com o note ligado. Eu por exemplo nunca desligo meu macbook então ele entra no modo sleep, mas pra manter a carga o próprio app fica acordando ele toda hora pra segurar o carregamento, já na versão paga eles trabalharam mais e funciona mesmo quando desligar (inclusive eu pretendo comprar, mas tenho enrolado hehehehe)... sem falar que ele traz várias funções e relatórios de bateria bem interessantes pra vc acompanhar Denunciar
Postado 25 de março de 20251 ano comment_1562301 Se tiver a grana (e baseado no seu texto), recomendo sim um mac mini com iPad. Já trabalhei assim por um bom tempo e funcionou muito bem. Denunciar
Postado 25 de março de 20251 ano Autor comment_1562318 5 horas atrás, LeBaldi disse: o AlDente ele consegue limitar a carga máxima que o macbook vai carregar a bateria, por exemplo, isso já tem de anos e anos a fio varios testes que mostram que vc carregar qualquer bateria de um eletronico entre 20% e 80% consegue ter uma saude maior do que um uso de 0% a 100%, exatamente pela questão da estabilidade de voltagem da própria bateria de litio, como pelo conceito geral mesmo (não sei o quanto vc conhece sobre teoria de pilhas na área de quimica, mas se quiser conhecer da uma pesquisada e vai entender que a cada ciclo vc perde partes da massa do metal), então quanto mais carga vc tiver tanto pro lado esvaziada como pro lado carregada, melhor! Dito isso se vc manter um aparelho sempre carregado em 100% a bateria não tem muita "liberdade" pros eletrons se moverem livremente nela, afinal ela está totalmente carregada, já quando se tem uma sobra, eles se movem mais livremente (por isso que se existe uma regra de armazenamento de bateriam com cerca de 50-60%, pois fica bem no meio e a bateria consegue se manter saudável por mais tempo). Então usando essa premissa o AlDente traz pro MacOS o que no Windows muitos notebooks já trazem, que é limitar a bateria a cerca de 80% pra quem fica plugado direto. Vc até pode melhorar isso e deixar uma carga mais baixa ainda, mas corre o risco pra quando precisar da bateria vc só ter metade da carga, já em 80% vc ainda teria bastante carga pra uso. Então ele te limita o carregamento, vai sempre parar de carregar na % q vc setar (padrão 80%), entretanto como comentei na versão gratuita ele basicamente só faz isso, e só faz com o note ligado. Eu por exemplo nunca desligo meu macbook então ele entra no modo sleep, mas pra manter a carga o próprio app fica acordando ele toda hora pra segurar o carregamento, já na versão paga eles trabalharam mais e funciona mesmo quando desligar (inclusive eu pretendo comprar, mas tenho enrolado hehehehe)... sem falar que ele traz várias funções e relatórios de bateria bem interessantes pra vc acompanhar Ótima explicação, amigo! Esclareceu bastante as minhas dúvidas! Obrigado! 2 horas atrás, joel.cachioli disse: Se tiver a grana (e baseado no seu texto), recomendo sim um mac mini com iPad. Já trabalhei assim por um bom tempo e funcionou muito bem. Obrigado pelo feedback. Estou avaliando realmente migrar pra esse esquema Mini + iPad Denunciar
Postado 27 de março de 20251 ano comment_1562409 Em 24/03/2025 at 15:35, Thiago Petrolini disse: Cara, obrigado pela orientação. Quanto a isso eu tenho um ponto: Não prejudicaria a bateria do MBP ficar fixo ligado no setup? O sistema de energia do Mac é inteligente (tanto por software quanto por hardware) e foi feito para ficar plugado na tomada SEMPRE que tiver uma por perto. Se vc está numa mesa e tem uma tomada por perto, mesmo que sua bateria esteja bem carregada, plugue na tomada, é assim que é para usar. Estar ligado na tomada não necessariamente significa que está carregando, na maioria das vezes ele apenas mantém a carga. Entenda que um Laptop (seja Mac ou Windows) foi concebido não para ser usado fora da tomada, mas sim para facilitar a movimentação entre uma mesa e outra, nós que deturpamos isso. Em 24/03/2025 at 14:52, Thiago Petrolini disse: Olá, saudações a todos. Sou novo aqui e vim solicitar a ajuda de vocês sobre uma dúvida. Recentemente comecei a estudar design e pretendo me especializar na área. Adquiri um MacBook Pro M1 (8Gb + 256Gb) que está praticamente como saiu da loja. A pessoa que me vendeu usou tão pouco que, desde 2021, quando foi comprado, o Mac está apenas com 60 ciclos de carga. O cabo do carregador ainda está branquinho ahaha. Eu também sou uma pessoa que gosta muito de iPad, pra ser sincero até prefiro. Peguei o Mac somente pra ter contato com algumas ferramentas que sei que ainda não estão tão completas no iPad. Minha dúvida é a seguinte: Eu não sou um hard user, vocês acham que valeria a pena eu vender esse Mac e com a grana dele investir em um Mac Mini + um iPad? O Mac Mini ficaria no meu Setup para quando precisasse usar apps que só conseguiria no macOS e o iPad para o dia-a-dia. Ou devo continuar com o MBP que foi realmente um achado essa máquina tão nova pelo preço que peguei (paguei menos de 5k) Eu acabei de sair de um MacBook Pro M2 Pro + um Desktop para um iPad Pro M4 + um Mac Mini M4 e tem me suprido perfeitamente. Uso o Mac Mini conectado num monitor 4K para produtividade e o iPad para usar na rua e viagens, apesar que até o Mini roda em viagens de vez em quando também... levo para reuniões quando preciso de algo do MacOS. Editado 27 de março de 20251 ano por Anderson Siqueira Denunciar
Postado 29 de março de 20251 ano comment_1562547 Já há muitos anos utilizo iMac + iPad + Pencil, o que considero ideal no meu caso e em uma ampla gama de profissões e atividades. O iMac é na minha opinião o melhor Mac “não pro”, e ganha do MacBook Air “fixo plugado na tomada” em vários aspectos: Desde ergonomia para anos trabalhando horas por semana até o desempenho especialmente ao longo do tempo com a ausência de um componente com vida útil limitada - a bateria. O Mac Mini equipara-se ao iMac neste conceito de desktop + tablet, porém na minha opinião a não ser que queira trazer do exterior na mala sem chamar atenção na alfândega ou se utilizar de um monitor profissional específico (normalmente mais caro que o iMac) considero via de regra o iMac melhor escolha hoje em dia. Denunciar
Postado 29 de março de 20251 ano comment_1562549 @Thiago Petrolini Sou usuário de um MacBook + iPad (ambos M1, 16GB, 1TB) e trabalho com Integridade Estrutural (Engenharia Mecânica). Aqui vai minha experiência com a dupla: - O MacBook dá conta de uns 90% do que preciso. - O iPadOS... bom, podia ser bem melhor. Se ao menos tivesse um “Finder”, já seria um avanço absurdo. O app “Arquivos” é super limitado e dificulta o acesso aos arquivos na nuvem. No fim das contas, os dois me atendem bem, mas o MacBook é onde faço praticamente tudo. O iPad entra mais como um suporte: caderno digital, anotações, consumo de conteúdo, segunda tela quando viajo com os dois e para reuniões onde só participo, sem precisar conduzir. Meu setup gira todo em torno do MacBook, que até poderia ser trocado por um Mac Mini, mas ainda preciso da portabilidade no dia a dia (coisa que o iPad até poderia resolver, se o sistema operacional não atrapalhasse). Quando estou em casa, o MacBook fica 100% do tempo na tomada. Depois de quatro anos de uso, a bateria ainda está em estado "normal", com 86% de capacidade e 205 ciclos. Nunca usei nenhum app para gerenciar isso – mais por falta de conhecimento do que por escolha. Como o pessoal já comentou, se puder segurar o MacBook por enquanto, melhor. Quando der, pega o iPad e usa os dois juntos. No futuro, se sentir necessidade, dá para trocar o MacBook por um Mac Mini ou até um Mac Studio. Tenha em mente que esses equipamentos são ferramentas – o investimento tem que valer a pena e se pagar. Se não, vira só um gasto por status de ter algo da Apple. Denunciar
Postado 29 de março de 20251 ano comment_1562553 Meu setup atual é um Mac Mini (pra produção audiovisual e design gráfico) e um iPad Pro 11” (pra trabalho remoto e entretenimento). Já testei algumas combinações ao longo dos anos — tipo MacBook Pro + iPad Mini e iMac + MacBook Air —, mas esse aqui é, sem dúvida, o que mais faz sentido pra mim. O que eu curto nele é a flexibilidade: cada aparelho tem um papel bem definido. E a modularidade também pesa muito. O iPad vai de estação de trabalho (ligado a um monitor externo) a bloco de notas digital. O Mac Mini, além de ser barato pra comprar e mais ainda pra trocar, me deixa escolher os periféricos que quiser — o único limite é o bolso. Se fosse você, segurava esse MacBook por mais um tempo, já que ele resolve tanto a parte de produção quanto a mobilidade. Mas, se estiver com grana sobrando e quiser algo mais leve pra entretenimento, um iPad 11” básico pode ser um ótimo complemento. Editado 29 de março de 20251 ano por Vinicius Vasques Melhorar redação Denunciar
Postado 4 de agosto de 20254 Ago comment_1567128 Mini M4 (Base) com Dock+NVMe e iPad Pro M4... Setup atualizado Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.