Yago Torres Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro Bom dia, amigos, tudo bem? Tenho um macbook air m2 8gb 256gb com pouco mais de um ano de uso, recentemente tenho notado muito travamento, utilizo basicamente o chrome ou brave com no máximo umas 5 abas abertas, tendo um vídeo rolando, o figma e o app do whatsapp, isso usando um segundo monitor. É normal o mac ter travamentos utilizando "pouca" coisa ao mesmo tempo? Começou tem pouco tempo, tem me atrapalhado bastante, inclusive eu não consigo mais compartilhar a tela em reuniões do trabalho porque fica literalmente com delay, eu movimento o mouse e só acontece uns 2 segundos depois... já tentei resetar o mac de fábrica e instalei até menos coisas do que tinha antes, mas o problema continua... tenho cogitado até vender o mac e voltar para o windows pra resolver esse problema, mas queria continuar com o mac. Alguém tem alguma luz do que pode ser e como resolver? Gratidão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
alvaro81886 Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 1 hora atrás, Yago Torres disse: Bom dia, amigos, tudo bem? Tenho um macbook air m2 8gb 256gb com pouco mais de um ano de uso, recentemente tenho notado muito travamento, utilizo basicamente o chrome ou brave com no máximo umas 5 abas abertas, tendo um vídeo rolando, o figma e o app do whatsapp, isso usando um segundo monitor. É normal o mac ter travamentos utilizando "pouca" coisa ao mesmo tempo? Começou tem pouco tempo, tem me atrapalhado bastante, inclusive eu não consigo mais compartilhar a tela em reuniões do trabalho porque fica literalmente com delay, eu movimento o mouse e só acontece uns 2 segundos depois... já tentei resetar o mac de fábrica e instalei até menos coisas do que tinha antes, mas o problema continua... tenho cogitado até vender o mac e voltar para o windows pra resolver esse problema, mas queria continuar com o mac. Alguém tem alguma luz do que pode ser e como resolver? Gratidão Como está o armazenamento dele? A primeira coisa a se checar e que geralmente pode causar tal, é se está próximo do limite dos 256Gb. Se não for isso, pode ser super aquecimento, apesar de pouco provável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Yago Torres Postado 2 de setembro Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 7 minutos atrás, alvaro81886 disse: Como está o armazenamento dele? A primeira coisa a se checar e que geralmente pode causar tal, é se está próximo do limite dos 256Gb. Se não for isso, pode ser super aquecimento, apesar de pouco provável. Ta bem de boa... Aquecimento não deve ser, porque fica na temperatura normal mesmo, acredito que eu sentiria se fosse isso, porque uso o teclado do mac mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
alvaro81886 Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro Entendi. Meu conhecimento de Mac é um pouco limitado, trabalho mais com smartphones. Tem um pessoal que tem melhor noção técnica aqui e que talvez possa te ajudar. O @palhanoe o @BetoGaleazzo talvez saibam te ajudar melhor. palhano 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
palhano Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 2 horas atrás, Yago Torres disse: Bom dia, amigos, tudo bem? Tenho um macbook air m2 8gb 256gb com pouco mais de um ano de uso, recentemente tenho notado muito travamento, utilizo basicamente o chrome ou brave com no máximo umas 5 abas abertas, tendo um vídeo rolando, o figma e o app do whatsapp, isso usando um segundo monitor. É normal o mac ter travamentos utilizando "pouca" coisa ao mesmo tempo? Começou tem pouco tempo, tem me atrapalhado bastante, inclusive eu não consigo mais compartilhar a tela em reuniões do trabalho porque fica literalmente com delay, eu movimento o mouse e só acontece uns 2 segundos depois... já tentei resetar o mac de fábrica e instalei até menos coisas do que tinha antes, mas o problema continua... tenho cogitado até vender o mac e voltar para o windows pra resolver esse problema, mas queria continuar com o mac. Alguém tem alguma luz do que pode ser e como resolver? Gratidão Realmente é bem estranho esse sintoma. Acho que o ideal é ir tentando descartar algumas coisas, como temperatura ou algum programa exigindo muito do Mac. A temperatura vc pode usar o app chamado MacFanControl https://crystalidea.com/macs-fan-control/download Agora para vê como esta o "consumo" dos programas no Mac, pode usar o Monitor de atividades, ele é nativo do MacOs e encontra na pasta Aplicativos > Utilitários. Quando Mac começar a dar as travas, da uma verificada nele, confere se tem alguma coisa em uso sugando memória RAM ou CPU. alvaro81886 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Yago Torres Postado 2 de setembro Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 1 hora atrás, alvaro81886 disse: Entendi. Meu conhecimento de Mac é um pouco limitado, trabalho mais com smartphones. Tem um pessoal que tem melhor noção técnica aqui e que talvez possa te ajudar. O @palhanoe o @BetoGaleazzo talvez saibam te ajudar melhor. Obrigado pelo auxili @alvaro81886 41 minutos atrás, palhano disse: Realmente é bem estranho esse sintoma. Acho que o ideal é ir tentando descartar algumas coisas, como temperatura ou algum programa exigindo muito do Mac. A temperatura vc pode usar o app chamado MacFanControl https://crystalidea.com/macs-fan-control/download Agora para vê como esta o "consumo" dos programas no Mac, pode usar o Monitor de atividades, ele é nativo do MacOs e encontra na pasta Aplicativos > Utilitários. Quando Mac começar a dar as travas, da uma verificada nele, confere se tem alguma coisa em uso sugando memória RAM ou CPU. Instalei o app aqui, está mais ou menos assim: aquele pico ali no CPU LOAD o brave chegou a 98% de uso da CPU, isso porque só troquei de aba... mas antes eu usava só o chrome e já dava esse problema alvaro81886 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
palhano Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro Essas imagens são com ele travando? Se for, temperatura está boa. Verificar a aba da memória! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Bruno SPG Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 4 horas atrás, Yago Torres disse: Bom dia, amigos, tudo bem? Tenho um macbook air m2 8gb 256gb com pouco mais de um ano de uso, recentemente tenho notado muito travamento, utilizo basicamente o chrome ou brave com no máximo umas 5 abas abertas, tendo um vídeo rolando, o figma e o app do whatsapp, isso usando um segundo monitor. É normal o mac ter travamentos utilizando "pouca" coisa ao mesmo tempo? Começou tem pouco tempo, tem me atrapalhado bastante, inclusive eu não consigo mais compartilhar a tela em reuniões do trabalho porque fica literalmente com delay, eu movimento o mouse e só acontece uns 2 segundos depois... já tentei resetar o mac de fábrica e instalei até menos coisas do que tinha antes, mas o problema continua... tenho cogitado até vender o mac e voltar para o windows pra resolver esse problema, mas queria continuar com o mac. Alguém tem alguma luz do que pode ser e como resolver? Gratidão Clean install após backup e formatação? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
LeBaldi Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 42 minutos atrás, Yago Torres disse: Obrigado pelo auxili @alvaro81886 Instalei o app aqui, está mais ou menos assim: aquele pico ali no CPU LOAD o brave chegou a 98% de uso da CPU, isso porque só troquei de aba... mas antes eu usava só o chrome e já dava esse problema Vi que vc ta usando o Discord, fecha ele e veja se muda algo. Eu usei pro trampo uma época o Discord e sinceramente nunca vi programa mais pesado e bugado pra nada! Tanto que nas opções dele eu fui desabilitando muita coisa pq ele dava uma boa pesada pra trabalhar aqui e gostava de comer uma RAM lascada! Abre a aba Memory e mostre como está. Eu aqui mesmo rodando com swap de 5GB ele não trava, as vezes só no InDesign ele entra na bolinha colorida e fica uns segundos pra carregar outro arquivo aberto, mas isso é pq depende do arquivo mesmo. palhano 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Yago Torres Postado 2 de setembro Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 1 hora atrás, palhano disse: Essas imagens são com ele travando? Se for, temperatura está boa. Verificar a aba da memória! naquele print não tava travando, só fiz o teste de mudar de abra pra ver o comportamento 1 hora atrás, Bruno SPG disse: Clean install após backup e formatação? cara, acho que sim, eu nem fiz backup na real, só apaguei tudo que tinha 59 minutos atrás, LeBaldi disse: Vi que vc ta usando o Discord, fecha ele e veja se muda algo. Eu usei pro trampo uma época o Discord e sinceramente nunca vi programa mais pesado e bugado pra nada! Tanto que nas opções dele eu fui desabilitando muita coisa pq ele dava uma boa pesada pra trabalhar aqui e gostava de comer uma RAM lascada! Abre a aba Memory e mostre como está. Eu aqui mesmo rodando com swap de 5GB ele não trava, as vezes só no InDesign ele entra na bolinha colorida e fica uns segundos pra carregar outro arquivo aberto, mas isso é pq depende do arquivo mesmo. encerrei o discord, mas comecei a usar a poucos dias, o problema já existia antes de usar discord... entrei numa reunião no meet agora, normalmente é sempre um problema, não senti travar tanto (mas não fiquei usando muito, tava mais na reunião mesmo), mas no monitor o chrome tava usando mais de 2gb, acho que isso é muito, não é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Bruno SPG Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 2 minutos atrás, Yago Torres disse: naquele print não tava travando, só fiz o teste de mudar de abra pra ver o comportamento cara, acho que sim, eu nem fiz backup na real, só apaguei tudo que tinha encerrei o discord, mas comecei a usar a poucos dias, o problema já existia antes de usar discord... entrei numa reunião no meet agora, normalmente é sempre um problema, não senti travar tanto (mas não fiquei usando muito, tava mais na reunião mesmo), mas no monitor o chrome tava usando mais de 2gb, acho que isso é muito, não é? se possivel, repita o processo, e no retorno do backup marque apenas o usuário. Costuma resolver boa parte deste tipo de problema. Backup, clean install com formatação do ssd, restauração do backup Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
LeBaldi Postado 2 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 2 de setembro 57 minutos atrás, Yago Torres disse: naquele print não tava travando, só fiz o teste de mudar de abra pra ver o comportamento cara, acho que sim, eu nem fiz backup na real, só apaguei tudo que tinha encerrei o discord, mas comecei a usar a poucos dias, o problema já existia antes de usar discord... entrei numa reunião no meet agora, normalmente é sempre um problema, não senti travar tanto (mas não fiquei usando muito, tava mais na reunião mesmo), mas no monitor o chrome tava usando mais de 2gb, acho que isso é muito, não é? Da pra ver ai que o Chrome e esse Figma estão comendo muita ram, muita mesmo, pois só de render via GPU ai mostra 2,3GB... e pode ver que a pressão na memória ta bem alta, já fazendo swap de 4GB. Muito provavelmente o travamento que vc sente é quando o sistema deve ta tentando gerenciar o que vai ser comprimido na RAM e o que vai pro Swap, e pelo jeito ai vc tem coisas rodando via navegador com bastante processamento (mais de GPU). Vc pode tentar fazer como o amigo acima disse, instalação limpa, instalando manualmente suas coisas e talz, mas ao meu ver ai vc já ta no limite de uso da RAM, e infelizmente dai só trocando de máquina mesmo. Nas reuniões vc precisa ficar com tudo isso ai aberto mesmo? Tente ai quando for entrar em alguma reunião, fechar as abas que vc não está usando ou não precise para a reunião e veja se melhora tbm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Yago Torres Postado 3 de setembro Autor Denunciar Compartilhar Postado 3 de setembro Em 02/09/2024 at 15:51, Bruno SPG disse: se possivel, repita o processo, e no retorno do backup marque apenas o usuário. Costuma resolver boa parte deste tipo de problema. Backup, clean install com formatação do ssd, restauração do backup Em 02/09/2024 at 16:49, LeBaldi disse: Da pra ver ai que o Chrome e esse Figma estão comendo muita ram, muita mesmo, pois só de render via GPU ai mostra 2,3GB... e pode ver que a pressão na memória ta bem alta, já fazendo swap de 4GB. Muito provavelmente o travamento que vc sente é quando o sistema deve ta tentando gerenciar o que vai ser comprimido na RAM e o que vai pro Swap, e pelo jeito ai vc tem coisas rodando via navegador com bastante processamento (mais de GPU). Vc pode tentar fazer como o amigo acima disse, instalação limpa, instalando manualmente suas coisas e talz, mas ao meu ver ai vc já ta no limite de uso da RAM, e infelizmente dai só trocando de máquina mesmo. Nas reuniões vc precisa ficar com tudo isso ai aberto mesmo? Tente ai quando for entrar em alguma reunião, fechar as abas que vc não está usando ou não precise para a reunião e veja se melhora tbm. Essa instalação limpa é algo que preciso marcar na hora da formatação aqui? Queria ver alguma outra possibilidade antes de decidir trocar de máquina mas do jeito que tá, ta inviável, não consigo trabalhar e ver um vídeo ao mesmo tempo, paguei 8k no mac, esperava pelo menos isso conseguir fazer kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Bruno SPG Postado 4 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 4 de setembro Instalação limpa é como chamamos todo processo de reinstalar do zero, o OS também pode ser reinstalado sobre a instalação anterior. Pra fazer uma instalação limpa, primeiro faz-se o backup, preferencialmente via Time Machine, depois se reinicia o Mac no modo de recuperação, vamos ao utilitário de disco e apagamos o disco, ou ssd, do Mac, e voltamos a instalação do MAC OS. Em algumas situações, durante o processo de instalação, o firmware do Mac também é atualizado. Terminada a instalação o novo Mac OS vai perguntar se quer recuperar as informações de um backup ou de um Mac, escolha a opção do backup do Time Machine, nas opções seguintes desmarque os ajustes de sistemas e outros arquivos, deixando apenas o usuário anterior e espero a conclusão da restauração. Espero que resolva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
LeBaldi Postado 4 de setembro Denunciar Compartilhar Postado 4 de setembro 15 horas atrás, Yago Torres disse: Essa instalação limpa é algo que preciso marcar na hora da formatação aqui? Queria ver alguma outra possibilidade antes de decidir trocar de máquina mas do jeito que tá, ta inviável, não consigo trabalhar e ver um vídeo ao mesmo tempo, paguei 8k no mac, esperava pelo menos isso conseguir fazer kkk O Amigo acima passou já a dica da instalação limpa... mas infelizmente nem sempre da pra contornar as coisas, e principalmente RAM é um limitador complicado, ainda mais quando ela é soldada sem opção de upgrade como é nesse caso. E eu sei como é essa questão do valor, em 2021 eu peguei o Air M1 por 6,8k... pensei muito em tentar pagar mais 2,5k pra pegar o de 16GB mas resolvi ser mão de vaca e pensei "quando eu precisar, eu vendo esse e compro outro"... e pois é... esse "quando" chegou hahahaha... e foi agora que comprei o Air M3 16/512... ele chegou na segunda e hoje é o segundo dia que to trabalhando com ele e com toda ctz ele parece trabalhar mais solto, afinal não tem swap nem compressão forte de dados na RAM. Mas o lado ruim, lembra que inventei de economizar 2,5k lá em 2021? Pois é, agora tive que pagar 10,5k pra ter o que deveria ter tido ha 3 anos atras hahaha E assim, 8GB faz muito milagre ainda no MacOS viu, exatamente pelo gerenciamento, compressão e etc, e ainda sim tem a parte boa que como o SSD é rápido, vc não sente o peso, mas obviamente ele vai pesar mais do que se tivesse RAM. Então assim, tenta ai formatar e talz, as vezes é algum bug de algo pegando RAM, memmory leak e talz mas, meso que por hora resolva já fique ciente que uma hora vai faltar RAM e vc vai ter que fazer esse upgrade, assim como aconteceu comigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.