Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Performance do MacBook branco aquém...


zemahon

Posts Recomendados

Olá colegas,

Ano passado eu comprei, logo no lançamento, um dos MacBook brancos Unibody. Desde então eu venho percebendo algumas coisas desagradáveis que não vejo nos Macs de meu amigos. Animações em si são lentas. O Genie de minimizar, por exemplo, é meio travado, principalmente quando a Dock 3D está ativada. O mesmo se aplica para o Exposé. Tudo isso fica mais perceptível quando segura-se Shift. Até mesmo clicar num Stack tem um pequeno Delay. iMovie é bastante lento, passo mais tempo vendo aquela bola colorida que editando um vídeo. A performance dos outros programas é bem satisfatória, só o iMovie que é insuportável mesmo. O iTunes não fica lento, mas para rolar a janela no modo Grid é bem lento. Não desce suave. Outra coisa que me incomoda bastante é quando o Mini-Finder abre minha pasta de vídeos caseiros, que gravo com minha camera digital comum: Simplesmente ele demora séculos para carregar todas as miniaturas! São 322 vídeos, e eu tenho que praticamente tentar adivinhar cada ou dar Quick Look até achar o que eu quero para poder fazer upload em algum site! O mais engraçado é que as miniatura aparecem instantaneamente no Finder, o problema é só do Mini-Finder mesmo.

É meu primeiro Mac, nunca usei um Hackintosh mas já vi outro Macs funcionando. Um amigo meu tem um iMac branco (dos que são iguais ao G5, só que com Core Duo) que desconheço Clock do processador ou quantidade de memoria Ram, e este funciona surpreendentemente bem! Ele roda o Leopard e todas as animações rodam suave. Stacks pulam assim que aperta, miniaturas do Mini-Finder carregam rapidamente, o modo Grid do iTunes é suave, só o iMovie que também é lento no iMac dele, mas de resto é tudo mais suave que o meu!

Enfim pessoal, tem algum jeito de eu deixá-lo mais rápido? Uso Snow Leopard 10.6.3, todos os updates feitos e rodando o modelo padrão do MacBook Branco Unibody, com 2 GB de Ram e HD de 250 (100 GB usados). Já reparei permissões e reparei disco (que não foi reparado por que não tinha problema).

Desde já agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Além de reparar as permissões, já tentou reinstalar o sistema?

Sei lá... O meu MacBook Pro é o anterior de 13", ou seja, com um hardware igual ao seu White, e não tenho experimentado lentidão por aqui (só em raríssimos casos, depois de usar por bastante tempo e/ou muitas coisas, a la Windows, mas nada que um reset não tenha resolvido).

Minimizar e etc sempre funcionou normal por aqui, a única coisa que as vezes reparo uma mínima lentidão é para abrir a "stack" de Applications, mas só. O seu Mac teria que funcionar como o iMac do seu amigo (ou até melhor).

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

Uma das formas mais comuns para que o SL perca desemprenho é a presença de arquivos temporários, cache fonts, dentre outros.

Desta forma, considerando que você não comentou acerca da limpeza destes "detritos", você se vale de algum app para tal fim?

Em caso negativo, vários são os apps que neste sentido funcionam, em especial:

Em relação ao uso da tecla Shift, a bem da verdade, é um recurso do SL.

Caso você pressione Shift + Control, você perceberá que a minimização da janela ficará ainda mais lenta! rs...

Para desativar o referido recurso, caso o equívoco não me vença, basta digitar no terminal:

defaults write com.apple.finder FXEnableSlowAnimation -bool false

Para reativar:

defaults write com.apple.finder FXEnableSlowAnimation -bool true

Se os programas sugeridos não "melhorarem nada" o desemprenho do seu Mac, certamente aparecerá alguém com ideias mais criativas.

LM

Nota: mencionei que o Onyx é "menos seguro", pois, possuindo mais recursos, maior é a possibilidade de que diante da utilização de determinado recurso do app, possa ocorrer, por exemplo, algum tipo de perda/alteração de configuração do próprio sistema. Portanto, há de se ter cautela quando da utilização deste app.

Já o Maintenance, em tese, você pode "usar sem medo". Dos poucos problemas que enfrentei com ele quando selecionadas todas a opções de limpeza, reconstrução, foi a desconfiguração da porta de entrada do Skype, fato que impedia que o app fosse fechado. Todavia, como forma de resolução, bastou, tão-somente, que fosse digitado o "número 5747" em seu respectivo local.

Editado por Lucky Man
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo.

Frente à quantidade de vídeos que você possui, alguns recomendariam a utilização de apps que desfragmentassem o disco (iDefrag, Drive Genius, etc). Alegariam estes que arquivos relativamente grandes tem a capacidade de fragmentar o disco, causando, por consequência, a lentidão do sistema.

Outros diriam que é balela, pois o SL não sofre desse "mal".

Você decide.

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem umas dicas malucas que achei internet afora, mas só funcionaram a contento no 10.5, no 10.6 não melhorou muito - na minha máquina, pelo menos.

- uma delas já tentaste: passar pra dock 2D.

- esconder o dock.

- instalar o quartz debug e desabilitar a sincronização vertical.

Testei no SL e só melhorou a minimização, já no Leopard melhorou tudo - minimização, exposé, spaces. O revés dessa última dica é que as janelas ficam quebradas quando movidas, mas pra minha grande sorte, ao terminar/reiniciar a sessão, as janelas voltaram ao normal e ainda manteve as animações fluidas.

Se essas lentidões de animação te incomodam tanto, acho que não custa testar as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vi uma dica que dizia para converter is vídeos para MP4 com H.264. Estou fazendo isto com todos os 322 vídeos para ver se melhora (e também para diminuir espaço em disco). Estou também apagando algumas coisas.

Lucky Man: Eu já tinha usado o Onyx e, por mais estranho que pareça, algumas coisas ficaram mais lentas depois dele. Eu desinstalei e depois de uns dias voltou ao normal. Vou tentar o Maintance depois que os vídeos terminarem de converter.

Gustavot: Eu não sei quanto o iMac de meu amigo tinha, mas acho que era 2 GB ou menos e isso tudo rodava bem! E meu uso nunca completa os 2 GB que ele tem, será que melhoraria tanto assim?

Maddo Garan: Cara, fiquei com medo desse último item. Tu tem algum vídeo no youtube para me mostrar como é que fica? Qual o lado ruim disto? Valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wafi: Reinstalar o sistema eu acho que vai ser a ultima coisa que vou fazer... É o tipo de coisa que eu comprei um Mac por fugir sabe? Mas se for o jeito... o ruim é que não tenho como fazer Backup (o que chega mais perto de um HD Externo que eu tenho é meu iPod Classic).

O meu de Applications abre bem rápido. É rápido em todos que abrem em Grid, mas em Fan eu tenho que esperar mais de um segundo, e depois que aperto ainda demora um pouco para carregar os ícones...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço nenhum video. Além do mais, duvido muito que ele mostraria a velocidade real das animações, por causa da baixa qualidade. Quanto ao lado ruim, não percebi nada além da quebra das janelas, que depois parou de acontecer.

Encontrei um tópico falando a respeito: http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=388317

Esqueci de dizer que, depois que a sincronização for desabilitada, é preciso dar force quit.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parei de converter is vídeos. A qualidade ficou mutio abaixo do esperado ( e olhe que eu esperava que ela ficasse baixa mesmo). Não vou mexer nos vídeos, por enquanto.

Maddo Garan: Vou testar desabilitar o Sincronismo Vertical. Depois venho aqui e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu de Applications abre bem rápido. É rápido em todos que abrem em Grid, mas em Fan eu tenho que esperar mais de um segundo, e depois que aperto ainda demora um pouco para carregar os ícones...

Não deseja testar essa outra forma de visualização? Se é que você já não conhece...

No terminal:

defaults write com.apple.dock use-new-list-stack -boolean YES

killall Dock

Desfazer:

defaults write com.apple.dock use-new-list-stack -boolean No

killall Dock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já conheço sim Lucky Man. Fica mais rápido, mas eu acabei gostando mais do 3D mesmo...

Maddo Garan: Eu fiz o procedimento lá, e agora ficou tudo muito mais lento! Quando clico no icone do Quart Debug ele simplesmente não abre mais? Existe algo que eu possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de isntalar o Dev Tools, mexer no Quartz Debug, depois dele parar de funcionar, depois de rodar uns comandos no terminal que vi neste link: http://forums.macrumors.com/showthread.php...8317&page=2, depois de reiniciar o MAcBook umas 5 vezes agora voltou ao normal. Está um pouco melhor que antes. Tudo, menos o Safari 4, é animado Suave. Pense numa Macumba arretada foi essa do Maddo Garan!

Lucky Man: Vou tentar isto que você falou! Passei uns 10 minutos para entender o que é Mesa, pois o meu sistema está em inglês :D

Jaja volto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dit: Voltei. Depois do susto que tive com a falta de meus ícones faltando na Dock acabei percebendo que ficou melhor sim. Obrigado Lucky Man!

Agora uma pergunta mais difícil que nem sei se tem resposta, mas vamos lá: Na Dock 3D, tem algum jeito de desabilitar o "Reflexo"? Tipo manter a Dock 3D mas tirar o reflexo? É que ela reflete meu papel de parede, e eu não gosto disso. Quando é um papel de parede como aquele do Planeta Terra o efeito fica legal, pois ele é todo refletido, mas quando é uma foto por exemplo não fica. Fica coisas repetidas, outras nÃo... Fica feio. Tem como manter a Dock 3D mas tirar o reflexo? Obrigado!

Vou rodar o Maintance agora e mais tarde venho dizer o que achei!

Agora algo que me incomoda bastante é o Grid no iTunes. Não tem como deixá-lo mais rápido não? No iMac de meu amigo é bem suave...

P.S: Não pude editar o post, desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do Maintance está bem mais rápido! Quando eu abro Finder e clico na barra lateral as pastas abrem instantaneamente! Obrigado mesmo pela a dica!

E sobre o grid do iTunes, alguma sugestão? Eu tenho Artworks de várias qualidades, será que isso faz diferença? (algumas delas é legal ter em resolução alta, como a capa do Abbey Road).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe pelo susto zemahon! Realmente esqueci de mencionar o pequeno "detalhe".

Concordo com o Everson. É uma possibilidade.

Mesmo procedimento do Dock.

~/Library/Preferences/com.apple.iTunes.plist

Deslocar para a Mesa(=Desktop) (rs...).

Reiniciar.

Novo plist será criado.

Se melhorar, deletar plist da mesa (desktop!). Caso contrário, realocar o da mesa (desktop!) no referido local. :D

Por fim, verdadeiramente acredito que se você usasse o iDefrag melhoria ainda mais o desemprenho.

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí eu vou ter que importar TUDO de novo, certo? Ter que botar tudo de novo vai ser tenso, vou ver se resolve se eu converter as capas com o Automator, se não amanhã (mais tarde :D) eu tento!

Edit: Uma coisa que fica bem porca é quando eu clico na seta que tem no canto inferior esquerdo do iTunes para mostrar a capa do album. Simplesmente é muito lento e travada a animação! Com capas em resolução alta é pior, mas algumas 512x512 também não ficam muito atrás. No Windows isso nem acontecia...

Editado por zemahon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Dock, não consegui entender. Talvez pelo fato de eu possuir ligeiro problema de visão, eu não esteja conseguindo identificar sua descrição.

Dito de outra forma, de repente, o que te incomoda, eu não enxergo. (rs...)

Assim, você poderia postar imagem do seu Dock com o fundo que não te incomoda e com o fundo que te incomoda?

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...