Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise pessoal do S24 Ultra


Posts Recomendados

Investimento:

A samsung soube fazer um lançamento nacional como ninguém. Além de ter priorizado o Brasil, que recebeu o S24 até mesmo antes que outros grandes mercados, ele também chegou com uma política agressiva de preços e promoções.

Conclusão, acabei comprando meu S24 Ultra de 512Gb oficialmente na pré-venda e pagando “apenas” R$ 5.600 em 21x, ou melhor, 4 mil mais um iPhone 12 Mini. Comparativamente, meu antigo top de linha era um iPhone 15 Pro de 128Gb, o qual havia adquirido de forma não oficial, meses após seu lançamento,  por R$ 5.900 pagos no PIX.

Ajustes:

Ao longo dessa primeira semana, acabei fazendo alguns ajustes/configurações que considerei essenciais para aproveitar o melhor do aparelho. 1. Good Lock + NavStar para devolver os antigos gestos de navegação (imho, os novos atrapalhavam demais o uso da S Pen). 2. Ativação do Modo de Desempenho Leve (a performance permaneceu excelente, reduziu o aquecimento e aumentou a autonomia). 3. Ativação das Notificações por Categoria (por padrão, ele veio igual ao iOS, apenas permitindo ativar/desativar todas as notificações do app de uma vez).

Design e Tela:

Imho, há um excesso de opções de cores no S24U. Não que eu seja contra essa diversidade, mas a Samsung já teve dificuldade de lidar com isso no S23U, onde algumas cores nunca tiveram reposição. Outro problema é a dificuldade de vê-las ao vivo antes da compra – todas as lojas que fui tinham apenas o cinza titânio no mostruário – acabei optando por essa por ser a escolha “mais segura”.

A “nova” tela plana trouxe junto uma real mudança no design, que era basicamente o mesmo desde o S22U. Mas, para “compensar” a perda do arredondado da tela, a Samsung assumiu um frame um pouquinho mais largo capaz de manter a curvatura antes proporcionada pela tela e pelo vidro traseiro – tenho mãos grandes e, ao menos pra mim, o resultado foi excelente - mesmo mais largo estou achando a pegada do S24 Ultra excelente; consigo usa-lo na rua segurando de forma firme e confortável usando apenas uma mão. Essa primeira semana de uso também serviu para confirmar algo que eu já imaginava – a tela plana potencializou bastante o uso da S Pen, que voltei a usar como já não fazia há muito tempo.

Por todo esse conjujto, IMHO, esse poderia ser o design/acabamento padrão da linha S Ultra daqui em diante,, não precisa mexer em mais nada, nem mesmo o peso mais acentuado está me incomodando dessa vez (e olha que saí recentemente de um M53 e de um iPhone 12 Mini, que são super leves).

O único aspecto negativo, ainda que possa ser ser uma impressão equivocada, achei que o acabamento oleofóbico dessa nova tela usada no S24 Ultra é um pouco menos eficiente que do S23U.

Desempenho:

Sem queixas, ele é extremamente rápido e responsivo - mesmo usando em modo de desempenho leve não notei qualquer prejuízo. Mas, comparativamente, a olho nú é realmente difícil notar alguma diferença na performance quando comparado ao S23U, que já era excelente.

Durante os primeiros dias que usei em modo de desempenho normal, cheguei a sentir um certo aquecimento, mesmo em tarefas básicas, mas nada exagerado, muito menos algo capaz de “derreter” a S Pen, como um usuário comentou na comunidade de membros da Samsung.

Bateria:

Um dos pontos de maior peso pra mim, no qual poderia jurar que o S24U iria falhar, já que foi o único da linha que não recebeu upgrade em sua capacidade (na verdade, não recebe desde o S22 Ultra). Mas acabei surpreendido: em modo de desempenho leve (da mesma forma que usava o S23 Ultra), o S24 Ultra conseguiu entregar uma autonomia sensivelmente superior.

No primeiro dia de teste, foram 7hs de tela, fechando o dia com mais de 15hs longe da tomada e ainda 45% de carga restante. No segundo dia, foram praticamente 10hs de tela com mais de 20hs longe da tomada.

Câmera:

Infelizmente essa (ainda) não é a estrela do S24 Ultra; vindo de um do S23 Ultra, a Samsung fez mudanças ousadas que já eram questionadas mesmo antes do lançamento oficial. Não bastasse a perda do do Zoom óptico de 10x, eventualmente ocorrem comportamentos erráticos no foco, balanço de iluminação e pós-processamento; que nem sempre são ajustados pata o melhor resultado possível; aparentemente não há um motivo claro, uma condição específica onde isso ocorra – a sensação é de que simplesmente as vezes a IA falha e fotos tiradas no mesmo local e condições acabam produzindo resultados bem diferentes. Me parece claro que é questão de software, algo que uma atualização deve corrigir em breve.

Ainda assim, consegui obter resultados bem bons nas fotos tiradas com ele com destaque para o excelente nível de detalhes em algumas delas, além de ter tido a impressão de que as fotos em movimento, mesmo com zoom, são facilmente detectadas e, normalmente, as cenas ficam devidamente congeladas, o que achei excelente.

Voltando à questão do zoom, e falando um pouco a favor da Samsung, de fato, até 10x o resultado fica excelente, você dificilmente vai notar alguma perda. Em 30x, os resultados são, na maioria das vezes, bem aproveitáveis. Mas ao chegar aos 100x, o resultado dificilmente pode ser chamado de foto – na imensa maioria, o pós-processamento acabou transformando a foto em um desenho bem mal feito.

Sistema:

Tirando aqueles pontos que já foram resolvidos com ajustes ou apps de terceiros, ainda ficaram algumas coisas que gostaria de ver; como a integração do “Circle to Search” às ações da S Pen, e a volta do antigo layout para acompanhamento da bateria (o novo não agregou absolutamente nada de positivo e deixou o acompanhamento mais difícil e impreciso).

I.A:

Ainda acho o termo IA aqui bastante exagerado/forçado. Muito do que é atribuído à IA, já era feito por vários apps de terceiros que estão no mercado há um tempo; mas há sim novos recursos muito bem vindos: A opção de “alinhar escrita à mão” do S Notes é bem interessante e tem funcionado bem 90% das vezes; e a função de tradução instantânea integrada a apps de terceiros como o WhatsApp trouxe muita praticidade.

Por outro lado ainda senti bastante falta dessa IA aplicada à digitação cuja sugestão de palavras continua bastante imprecisa e um tanto aleatória. Por fim, os recursos integrados ao editor de imagem eu achei que poderiam ser mais intuitivos e fáceis de usa; na verdade, tanto recurso merecia um editor de imagens à parte, um pouco mais complexo e com recursos acessáveis mais facilmente, até mesmo com camadas (já é possível editar usando camadas, porém o acesso a esse recurso ainda é meio precário).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A IA ainda nao é o que deveria, mas deve evoluir nas atualização. Como o poder de processamento é alto, muita coisa pode surgir...
A camera, no final das contas, parece que é mesmo o ponto sem evolução... 

Será que o S23Ultra é uma opção ainda hoje?... 
(contando que vai ter de "aturar" a tela curva...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, pbprado disse:

Será que o S23Ultra é uma opção ainda hoje?... 
(contando que vai ter de "aturar" a tela curva...)

A Samsung fez questão de que não fosse, tinha deixado com preço bem próximo ao preço final do S24U e fez questão de deixar esgotar pra não ter concorrência no lançamento do S24U rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E questão de segurança? Como deixar seguro (sem usar o celular seguro do g o v)?
100% seguro eu realmente não sei. A gente mexe aqui e ali pra tentar garantir o máximo, mas se acontecer o pior não sei dizer se seria suficiente.

Enviado de meu SM-S928B usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Eu estou enfrentando o problema do smart watch 6 desligar sozinho dizendo que precisa esfriar e hoje me deixou na mão com o alarme mesmo tendo ido dormir com carga suficiente.

Aqui, o segundo que tive não tinha dado problema com isso. Em relação à bateria, esse segundo também estava durando bastante (na medida do possível) - desativei ligar por toque e por gesto e usava no LTE por cerca de 2hs ao dia apenas (quando perto do celular ou conectado ao Wi-Fi ele desativava automaticamente o LTE.
Acho que só tinha o WhatsApp de diferente instalado nele e a medição da FC estava em 10/10min se não me engano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, GeekSauro disse:


Aqui, o segundo que tive não tinha dado problema com isso. Em relação à bateria, esse segundo também estava durando bastante (na medida do possível) - desativei ligar por toque e por gesto e usava no LTE por cerca de 2hs ao dia apenas (quando perto do celular ou conectado ao Wi-Fi ele desativava automaticamente o LTE.
Acho que só tinha o WhatsApp de diferente instalado nele e a medição da FC estava em 10/10min se não me engano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Igual o meu 😕 vamos ver aqui ta falando que a bateria vai durar 1d8h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já saí da Apple pra ir pra Samsung 2 vezes no últimos 2 anos (meu último foi um S22U) e sempre acabo voltando. Acho a fluidez do sistema ainda imbatível.

 

Um exemplo bobo: o S22U era extremamente potente em questão de desempenho e câmeras, porém dificilmente dava certo abrir a câmera rapidamente para capturar alguma foto de forma meio "urgente". Por mais que o movimento na tela inicial seja quase o mesmo a ser feito (entre o iPhone e o Samsung), o iOS é mais fluido e propicia essa agilidade a mais.

 

Porém, algumas coisas ainda incomodam demais no iOS e sempre fico com aquela "vontade" de ficar alternando entre os dois sistemas:

- Eu não consigo colocar um toque de notificação diferente nos aplicativos sem que os desenvolvedores permitam isso dentro do próprio app. No Android direto das configurações do sistema é possível mudar.

- Falta de controle de volume separado para toque, notificações, mídia e alarme

- Falta de controle de notificações por categoria. No Android eu posso pegar e sumir com as notificações de propaganda do iFood por exemplo, sem perder as notificações de pagamento aprovado, pedido em rota, etc.

Editado por _João_Paulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

É pessoal, não me acostumei com o Z Fold não 😕 Sem contar que tive problemas com o watch 6, de esquentar, trocaram tudo na garantia e não resolveu, saiu um update e testando se zerou o problema do smartwatch.
Sei que Apple tem problemas também, mas eu sempre tive sorte.

Ah ia esquecendo a duração de bateria (que também foi trocada) do galaxy watch 6 é imprevisível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...