Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na instalação do Catalina


Greatauk

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia. Coloquei um ssd novo num MacBook Pro a1278. Criei o pendrive em outro MacBook pra instalar o Catalina. A instalação leva a noite inteira e quando finaliza aparece o símbolo de erro, aquele que parece proibido algo. Vi alguns tutoriais até aqui, formatei o ssd em Apfs e nada. E estranhamente, se selecionar o boot com Option+R ele me mostra o disco de instalação do Catalina e um com Windows? O que deveria fazer? Será que se criar um pendrive com High Sierra pode resolver? E é normal a instalação levar mais de oito horas? Mesmo com ssd? Acredito que a máquina tenha um i5 e 8gb de ram, e estava normal com hdd. Só muito lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Greatauk disse:

Pessoal, bom dia. Coloquei um ssd novo num MacBook Pro a1278. Criei o pendrive em outro MacBook pra instalar o Catalina. A instalação leva a noite inteira e quando finaliza aparece o símbolo de erro, aquele que parece proibido algo. Vi alguns tutoriais até aqui, formatei o ssd em Apfs e nada. E estranhamente, se selecionar o boot com Option+R ele me mostra o disco de instalação do Catalina e um com Windows? O que deveria fazer? Será que se criar um pendrive com High Sierra pode resolver? E é normal a instalação levar mais de oito horas? Mesmo com ssd? Acredito que a máquina tenha um i5 e 8gb de ram, e estava normal com hdd. Só muito lenta.

crie novamente uma USB Bootavel e se tive outro PenDrive testa ele ok pode se ou a imagem que você baixo do Catalina ou seu pendrive pois em media leva de 30 a no máximo 40 mim pra efetua uma instalação limpa do SO Mac OS X 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, baixei uma imagem do Catalina na Apple Store através de link da página de suporte da Apple e usei o terminal pra criar o pendrive. Sei que ele está funcionando pois usei pra criar uma partição com bootcamp no meu MacBook.  Mas acho que algo deu errado na criação dele como bootavel.

Editado por Greatauk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, criei um Pendrive de novo, desta vez com Mojave e parecia que ia dar tudo certo, pois foi até rápido. Mas agora ele está há mais de uma hora pra encher talvez 10% da barra abaixo da maçã e precisei reiniciar quando ficou assim. Ele reiniciou, e parece que ia finalizar a instalação mas faltam Os mesmos 10% e pelo vista ele Vai levar um tempo nisso. Amanhã pela manhã vou saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcosfisica disse:

deu problema com o Catalina, deu problema com o mojave. bom, tem uma variável em comum aí né? qual?......

testa outro pendrive cara. esse pendrive deve estar com algum problema ou ser lento mesmo.


É uma boa sugestão. Apesar do processo de criação do pendrive também demandar bastante dele, pode ser que tenha passado sem erros, mas ao instalar esteja dando algum problema. Acontece sim.

Se estiver usando a mesma porta USB em todas as tentativas, também não custa tentar outra. O processo de criação da instalação em si é o melhor possível: DMG oficial e criar direto pela ferramente createinstallmedia ao invés de recorrer a apps.

Outra sugestão que não custa tentar, além de trocar o pendrive e usar outra porta USB, é redefinir o SMC e também o NVRAM antes de tentar novamente:

https://support.apple.com/pt-br/HT201295

https://support.apple.com/pt-br/HT204063

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, eu segui o site da Apple pra poder baixar a imagem do Catalina e os comandos de criação do pendrive pelo terminal, e tudo deu certo. Inclusive criei um disco conectado a um hub usb e por segurança criei outro com o pendrive plugado numa porta Usb do Macbook que uso.

O pendrive foi criado a instalação iniciada, porém, a instalação em si demora muito, mesmo sem o pendrive plugado, e sei que o ssd funciona pois o Disk Utility acessa e formata numa boa. Mas para minha surpresa se eu tentar o recovery via internet o sistema não acha meu ssd mesmo se eu expandir pra ver todos os volumes.

Vou tentar a dica do @BetoGaleazzo pra ver se funciona. Ah, @marcosfisica o pendrive esta funcionando normalmente. Mas por questões de segurança vou formatá-lo de novo, zerar e refazer o processo do zero depois de resetar a NVRAM e o SMC.

MAs essa do recovery não achar meu ssd no DiskUtility ta me deixando encucado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizacao de ultima hora, apos o reset do SMC e da NVRAM o macbook iniciou a tela de instalacao e finalizou a instalacao do Catalina. Mas estou achando muito lento, mesmo usando 8gb de RAM e um SSD. Verei o que melhorar mas achei impressionante que meros resets de memoria e SMC resolvessem o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Greatauk disse:

Atualizacao de ultima hora, apos o reset do SMC e da NVRAM o macbook iniciou a tela de instalacao e finalizou a instalacao do Catalina. Mas estou achando muito lento, mesmo usando 8gb de RAM e um SSD. Verei o que melhorar mas achei impressionante que meros resets de memoria e SMC resolvessem o problema.

Sim voce zerou as configurações e pra isso mesmo que tem essa opção de reza o NVRAM.

veja também se nao e o cabo que Liga o SSD a placa mãe do seu Mac.

teve ate um recal de cabo dos MacBook meados de 2012 que ao instala o SSD não reconhecia e apropria Apple reconheceu esse erro.

então nao custa nada também fazer a troca do cabo.

e também se tive 2 pende de memória retire um de cada vez e faz o teste usando o seu Mac 

as vezes a memoria faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois entao, consegui reinstalar, esta tudo como devia, porem, o mac esta lento, cada app que abro e uma eternidade esperando carregar e ele reinicia do nada as vezes. ALguma sugestao meus caros? Ja pensei na RAM, trocar os 8gb atuais por 16 em pentes novos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Greatauk disse:

Pois entao, consegui reinstalar, esta tudo como devia, porem, o mac esta lento, cada app que abro e uma eternidade esperando carregar e ele reinicia do nada as vezes. ALguma sugestao meus caros? Ja pensei na RAM, trocar os 8gb atuais por 16 em pentes novos

teste um pente de cada vez pra você ver se o problema e a memória 

de uma atenção por cabo do HD também que lhe falei acima eu mesmo ja tive esse problema com o cabo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao havia pensado no cabo ate agora, mas vou comprar um e testar de qualquer forma. A proposito, em um das vezes que ligou o mac apresentou uma tela estranha, em preto e branco, como se fosse um tabuleiro de xadrez com retangulos, e achei estranho, pois logo apos ele reiniciou e deu a trela de proibido de novo. Mas testemos o cabo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Greatauk disse:

Nao havia pensado no cabo ate agora, mas vou comprar um e testar de qualquer forma. A proposito, em um das vezes que ligou o mac apresentou uma tela estranha, em preto e branco, como se fosse um tabuleiro de xadrez com retangulos, e achei estranho, pois logo apos ele reiniciou e deu a trela de proibido de novo. Mas testemos o cabo

SIM tenta um pende de memoria de cada vez pra isola a possibilidade de memória danificada e desta forma que você saberá mas rapidamente. deixa somente um pente de memória no seu Mac ligue ele e faz o teste. pode usa o (Novabench) se a memória tive com problema vai acusa nos teste ok. 

 

lembre-se uma de cada vez.

e o cabo de atenção pro cabo ja tive problema com esse cabo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de descobrir que um dos slots de memória parece não estar funcionando, pois ao trocar o pente para o slot inferior a máquina ficou apitando. Ou ela não aceita o slot superior vazio (se for o slot principal) ou o slot inferior de fato esta com problemas. E mesmo com o sistema instalado a máquina as vezes reinicia com o símbolo de proibido.

Agora fico na duvida entre comprar outro pente de memoria, usar um sistema mais leve (Lion, Snow Leopard, etc) ou trocar o cabo do drive SSD e ver se resolve algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Greatauk disse:

Acabei de descobrir que um dos slots de memória parece não estar funcionando, pois ao trocar o pente para o slot inferior a máquina ficou apitando. Ou ela não aceita o slot superior vazio (se for o slot principal) ou o slot inferior de fato esta com problemas. E mesmo com o sistema instalado a máquina as vezes reinicia com o símbolo de proibido.

Agora fico na duvida entre comprar outro pente de memoria, usar um sistema mais leve (Lion, Snow Leopard, etc) ou trocar o cabo do drive SSD e ver se resolve algo.

calma que pode se memoria danificada como lhe falei teste uma de cada vez e também testa em cada slot assim você saberá se e a memória ou e o slot que ta com problema.

deixa a memoria so slot 01 e ligue o Mac e use se fica normal e so desliga o Mac retira a memória e coloca a mesma no slot 02 e ligue e veja se ta tudo normal.

faca isso com as duas memórias assim você vai testa a memória e também o slot.

outro detalhe as memoria sao idênticas ou sao de marcas e capacidade diferente. Mac tem isso se usa memória de marcas diferente da esses problemas também por isso que tem ate o termo de memória pra PC e memória pra Mac pois acredite não sao todas as memórias que o Mac aceita.

ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema e que a maquina tem so um pente de 8gb. E nao sei onde li que os modelos A1278 tem meio que uma frescura com slot 1 e 2, entao nao sei se compro uma memoria pra testar ou se compro so o cabo. Porque se o slot estiver realmente defeituoso vai ser dinheiro no lixo porque nao terei onde usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, pra quem tiver interesse, após a chegada do cabo flat novo, lentidão inexistente e sistema rápido, robusto e estável. Infelizmente fiquei com um pente de memória sobrando, pois um dos slots parece estar ruim, pois ao colocar a memória lá o Mac fica apitando, então duvido que esteja funcionando.

Agora e meu segundo Macbook Pro 2012, porém com i5 e 8gb de ram. Pra dona moca usar como máquina do dia a dia vai ser suficiente. Detalhe que este foi achado no lixo, com todos os dados do antigo dono. Após contato ele disse que havia descartado por conta de erros no sistema, que como relatei acima, forma resolvidos com a troca do cabo flat.

Editado por Greatauk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.9k
×
×
  • Criar Novo...