Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Experiências com monitor externo FullHD (1080p 60hz)


Thiago Oliveira

Posts Recomendados

Amigos foristas, como estão?

Alguém de vocês tem experiência com o uso de monitor externo com resolução fullHD no seu MacBook. Eu li o artigo que MM fez sobre um monitor da Dell (https://macmagazine.com.br/post/2022/05/15/review-dell-p2422he-o-monitor-usb-c-relativamente-acessivel/) e achei bastante interesse. Mas eu sei que essa resolução não entrega qualidade perto da tela retina do MacBook e os monitores 4k, sobretudo os da Dell, estão economicamente inviáveis, ainda mais que o meu uso será para trabalho (com texto, basicamente) e estudo.

Por isso, gostaria de saber sobre a experiência de vocês com monitores fullHD. É aceitável? Bom? Ruim? Imagino que as letras, ainda mais as pequenas, devem ficar bastante carrilhadas, mas é algo ilegível? 

E o ganho de espaço na tela para fins de produtividade? Pergunto porque acredito que, nessa resolução, não seja possível escalar.

Agradeço a quem puder me ajudar a decidir.

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso meu MacBook Air M1 esporadicamente conectado ao monitor do meu PC e não posso reclamar. Como você disse, é impossível comparar com a qualidade da tela do MacBook, mas pelo menos no monitor que eu tenho (AOC Hero 27", painel IPS, 1080p, 144hz de tx. de atualização e 1ms de latência) é totalmente usável e eu não sofro com legibilidade e nem qualquer outro aspecto que eu ache negativo. Considerando que eu uso para programar, basicamente lendo e digitando documentações e código, acho que pro seu uso ia dar na mesma.

Tem a questão da saída também, eu uso HDMI mesmo, porque meu HUB não tem DisplayPort (que o monitor tem), mas não sei se faria muita diferença... Eu acredito que não, mas cabe pesquisa. O meu monitor talvez não seja o melhor que se possa comprar entre os FullHD, eu uso pra jogar de vez em quando, mas tem os seus diferenciais em comparação a monitores mais baratos que é justamente o painel IPS o refresh rate alto e a latência baixa. Pode ser que em monitores mais simples exista uma diferença, mas no geral, só por ser FullHD em si, eu não acho que você vai ter uma experiência ruim. Você não precisa de latência baixa se não usa pra jogar jogos mais competitivos, e o refresh rate também não precisa ser além dos que os usuais 60/75hz que geralmente os monitores "não gamers" têm, mas ter um painel de qualidade é essencial, principalmente por causa de brilho e contraste, que impactam bastante no conforto ao ler.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer, que eu paguei cerca de 1500 reais nesse monitor há uns 2 anos, e ele está hoje nas Casas Bahia por 1.259,00 (link do anúncio aqui). Acho justo o preço pela qualidade e o que ele oferece, não tenho do que reclamar e gosto. Comparando por cima as especificações dele com as do monitor Dell que você citou, acredito que o AOC seja superior, e mais barato, além de ser maior. A alta taxa de atualização (144hz contra 60hz do Dell) e a latência mais baixa (1ms contra 9ms do Dell) fariam diferença no seu uso ao rolar um documento ou página, por exemplo... Seria uma rolagem mais suave, sem distorções, mais precisa.

fVtpukz.jpeg

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De modo geral, pode ser bastante aceitável sim, vc já sabendo que não se compara com a resolução do mac - e acho que com a de um PC usando o mesmo monitor também, mas não posso afirmar.

Digo pode ser pq a aplicação específica da pessoa pode interferir nisso. Eu trabalho só com texto. Escrevo no Word, estudo e manipulo PDF no PDF Expert.

Eu queria um monitor médio pra usar como tela única em que eu pudesse ter uma visão panorâmica de um documento em pdf, com mais de dez paginas em miniatura lado a lado, mas conseguindo ler o texto pequeno sem precisar mexer no zoom ou visualizar menos paginas ou só uma. Pra isso, um Dell de 24"da linha P não serviu pra mim, mas é um uso bem específico.

Te sugiro fazer o que eu fiz: compra um Dell direto do site, teste pela período que der (quando  fiz, era de 30 dias) depois devolve se vc não gostar. É muito tranquilo de fazer esse processo, vc não paga nada, e testa tudo o que vc quiser com a sua máquina no lugar que vc for trabalhar. 

Sugiro também usar um app chamado RDM, que facilita muito os testes de resoluções possíveis, dá muito mais opções que o mac e ainda identifica quais delas são escaladas, tudo com um ícone na barra de menus.

O Dell S2421HN hoje está por R$ 899,00 no site deles, vale muito a pena. Esse modelo é bem bonito, atrás ele é branco ou prata e tem uma textura diferente. Ele não vem com o suporte com regulagem de altura que é muito bom da Dell, o que te impede de girá-lo.

Antes de testar, eu achava isso relevante, agora não acho mais, pra monitores de 24". Não vou girar nunca mesmo se pudesse. Achei também que ia querer deixar muito alto, mas não.

A vantagem do suporte mais simples é que é bem mais elegante, especialmente pra usar o monitor sozinho na mesa, deixa  com um aspecto mais parecido com os iMacs. Uma dica é que os monitores da Dell na realidade são mais finos do que parecem nas fotos de perfil do site. 

 

 

 

Editado por roberktum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito, tem que ter coragem. Full hd já fica péssimo no MacOS, parece que estou em um monitor antigo com Windows 95.

24” de 2k já acho mais ou menos, e 27” de 4K o mínimo aceitável. 
 

Obviamente que a coisa muda de figura com Windows, que muita dá uma surra no MacOS no redimensionamento e até um monitor full hd fica aceitável. 
 

Confesso que a taxa de frequência é o que menos incomada. A bem da verdade, nem consigo sentir muita diferença na tela do MacBook Pro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Com todo respeito, tem que ter coragem. Full hd já fica péssimo no MacOS, parece que estou em um monitor antigo com Windows 95.

24” de 2k já acho mais ou menos, e 27” de 4K o mínimo aceitável. 
 

Obviamente que a coisa muda de figura com Windows, que muita dá uma surra no MacOS no redimensionamento e até um monitor full hd fica aceitável. 
 

Confesso que a taxa de frequência é o que menos incomada. A bem da verdade, nem consigo sentir muita diferença na tela do MacBook Pro. 

É pq a pergunta do @Thiago Oliveira foi bem específica, imagino eu por já ter considerado a questão financeira.
Não fosse esse contexto, minha opinião é que o melhor custo/beneficio para se ter  um monitor aceitável para um mac é comprando um iMac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, roberktum disse:

É pq a pergunta do @Thiago Oliveira foi bem específica, imagino eu por já ter considerado a questão financeira.
Não fosse esse contexto, minha opinião é que o melhor custo/beneficio para se ter  um monitor aceitável para um mac é comprando um iMac. 

Entendi. Um Dell P2723QE tá saindo por 2300 com um cupom aí numa loja de uma mulher virtual por aí. 
Preço espetacular, viu. Eu faria um esforço. Economizar demais no monitor agora vai fazer vc gastar p frente de novo pq ele não vai ser suficiente, ao menos com Mac. Mac é uma lambança mesmo, muito triste que um sistema de tanto tempo possa ser tão ruim com redimensionamentos, e o pior é que faz de propósito p forçar o usuário a adquirir os Retina display caríssimos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...