Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pane na placa pela 2a vez de Macbook Pro novo


Posts Recomendados

Bom dia pessoal. Gostaria de uma clareada de ideias no que posso fazer. Meu Macbook veio a óbito, muito jovem, e estou me sentindo lesado. 

Comprei, no exterior, um Macbook Pro de 2018, em julho de 2019 com Apple Care de 3 anos. Inicialmente achei que teria 1 ano de garantia de praxe, mais 3 do Apple Care. No entanto descobri mais tarde que seriam só os 3 anos do Apple Care, tendo minha garantia se encerrado no dia 15/07/2022.

Em dezembro de 2020, tive que acionar pela 1a vez a garantia por que, após fazer downgrade do macOS para a versão de fábrica, o boot não se completava mais, e o Mac ficava travado numa tela de erro. Para minha surpresa, toda a placa lógica teve que ser trocada.

Aproveitei e levei também o cabo de alimentação que estava amarelado em ambas as pontas e com mal contato, problema que parece ser comum, mas ainda não cheguei numa conclusão se é prejudicial ao Mac. (https://apple.stackexchange.com/questions/437293/is-it-recommended-to-use-a-macbook-charger-with-yellow-stains).

Trocaram o cabo. 

Com o tempo, o novo cabo também começou a amarelar nas pontas, a ficar progressivamente com mal contato e rasgando. Aí em maio desse ano, o Mac começou a dar aquele alerta de "Verifique a bateria". Não sei se em decorrência da instabilidade do cabo, ou pela bateria em si, que deveria estar com 400 ciclos. Sem confiar mais no cabo da Apple e com receio pela bateria, apostei num cabo da Baseus. 

Até que, no final do mês passado, antes de completar 4 anos desde a compra do Mac e 2 anos e meio após aquela substituição da placa lógica, meu Mac veio a óbito subitamente 😔. Cheguei a usá-lo brevemente de manhã fora do cabo, deveria estar com 90%, e quando fui pegá-lo de novo à tarde, estava desligado e já não ligava mais. 

Levei para a Apple Store do Rio e o técnico falou que a placa lógica não estava energizando mais, independentemente do estado da bateria, e que a substituição da placa custaria 5.600 reais, valor que não tenho condições de arcar no momento. Mas o técnico não soube precisar o que teria acontecido com a placa. 

Foi nesse momento que descobri que a garantia não seria de 4, mas sim de 3 anos. Não sei se estou errado, mas me sinto extremamente lesado. Por ter pago caríssimo, mesmo que no exterior, por um produto que não durou 4 anos. Por conta do Apple Care. Pela opção da Apple em soldar tudo internamente ao ponto de não ser possível a troca de uma ou outra peça, aumentando os custos de reparo. Pelo cabo mal feito que talvez tenha prejudicado a saúde do Mac... 

Enfim. Pensei em acionar a ouvidoria da Apple, mas ela não parece existir. Não sei se cabe acionar o Procon. Só me sinto muito lesado, triste pela perda financeira, e também pelos documentos que lá tinha. Eu tinha um backup parcial, e perdi algumas pesquisas, já que o SSD é soldado na placa. 

Obrigado a quem leu até aqui 

Editado por Amsa Diop
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a garantia padrão, salvo em caso de recall, o prazo é o regular no Brasil (3 meses + 9 ofertados normalmente pelos fabricantes). Não vejo como o PROCON ou até mesmo a justiça  poderia ser acionada, até pelo prazo de defeito pós-reparo.

Quanto ao Apple Care, a comunicação é bastante clara em relação ao período de 3 anos para Macs (há ainda a opção da assinatura mensal pelo tempo que for permitido ao seu dispositivo no caso do AppleCare+)

Infelizmente não vejo nada que possa ser feito. Há um canal de feedback na página, mas não me recordo de alguém que tenha sido atendido por manifestação ali não, nem BR nem via Apple US. Quanto a um possível reparo do Mac, considerando os valores dos com processador M1/M2, creio que seria um desperdício de dinheiro (salvo precise MUITO [daqueles arquivos que é absolutamente impossível reescrever/refazer]  de algo que só esteja dentre os arquivos que estavam nele), mesmo que feito em oficinas não autorizadas. 😕 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena que isso a ocorreu. Sobretudo quando a gente investe em um produto tão caro, não queremos que ele dê problema nunca! Recentemente, meu Apple Watch começou a apresentar um comportamento estranho e parou de funcionar. Sorte que ainda faltava quase 2 meses para o fim do AppleCare + e foi substituído por um novo.

Se o dinheiro estiver faltando para migrar para o Apple Silicon, recomendo que procure uma loja que faça reparo da placa. Eu tive um problema com meu iPad no passado e Apple tb condenou. Levei em uma loja que identificou o problema e fez um reparo na placa. Já se passaram 02 anos e o IPad está funcionando muito bem.

Editado por Renan Mota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...