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Amsa Diop

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Conquistas de Amsa Diop

  1. Bom dia pessoal. Gostaria de uma clareada de ideias no que posso fazer. Meu Macbook veio a óbito, muito jovem, e estou me sentindo lesado. Comprei, no exterior, um Macbook Pro de 2018, em julho de 2019 com Apple Care de 3 anos. Inicialmente achei que teria 1 ano de garantia de praxe, mais 3 do Apple Care. No entanto descobri mais tarde que seriam só os 3 anos do Apple Care, tendo minha garantia se encerrado no dia 15/07/2022. Em dezembro de 2020, tive que acionar pela 1a vez a garantia por que, após fazer downgrade do macOS para a versão de fábrica, o boot não se completava mais, e o Mac ficava travado numa tela de erro. Para minha surpresa, toda a placa lógica teve que ser trocada. Aproveitei e levei também o cabo de alimentação que estava amarelado em ambas as pontas e com mal contato, problema que parece ser comum, mas ainda não cheguei numa conclusão se é prejudicial ao Mac. (https://apple.stackexchange.com/questions/437293/is-it-recommended-to-use-a-macbook-charger-with-yellow-stains). Trocaram o cabo. Com o tempo, o novo cabo também começou a amarelar nas pontas, a ficar progressivamente com mal contato e rasgando. Aí em maio desse ano, o Mac começou a dar aquele alerta de "Verifique a bateria". Não sei se em decorrência da instabilidade do cabo, ou pela bateria em si, que deveria estar com 400 ciclos. Sem confiar mais no cabo da Apple e com receio pela bateria, apostei num cabo da Baseus. Até que, no final do mês passado, antes de completar 4 anos desde a compra do Mac e 2 anos e meio após aquela substituição da placa lógica, meu Mac veio a óbito subitamente 😔. Cheguei a usá-lo brevemente de manhã fora do cabo, deveria estar com 90%, e quando fui pegá-lo de novo à tarde, estava desligado e já não ligava mais. Levei para a Apple Store do Rio e o técnico falou que a placa lógica não estava energizando mais, independentemente do estado da bateria, e que a substituição da placa custaria 5.600 reais, valor que não tenho condições de arcar no momento. Mas o técnico não soube precisar o que teria acontecido com a placa. Foi nesse momento que descobri que a garantia não seria de 4, mas sim de 3 anos. Não sei se estou errado, mas me sinto extremamente lesado. Por ter pago caríssimo, mesmo que no exterior, por um produto que não durou 4 anos. Por conta do Apple Care. Pela opção da Apple em soldar tudo internamente ao ponto de não ser possível a troca de uma ou outra peça, aumentando os custos de reparo. Pelo cabo mal feito que talvez tenha prejudicado a saúde do Mac... Enfim. Pensei em acionar a ouvidoria da Apple, mas ela não parece existir. Não sei se cabe acionar o Procon. Só me sinto muito lesado, triste pela perda financeira, e também pelos documentos que lá tinha. Eu tinha um backup parcial, e perdi algumas pesquisas, já que o SSD é soldado na placa. Obrigado a quem leu até aqui
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