Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Baixar 32.000 fotos do iCloud


Posts Recomendados

Boa tarde a todos. Esse é meu primeiro tópico/dúvida. Trabalho com TI e tenho uma cliente que pediu que eu baixe todas a fototeca (32k fotos) de seu iCloud (200Gb) que lotou, organizasse por data e armazenasse num HD Externo. Ela me passou login e senha, código de verificação de dois fatores e autorizou meu PC a ter acesso ao iCloud. Comecei a baixar os blocos de 1000 arquivos (delimitados pelo próprio iCloud), até aí tudo bem. Porém, fui perceber mais tarde ao descompactar os arquivos zipados de 1000 fotos, que nem todos os arquivos continham as informações de geolocalização, data e hora que foi tirada foto, o que tornava impossível a organização desses arquivos em específico, somente alguns arquivos vinham com a informação correta de data e hora. No iCloud todas as fotos eram exibidas na ordem cronológica correta, porém uma mesma foto no iCloud do lado de outra que foi tirada na mesma ocasião com diferença de segundos ou minutos, vinha sem as informações de data ao ser baixada. Resumindo, depois de ter baixado uns 8k de fotos, quase a metade veio sem informação de data. Gostaria de saber se existe outra maneira de baixar as fotos do iCloud sem perder essas informações de data e hora, ou se é assim mesmo e estou fazendo algo errado. Obs: Estou fazendo esse serviço através de um PC. Agradeço a todos antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei por isso com o Google Fotos, queria baixar tudo pra migrar para o iCloud, mas se tornou impossível pro falta da geolocalização, então agora desde que migrei pra Apple, mantenho duas bibliotecas de imagens; chato demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Passei por isso com o Google Fotos, queria baixar tudo pra migrar para o iCloud, mas se tornou impossível pro falta da geolocalização, então agora desde que migrei pra Apple, mantenho duas bibliotecas de imagens; chato demais...

Exatamente, foi uma das coisas que mais me chateei quando fiz a migração há um tempo atrás. 

Sinto que no iPhone acabo perdendo mais tempo para várias coisas, essa é uma delas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo Alves Monteiro disse:

Boa tarde a todos. Esse é meu primeiro tópico/dúvida. Trabalho com TI e tenho uma cliente que pediu que eu baixe todas a fototeca (32k fotos) de seu iCloud (200Gb) que lotou, organizasse por data e armazenasse num HD Externo. Ela me passou login e senha, código de verificação de dois fatores e autorizou meu PC a ter acesso ao iCloud. Comecei a baixar os blocos de 1000 arquivos (delimitados pelo próprio iCloud), até aí tudo bem. Porém, fui perceber mais tarde ao descompactar os arquivos zipados de 1000 fotos, que nem todos os arquivos continham as informações de geolocalização, data e hora que foi tirada foto, o que tornava impossível a organização desses arquivos em específico, somente alguns arquivos vinham com a informação correta de data e hora. No iCloud todas as fotos eram exibidas na ordem cronológica correta, porém uma mesma foto no iCloud do lado de outra que foi tirada na mesma ocasião com diferença de segundos ou minutos, vinha sem as informações de data ao ser baixada. Resumindo, depois de ter baixado uns 8k de fotos, quase a metade veio sem informação de data. Gostaria de saber se existe outra maneira de baixar as fotos do iCloud sem perder essas informações de data e hora, ou se é assim mesmo e estou fazendo algo errado. Obs: Estou fazendo esse serviço através de um PC. Agradeço a todos antecipadamente.

você fez isso usando o agente do iCloud para windows ou via browser?

Recomendo a primeira opção.

Editado por joel.cachioli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonardo Alves Monteiro disse:

Boa tarde a todos. Esse é meu primeiro tópico/dúvida. Trabalho com TI e tenho uma cliente que pediu que eu baixe todas a fototeca (32k fotos) de seu iCloud (200Gb) que lotou, organizasse por data e armazenasse num HD Externo. Ela me passou login e senha, código de verificação de dois fatores e autorizou meu PC a ter acesso ao iCloud. Comecei a baixar os blocos de 1000 arquivos (delimitados pelo próprio iCloud), até aí tudo bem. Porém, fui perceber mais tarde ao descompactar os arquivos zipados de 1000 fotos, que nem todos os arquivos continham as informações de geolocalização, data e hora que foi tirada foto, o que tornava impossível a organização desses arquivos em específico, somente alguns arquivos vinham com a informação correta de data e hora. No iCloud todas as fotos eram exibidas na ordem cronológica correta, porém uma mesma foto no iCloud do lado de outra que foi tirada na mesma ocasião com diferença de segundos ou minutos, vinha sem as informações de data ao ser baixada. Resumindo, depois de ter baixado uns 8k de fotos, quase a metade veio sem informação de data. Gostaria de saber se existe outra maneira de baixar as fotos do iCloud sem perder essas informações de data e hora, ou se é assim mesmo e estou fazendo algo errado. Obs: Estou fazendo esse serviço através de um PC. Agradeço a todos antecipadamente.

Instale o iCloud para Windows, ative o fotos, vá até a pasta de fotos, selecione tudo, copie e cole no HD externo. A melhor maneira de manter isso organizado é em algum aplicativo de fotos, os nativos do Windows e Mac dão conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, joel.cachioli disse:

você fez isso usando o agente do iCloud para windows ou via browser?

Recomendo a primeira opção.

Tentei dos dois modos. Pelo agente percebo que tá baixando, mas vai levar vários dias!!

8 horas atrás, Henrique Mard disse:

Instale o iCloud para Windows, ative o fotos, vá até a pasta de fotos, selecione tudo, copie e cole no HD externo. A melhor maneira de manter isso organizado é em algum aplicativo de fotos, os nativos do Windows e Mac dão conta do recado.

Estou fazendo isso agora, mas vai demorar vários dias. Obrigado mesmo assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você tiver baixado e quiser organizar os nomes por datas, tem um programa que uso há anos no mac que se chama "Better Rename".

Esse programa tem uma gama de funções que dá para fazer tudo que você quiser com relação a organização de qualquer arquivo.

Editado por Engemec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Leonardo Alves Monteiro disse:

Tentei dos dois modos. Pelo agente percebo que tá baixando, mas vai levar vários dias!!

Estou fazendo isso agora, mas vai demorar vários dias. Obrigado mesmo assim

Demora pq são 32 mil x 20 e tantos Mb por foto (no mínimo). Pelo menos nesse formato é garantido que sincronize com tudo redondo.

Editado por joel.cachioli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão que ele levantou é a perda de geolocalização e outros dados das fotos, nenhum soft de rename vai organizar sem ter os metadados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está ai uma situação que é complicadíssima de agradar o cliente. 

Tem certos "detalhes" que o iPhone usa nas fotos, meio que um legado da época das câmeras digitais compactas, que mais atrapalham do que ajudam. Uma foto de um iPhone tem o nome IMG_XXXX e basicamente fica impossível saber de mais detalhes somente pelo arquivo.

Dai tu pega um Samsung e vários outros Android, o nome dos arquivos seguem um padrão numérico, com o ano, mês, dia e depois hora, minuto e segundo. Organizar fotos de um Samsung por data é algo muito, mas muito mais fácil do que um iPhone. Basta ver o nome do arquivo. É uma mudança simples, mas que ajuda e muito o usuário final.

Mas focando no seu caso, não tem muito o que fazer. É ir baixando as fotos e ir conferindo as que estão com as tags e já ir jogando no HD externo. Outra coisa que vc pode ir fazendo, é conforme as fotos que vierem com as tags corretas forem transferidas, vc também as apagar do iCloud. Vai repetindo o processo até que todas sejam transferidas. Se algumas não vierem com as tags, avisa para a pessoa que vc vai separar elas em outra pasta e ela deve categorizar manualmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jailsonrs disse:

Está ai uma situação que é complicadíssima de agradar o cliente. 

Tem certos "detalhes" que o iPhone usa nas fotos, meio que um legado da época das câmeras digitais compactas, que mais atrapalham do que ajudam. Uma foto de um iPhone tem o nome IMG_XXXX e basicamente fica impossível saber de mais detalhes somente pelo arquivo.

Dai tu pega um Samsung e vários outros Android, o nome dos arquivos seguem um padrão numérico, com o ano, mês, dia e depois hora, minuto e segundo. Organizar fotos de um Samsung por data é algo muito, mas muito mais fácil do que um iPhone. Basta ver o nome do arquivo. É uma mudança simples, mas que ajuda e muito o usuário final.

Mas focando no seu caso, não tem muito o que fazer. É ir baixando as fotos e ir conferindo as que estão com as tags e já ir jogando no HD externo. Outra coisa que vc pode ir fazendo, é conforme as fotos que vierem com as tags corretas forem transferidas, vc também as apagar do iCloud. Vai repetindo o processo até que todas sejam transferidas. Se algumas não vierem com as tags, avisa para a pessoa que vc vai separar elas em outra pasta e ela deve categorizar manualmente. 

O estranho é que por exemplo: um grupo fotos tiradas na mesma ocasião, exibidas na ordem cronológica correta na página do iCloud, quando baixo esse grupo de fotos, algumas vem sem informação da data e outras vem correta. Se a foto realmente não tivesse esses metadados, como o iCloud saberia posicionar ela junto com as outras que estão corretas?

4 horas atrás, Engemec disse:

Quando você tiver baixado e quiser organizar os nomes por datas, tem um programa que uso há anos no mac que se chama "Better Rename".

Esse programa tem uma gama de funções que dá para fazer tudo que você quiser com relação a organização de qualquer arquivo.

Eu tenho alguns apps que fazem isso, esse nem é o problema, e sim o fato de nem todas as fotos virem com os metadados de data e hora. Fotos essas que forma tiradas em intervalos de segundos ou minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixar tudo do Google Fotos deu esse mesmo bug de perda de metadados... estranhamente quase proposital... só funciona o álbum legal se vc deixar ele no seu destino e continuar pagando o armazenamento... a gente deve ter aceitado isso quando assinamos os termos e entregamos todas as fotos da nossa vida pra eles rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu migrei minha biblioteca familiar inteira (quase 60k arquivos) do Google Fotos pro iCloud Fotos, quando a Apple liberou a Biblioteca Compartilhada. Porém, após baixar os arquivos comprimidos (25Gb cada), constatei que os arquivos tinham a data de criação igual ao data de exportação 🥴.

Procurando muito na internet, encontrei um software independente que corrigia esse “detalhe destrutivo” do Google: pegava todos os dados dos arquivos JSON e os adicionava nas fotos. Infelizmente é pago, mas paguei com muito gosto e resolveu demais 🤩.

https://metadatafixer.com/
 

Hoje sou um fiel usuário do ICloud Fotos por causa da biblioteca compartilhada, que na minha opinião, funciona melhor que o compartilhamento do Google.

C0BEF05D-1BB8-4900-BAFD-FF359F7785EF.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2023 at 10:15, Leonnmendes disse:

Eu migrei minha biblioteca familiar inteira (quase 60k arquivos) do Google Fotos pro iCloud Fotos, quando a Apple liberou a Biblioteca Compartilhada. Porém, após baixar os arquivos comprimidos (25Gb cada), constatei que os arquivos tinham a data de criação igual ao data de exportação 🥴.

Procurando muito na internet, encontrei um software independente que corrigia esse “detalhe destrutivo” do Google: pegava todos os dados dos arquivos JSON e os adicionava nas fotos. Infelizmente é pago, mas paguei com muito gosto e resolveu demais 🤩.

https://metadatafixer.com/
 

Hoje sou um fiel usuário do ICloud Fotos por causa da biblioteca compartilhada, que na minha opinião, funciona melhor que o compartilhamento do Google.

C0BEF05D-1BB8-4900-BAFD-FF359F7785EF.jpeg

@Leonnmendes obrigado pela dica, eu desisti da migração quando descobri que removia data e geolocalização! Vou tentar novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi valor em pagar pelo que o programa faz. Como não tinha feedback de ninguém, foi um tiro no escuro. Funcionou muito bem. Ele entrega uma pasta toda organizada, por ano. Depois disso, importei no iCloud Fotos através do mac e tudo funcionou marivilhosamente bem. 😊 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonnmendes disse:

Eu vi valor em pagar pelo que o programa faz. Como não tinha feedback de ninguém, foi um tiro no escuro. Funcionou muito bem. Ele entrega uma pasta toda organizada, por ano. Depois disso, importei no iCloud Fotos através do mac e tudo funcionou marivilhosamente bem. 😊 

 

Obrigado, vou experimentar nas minhas férias, há tempos quero unificar minhas bibliotecas, mas quando vi a forma como Google Fotos baixou, eu desisti, então mantenho as duas, pagando dois armazenamentos (apesar de que o Google é bem mais barato que Apple né rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dei uma olhada no site do metadata fixer e aparentemente eles usam o ExifTool, que é uma ferramenta de linha de comando gratuita. Para os que assim como eu não querem pagar mais de 100 reais para usar a ferramenta uma vez só e não têm problema em usar o Terminal, segue abaixo um comando que encontrei nesse link:

exiftool -r -d %s -tagsfromfile "%d/%F.json" "-GPSAltitude<GeoDataAltitude" "-GPSLatitude<GeoDataLatitude" "-GPSLatitudeRef<GeoDataLatitude" "-GPSLongitude<GeoDataLongitude" "-GPSLongitudeRef<GeoDataLongitude" "-Keywords<Tags" "-Subject<Tags" "-Caption-Abstract<Description" "-ImageDescription<Description" "-DateTimeOriginal<PhotoTakenTimeTimestamp" -ext "*" -overwrite_original -progress --ext json <DirToProcess>

Onde <DirToProcess> deve ser substituído pelo caminho da pasta contendo os arquivos do Google Takeout.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...