Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A câmera do iPhone 13 Pro Max é ruim assim mesmo?


Posts Recomendados

Migrei do XS Max para o  13 Pro Max e sempre notei que as fotos não ficam na mesma qualidade em certas condições, principalmente por conta da fotografia computacional.

Fiz um comparativo com um S10 Plus nas mesmas condições (12mpx, 3x) e chega ser ridículo o resultado do iPhone perto do Galaxy.

Segue as imagens comparando, a primeira do Galaxy e a segunda do iPhone.

Já fiz diversos ajustes na câmera, coloquei em RAW e nada melhora, vocês notaram isso também, tem alguma dica de como melhorar?

Screenshot_20230110-235715_Gallery.jpg

IMG_0422(1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Heberth disse:

Esse estilo de foto é macro. Tem um jeito de habilitar e desabilitar e fugir do automatico do IOS. Vale a pena pesquisar

já tentei amigo, na verdade não é macro, o exemplo é a foto com zoom, já tentei de várias maneira, até com o camera plus não consigo os mesmos detalhes do Samsung

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Mard há um ano e pouco, eu saí do S21 Ultra para o iPhone 13 Pro e tive forte sensação de downgrade... ou era tudo comercial, ou Apple vem perdendo a majestade ao longo dos anos? Não sei dizer, ainda tenho "pouca" experiência em iPhone, mas tenho muita experiência em outras marcas, a ponto de sentir downgrade...

Acho que o abismo entre Windows e Mac continua gigantesco, mas o abismo (que dizem que existia no passado) entre iOS e Android, hoje é pequeno e os fabricantes de hard também não estão parados no tempo e se desenvolveram muito (ou a Apple parou de revolucionar).

Talvez seja excesso de exigência da nossa parte, devido ao alto preço que pagamos pelo equipamento, o que nos faz esperar mais... sem falar o marketing envolvido em grandes marcas, na prática, quando vamos usufruir do equipamento, temos a sensação de que não era a Ferrari que a gente sonhava rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, AntonioMarcos disse:

@Henrique Mard há um ano e pouco, eu saí do S21 Ultra para o iPhone 13 Pro e tive forte sensação de downgrade... ou era tudo comercial, ou Apple vem perdendo a majestade ao longo dos anos? Não sei dizer, ainda tenho "pouca" experiência em iPhone, mas tenho muita experiência em outras marcas, a ponto de sentir downgrade...

Acho que o abismo entre Windows e Mac continua gigantesco, mas o abismo (que dizem que existia no passado) entre iOS e Android, hoje é pequeno e os fabricantes de hard também não estão parados no tempo e se desenvolveram muito (ou a Apple parou de revolucionar).

Talvez seja excesso de exigência da nossa parte, devido ao alto preço que pagamos pelo equipamento, o que nos faz esperar mais... sem falar o marketing envolvido em grandes marcas, na prática, quando vamos usufruir do equipamento, temos a sensação de que não era a Ferrari que a gente sonhava rs

Só estou no iPhone por conta de algumas comodidades que ela me dá, como sincronização do iCloud, que não é das melhores mas me atende bem até no Windows e a fluidez do sistema, se não fosse por isso já estaria no Android, já que não achei equivalente ainda aos da Apple.

Mas o meu problema com o iPhone 13 é que eu sinto que a câmera é pior do que com o meu antigo XS Max e pior que o Samsung no caso, principalmente em textos, parece que ela dá uma pincelada nas coisas, e isso me incomoda muito, principalmente porque tiro muitas fotos de produtos e dá uma distorcida nas imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique Mard disse:

Só estou no iPhone por conta de algumas comodidades que ela me dá, como sincronização do iCloud, que não é das melhores mas me atende bem até no Windows e a fluidez do sistema, se não fosse por isso já estaria no Android, já que não achei equivalente ainda aos da Apple.

Mas o meu problema com o iPhone 13 é que eu sinto que a câmera é pior do que com o meu antigo XS Max e pior que o Samsung no caso, principalmente em textos, parece que ela dá uma pincelada nas coisas, e isso me incomoda muito, principalmente porque tiro muitas fotos de produtos e dá uma distorcida nas imagens.

Sim, muita coisa é pior, muita coisa é igual, eu entrei no iPhone nessa ilusão do marketing, achando que ele seria mil vezes melhor como o MacBook é bem melhor que a maioria dos laptops Windows; o iOS que sempre foi o suprassumo, agora parece cheio de erros e bugs igual Windows e Android mesmo, mas pelo triplo do preço rs;

Mas acho que é o iOS 16, deve sair atualização pra melhorar a câmera, que sempre uma das estrelas do iPhone;

A título de exemplo, quando comprei o S21 Ultra, a câmera esquentava que parecia que ia destruir o telefone, depois update resolveu isso... @Henrique Mard vamos torcer por um update...

 

Curiosidade

Marques Brownlee @mkbhd fez um teste cego que mostrou que as fotos não anda mesmo legal no iPhone, depois fez um vídeo questionando o que há de errado:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, halvaro disse:

Parece que já teve um outro topico sobre esse assunto, mas na boa, a esmagadora maioria dos reviews mostra que a câmera desse celular

é muuiitooo boa, não o que vcs estão fazendo. Sobre as fotos postadas, acho que nenhum celular é muito apropriado para isso.

@halvaro

Passei por muito reviews e muita coisa que, só depois durante o uso, descobri que deveriam ser financiados, pois a realidade bateu forte, iOS dá tanto problema quanto Android e Windows, e eu só soube disso depois on the fly rs

Quanto a câmera, talvez resolvam por upadate, o conjunto é bom, mas anda estranho após o 16!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não imaginava que isso poderia acontecer, realmente decepcionante.

Sem querer ensinar o obvio, mas você já verificou o foco, tipo mudar a distancia para verificar se consegue alguma melhora, se o foco não estiver bem ajustado poderia ser um fator importante.

As vezes tenho bastante dificuldade em acertar o foco e no meu caso a diferença é enorme.

No mais, espero que consiga ao menos um resultado satisfatório. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

@halvaro

Passei por muito reviews e muita coisa que, só depois durante o uso, descobri que deveriam ser financiados, pois a realidade bateu forte, iOS dá tanto problema quanto Android e Windows, e eu só soube disso depois on the fly rs

Quanto a câmera, talvez resolvam por upadate, o conjunto é bom, mas anda estranho após o 16!

Nada a ver. A câmera é excepcional.

Agora o autor  do tópico comprou uma bomba, que trincou a tela sozinho, estufou a bateria em 6 meses e com câmera ruim, sabe lá a procedência desse celular.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, halvaro disse:

Nada a ver. A câmera é excepcional.

Agora o autor  do tópico comprou uma bomba, que trincou a tela sozinho, estufou a bateria em 6 meses e com câmera ruim, sabe lá a procedência desse celular.

 

Se vc nunca usou outra câmera e se só faz selfie, sim é a melhor câmera do planeta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Antonio_M_A_S disse:

Se vc nunca usou outra câmera e se só faz selfie, sim é a melhor câmera do planeta!

Olha mas desculpa descordar daí, eu adoro tirar fotos e uso bastante as câmeras, posso não ter tido o 12 e 13 ou um Samsung da vida mas a qualidade do 14 Pro teve um salto absurdo ao 11… e sinceramente as fotos que eu tiro, modéstia à parte, são incríveis!

Claro q tbm eu gosto de fotos artísticas, daquelas que enchem os olhos, tem gente q gosta de foto real, embora eu ache sem graça hehehehe

Quem quiser dar uma xeretada pra ver o q falo, tenho um Instagram só dessas fotos que venho tirado, procurem por @baldiario

 

E uma das coisas q tenho gostado é exatamente que agora o desfoque real da lente principal tá mais fácil, captação de luz noturna muito melhor… enfim… cada foto que eu tiro e me acostumo ao como tirar, mais eu gosto dele 🥰

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LeBaldi disse:

Olha mas desculpa descordar daí, eu adoro tirar fotos e uso bastante as câmeras, posso não ter tido o 12 e 13 ou um Samsung da vida mas a qualidade do 14 Pro teve um salto absurdo ao 11… e sinceramente as fotos que eu tiro, modéstia à parte, são incríveis!

Claro q tbm eu gosto de fotos artísticas, daquelas que enchem os olhos, tem gente q gosta de foto real, embora eu ache sem graça hehehehe

Quem quiser dar uma xeretada pra ver o q falo, tenho um Instagram só dessas fotos que venho tirado, procurem por @baldiario

 

E uma das coisas q tenho gostado é exatamente que agora o desfoque real da lente principal tá mais fácil, captação de luz noturna muito melhor… enfim… cada foto que eu tiro e me acostumo ao como tirar, mais eu gosto dele 🥰

@LeBaldi Parabéns, fotos maravilhosas, vc tem alma de artista! Também curto muito foto! Sim o conjunto de câmeras desde o 12 são excelentes, as câmeras do iPhone são famosas há anos, ainda mais agora que soubemos que o hard é Sony; quase inquestionável! Por isso eu acho que os problemas serão resolvidos por update, tem algo bizarro no pós processamento desde o 16, coloquei aqui acima até um vídeo gringo de Marques Brownlee questionando essa coisa;

Concordamos que as câmeras são maravilhosas, mas tem algo recente puxando o freio de mão delas... como é um conjunto feito pra durar 4 anos ou mais, tenho fé na melhora; estou testando ainda o 14 Pro, tem 15 dias de uso, estou aguardando as férias pra poder tirar bastante fotos e dar uma olhada de perto, mas senti essa coisa estranha no 13 Pro, mas tinha sérias dúvidas se ele tinha defeito ou não! Eu deveria ter tido paciência de ficar com um 11 por vários anos e depois pular pra um 14, daí sim, a sensação de upgrade é gigantesca, li muito sobre, o salto foi imenso mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

@LeBaldi Parabéns, fotos maravilhosas, vc tem alma de artista! Também curto muito foto! Sim o conjunto de câmeras desde o 12 são excelentes, as câmeras do iPhone são famosas há anos, ainda mais agora que soubemos que o hard é Sony; quase inquestionável! Por isso eu acho que os problemas serão resolvidos por update, tem algo bizarro no pós processamento desde o 16, coloquei aqui acima até um vídeo gringo de Marques Brownlee questionando essa coisa;

Concordamos que as câmeras são maravilhosas, mas tem algo recente puxando o freio de mão delas... como é um conjunto feito pra durar 4 anos ou mais, tenho fé na melhora; estou testando ainda o 14 Pro, tem 15 dias de uso, estou aguardando as férias pra poder tirar bastante fotos e dar uma olhada de perto, mas senti essa coisa estranha no 13 Pro, mas tinha sérias dúvidas se ele tinha defeito ou não! Eu deveria ter tido paciência de ficar com um 11 por vários anos e depois pular pra um 14, daí sim, a sensação de upgrade é gigantesca, li muito sobre, o salto foi imenso mesmo!

muito obrigado pelo elogio! 🤗
 

Então eu até vi esses vídeos mas sinceramente? A maioria q eu vi é de algum equilíbrio de brilho ou tons… coisa q da pra vc ajustar na hora ali ou até numa edição rápida e simples… sei q a ideia é o usuário não fazer nada e ter a foto “perfeita”… mas esse perfeito é muito subjetivo igual falei, pra alguns é mais colorido, pra outros é lavado e por aí vai

Eu ainda acho q vai sim melhorar o uso desse sensor novo, mas pelo menos ao meu ver está longe de estar ruim e com problema… até pq minhas fotos já saem bem nítidas que as vezes eu até olho de novo pra ver se realmente está daquele jeito hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LeBaldi disse:

muito obrigado pelo elogio! 🤗
 

Então eu até vi esses vídeos mas sinceramente? A maioria q eu vi é de algum equilíbrio de brilho ou tons… coisa q da pra vc ajustar na hora ali ou até numa edição rápida e simples… sei q a ideia é o usuário não fazer nada e ter a foto “perfeita”… mas esse perfeito é muito subjetivo igual falei, pra alguns é mais colorido, pra outros é lavado e por aí vai

Eu ainda acho q vai sim melhorar o uso desse sensor novo, mas pelo menos ao meu ver está longe de estar ruim e com problema… até pq minhas fotos já saem bem nítidas que as vezes eu até olho de novo pra ver se realmente está daquele jeito hahahaha

Sim, nossa, MUITO LONGE DO RUIM! Os sensores são bons sim, o fator subjetivo entra muito nisso, inclusive o teste cego que fizeram nesse canal (o teste cego exclui o fanboy né rs), mostrou que Apple vem ficando um pouco pra trás onde já foi líder absoluto; dizem que quem foi rei nunca perde a magestade!

Também gosto muito de fotos, principalmente de apreciar rs vc sabe de algum lugar onde amadores podem postar fotos de smartphone? Gostaria de ingressar numa comunidade assim pra ir postando umas coisas de leva e observando a gradação dos tons das fotos dos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sim, nossa, MUITO LONGE DO RUIM! Os sensores são bons sim, o fator subjetivo entra muito nisso, inclusive o teste cego que fizeram nesse canal (o teste cego exclui o fanboy né rs), mostrou que Apple vem ficando um pouco pra trás onde já foi líder absoluto; dizem que quem foi rei nunca perde a magestade!

Também gosto muito de fotos, principalmente de apreciar rs vc sabe de algum lugar onde amadores podem postar fotos de smartphone? Gostaria de ingressar numa comunidade assim pra ir postando umas coisas de leva e observando a gradação dos tons das fotos dos colegas...

Eu vi alguns testes cegos que o pessoal faz... de fato as vezes fica muito parelho... as vezes algo leva a melhor... mas é o q faz parte da concorrencia né

A Apple fez muito milagre mantendo os 12MP dela e usando a IA pra fotografia computacional... mas ficou atras de sensor maior que só saiu agora então bem provavel que ela ainda não chegou no equilibrio de abertura... lente... foco... tamanho de sensor e etc... então quem sabe no meu futuro iPhone 18 esteja muito mais equilibrado hahahaha

Sobre os lugares vou falar aqui tbm né... negócio é grupos de Facebook... como te falei eu participo de dois lá que ok... aparece umas coisinhas ruins mas tem muita gente com alto potencial ali sim... tem vez ou outra tretinha entre alguns mas né... onde não tem? Aqui mesmo no fórum tem! 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LeBaldi disse:

Eu vi alguns testes cegos que o pessoal faz... de fato as vezes fica muito parelho... as vezes algo leva a melhor... mas é o q faz parte da concorrencia né

A Apple fez muito milagre mantendo os 12MP dela e usando a IA pra fotografia computacional... mas ficou atras de sensor maior que só saiu agora então bem provavel que ela ainda não chegou no equilibrio de abertura... lente... foco... tamanho de sensor e etc... então quem sabe no meu futuro iPhone 18 esteja muito mais equilibrado hahahaha

Sobre os lugares vou falar aqui tbm né... negócio é grupos de Facebook... como te falei eu participo de dois lá que ok... aparece umas coisinhas ruins mas tem muita gente com alto potencial ali sim... tem vez ou outra tretinha entre alguns mas né... onde não tem? Aqui mesmo no fórum tem! 😅

Só não existe treta onde não existe ser humano ainda, tipo Lua, Marte...

Dizem que é possível postar foto e ainda pode receber por elas: Discover and share the world's best photos / 500px

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique Mard disse:

Esse vídeo é um exemplo claro da percepção que eu tive do 13 Pro Max, quem quiser assistir vale a pena 

agora quem quer só encher o saco, nem se dê o trabalho

Equilibrio de cores, onde isso eu reparei no 14 ele tende a saturar um pouco mais a imagem, porém reparei q ele faz isso usando o Smart HDR (Basta desativar)... e olha... em todos ali as fotos tavam melhores no 13 po... ta certo que aquela do muro claramente ali ele ativou o modo noturno, e o cara desativou pra bater a foto... aquele ruido que ele demonstrou na campainha é muito típico de baixa luminosidade e é ai que o noturno entra em ação pra empilhar em média 3 fotos de exposição de 1s e some o ruído. E bem... o foco é aquilo né... já foi comentado que desde o 13 o foco ficou mais distante e eu acho que foi proposital exatamente pro pessoal usar o modo Macro... lembrando que como mexeram no foco e isso tem a ver com a lente em si... pode reparar que fotos normais sem usar o modo Retrato já estão borrando o fundo (o que é meio sem noção se comparar nitidez de borrão 😂)

Mas novamente é aquilo que comentei acima... tem gosto pra tudo... tem gente que prefere cores flat mais pro tom pastel... tem gente (como eu) que gosta de cores vibrantes (já que fotografia pra mim é um lado artístico e não registro da realidade)... no final... se não curte os lados que estão calibrando as fotos... só desativar a maioria das opções e no final editar  no próprio editor (eu faço muito isso, alias o editor de fotos integrado desde o iOS13 é maravilhoso, claro que não chega aos pés de um Lightroom mas pra edição geral como Luz, sombra, balanço de cores, saturação e etc ele é excelente!)

Até vou dar um exemplo que dei um tempo atras em um grupo a diferença entre foto crua e editada no iOS mesmo

MmEHHVK.jpg

S3EKCRg.jpg

Vai ter gente que gosta... tem quem não gosta... mas basta usar o que tem em mãos... pq no final achar que a Apple ou quem quer que seja tenha que acertar o equilibrio que vc mesmo gosta... ai é bem complicado né hahahahaha

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeBaldi parabéns, sempre nos dando uma aula!

Se gosta de cores vibrantes, tenta um Samsung e vc vai ver o que é saturação kkk

Realmente foto se esbarra muito em gosto, por isso teste cego cai no popular de achar saturação melhor; julgamento do profissional cai em outros níveis diferentes do "gostar de mais ou menos cores".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...