Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carregamento sem fio, danifica a bateria ou não?


Posts Recomendados

1 hora atrás, halvaro disse:

Por que ?

Sem conhecimento técnico mas, no meu ponto de vista: porque normalmente são de fabricantes com qualidade duvidosa e/ou pelo hábito de ficar plugando no Powerbank e "usando" os ciclos de bateria do aparelho. Sem falar que, se tiverem carregamento por indução, aquecem muito mais que uma base/pad de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre tenho carregado meu iphone 13 pro no carregamento sem fio ou power bank, bateria 93% em 7 meses risos 

Agora, Guilherme Zavataro disse:

sempre tenho carregado meu iphone 13 pro no carregamento sem fio ou power bank, bateria 93% em 7 meses risos 

92% acabei de olhar risos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Guilherme Zavataro disse:

sempre tenho carregado meu iphone 13 pro no carregamento sem fio ou power bank, bateria 93% em 7 meses risos 

92% acabei de olhar risos 

Aguardo seu retorno ao final do dia para informar que já chegou aos 91% 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2022 at 13:35, halvaro disse:

Por que ?

Dada a conveniência da bateria externa (Power bank), da portabilidade e a possibilidade de manter o celular sempre carregado ou carregar enquanto usa em qualquer lugar, muitos usuários usam o iPhone intensamente enquanto está carregando. Seja jogando, assistindo um vídeo no YouTube por longos períodos ou gravando vídeos.

O problema está diretamente ligado na mania de nós usuários de usar o iPhone enquanto carrega, já que este problema também pode aparecer para quem carrega o iPhone na tomada ou PC e usa ao mesmo tempo, ao ponto do iPhone superaquecer ou você realmente perceber que ele está bem mais quente que o normal.

Pelo fato do iPhone não estar ligado diretamente a uma tomada, a impressão que temos é que as chances dele agredir o iPhone é menor. Nem sempre.

Então preste atenção: O uso intensivo do iPhone enquanto carrega, eleva facilmente a temperatura do aparelho acima de 32ºC. E o uso prolongado em altas temperaturas pode permanentemente reduzir a capacidade da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido o que vocês escreveram até agora. Meu iPhone 11pro está pouco degradado com uso de cabo e carregador originais de 10w.

Carrego quando chega nos 30% até 80-90% e raramente uso intensamente o iPhone quando está carregando.

A degradação dele está em 96% com 3 anos. 

A6C2EADC-2EF4-4A62-905B-341B70E56AEE.jpeg

Editado por IRon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2022 at 09:16, IRon disse:

Faz sentido o que vocês escreveram até agora. Meu iPhone 11pro está pouco degradado com uso de cabo e carregador originais de 10w.

Carrego quando chega nos 30% até 80-90% e raramente uso intensamente o iPhone quando está carregando.

A degradação dele está em 96% com 3 anos. 

A6C2EADC-2EF4-4A62-905B-341B70E56AEE.jpeg

3 anos e 96% de saúde, isso pra mim é um sonho 🤣

 

Falando em saúde da bateria, eu preferia com toda certeza que a Apple tirasse essa informação (pelo menos da forma que é hoje) e trocasse por algo menos datalhado, como se fosse um estado genérico da bateria (ex: excelente, ótima, boa, regular e manutenção).

Seria um favor pra mim, e acredito que para muitos também, pois isso não agrega em absolutamente nada no uso mas gera uma paranóia absurda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Heitor disse:

3 anos e 96% de saúde, isso pra mim é um sonho 🤣

 

Falando em saúde da bateria, eu preferia com toda certeza que a Apple tirasse essa informação (pelo menos da forma que é hoje) e trocasse por algo menos datalhado, como se fosse um estado genérico da bateria (ex: excelente, ótima, boa, regular e manutenção).

Seria um favor pra mim, e acredito que para muitos também, pois isso não agrega em absolutamente nada no uso mas gera uma paranóia absurda

Kkkkkkkk!

É só não levar muito a sério, mas é legal ter um parâmetro pra conduzir bem o carregamento, sem noia como vc disse, só adquirindo um bom hábito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Heitor disse:

3 anos e 96% de saúde, isso pra mim é um sonho 🤣

 

Falando em saúde da bateria, eu preferia com toda certeza que a Apple tirasse essa informação (pelo menos da forma que é hoje) e trocasse por algo menos datalhado, como se fosse um estado genérico da bateria (ex: excelente, ótima, boa, regular e manutenção).

Seria um favor pra mim, e acredito que para muitos também, pois isso não agrega em absolutamente nada no uso mas gera uma paranóia absurda

Eu tenho essa "paranóia" também, mas acho que nós brasileiros, que ganhamos em R$ e moramos no Brasil, é que temos mais essa "paranóia", por alguns motivos fáceis de entender. 

- Um dos iPhones mais caros do mundo.

- Serviços de troca de baterias caros.

Pelo fato de sentirmos esses fatores no bolso, temos essa "paranóia".

 

Quem "nada" em dinheiro, e consumidores de Países ricos, nem trocam a bateria. Se a bateria desses ficar fraca, eles trocam é de iPhone.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema da Saúde da Bateria hoje, é na revenda do iPhone.
Já vi muita gente desvalorizar o aparelho por causa disso.
Querem um aparelho com 1 anos de uso com Bateria em 99% no mínimo, senão você usou errado kkkkkk

Infelizmente a gente paga caro por essa informação detalhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Engemec disse:

Eu tenho essa "paranóia" também, mas acho que nós brasileiros, que ganhamos em R$ e moramos no Brasil, é que temos mais essa "paranóia", por alguns motivos fáceis de entender. 

- Um dos iPhones mais caros do mundo.

- Serviços de troca de baterias caros.

Pelo fato de sentirmos esses fatores no bolso, temos essa "paranóia".

 

Quem "nada" em dinheiro, e consumidores de Países ricos, nem trocam a bateria. Se a bateria desses ficar fraca, eles trocam é de iPhone.

 

 

 

 

Isso mesmo, se fosse um aparelho fácil de comprar, estaria ligando bem menos, eu acho. Ou, ao menos, se para trocar a bateria fosse um preço que considerasse justo. Acho que o único momento que ficou bom foi naquela época da polêmica com o iPhone 6 que a Apple deu um bom desconto para troca de bateria de forma oficial.

25 minutos atrás, Guilherme de Almeida disse:

O grande problema da Saúde da Bateria hoje, é na revenda do iPhone.
Já vi muita gente desvalorizar o aparelho por causa disso.
Querem um aparelho com 1 anos de uso com Bateria em 99% no mínimo, senão você usou errado kkkkkk

Infelizmente a gente paga caro por essa informação detalhada

Sempre menciono isso nos comentários no MM, hahaha. E o pior, acho que isso não ajuda quem vende, mas prejudica na hora de vender. Ex: se tu anuncia um aparelho com 1 ano de uso e 99% de saúde da bateria, não vai valorizar nada, a pessoa que comprar vai falar "ok, ótimo, essa é uma boa opção". Mas se tu anuncia o mesmo aparelho com 90% da bateria, com certeza vai aparecer alguém pechinchando o valor porque a bateria já não será a mesma coisa.

Em resumo: vender com uma % alta de bateria é tipo quando você tira uma boa nota na escola e sua mãe lhe diz: "não fez mais que a obrigação" 😅

Editado por Heitor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Heitor disse:

Isso mesmo, se fosse um aparelho fácil de comprar, estaria ligando bem menos, eu acho. Ou, ao menos, se para trocar a bateria fosse um preço que considerasse justo. Acho que o único momento que ficou bom foi naquela época da polêmica com o iPhone 6 que a Apple deu um bom desconto para troca de bateria de forma oficial.

Na época troquei a bateria do meu iPhone 6 nessa promoção, mas sabe o que aconteceu depois de um ano ?

Fui pegar o iPhone e a tela estava abrindo. E aí imaginei que poderia ser a bateria. Abri-o e era a bateria estufada.

Detalhe: A assistência era oficial e indicada pela Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Engemec disse:

Na época troquei a bateria do meu iPhone 6 nessa promoção, mas sabe o que aconteceu depois de um ano ?

Fui pegar o iPhone e a tela estava abrindo. E aí imaginei que poderia ser a bateria. Abri-o e era a bateria estufada.

Detalhe: A assistência era oficial e indicada pela Apple.

Era uma época que eu mesmo trocava a bateria que comprava da China, mas agora nem me arrisco mais pra não perder a garantia e não ferrar com coisas como o Face ID.

Cara, realmente tá tudo tão caro que essa “noia” já incorporei no dia a dia, mas é uma pena o MagSafe fazer esse estrago a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polemico esse tópico, mas vamos la'.

Efetuo o carregamento do meu iPhone 13 Pro desde que comprei ele em Maio desse ano com o carregador 20w Apple Original e com um Dock carregador de indução 3x1 que comprei do AliExpress no meu trabalho e até agora estou com 100% de saúde de bateria sem problemas.

Acredito que o segredo de fato não é nem o carregador para se manter uma bateria com saúde boa, e sim manter carregado entre 20% e 80% ... quando comprei esse iPhone 13 Pro resolvi fazer isso e vem dando certo, a minha saúde de bateria tem se mantido em 100% independente se carrego por indução, carregador original Apple, se ele esquenta ou não, etc .. o importante é sempre que passar de 80% tirar ele do carregador e chegando abaixo de 20% colocar ele pra carregar novamente.

Essa é a minha experiência, lógico, tem vezes que preciso carregar um iPhone 13 Pro que tem uma bateria super boa duas vezes em 24h devido a isso, logicamente, praticamente 40% (tirando os 20% abaixo de 20% e acima de 80%) de bateria com essa minha estratégia não é usada, e com isso fico com pouca bateria de fato no fim do dia. Mas acabei me acostumando.

 

Editado por Marcelinho Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Marcelinho Lopes disse:

Polemico esse tópico, mas vamos la'.

 

Na verdade, achei bem pouco polêmico, já que quase todo mundo que postou, realmente acha (ou teve experiência própria) que o carregamento por indução degrada a bateria mais rápido 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelinho Lopes disse:

Polemico esse tópico, mas vamos la'.

Efetuo o carregamento do meu iPhone 13 Pro desde que comprei ele em Maio desse ano com o carregador 20w Apple Original e com um Dock carregador de indução 3x1 que comprei do AliExpress no meu trabalho e até agora estou com 100% de saúde de bateria sem problemas.

Acredito que o segredo de fato não é nem o carregador para se manter uma bateria com saúde boa, e sim manter carregado entre 20% e 80% ... quando comprei esse iPhone 13 Pro resolvi fazer isso e vem dando certo, a minha saúde de bateria tem se mantido em 100% independente se carrego por indução, carregador original Apple, se ele esquenta ou não, etc .. o importante é sempre que passar de 80% tirar ele do carregador e chegando abaixo de 20% colocar ele pra carregar novamente.

Essa é a minha experiência, lógico, tem vezes que preciso carregar um iPhone 13 Pro que tem uma bateria super boa duas vezes em 24h devido a isso, logicamente, praticamente 40% (tirando os 20% abaixo de 20% e acima de 80%) de bateria com essa minha estratégia não é usada, e com isso fico com pouca bateria de fato no fim do dia. Mas acabei me acostumando.

 

Bacana @Marcelinho Lopes, recomendo você ir atualizando sua experiência. Pois seu iPhone é relativamente novo.
E sim, essa estratégia que você usa, realmente ajuda DEMAIS.

Mas no mundo real, as pessoas não têm tempo de fazer esse malabarismo do carregamento.
As pessoas querem usar, e ao dormir colocar no carregador, pro dia seguinte sair e usar.

Muitos vão chegar com carga acima de 20%, com certeza.
mas o problema está em carregar até os 80%, se houvesse uma automação para bloquear a carga, seria muito bom, o carregamento inteligente tenta fazer isso, mas não impede os 100%

Em aparelhos da Samsung, há essa opção, carregar até os 80% e parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelinho Lopes disse:

Polemico esse tópico, mas vamos la'.

Efetuo o carregamento do meu iPhone 13 Pro desde que comprei ele em Maio desse ano com o carregador 20w Apple Original e com um Dock carregador de indução 3x1 que comprei do AliExpress no meu trabalho e até agora estou com 100% de saúde de bateria sem problemas.

Acredito que o segredo de fato não é nem o carregador para se manter uma bateria com saúde boa, e sim manter carregado entre 20% e 80% ... quando comprei esse iPhone 13 Pro resolvi fazer isso e vem dando certo, a minha saúde de bateria tem se mantido em 100% independente se carrego por indução, carregador original Apple, se ele esquenta ou não, etc .. o importante é sempre que passar de 80% tirar ele do carregador e chegando abaixo de 20% colocar ele pra carregar novamente.

Essa é a minha experiência, lógico, tem vezes que preciso carregar um iPhone 13 Pro que tem uma bateria super boa duas vezes em 24h devido a isso, logicamente, praticamente 40% (tirando os 20% abaixo de 20% e acima de 80%) de bateria com essa minha estratégia não é usada, e com isso fico com pouca bateria de fato no fim do dia. Mas acabei me acostumando.

 

Não é mais necessário fazer todo esse "malabarismo" de 20% e 80%, pois o "Carregamento Otimizado", que fica dentro da "Saúde da Bateria" já faz isso.

Sobre você não ter tido problema, até agora, usando carregamento por indução, não significa que um fato já comprovado em estudo não seja verdadeiro. Dá uma olhada nesse estudo (https://warwick.ac.uk/newsandevents/pressreleases/how_you_charge)  de uma Universidade do Reino Unido sobre o comprometimento da vida útil de baterias de íons de lítio no uso de carregamentos por indução.

O motivo da degradação é físico, da física, e não algo experimental.

A questão principal, que o carregamento por indução provoca, é que pelo carregamento ser por proximidade, essa proximidade da bobina de indução emissora e a bobina de indução receptora do iPhone, e mais a bateria, faz desse "Sanduíche" uma concentração de calor em cima da bateria.

O carregamento rápido eleva a temperatura do smartphone porque quanto mais rápido os elétrons entram na bateria de íons de lítio mais eles colidem entre si, gerando calor, e esse fenômeno é chamado de efeito joule.


E quando uma pessoa como você diz que no seu caso o carregamento por indução não está degradando sua bateria, existem inúmeros fatores que podem explicar isso:

- O tempo. Você não mencionou a data de início do uso do seu iPhone.

- A verdade. Temos que acreditar que o que todo mundo fala é verdade.

- A metodologia. Se o carregamento está seguindo o mínimo das etapas necessárias. 

1 hora atrás, Heitor disse:

Na verdade, achei bem pouco polêmico, já que quase todo mundo que postou, realmente acha (ou teve experiência própria) que o carregamento por indução degrada a bateria mais rápido 😅

Não é só a experiência das pessoas, mas há um estudo, e deve até haver mais pois o que o carregamento por indução provoca é algo da física fácil de entender, e que já expliquei de forma redundante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2022 at 13:49, Engemec disse:

Não é mais necessário fazer todo esse "malabarismo" de 20% e 80%, pois o "Carregamento Otimizado", que fica dentro da "Saúde da Bateria" já faz isso.

Sobre você não ter tido problema, até agora, usando carregamento por indução, não significa que um fato já comprovado em estudo não seja verdadeiro. Dá uma olhada nesse estudo (https://warwick.ac.uk/newsandevents/pressreleases/how_you_charge)  de uma Universidade do Reino Unido sobre o comprometimento da vida útil de baterias de íons de lítio no uso de carregamentos por indução.

O motivo da degradação é físico, da física, e não algo experimental.

A questão principal, que o carregamento por indução provoca, é que pelo carregamento ser por proximidade, essa proximidade da bobina de indução emissora e a bobina de indução receptora do iPhone, e mais a bateria, faz desse "Sanduíche" uma concentração de calor em cima da bateria.

O carregamento rápido eleva a temperatura do smartphone porque quanto mais rápido os elétrons entram na bateria de íons de lítio mais eles colidem entre si, gerando calor, e esse fenômeno é chamado de efeito joule.


E quando uma pessoa como você diz que no seu caso o carregamento por indução não está degradando sua bateria, existem inúmeros fatores que podem explicar isso:

- O tempo. Você não mencionou a data de início do uso do seu iPhone.

- A verdade. Temos que acreditar que o que todo mundo fala é verdade.

- A metodologia. Se o carregamento está seguindo o mínimo das etapas necessárias. 

Não é só a experiência das pessoas, mas há um estudo, e deve até haver mais pois o que o carregamento por indução provoca é algo da física fácil de entender, e que já expliquei de forma redundante.

"Efetuo o carregamento do meu iPhone 13 Pro desde que comprei ele em Maio desse ano"

Informei o tempo que comprei o iPhone e comecei a usar hehehe. mas como estamos em Outubro, fazendo os cálculos são 5 meses de Maio pra cá. Lembro que nos meus iPhones anteriores já estaria com uma saúde com menos de 100%.

Entendi totalmente a tua explicação e concordo de fato sobre o estudo, acho válido demais também, massss como informei, a forma que venho usando tem segurado bastante a degradação diferente do meu antigo iPhone (iPhone 11 Pro) que em menos de 1 ano de uso chegou a 80% de Saúde bateria (o qual tive que trocar no AppleCare+ por causa disso quando chegou em 79%).

Se vem dando certo a demora da degradação fazendo isso, eu me apeguei a essa estratégia já que consigo me adaptar a ela, diferente de muitos que não conseguem e é totalmente entendível, como falei, essa é a minha experiência que resolvi implementar após ter trocado o meu iPhone 11 Pro antigo por esse iPhone 13 Pro e de fato vem dando certo no quesito degradação de bateria.

Em 20/10/2022 at 12:51, Guilherme de Almeida disse:

Mas no mundo real, as pessoas não têm tempo de fazer esse malabarismo do carregamento.
As pessoas querem usar, e ao dormir colocar no carregador, pro dia seguinte sair e usar.

Concordo contigo, é como eu falei, é a minha experiência e que consegui me adaptar de fato, o que eu faço é colocar um Shortcut no iPhone, onde ao passar de 80% a Siri executa uma mensagem de áudio pedindo para que eu tire o iPhone do carregador, o que tem me ajudado bastante a manter essa minha experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Marcelinho Lopes disse:

Concordo contigo, é como eu falei, é a minha experiência e que consegui me adaptar de fato, o que eu faço é colocar um Shortcut no iPhone, onde ao passar de 80% a Siri executa uma mensagem de áudio pedindo para que eu tire o iPhone do carregador, o que tem me ajudado bastante a manter essa minha experiência.

Isso é uma boa ideia de ter criado esse atalho, mas como eu falei anteriormente, já existe esse "Carregamento Otimizado" dentro da "Saúde da Bateria", só resta saber se, mesmo com ele ativado, você estaria conseguindo uma eficiência maior na vida útil da sua bateria, utilizando também esse seu método.

Uma experiência legal que poderia ser feita era comparar o seu método, com "Carregamento Otimizado" desligado, com o método do "Carregamento Otimizado" ligado, e assim poderíamos saber depois de um ano, por exemplo, qual foi o mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2022 at 16:54, Engemec disse:

Isso é uma boa ideia de ter criado esse atalho, mas como eu falei anteriormente, já existe esse "Carregamento Otimizado" dentro da "Saúde da Bateria", só resta saber se, mesmo com ele ativado, você estaria conseguindo uma eficiência maior na vida útil da sua bateria, utilizando também esse seu método.

Uma experiência legal que poderia ser feita era comparar o seu método, com "Carregamento Otimizado" desligado, com o método do "Carregamento Otimizado" ligado, e assim poderíamos saber depois de um ano, por exemplo, qual foi o mais eficiente.

Utilizando o carregamento por indução, o "carregamento otimizado" havia deixado de funcionar comigo há bastante tempo. Tenho o costume de colocar para carregar a cada dois dias entre 23h-00h e tirar sempre as 6h, e em todas as vezes que acordei de madrugada por algum motivo (2h, 3h da manhã), o aparelho já estava com 100% de carga completa. No 13 Pro somente com cabo desde que tirei da caixa, voltou ao normal e só completa os 100% mais próximo das 6h.

Ou seja, o carregamento por indução deixou o carregamento otimizado "burro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...