Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Desbloqueio de iCloud e de operadora"


Posts Recomendados

Boa noite amigos, 

Acompanho com desconfiança o crescimento do mercado de "desbloqueio do iCloud" e de operadoras internacionais. 

Queria saber dos amigos; Esse serviço infringe alguma lei Brasileira? É ilegal desbloquear iCloud de celulares?

My two cents.. Acho que é justo no caso de celulares com a nota e caixa, pois de fato acontece de desavisados esquecerem a senha do iCloud ao restaurar o celular.

Grato,

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu obviamente não entendo quase nada da área do Direito, mas talvez se encaixe no artigo 154 da lei 12.737/2012, que tipifica a invasão de dispositivos informáticos. Se é crime ou não, no Brasil rola solto já há uma década o desbloqueio de Google FRP nos Androids, que é equivalente ao Activation Lock do iCloud. Inclusive qualquer pessoa pode comprar equipamento próprio pra fazer isso no Brasil, como uma box Octoplus para algumas marcas e modelos, e a maioria dos modelos nem sequer precisa de equipamento algum podendo ser feito por um usuário qualquer seguindo tutoriais no YouTube e fóruns. De qualquer forma pra punir tem que haver investigação, testemunha, denúncia etc...

Pra ser sincero eu estou meio alheio às novidades da área técnica, mas até então eu ainda não me deparei com o tal procedimento que supostamente desbloqueia iCloud e sinceramente nem fui atrás, tampouco pretendo realizar se for mesmo possível. Amigos técnicos me disseram que é possível, que tem gente fazendo, sem dizer se isso é possível em qualquer aparelho e versão de iOS, mas eu particularmente nunca vi. Existe uma enxurrada de sites e softwares que prometem fazer esse procedimento, mas todos os que eu vi são scam puro.

O desbloqueio de operadora teoricamente só pode ser feito pela própria operadora, mas nesse caso eu já vi sim funcionários das operadoras fazendo tramóia por fora. Se é possível sem o consentimento da operadora ou acesso interno, também desconheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma discussão interessante. O activation lock é fantástico para a segurança do usuário em caso de roubo/perda. Mas é uma fonte gigante de desperdício e lixo eletrônico nos casos em que voce possui um dispositivo adquirido legalmente e que está "morto" pelo activation lock.

Deem uma olhada nesse canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/rdklinc/featured

O cara vive de comprar macs/iPhones/iPads usados em centros de reciclagem, consertar e revender. Ele tem vários vídeos mostrando a quantidade de dispositivos que ele compra e que vão diretamente pro lixo porque estão com o bloqueio de ativação e ninguém consegue destravar. E são dispositivos comprados legalmente. Por exemplo, uma escola ou universidade decide renovar os iPads que tem distribuidos pros alunos. Então de ua vez só compra centenas de iPads novos e descarta centenas de usados. Esses usados eles nao se preocupam em remover a conta do iCloud, ou muitas vezes nem. lembram a senha. Apenas fazem o restore pra apagar os dados e pronto. 

Pode parecer bobagem, pode parecer que estamos falando de poucos dispositivos, mas não. Olhem os vídeos desse cara. E ele é só UM exemplo. Tem vários outros ao redor do mundo. Milhares de dispositivos em perfeito estado e relativamente novos, que poderiam estar sendo usados e sendo úteis pra muita gente, jogados pra descarte, pra ser triturado e vendido como sucata por causa do activation lock. Será que a Apple não poderia liberar esses dispositivos? É algo a se pensar. 

Sobre o Android. Recentemente passei pela seguinte situação: minha esposa teve o celular (Moto G8 Plus) roubado. O ladrão desbloqueou, deletou a conta dela, logou a conta google dele e deu pra mãe dele ficar usando. Milagrosamente, a polícia recuperou o celular! Nos ligou um dia dizendo: vem buscar na delegacia. Bom, acontece que a polícia não pode me devolver o celular com os dados do ladrão, então eles fizeram um reset sem desconectar da conta do cara antes. Resultados, recuperamos o celular mas ficou bloqueado na conta do ladrão! Ele não deixa cadastrar uma nova conta google, fica pedindo a senha da conta que ficou lá registrada. fui no YouTube, assisti um vídeo  e em menos de 5 min eu tinha liberado o celular do Google FRP! Simples assim, celular novo como de fábrica. Ok, eu não "invadi" a conta google do cara, mas mesmo assim, fácil demais remover o único sistema de segurança do aparelho. Me pergunto se pro iCloud também é simples assim.

PS: sim, quando o celular foi roubado pedimos o bloqueio do IMEI na Claro. Aparentemente nada foi feito, celular continua funcionando até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, marcosfisica disse:

Mas é uma fonte gigante de desperdício e lixo eletrônico nos casos em que voce possui um dispositivo adquirido legalmente e que está "morto" pelo activation lock.

Mas a Apple dá esse suporte, não dá? Me lembro de quando trabalhava na iPlace e CONSTANTEMENTE aparecia um cliente com o aparelho bloqueado e implorando ajuda, e a recomendação da Apple era fazer o envio da nota fiscal do aparelho pra que o mesmo pudesse ser liberado. Se o aparelho foi comprado (de forma comprovada) legalmente, a Apple presta o suporte, não presta?

25 minutos atrás, marcosfisica disse:

Ok, eu não "invadi" a conta google do cara, mas mesmo assim, fácil demais remover o único sistema de segurança do aparelho. Me pergunto se pro iCloud também é simples assim.

Não, devido ao Secure Enclave e outros componentes com a mesma função do T2 dos Macs. A conta do iCloud é vinculada ao aparelho de uma forma diferente em relação aos Androids e a conta Google. Pra fazer um swap de processador por exemplo, numa placa de iPhone, você precisa migrar diversos componentes junto, pois são todos conectados uns aos outros de forma única. Aliás, não precisa nem ir longe... Basta ver como nunca foi e nunca será possível substituir um botão Home e continuar com o TouchID funcionando, ou substituir o módulo do FaceID por completo e continuar com ele funcionando. É necessário fazer também um swap de componentes entre cabos flexíveis e se esse componente único (cujo seu par é aquela placa lógica específica) for/estiver danificado, já era.

25 minutos atrás, marcosfisica disse:

PS: sim, quando o celular foi roubado pedimos o bloqueio do IMEI na Claro. Aparentemente nada foi feito, celular continua funcionando até hoje.

Torça pra que não estejam apenas demorando pra incluir o aparelho na blacklist, pois incluir um IMEI lá é relativamente simples, tirá-lo de lá é um suplício, mesmo você sendo o dono do aparelho.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Mas a Apple dá esse suporte, não dá? Me lembro de quando trabalhava na iPlace e CONSTANTEMENTE aparecia um cliente com o aparelho bloqueado e implorando ajuda, e a recomendação da Apple era fazer o envio da nota fiscal do aparelho pra que o mesmo pudesse ser liberado. Se o aparelho foi comprado (de forma comprovada) legalmente, a Apple presta o suporte, não presta?

 

pelos vídeos dele não. ele sempre fala que já tentou de tudo e que não há maneira. a apple não tá nem aí.

talvez pra casos individuais, lá de vez em quando, voce com UM iPad ou UM iPhone bloqueado, a apple possa até dar alguma ajuda. mas quando voce tem uma quantidade grande de dispositivos acho que não rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, marcosfisica disse:

pelos vídeos dele não. ele sempre fala que já tentou de tudo e que não há maneira. a apple não tá nem aí.

talvez pra casos individuais, lá de vez em quando, voce com UM iPad ou UM iPhone bloqueado, a apple possa até dar alguma ajuda. mas quando voce tem uma quantidade grande de dispositivos acho que não rola.

Sim, é o que a própria Apple diz aqui. Se for aparelho institucional, quem deve requerer suporte nesses casos é o gerente do TI (ou equivalente), e não aceitam solicitação de suporte para um grande volume de dispositivos. Se bem que, sendo institucional, existe a possibilidade de todos estarem vinculados ao mesmo ID Apple, e aí pode ser solicitada a recuperação da conta e depois utilizar o novo acesso para desbloquear todos os aparelhos.

O que se espera de uma instituição, principalmente uma que tenha adquirido uma grande quantidade de dispositivos é que no mínimo mantenham a conta atualizada, verificação em duas etapas, senha atualizada periodicamente (e anotada) etc. Eu não acho estranho que a Apple se recuse a esse tipo de atendimento, porque a possibilidade de ser um golpe (ladrões, ex-funcionários etc) existe e é grande.

Já o suporte individual é garantido, estando munido de comprovação da aquisição lícita do dispositivo.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...