Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crie uma caixa melhor para o Snow Leopard


fabioped

Posts Recomendados

Pedro, acho desnecessário você vir aqui defender o GizBr, críticas acontecem, construtivas ou não. Não precisa ficar na defensiva.

Vou elaborar sobre as críticas que fiz em meus posts anteriores:

Realmente fazia tempo que eu não entrava no GizBr. Sabe pq? Pq no começo, quando vocês abriram o site e a url gizmodo.com começou a redirecionar automaticamente para o GizBr, eu acabei caindo algumas vezes lá sem querer. E não gostei do que vi, na época. As traduções estavam amadoras, falhando na adaptação de expressões, etc. Até mandei um email pra vocês reclamando disso - e recebi resposta positiva. Mas minha crítica não fez nada mudar, na época, então parei de entrar e comecei a acessar diretamente por "us.gizmodo.com".

De fato, entrei agora no GizBr e as traduções estão melhores. Ainda vi alguns títulos de post ruins (como traduzir "like you just don't care" para "como se você não se importasse com nada" -- literalmente não está ruim, mas não passa a mesma idéia da expressão). Mas, de fato, está bem melhor do que na época em que formei minha opinião.

Mas você sabe como é: a primeira impressão fica. Depois que vocês me assustaram no começo do site, eu não tinha nenhum motivo pra voltar. Ainda continuarei preferindo o GizUS, mas te digo que é por ter preferência por conteúdo original, quando este está em um idioma que falo. Da mesma forma que prefiro ler livros no idioma original, sempre.

Agora, para mim o motivo principal de preferir a versão americana: os comentários. Nem estou falando das flamewars, pois isso tem em qualquer lugar. Mas commenters de blogs brasileiros sempre me irritam. Brasileiros adoram comentar com risadas estúpidas (esses horríveis "huehuehuheuheuehuehuhe"), emoticons, comentários de uma palavra só (tipo "Tenso"), ou o que é pior pra mim: repetir um comentário seguido de um número. Essas coisas não acontecem entre os commenters do giz americano. Talvez seja por causa do sistema de star commenters. Talvez seja pq brasileiros são assim.

E não irei deixar de ler os comentários como vc sugeriu, acho eles uma parte importante da visita ao Gizmodo.

Quanto ao conteúdo patrocinado, entendo a necessidade. Não liguem pra reclamações sobre isso. Só não exagerem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

1) Ok, gostei da idéia de implantar o Intense Debate, mas acho que tem alguns posts que mereceriam uma intervenção da moderação e alguns usuários que deveriam receber uma advertência. Comentários do tipo "quem vier defender a maçã podre* é pq é fanboy" inviabilizam qualquer discussão. *Usei a expressão pq li exatamente ela dando uma olhada nos comentários dos posts sobre Snow Leopard.

3) Pois é, eu pensei nisso enquanto escrevia, por isso comentei sobre não ter lido nenhum comentário absurdo, pelo menos em posts Apple, já que abri diversos dele para dar uma olhada nos comentários. Sabe, as vezes eu acho que o que estraga um pouco o Gizmodo BR é o "Juca Awards". Os posts JA são bem legais, já ri muito lendo, mas parece que todos os comentários do blog são tentando concorrer a ele, quase nunca rola uma discussão séria (acho que a última que vi foi naquele post seu sobre Linux). Mesmo o Gizmodo sendo um blog descontraído, o objetivo dos comentários não deveria ser ir para o Juca Awards.

4) Ok, tirar as propagandas é utopia, mas estão exagerando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Rotten.

Eu vim "na defensiva" porque vi um monte de acusações não só injustas mas totalmente equivocadas. Essa idiotice de dizer que a gente faz ou traduz post "só pra ver o barraco" me atinge profundamente porque é absurdo. Eu não sou moleque que criou um bloguinho pra xingar essa ou aquela marca. Eu sou um jornalista com uma experiência bem razoável na área, responsável pelas operações no Brasil de um dos blogs mais respeitados no mundo sobre o assunto. Eu não iria brincar com isso. Escolho dar as notícias da melhor maneira possível, e escolho o que sai baseado no que é mais divertido, interessante, importante. Obviamente posso errar, e vamos acertando ao longo do caminho (sou editor-chefe há apenas 6 meses, o blog completou um ano agora), mas a intenção é das melhores, acredite. Se denunciar uma falha crítica no Windows 7 ou uma vulnerabilidade no Mac OS gera flamewar o problema é dos leitores, não nosso. Vá ler os comentários no blog do Juca quando ele fala mal (com propriedade) de algum time. Aparece um monte de idiota fanático e xiita. Por isso ele deve parar de falar? Não.

Mas ok, isso não era pra você, mas só em linhas gerais. Quanto ao redirecionamento do gizmodo.com, isso foi uma ordem da Gawker Media, que controla o Gizmodo americano. Assim como quando você digita Microsoft.com ou Google.com você é redirecionado para os sites locais. É normal acontecer. Mas a gente falhou em não divulgar melhor o workaround pra coisa: que é colocar no bookmar o i.gizmodo.com, pra ler o original.

E concordo que se você é mais acostumado com a língua inglesa é normal preferir ler o original. Há piadas que são intraduzíveis e há uma ou outra expressão que podemos traduzir errado - essa que você citou é intraduzível (like you just don't care é uma coisa de música, só faz sentido no contexto), mas poderíamos achar uma solução melhor. Mas há tempos não estragamos um conteúdo por uma tradução porca.

E sim, os comentários do Giz US (ou do Kotaku, do Engadget, dos blogs americanos no geral) estão anos luz à frente dos brasileiros. Não raro os comentaristas pescam alguma coisa errada, começam uma discussão com propriedade técnica ou com comentários engraçados. Isso não é possível emular aqui, mas te convidaria, sem ironia e de verdade, a comentar mais no Giz BR pra enriquecer nossa área de comentários. Tem melhorado bastante, mas é preciso atrair esse pessoal que largou os blogs brasileiros como você por não ver luz nos comentários.

Outro motivo para ler o Gizmodo Brasil é a quantidade de notícias nacionais. Isso cresceu bastante e, modéstia à parte, há coisas que realmente valem a pena e que não há paralelo no Giz americano. Como a nossa cobertura do "caso Fnac" (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-editorial-caso-fnac-ja-aconteceu-ha-5-anos-e-ninguem-aprendeu) ou a cobertura crítica do lançamento do Nokia N97 (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-hands-nokia-n97).

Por favor, apareça mais e mande sugestões e comentários diretamente para mim: pedro@gizmodo.com.br. Precisamos cobrir mais e melhor o mundo Apple no Brasil, inclusive.

Abraço!

Editado por Pedro Burgos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vim "na defensiva" porque vi um monte de acusações não só injustas mas totalmente equivocadas. Essa idiotice de dizer que a gente faz ou traduz post "só pra ver o barraco" me atinge profundamente porque é absurdo. Eu não sou moleque que criou um bloguinho pra xingar essa ou aquela marca. Eu sou um jornalista com uma experiência bem razoável na área, responsável pelas operações no Brasil de um dos blogs mais respeitados no mundo sobre o assunto. Eu não iria brincar com isso. Escolho dar as notícias da melhor maneira possível, e escolho o que sai baseado no que é mais divertido, interessante, importante.

Depois de 2 posts em que o nível baixou totalmente, traduzir um terceiro insistindo na piadinha da caixa do Snow Leopard é pedir para ver barraco. Assim como na maioria das piadas sobre Apple que obviamente não vão gerar paz nos comentários. O Gizmodo é um blog legal, mas é uma pena que tenha se criado, na versão brasileira, esse clima PCzista (definitvamente não sei pq, pois vejo diversos comentários sérios e favoráveis em relação a Apple em outros blogs brasileiros, até mesmo em especializados em determinadas marcas, como Nokia).

Uma coisa que eu achei legal é que até o Gizmodo US ofereceu uma maneira, no dia do "It's only rock...", de não ver os posts da categoria Apple.

Outro motivo para ler o Gizmodo Brasil é a quantidade de notícias nacionais. Isso cresceu bastante e, modéstia à parte, há coisas que realmente valem a pena e que não há paralelo no Giz americano.

Esse é o grande motivo.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ainda não caiu a ficha para todos.

Ai entra os fanboys.

rssss

Não é que o blog é PCzista. É que o Brasil é PCzinta. O Macintosh é um micro fora da realidade ($$) para a grande maioria da população.

Querem que falem muito da Apple sendo que 80% é usuário do PC? (chutando os valores).

Vamos diminuir esse fanatismo!

<_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ainda não caiu a ficha para todos.

Ai entra os fanboys.

rssss

Não é que o blog é PCzista. É que o Brasil é PCzinta. O Macintosh é um micro fora da realidade ($$) para a grande maioria da população.

Querem que falem muito da Apple sendo que 80% é usuário do PC? (chutando os valores).

Vamos diminuir esse fanatismo!

:)

Diria que 80% foi um chute maravilhosamente sonhador.. hehe... eu diria que 97% do povo brasileiro usa pc... como eu ja disse em outros topicos... praticamente todos os meus amigos.. que sempre estudaram em escolas particulares.. e que tem uma boa educacao, acesso a informacao e tem uma boa qualidade de vida ($$) nao sabem o que e mac... eu digo "ow.. comprei um mac"... eles dizem.. "comprou oq?".. a unica coisa que eles sabem da apple é iphoe e ipod... e o pior de tudo.. voce mostra um mac pra alguem e a pessoa fala "que bosta esse pc.. é tudo mais dificil.. fica tudo no lugar errado...

nosso brasil esta longe de chegar a so 80% de usuarios pc... infelizmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não tem nada a ver com conteúdo maior de PC. Se fosse só PC seria até melhor já que os leitores não usam Mac. O que eu reclamei foi da discussão e do comportamento dos commenters que dá em cada post sobre Mac e da atitude do Gizmodo Brasil (de fingir que não vê nada e continuar postando) sobre isso, só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...