Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade MacMini i5 Late 2014 vale a pena?


FabianoRTVC

Posts Recomendados

Fala galera, boa noite!

 

Preciso de bons conselhos de gente que manja de Mac, o que não é meu caso.

Tenho um MacMini Late 2014 i5 com 6GB de RAM e HD de 1TB. iria vender para comprar uma máquina PC mais nova e rápida pra alguns softwares gráficos básicos, mas resolvi antes escrever aqui para saber se é possível fazer upgrade dessa máquina, e o que me recomendam. 

Como ele atualizou o SO tá muito lento, até para inicializar, mas tanto ele quanto o teclado e o Magic Mouse estão em perfeito estado, dá pena de trocar sem pelo menos antes consultar gente mais experiente para ver se rola um upgrade.

Fico no aguardo, e agradeço muito desde já.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Boa noite, Fabiano.

Essa máquina aceita upgrade de memória RAM e dispositivo de armazenamento. Pelos 6GB de RAM imagino que esse seu seja a versão com o processador I5-4260U de 1.6ghz (que pode chegar até 2.7ghz com o Turbo Boost da Intel), e que originalmente veio com 4GB RAM e depois alguém colocou mais um módulo de 2GB.

Se compensa ou não, aí tem um porém: que softwares gráficos básicos? É preciso analisar se essa máquina, devido ao processador e ao gráfico integrado desse processador dá conta do teu serviço, mesmo que venha a sofrer upgrade de memória RAM e armazenamento.

Dois fatores que estão deixando sua máquina lenta: o fato do dispositivo de armazenamento ser mecânico, um HD, que por si só já é lento, e também porque provavelmente você só foi atualizando essa máquina ao longo do tempo, sem nunca ter feito uma instalação limpa do sistema, e essas atualizações vão acumulando porcaria e capando o desempenho da sua máquina. Se você trocar esse HD por um SSD, o que também te obriga a fazer uma instalação limpa do sistema, te garanto que vai virar outra máquina. É um bom computador, podemos dizer que tem desempenho equivalente a um MacBook Air dessa época ou até mais recente (caso seja feito upgrade do SSD).

Sobre memória RAM, eu recomendaria no mínimo 8GB. O que dá pra fazer é remover esse módulo de 2GB e pegar outro módulo de 4GB com as mesmas especificações do que já está instalado na máquina. Não é um upgrade caro. Se você optar por um upgrade um pouco mais completo, vale a pena cogitar a ideia de partir pra 16GB RAM, e aí eu recomendo comprar memórias da linha MacMemory da Corsair. A memória compatível com seu modelo é LPDDR3 de 1600mhz. Só com o SSD com certeza já vai dar uma diferença enorme, mas aproveitando que já vai abrir a máquina, a ideia de pelo menos tirar os 2GB e colocar mais 4GB pra totalizar 8GB cai bem.

Sobre o SSD, eu costumo recomendar o modelo MX500 da Crucial. Existem outros modelos na mesma faixa de preço, cabe a você pesquisar, mas gosto de recomendar porque além de já ter indicado pra muitos clientes e nunca ter tido feedback negativo, também uso em uma máquina particular e acho muito bom. A capacidade de armazemanto vai do seu uso.

Você vai gastar menos do que comprando um PC, ainda mais nessa época em que estamos com tudo tão caro, e vai ter uma boa máquina.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Boa noite, Fabiano.

Essa máquina aceita upgrade de memória RAM e dispositivo de armazenamento. Pelos 6GB de RAM imagino que esse seu seja a versão com o processador I5-4260U de 1.6ghz (que pode chegar até 2.7ghz com o Turbo Boost da Intel), e que originalmente veio com 4GB RAM e depois alguém colocou mais um módulo de 2GB.

Se compensa ou não, aí tem um porém: que softwares gráficos básicos? É preciso analisar se essa máquina, devido ao processador e ao gráfico integrado desse processador dá conta do teu serviço, mesmo que venha a sofrer upgrade de memória RAM e armazenamento.

Dois fatores que estão deixando sua máquina lenta: o fato do dispositivo de armazenamento ser mecânico, um HD, que por si só já é lento, e também porque provavelmente você só foi atualizando essa máquina ao longo do tempo, sem nunca ter feito uma instalação limpa do sistema, e essas atualizações vão acumulando porcaria e capando o desempenho da sua máquina. Se você trocar esse HD por um SSD, o que também te obriga a fazer uma instalação limpa do sistema, te garanto que vai virar outra máquina. É um bom computador, podemos dizer que tem desempenho equivalente a um MacBook Air dessa época ou até mais recente (caso seja feito upgrade do SSD).

Sobre memória RAM, eu recomendaria no mínimo 8GB. O que dá pra fazer é remover esse módulo de 2GB e pegar outro módulo de 4GB com as mesmas especificações do que já está instalado na máquina. Não é um upgrade caro. Se você optar por um upgrade um pouco mais completo, vale a pena cogitar a ideia de partir pra 16GB RAM, e aí eu recomendo comprar memórias da linha MacMemory da Corsair. A memória compatível com seu modelo é LPDDR3 de 1600mhz. Só com o SSD com certeza já vai dar uma diferença enorme, mas aproveitando que já vai abrir a máquina, a ideia de pelo menos tirar os 2GB e colocar mais 4GB pra totalizar 8GB cai bem.

Sobre o SSD, eu costumo recomendar o modelo MX500 da Crucial. Existem outros modelos na mesma faixa de preço, cabe a você pesquisar, mas gosto de recomendar porque além de já ter indicado pra muitos clientes e nunca ter tido feedback negativo, também uso em uma máquina particular e acho muito bom. A capacidade de armazemanto vai do seu uso.

Você vai gastar menos do que comprando um PC, ainda mais nessa época em que estamos com tudo tão caro, e vai ter uma boa máquina.

Beto, obrigado pelas dicas. Fui atrás das infos precisas do sistema, porque tinha escrito com o que eu "achava"de cabeça. Segue foto. O que você acha? Invisto nesse upgrade?

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.45.34.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.47.31.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.48.00.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.48.21.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um exatamente igual a esse.
RAM é soldada, mas ele aceita upgrade de HDD / SSD. Existe um adaptador que permite que vc coloque também um SSD NVMe M.2 nele, aumentando ainda mais o armazenamento.
O adaptador custa em média R$ 130,00 no Mercado Livre já no Brasil ou menos de R$ 50,00 no Aliexpress. Se vc tiver paciência, pela do Aliexpress mesmo. Coloca um SSD NVMe de uns 256GB para sistema e programas e deixa o HDD de 1TB para arquivos. 
Já é uma máquina um tanto quanto datada, com processador de quarta geração, mas para um uso básico ou até mesmo algo moderado, ainda dá conta. 
O que mata ele atualmente, é o lento HDD que simplesmente não dá para um uso no dia a dia. Sistemas atuais não foram feitos para funcionar em HDD.
Coloca um SSD NVMe nele e verá a diferença.

Procura no Google "Mac mini SSD upgrade" que vc vai ver o quanto é fácil a instalação do SSD mantendo o HDD que veio nele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Pico disse:

Acho que se enganou, o 2014 tem RAM integrada, o único upgrade é SSD mesmo.

 

Pois é, na verdade me deixei levar por ele ter dito que a máquina tinha 6GB de RAM, configuração que não existe nas máquinas da Apple. 

 

 

Em 04/09/2021 at 22:48, FabianoRTVC disse:

Beto, obrigado pelas dicas. Fui atrás das infos precisas do sistema, porque tinha escrito com o que eu "achava"de cabeça. Segue foto. O que você acha? Invisto nesse upgrade?

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.45.34.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.47.31.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.48.00.png

Captura de Tela 2021-09-04 às 22.48.21.png

Vale a pena sim o upgrade de SSD. A máquina é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...