Flavio Lago Postado 26 de abril de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 26 de abril de 2021 (editado) Olá amigos, tudo bem??? Sou novo no forum e meu intuito aqui é tentar buscar ajuda para meu problema; não sei se mais alguém aqui passou ou ainda passa por isso. Atualizei meu Pro (mid-2014) para o Big Sur já fazem uns 2 meses e desde que fiz isso não consigo mais utilizar qualquer navegador de internet de maneira normal. Safari, Firefox, Chrome... todos apresentam o mesmo problema: Inicio o navegador e ele não carrega nenhuma pagina (principal, ou qualquer outra). Somente após algum tempo e diversos procedimentos (que sinceramente não sei se ajudam) é que os mesmos funcionam. A parte interessante é que o link de internet continua o mesmo, o roteador o mesmo, tudo igual... o problema veio após a atualização do OS. Os demais aplicativos que usam internet não tenho problema algum: Mail, Outlook, Bancos, iTunes, App Store.... todos funcionando lisinho, corretamente. Entrei em diversos fóruns de fora e encontrei vários usuários com o mesmo problema, porem sem uma solução definitiva. Fiz tudo que me sugeriram e nada... tentei zerar caches, históricos, atualizaçao de tudo que e coisa, reiniciar SMC, NVRAM; mexi nas configurações de rede, exclui a rede, renovei concessão DHCP... enfim, eu ja fiz tudo que e possível e problema persiste. As vezes ocorre de a pagina inicial abrir quando inicio algum navegador e logo em seguida ao clicar em qualquer link, a navegação para. Pra mim é frustrante porque eu preciso da internet para trabalhar e as vezes fico amarrado na boa vontade do negocio funcionar. Alguém consegue me ajudar? Editado 26 de abril de 2021 por Flavio Lago Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoGaleazzo Postado 26 de abril de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 26 de abril de 2021 Flavio, é por essas e outras que nunca recomendo fazer atualizações grandes. Por exemplo: você está no macOS Catalina 10.15.6 e sai a versão 10.15.7 para update. OK. Pode e deve atualizar. Mas no caso de estar no Catalina, por exemplo, e sair outra versão, como o Big Sur, a melhor opção para garantir desempenho sempre será uma instalação limpa do sistema novo. Os sistemas operacionais são softwares muito complexos, cheios de arquivos temporários, arquivos que eram pra ser temporários e por algum motivo não foram excluídos, cache, registros, arquivos de configuração etc etc. Por isso quando existem alterações consideráveis nos updates, por mais chato que seja, o melhor caminho é a instalação limpa. Depois instalando seus apps novamente eles geram arquivos novos ao invés de reaproveitar instruções do sistema anterior. Também recomendo que faça um backup manual dos seus dados para passar novamente pra máquina depois da instalação limpa. Evite softwares que automatizam backups, inclusive o próprio TimeMachine, porque nesses backups automatizados também vão porcarias junto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flavio Lago Postado 30 de abril de 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado 30 de abril de 2021 Beto, boa noite. Primeiro, obrigado pela resposta. Eu entendi o que voce me sugeriu; a questão é que sou um usuário "normal"; nunca me preocupei sobre as atualizações e o que elas acarretam porque nunca deu nenhum problema em nada.... e como sempre apareceram, eu fui atualizando porque entendia que uma hora ou outra alguma coisa poderia parar de funcionar ou porque realmente era necessário, entendeu? Tenho um desktop dell com windows com as atualizações automáticas também; e tal como o mac nunca deu nenhum bug ou falha. Infelizmente após a atualização pro Big Sur isso ocorreu nessa questão dos navegadores. Por exemplo, agora... eu levei mais de meia hora pra conseguir que o navegador carregasse corretamente e funcionasse para poder entrar aqui e responder. Foi assim a semana toda! Um analista da Apple sugeriu nas comunidade da própria Apple que eu tente criar um novo usuario e faça o teste. Se continuar, me sugeriu também que restaure para as configurações de fabrica sem retornar o backup... Vou fazer o que ele me sugeriu como teste e ver o que acontece. Volto para informar posteriormente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Scheid Postado 1 de maio de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 1 de maio de 2021 Sim, o novo usuário pode ser uma opção para verificar o problema. Caso persista, faça a reinstalação, mas como o Beto falou, não apenas reinstale por cima. Faça uma cópia manual dos seus arquivos pessoais para um disco externo e então crie um pendrive de instalação usando este procedimento https://support.apple.com/pt-br/HT201372 Feito isso, reinicie o Mac segurando Option e escolha este pendrive para o boot. Ele irá iniciar o Recovery Mode. Iniciado, abra o Disk Utility e apague completamente o disco do Mac, tudo, sem dó. Veja e explore estes links https://support.apple.com/pt-br/HT208496 (ignore o passo Command R pois ao iniciar pelo pendrive vc já estará no Recovery Mode) e https://support.apple.com/pt-br/guide/disk-utility/welcome/mac Feche o DU e retome a instalação a partir do painel principal. A partir daí ele fará tudo sozinho e pedirá apenas seus dados e configurações básicas que deseja. E ainda pode recorrer ao YouTube para ver o processo acontecer, como é um item básico dos Macs, há zilhões de vídeos por lá sobre o tema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flavio Lago Postado 4 de maio de 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado 4 de maio de 2021 Rafael, boa tarde! Tudo bem? Cara, eu fiz exatamente isso que voce me sugeriu sem ler sua resposta... Li o passo a passo nas paginas de suporte da Apple. Antes tentei criar o novo usuário, o que não funcionou, mesmo logando pelo modo de segurança. Por fim, fiz o backup em um HD externo e retornei o mac para as configurações de fabrica seguindo tudo como voce descreveu acima e isso definitivamente resolveu a questão. Foi um alivio... Agora um porem (parece brincadeira ou piada de mal gosto), quando conecto o iPhone no mac ele fica carregando e descarregando sem parar independente de qual porta USB eu use. E antes que perguntem estou usando cabo original. Hahahahahahahahahaa.... Procurando pelo erro no google descobri um comando para ser feito no terminal (sudo killall -STOP -c usbd). Resolve o problema, mas todas as vezes agora que conecto o iPhone eu preciso fazer esse comando. Fui premiado!! \o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoGaleazzo Postado 4 de maio de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 4 de maio de 2021 7 minutos atrás, Flavio Lago disse: Procurando pelo erro no google descobri um comando para ser feito no terminal (sudo killall -STOP -c usbd). Resolve o problema, mas todas as vezes agora que conecto o iPhone eu preciso fazer esse comando. Mal de MacBook, ironicamente. Eu tinha um Air 2014 que fazia isso, meu Pro 2014 não fazia. O que eu fiz foi criar um script pra facilitar a execução do comando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flavio Lago Postado 4 de maio de 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado 4 de maio de 2021 Rapai, me ensina isso! 😂 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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