Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

escrever com iPad - substituir MacBook Air


Posts Recomendados

10 minutos atrás, marcelo.passos disse:

Você usa o Mouse e o teclado da Apple mesmo? 

 

Os mouses que encontrei bluetooth tem um valor salgado.

Estava a procura do adaptador OTG ou um kit bluetooth mais barato para entender como é que se comporta esse kit mouse+teclado no iPadOS para depois, se de fato me ajudar no trabalho, investir em um teclado e um mouse melhores.

Olá, Marcelo!

Antes de investir em um mouse bluetooth usei um OTG que eu já tinha aqui em casa, por meio de um adaptador USB C. Funciona de boa: scroll, botão direito, botão esquerdo, como em um PC ou Mac. Foi o que me ajudou a decidir investir em um bluetooth. Comprei esse que tenho visto por volta de R$80 à R$100: https://www.logitech.com/pt-br/product/pebble-m350-wireless-mouse 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ISilva disse:

Olá, Marcelo!

Antes de investir em um mouse bluetooth usei um OTG que eu já tinha aqui em casa, por meio de um adaptador USB C. Funciona de boa: scroll, botão direito, botão esquerdo, como em um PC ou Mac. Foi o que me ajudou a decidir investir em um bluetooth. Comprei esse que tenho visto por volta de R$80 à R$100: https://www.logitech.com/pt-br/product/pebble-m350-wireless-mouse 

Oi ISilva, tranquilo? 

 

Cara, muito obrigado pelo retorno.

- O que achou da experiência mouse+teclado no iPad?

- Você ainda está usando o adaptador OTG então (vi que o mouse que mandou faz o uso do receptor USB)? Você comprou por aqui no Brasil este adaptador? 

 

Os adaptadores que encontro são todos da China, e não é um valor razoável para correr o risco de não funcionar (+120$).

 

Valeu mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, marcelo.passos disse:

Oi ISilva, tranquilo? 

 

Cara, muito obrigado pelo retorno.

- O que achou da experiência mouse+teclado no iPad?

- Você ainda está usando o adaptador OTG então (vi que o mouse que mandou faz o uso do receptor USB)? Você comprou por aqui no Brasil este adaptador? 

 

Os adaptadores que encontro são todos da China, e não é um valor razoável para correr o risco de não funcionar (+120$).

 

Valeu mais uma vez!

Por aqui tudo certo! Espero que aí contigo também. :)

- Minha experiência tem sido bem tranquila, conforme relatei brevemente aqui na primeira página para o @marcosfisica. Eu substitui meu laptop pelo iPad. O suporte à mouse/trackpad elevou muito minha experiência Com textos e planilhas. Tenho escrito todos os meus trabalhos no iPad com um Smart Keyboard + mouse. O que mais me agrada agora, com a implementação do ponteiro, é a seleção de textos. Foi a maior e mais essencial melhora que o mouse trouxe. Era o que mais me incomodava e me fazia sentir falta de laptop/desktop comum, pois eu sempre tinha de tocar na tela para selecionar trechos textuais. Além disso, é importante eu mencionar que alguns apps ainda não tem suporte oficial para mouse, como os do Microsoft 365 (antigo Office), então as vezes o app não reconhece bem o input do mouse (Microsoft já afirmou que vai atualizar os apps no outono do hemisfério norte). Contorno isso ou tocando na tela ou usando outros apps, como o Google Docs ou os apps do iWork da Apple, mas isso é muito difícil de acontecer. Em relação à minha experiência com teclado, devo lembrar que o Smart Keyboard não tem a fileira de teclas de função (ESC, F1, F2, etc) e tem gente que não gosta do toque dele (parece um tecido e as teclas são as fatídicas borboleta com menor profundidade de toque). Aqui em casa temos um teclado da Logitech, com as teclas de função e tudo, que deixam a experiência de digitar e trabalhar bem parecidas com um laptop/desktop. As teclas de função funcionam perfeitamente, de forma nativa (passar músicas, volume, brilho na tela, tecla home, etc). Combinando os dois acessórios no dia-a-dia, repito o que disse: não uso mais laptop/desktop. O iPadOS apresenta inúmeros atalhos de teclados ao longo de todo o sistema, os apps também, inclusive muitos de maneira semelhante a sistemas de computador. Não vou negar, houve uma curva de aprendizagem por conta do modo como o sistema do iPad organiza as coisas (o acesso à multitarefa com um mouse comum como os meus requer gestos diferentes dos que normalmente faria, por exemplo). É outro workflow. Persisti e já estou assim há cerca de um ano. Acho que é isso. 

- O adaptador OTG vem com o mouse, não foi necessário comprar um. Ele fica guardado dentro dele, porque o uso conectado via bluetooth no iPad mesmo (anexei uma imagem para ilustrar). Quando conecto outros acessórios bluetooth o sistema até avisa nos ajustes que pode haver interferência e causar erros na conexão do mouse ou de outro acessório, mas nunca tive nenhuma intermitência de sinal, nem no mouse nem nas músicas em meu fone bluetooth.

 

Tentei descrever com certos detalhes para ilustrar bem minha experiência nesse tempo (cerca de 1 ano só com iPad, cerca de 4 meses com mouse nele). A experiência me agradou tanto que investi em um Magic Keyboard, que está para chegar. Espero que ajude e, se algo não ficou claro ou venha a despertar mais dúvidas e curiosidades, to por aqui! 

 

Abraços!

 

 

IMG_7400.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=107803]joglax[/mention], você lembra a marca da película? Sempre tive essa curiosidade mas as que eu vi na época eram muito caras.

Opa, a marca é Benks, comprei no Aliexpress meio ressabiado, paguei uns 40 reais na epoca, mas era de muito noa qualidade, nao perdia pra paperlike original em nd, e o atual dono a possui aplicada até hj tb no ipad, mais de ano após aplicação. Desgaste minimo dela.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 11/07/2020 at 13:08, joglax disse:

Tive um ipad pro 2017 e estou para comprar o segundo. Adicione uma pelicula “paperlike” nele que a sensação de escrita em papel fica praticamente a mesma (para mim ficou). Some a isso algum aplicativo dedicado (goodnotes ou notify) que deixam a experiência ainda melhor com a infinidade de templates de folha e canetas e funcoes de corte e cola, etc (se bem, que o notes do ios ja supre muito bem). Na minha carreira e pro meu dia a dia com os apps que utilizo um ipad me fez esquecer que eu tinha laptop, combo magic keyboard + pelicula + apple pencil vai cobrir todas as necessidades do usuário padrão.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Voce já deu alguma aula gravando a tela do mesmo ? Há delay na escrita devido o processamento?

É uma duvida que eu tenho e gostaria de tirar antes de fazer esse investimento. Atualmente eu dou aula no seguinte formato: Abro o pdf dentro do good notes e através de uma mesa digitalizadora eu edito o pdf explicando a matéria. Juntamente a tudo isso eu filmo a tela do note.

Ultimamente tenho ficado decepcionado com a qualidade da minha letra na mesa. A resposta é ruim, sinto um leve delay (minha mesa é bluetooth) e não um certo conforto na escrita.

Logo gostaria de saber se fizer isso no iPad com a Apple Pencil: Good Notes gravando a tela do ipad ele fica com uma resposta boa.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dando um feedback pra voces.

Acabamos comprando um iPad 7 e um Apple Pencil. Minha esposa até agora está super satisfeita. Não substituiu o MacBook Air, mas já substituiu papel. Ela não escreve mais nada em papel.

@Guilherme Borges Dos Santos, respondendo tua pergunta. Minha esposa dá aula com o iPad da seguinte maneira: ela escreve as "notas de aula" e gera um pdf que ela compartilha com os alunos. No momento da aula propriamente dita, ela compartilha a tela do iPad e vai escrevendo diretamente no iPad, como se fosse um quadro (usando o goodnotes). Há um pequeno delay, mas muito pequeno mesmo. Nada que atrapalhe.

A experiência tem sido ótima. Ela acostumou com o Apple Pencil e escreve normalmente. A letra fica ótima.  O mais interessante é isso de escrever como se fosse num quadro branco normalmente. Então a aula fica fluida.

Enfim, ela está gostando da experiência e, ao menos até o momento, valeu cada centavo o investimento.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 12/10/2020 at 10:01, motaren disse:

Dá para dar aula usando o pacote classroom + meet para aulas ao vivo?

Também quero sair do MacBook Air por ele ser antigo (2013) e usar apenas o iPad.

O office do IPad tem gerador de fórmulas?

grato 

Olá, @motaren!

 

Dou aulas usando o Classroom e o Google Meet. É possível fazer exatamente o que o @marcosfisica relatou que sua esposa faz. A única coisa que não consigo fazer no Meet para iPad é gravar a reunião. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...