Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

escrever com iPad - substituir MacBook Air


Posts Recomendados

Boa tarde galera;

Estou pensando em investir em um iPad, mas estou com várias dúvidas. Vou precisar usar o iPad pra escrever, a idéia é substituir o papel. Então preciso saber se o "feeling" se o ato de escrever no iPad é igual ou comparável a escrever em um papel. Usando o Apple Pencil, você apoia a mão sobre a tela pra escrever? Consegue escrever de maneira natural, com o Apple Pencil um pouco inclinado e a mão apoiada na tela? Qual modelo de iPad me permite isso? Teria que ser o iPad Pro? Ou o iPad "comum" já permite isso?

Outra dúvida cruel, voces acham que com a dupla iPad + keyboard  (smart ou magic) eu consigo aposentar o MacBook Air?

Desculpem o monte de perguntas, mas é tanto modelo de iPad e keyboard na página da Apple que to completamente perdido! (nem falei dos iPad Air!!!)

 

Abraço e obrigado a quem puder ajudar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, eu já vendi muito iPad para professores (não sei se é o seu caso) que queriam aposentar seus laptops. A narrativa era a mesma "é mais para texto, planilhas etc", e pra essa finalidade o iPad serve sim, e muito bem.

Sobre a Apple Pencil, sim. Você pode apoiar a mão tranquilamente na tela exatamente com a mesma "ergonomia" em que escreve em um caderno, porque quando você emparelha a Pencil ao iPad o multitouch se adapta para ignorar toques indesejados. Basta dar uma olhada no YouTube em vídeos de artistas desenhando no iPad, tatuadores etc. Eu não uso no dia a dia e nem tenho, mas eu já demonstrei muito para os clientes, sinto que a escrita é bem natural e o feedback dos clientes sempre foi muito positivo.

Sobre teclado, eu somente experimentei o Smart Keyboard Folio. Também gostei bastante. Nunca usei para trabalhar no dia a dia, mas a sensação inicial é de uma digitação precisa e confortável. O fato de ter as teclas de atalho iguais à do macOS também ajuda muito e a adaptação é bem natural. Também existem diversas outras opções, como os Logitech e tal, nesse sentido a recomendação é pesquisar bem, assistir a reviews etc.

Lógico que essa mudança vai depender da sua necessidade, mas pelo que você descreveu eu acredito que vai ser bem tranquilo.

O iPad que eu recomendo no seu caso seria o iPad 7. Um tamanho intermediário de display (10,2"), bom hardware, e você consegue a bons preços levando em consideração às demais linhas de iPad.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

Boa tarde galera;

Estou pensando em investir em um iPad, mas estou com várias dúvidas. Vou precisar usar o iPad pra escrever, a idéia é substituir o papel. Então preciso saber se o "feeling" se o ato de escrever no iPad é igual ou comparável a escrever em um papel. Usando o Apple Pencil, você apoia a mão sobre a tela pra escrever? Consegue escrever de maneira natural, com o Apple Pencil um pouco inclinado e a mão apoiada na tela? Qual modelo de iPad me permite isso? Teria que ser o iPad Pro? Ou o iPad "comum" já permite isso?

Outra dúvida cruel, voces acham que com a dupla iPad + keyboard  (smart ou magic) eu consigo aposentar o MacBook Air?

Desculpem o monte de perguntas, mas é tanto modelo de iPad e keyboard na página da Apple que to completamente perdido! (nem falei dos iPad Air!!!)

 

Abraço e obrigado a quem puder ajudar.

 

 

 

 

A sensação de escrever na tela do iPad com a Apple Pencil não é igual a de um lápis no papel. É a sensação de estar escrevendo em um vidro mesmo, em uma lousa com caneta pilot/marcador, por exemplo. Mas existem películas para a tela que imitam a textura de papel.

Você consegue escrever com a palma da mão apoiada na tela e com a caneta inclinada tanto no iPad comum quanto no Pro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcos, estou no meu segundo iPad Pro (atualmente um 11). Não é igual, mas você se adapta rápido e é muito bom ter todas as suas anotações e materiais a mão em pouco peso. Eu tenho o habito de escanear absolutamente tudo e deixar offline no iPad, de apostilas a notas fiscais. É bom demais poder anotar direto no pdf e usá-lo de caderno. Leva tempo pra se acostumar mas vale a pena. Você vai baixar vários aplicativos de escrita manual e ver como você se adapta, eu gosto muito de escrever a lapis e o notas do sistema foi o que melhor funcionou pra mim. Converter escrita manual em texto é uma coisa que nunca funcionou para minha letra horrorosa (nem no ios14 beta). Digitar no teclado dele é bem gostoso, gosto mais do que no Macbook com o maldito teclado borboleta. Formatar na tela é bem intuitivo.

Eu faço praticamente tudo no iPad pro, ele só não é muito bom para manipular arquivos de um lado pro outro por limitação do ios. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando o tópico, por ser um assunto de meu interesse. Eu só meio que dei uma desanimada com a alta do dólar e o desabastecimento dos estoques por conta da pandemia, mas o Ipad ainda é uma aquisição que sempre me vem à mente. Eu lamento ter perdido o timing e não comprar o Ipad 6 + Apple pencil a um ano atrás, o que seria possível com cerca de 2300 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar que, para escrita em si, eu prefiro a linha da Samsung - Galaxy Note, Tab S6, S6 Lite... Imho, a ponta mais fina e "macia" da S Pen facilita a aderência da caneta à tela, dando uma sensação um pouco mais parecida a da escrita em papel - e, com cerca de R$2500 você compra o Tab S6 Lite, que já vem com a caneta. Agora, se for pensar em desenho, o Apple Pencil já tem seus diferenciais.

Outra coisa, sobre substituir o Mac, vai muito do uso. Pra mim, simplesmente não dá, não só pelo uso de programas que não ter versões para iPad, ou que essa versão não possui 100% das funcionalidades, mas também pelo iPad ainda não acessar de forma correta alguns sites.

Editado por bleony
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um ipad pro 2017 e estou para comprar o segundo. Adicione uma pelicula “paperlike” nele que a sensação de escrita em papel fica praticamente a mesma (para mim ficou). Some a isso algum aplicativo dedicado (goodnotes ou notify) que deixam a experiência ainda melhor com a infinidade de templates de folha e canetas e funcoes de corte e cola, etc (se bem, que o notes do ios ja supre muito bem). Na minha carreira e pro meu dia a dia com os apps que utilizo um ipad me fez esquecer que eu tinha laptop, combo magic keyboard + pelicula + apple pencil vai cobrir todas as necessidades do usuário padrão.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Bruno Fernandes Bernardes disse:

@joglax, você lembra a marca da película? Sempre tive essa curiosidade mas as que eu vi na época eram muito caras.

Caso ele não se lembre a marca, creio que qualquer uma Paper Like atenda. Vi algumas, mas para o iPad Pro 11 não achei nada no Brasil e deu "preguiça" de esperar na AliExpress. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado a todos pelo Feedback.

só pra especificar um pouco mais: o uso seria pra minha esposa. Ela é Matemática e usa muito papel pro trabalho de pesquisa dela. Então por isso a idéia de substituir por um iPad e gastar menos papel. Com essa pandemia e as aulas voltando de maneira remota nas universidades, ela também deverá usar pra dar aulas. 

Então de maneira geral, o iPad vai funcionar pra isso que a gente quer e nem precisa ser um iPad Pro? Com um iPad "normal" ela já conseguiria isso de escrever e tentar substituir o macbook pra coisas simples do dia-a-dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2020 at 14:03, marcosfisica disse:

Boa tarde galera;

Estou pensando em investir em um iPad, mas estou com várias dúvidas. Vou precisar usar o iPad pra escrever, a idéia é substituir o papel. Então preciso saber se o "feeling" se o ato de escrever no iPad é igual ou comparável a escrever em um papel. Usando o Apple Pencil, você apoia a mão sobre a tela pra escrever? Consegue escrever de maneira natural, com o Apple Pencil um pouco inclinado e a mão apoiada na tela? Qual modelo de iPad me permite isso? Teria que ser o iPad Pro? Ou o iPad "comum" já permite isso?

Outra dúvida cruel, voces acham que com a dupla iPad + keyboard  (smart ou magic) eu consigo aposentar o MacBook Air?

Desculpem o monte de perguntas, mas é tanto modelo de iPad e keyboard na página da Apple que to completamente perdido! (nem falei dos iPad Air!!!)

 

Abraço e obrigado a quem puder ajudar.

 

 

 

 

Boa tarde, pessoal!

 

Fiz essa transição há cerca de 1 ano. Faço doutorado e assimilo melhor os conteúdos escrevendo à mão do que digitando. Uso uma película pet fosca da HPrime. Dessa forma consegui ter uma experiência de toque e escrita como em papel de verdade. Para tomar notas uso o Notability, que permite inclusive registrar áudios das aulas para ouvir depois acompanhando a “reescrita”. O app deixa o que foi escrito mais apagado e vai voltando ao normal conforme o áudio vai sendo tocado. Dessa forma fica fácil associar as anotação ao que ouvi em aulas, palestras, congressos, etc. 

Já usei em um iPad Pro de 2017, hoje em um de 2018. Recomendo ao menos o iPad Air, pois não há  “gap” entre o vidro e a tela. Dessa forma a experiência fica mais próxima a de um papel.

Mais recentemente adquiri o app ShiftScreen, para otimizar o uso de segunda tela com o iPad. É bem interessante, vale pesquisar vídeos no Youtube. 

Em relação a documentos de texto, planilhas e apresentações, não sinto falta de laptop (antes tinha um MacBook Air). Há uma curva de aprendizagem na utilização dos aplicativos de escritório, que apresentam layout diferente, mas possibilitam executar todas as funções de edição que necessito. Um exemplo é que escrevi boa parte da minha dissertação de mestrado no iPad. Hoje são artigos e a tese, com a combinação Smart Keyboard + mouse sem fio. Aliás, o suporte à mouse e trackpad elevou muito a experiência com textos e planilhas. Não sinto mais falta de uma laptop ou desktop, para ser sincero.

 

Essa tem sido minha experiência. Qualquer outra dúvida ou comentário, sigo às ordens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ISilva disse:

Boa tarde, pessoal!

 

Fiz essa transição há cerca de 1 ano. Faço doutorado e assimilo melhor os conteúdos escrevendo à mão do que digitando. Uso uma película pet fosca da HPrime. Dessa forma consegui ter uma experiência de toque e escrita como em papel de verdade. Para tomar notas uso o Notability, que permite inclusive registrar áudios das aulas para ouvir depois acompanhando a “reescrita”. O app deixa o que foi escrito mais apagado e vai voltando ao normal conforme o áudio vai sendo tocado. Dessa forma fica fácil associar as anotação ao que ouvi em aulas, palestras, congressos, etc. 

Já usei em um iPad Pro de 2017, hoje em um de 2018. Recomendo ao menos o iPad Air, pois não há  “gap” entre o vidro e a tela. Dessa forma a experiência fica mais próxima a de um papel.

Mais recentemente adquiri o app ShiftScreen, para otimizar o uso de segunda tela com o iPad. É bem interessante, vale pesquisar vídeos no Youtube. 

Em relação a documentos de texto, planilhas e apresentações, não sinto falta de laptop (antes tinha um MacBook Air). Há uma curva de aprendizagem na utilização dos aplicativos de escritório, que apresentam layout diferente, mas possibilitam executar todas as funções de edição que necessito. Um exemplo é que escrevi boa parte da minha dissertação de mestrado no iPad. Hoje são artigos e a tese, com a combinação Smart Keyboard + mouse sem fio. Aliás, o suporte à mouse e trackpad elevou muito a experiência com textos e planilhas. Não sinto mais falta de uma laptop ou desktop, para ser sincero.

 

Essa tem sido minha experiência. Qualquer outra dúvida ou comentário, sigo às ordens.

show!

Minha esposa não usa nada de suite de escritório (nem office, nem iwork, nada). Ela usa basicamente google drive e LaTeX. Estávamos na dúvida se ia funcionar no iPad mas parece que sim, que tem um editor de Tex pra iOS: TexPad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, marcosfisica disse:

Galera, muito obrigado a todos pelo Feedback.

só pra especificar um pouco mais: o uso seria pra minha esposa. Ela é Matemática e usa muito papel pro trabalho de pesquisa dela. Então por isso a idéia de substituir por um iPad e gastar menos papel. Com essa pandemia e as aulas voltando de maneira remota nas universidades, ela também deverá usar pra dar aulas. 

Então de maneira geral, o iPad vai funcionar pra isso que a gente quer e nem precisa ser um iPad Pro? Com um iPad "normal" ela já conseguiria isso de escrever e tentar substituir o macbook pra coisas simples do dia-a-dia?

Não uso mais papel desde que faço uso do iPad nos estudos e no trabalho. Compro livros em PDF ou formato E-Book, fica tudo na nuvem. Os alunos me enviam atividades escaneadas em arquivos PDF, que corrijo com a ferramenta nativa do iPadOS e devolvo anotado à eles. 

Inclusive dou aulas via Zoom, que disponibiliza uma ferramenta de quadro branco. Quando ele não dá conta, uso o Skype e compartilho a tela para que os alunos acompanhem as anotações que faço no Notability. O legal do Notability são os diferentes tipos de papel disponíveis, ferramentas de formas geométricas, cores, etc. O iPad tem sido essencial para eu manter as aulas online. Essas anotações inclusive consigo compartilhar com os alunos em formato PDF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ISilva disse:

Não uso mais papel desde que faço uso do iPad nos estudos e no trabalho. Compro livros em PDF ou formato E-Book, fica tudo na nuvem. Os alunos me enviam atividades escaneadas em arquivos PDF, que corrijo com a ferramenta nativa do iPadOS e devolvo anotado à eles. 

Inclusive dou aulas via Zoom, que disponibiliza uma ferramenta de quadro branco. Quando ele não dá conta, uso o Skype e compartilho a tela para que os alunos acompanhem as anotações que faço no Notability. O legal do Notability são os diferentes tipos de papel disponíveis, ferramentas de formas geométricas, cores, etc. O iPad tem sido essencial para eu manter as aulas online. Essas anotações inclusive consigo compartilhar com os alunos em formato PDF.

Obrigado!

ps: voce faz doutorado em que área? E na UFSC? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, marcosfisica disse:

Obrigado!

ps: voce faz doutorado em que área? E na UFSC? 

Por nada!

Em Linguística, na UFSC mesmo. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ISilva disse:

Por nada!

Em Linguística, na UFSC mesmo. 🙂

legal! nós somos "cria" aí da UFSC também. fizemos graduação e mestrado aí. eu em Física e a "conja" em Matemática. Excelente universidade e excelente cidade pra se viver. Difícil encontrar no Brasil lugar com qualidade de vida melhor que Florianópolis. 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marcosfisica disse:

legal! nós somos "cria" aí da UFSC também. fizemos graduação e mestrado aí. eu em Física e a "conja" em Matemática. Excelente universidade e excelente cidade pra se viver. Difícil encontrar no Brasil lugar com qualidade de vida melhor que Florianópolis. 

Abraço.

Que bacana, Marcos! Mundo pequeno esse, estudamos em prédios vizinhos. Eu gosto muito da UFSC, também me considero “cria”: segunda graduação, mestrado e doutorado.   Sobre Floripa sou suspeito a falar. As visitas em férias despertaram um desejo de ficar. Fui ficando, ficando... e já se vão oito anos aqui hehe. 
 

Precisando trocar mais ideias, estou à disposição! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Bruno Fernandes Bernardes disse:

Eu ja.. Mouse + teclado bluetooth..  Fica bem bom, mas como meu magic mouse é de primeira geração, não faz scroll.

Aproveitando, o Safari para ipad no iOS14 está bem mais funcional, todos os sites abrem como no computador.

Você usa o Mouse e o teclado da Apple mesmo? 

 

Os mouses que encontrei bluetooth tem um valor salgado.

Estava a procura do adaptador OTG ou um kit bluetooth mais barato para entender como é que se comporta esse kit mouse+teclado no iPadOS para depois, se de fato me ajudar no trabalho, investir em um teclado e um mouse melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...