Rafael Oliveira Fogaça Postado 7 de julho de 2015 Denunciar Postado 7 de julho de 2015 Galera, Tenho um Macbook Pro 2012, não retina... E Estou com problemas com ele, pois esquenta demais a ventoinha ao iniciar ele já vai a 6400 rpm, o máximo que aguenta, e ja foi trocada a pasta termina, troquei o hdd pelo ssd, mais o problema persiste, em uma assistência me falaram que é problema na placa e queriam cobrar 2199,00 para trocar, gostaria de saber se a placa tem como ser concertada ou tem que ser substituída ? se alguém souber algum lugar que arrume... Grato .
Tiago Galiano Postado 8 de julho de 2015 Denunciar Postado 8 de julho de 2015 SMC Reset. Se não resolver baixa um app para controlar a ventuinha.
MiguelTB Postado 8 de julho de 2015 Denunciar Postado 8 de julho de 2015 Meu iMac 2011 também tem a ventoinha acelerada, geralmente fica em 5.500, baixei o Macs Fan Control, ele permite que você configure a velocidade, deixei em 4.000 que não acho um valor muito baixo mas já foi o suficiente pra eliminar o barulho que me incomodava,
Rafael Oliveira Fogaça Postado 8 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 8 de julho de 2015 Eu consigo controlar como smc, mais se eu abaixar não vai queimar alguma placa ? Pq se eu deixar no automático ela vive no maximo.
Tiago Galiano Postado 9 de julho de 2015 Denunciar Postado 9 de julho de 2015 Rafael, o processo para fazer o SMC Reset está abaixo: Redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) no seu MacEm algumas situações, talvez seja necessário redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC) do computador. Saiba como identificar essas condições e redefinir o SMC em Macs com processador Intel. Antes de redefinir o SMC Você só deve redefinir o SMC depois de tentar todas as outras etapas da solução de problemas padrão. Execute cada uma das etapas a seguir nesta ordem apresentada antes de redefinir o SMC. Verifique se o problema continua ocorrendo depois de executar cada etapa da solução de problemas. Pressione Command + Option + Escape para forçar o encerramento de aplicativos que não estejam respondendo. Coloque o Mac em repouso clicando no menu Apple () e escolhendo Repouso. Desperte o computador depois que ele entrar em repouso. Reinicie o Mac escolhendo Reiniciar no menu Apple. Desligue o Mac escolhendo Desligar no menu Apple. Se o Mac não estiver respondendo, desligue-o pressionando o botão liga/desliga e mantendo-o pressionado por 10 segundos. Observe que trabalhos não salvos em aplicativos abertos serão perdidos. Se você estiver usando um notebook Mac e tiver problemas relacionados à alimentação ou à bateria: Desconecte o adaptador de alimentação do Mac e da tomada da parede por alguns segundos. Desligue o Mac. Remova fisicamente a bateria e insira-a novamente (caso seja removível) Reinicie o computador. Se o problema não for resolvido depois de seguir essas etapas, talvez seja preciso redefinir o SMC. Consulte os indicadores e as etapas abaixo. Indicadores Depois de executar o procedimento normal de solução de problemas, esses sintomas podem indicar a necessidade de uma redefinição do SMC. Ventoinhas As ventoinhas do computador operam em alta velocidade mesmo que o computador não esteja em uso intenso e já esteja devidamente ventilado. Luzes A luz de fundo do teclado parece não funcionar corretamente (em computadores Mac que apresentam esse recurso). A luz indicadora de estado (SIL) parece não funcionar corretamente (em computadores Mac que apresentam uma SIL). Quando presentes, as luzes indicadoras de estado de bateria parecem não funcionar corretamente (em portáteis que usam baterias não removíveis). A luz de fundo da tela não responde corretamente às alterações da luz ambiente em computadores Mac que apresentam esse recurso. Alimentação O computador não responde quando o botão de força é pressionado. Um Mac portátil parece não responder corretamente quando se abre ou fecha a tampa. O computador entra em modo de repouso ou é desligado inesperadamente. A bateria parece não estar sendo recarregada adequadamente. O LED do adaptador de alimentação MagSafe parece não indicar a atividade correta. Desempenho do sistema O computador funciona lentamente, embora não esteja ocorrendo utilização intensa da CPU. Os ícones do aplicativo podem "balançar" no Dock por um longo período de tempo quando iniciados. Os aplicativos podem não funcionar corretamente ou podem parar de responder após serem abertos. Vídeo Um computador compatível com o modo monitor de destino não alterna o modo monitor de destino conforme esperado. Um computador compatível com o modo monitor de destino alterna o modo monitor de destino em momentos inesperados. Iluminação de portas A iluminação ao redor das portas de E/S em um Mac Pro (final de 2013) não se ativa quando você move o computador. Como redefinir o SMC Consulte a seção apropriada abaixo para seu notebook Mac ou computador desktop. Em notebooks Mac com bateria não removível Computadores notebook Mac com bateria que não deve ser removida incluem: MacBook Pro (início de 2009) e versões posteriores, todos os modelos do MacBook Air, MacBook (final de 2009) e MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015). Para redefinir o SMC: Desligue o computador. Conecte o adaptador de alimentação MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao computador. No teclado integrado, pressione as teclas Shift + Control + Option (do lado esquerdo) e o botão liga/desliga ao mesmo tempo. Solte todas as teclas e o botão liga/desliga ao mesmo tempo. Pressione o botão liga/desliga para ligar o computador. Em adaptadores de alimentação MagSafe, o LED pode mudar de estado ou desligar temporariamente quando você redefine o SMC. Em notebooks Mac com bateria removível Computadores MacBook e MacBook Pro mais antigos têm baterias removíveis. Saiba como remover a bateria do MacBook e do MacBook Pro. Para redefinir o SMC: Desligue o computador. Desconecte o adaptador de alimentação MagSafe do computador caso esteja conectado. Remova a bateria. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por cinco segundos. Solte o botão liga/desliga. Reconecte a bateria e o adaptador de alimentação MagSafe. Pressione o botão liga/desliga para ligar o computador. No Mac Pro, iMac, Mac mini e Xserve Para redefinir o SMC em computadores Mac Pro, iMac e Mac mini com processador Intel, bem como no Xserve: Desligue o computador. Desconecte o cabo de alimentação. Aguarde 15 segundos. Conecte o cabo de alimentação. Aguarde cinco segundos e pressione o botão liga/desliga para ligar o computador. Para computadores Xserve com processador Intel que não estejam respondendo, você pode desligar localmente ou usando comandos remotos. Você também pode desligar pressionando o botão liga/desliga e mantendo-o pressionado por cinco segundos. Saiba mais O SMC é responsável por várias funções de nível inferior em Macs com processador Intel. Entre elas estão: Resposta ao pressionar o botão liga/desliga Resposta ao abrir e fechar a tampa da tela de Macs portáteis Gerenciamento de bateria Gerenciamento térmico Sensor de Movimento Brusco (SMS) Sensor de luz ambiente Luz de fundo do teclado Gerenciamento da luz indicadora de estado (SIL) Luzes indicadoras do estado da bateria Seleção de uma fonte de vídeo externa (em vez de interna) para algumas telas do iMac Redefinir o SMC não redefine nem altera os conteúdos da memória PRAM (também conhecida como memória NVRAM) em Macs com processador Intel.
Rafael Oliveira Fogaça Postado 13 de julho de 2015 Autor Denunciar Postado 13 de julho de 2015 (editado) Não Resolveu ... Editado 13 de julho de 2015 por Rafael Oliveira Fogaça
DeOculos Postado 5 de agosto de 2015 Denunciar Postado 5 de agosto de 2015 Estava com um problema parecido, porém em um Macbook Pro 2011. Testei inúmeras formas e levei em inúmeros técnicos. Todos recomendaram a troca da placa e foi o que eu fiz. Porém o técnico com quem troquei a placa fez uma coisa boa: Pegou minha placa (Funcionamento estranho - Semelhante ao seu) + 880,00 e comprou uma nova. Só assim para meu MacBook voltar a funcionar normalmente.
iDesign Postado 5 de agosto de 2015 Denunciar Postado 5 de agosto de 2015 Pergunta básica, se você reduzir a rotação da ventoinha qual fica a temperatura da máquina num uso tranquilo de internet e música?
carlosspct Postado 8 de agosto de 2015 Denunciar Postado 8 de agosto de 2015 Rafael, o seu MacBook está realmente esquentando? A substituição do HD original por outro que não seja da Apple causa esse problema com as ventoinhas, que disparam na velocidade máxima direto, mesmo quando não há superaquecimento. Quando o HD original do meu iMac pifou tive o mesmo problema. Resetar SMC e PRAM não resolve, pois os HD's originais têm firmware modificado para controlar as ventoinhas. Aqui eu uso o SSD Fan Control que é grátis e funciona inclusive no OS X 10.11 El Capitan (PB), juntamente com o iStat Menus, que permite monitorar a temperatura de todos os componentes e velocidade das ventoinhas, só por segurança. Teste e veja se resolve. Boa sorte, abs!
DeOculos Postado 8 de agosto de 2015 Denunciar Postado 8 de agosto de 2015 Rafael, o seu MacBook está realmente esquentando? A substituição do HD original por outro que não seja da Apple causa esse problema com as ventoinhas, que disparam na velocidade máxima direto, mesmo quando não há superaquecimento. Quando o HD original do meu iMac pifou tive o mesmo problema. Resetar SMC e PRAM não resolve, pois os HD's originais têm firmware modificado para controlar as ventoinhas. Aqui eu uso o SSD Fan Control que é grátis e funciona inclusive no OS X 10.11 El Capitan (PB), juntamente com o iStat Menus, que permite monitorar a temperatura de todos os componentes e velocidade das ventoinhas, só por segurança. Teste e veja se resolve. Boa sorte, abs! Carlos, esse problema do HD que não seja o da Apple acredito que só aconteça com os iMac's. Já li isso em algum lugar, mas não lembro onde.
carlosspct Postado 9 de agosto de 2015 Denunciar Postado 9 de agosto de 2015 Tem razão, DeOculos. Dei uma pesquisada agora e parece ser um problema específico dos iMacs. Não tinha me ligado nesse detalhe, valeu pela correção. DeOculos 1
DeOculos Postado 19 de setembro de 2015 Denunciar Postado 19 de setembro de 2015 Não resolveu, Rafael?
Mr_Phillip Postado 21 de setembro de 2015 Denunciar Postado 21 de setembro de 2015 O jeito é controlar o FAN ao entrar no OS X. SMC Fan Control na veia. É o melhor. Eu NUNCA iria trocar uma placa lógica por causa desse "defeito". Falow
rafael.rosa Postado 22 de setembro de 2015 Denunciar Postado 22 de setembro de 2015 Já tentou abrir e limpar? Não é um procedimento muito difícil e tem detalhado na ifixit como abrir e limpar. Meu MBP estava esquentando muito e era somente sujeita no fan.
Lucas Canto Gomes Postado 20 de junho de 2023 Denunciar Postado 20 de junho de 2023 Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento. Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini 2010 que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento.
marcosfisica Postado 20 de junho de 2023 Denunciar Postado 20 de junho de 2023 2 horas atrás, Lucas Canto Gomes disse: Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento. Qual uma velocidade boa para RPM num mac mini 2010 que utilizo para excel, internet, word e etc? Meu sensor não funciona e o RPM fica no máximo sempre. Quero deixar estabilizado em uma velocidade bacana pra garantir o bom funcionamento. joga uns 50% do máximo e vê como ficam as temperaturas. qual versão do Mac OS tá usando? instala o Stats: https://github.com/exelban/stats pra um Mac Mini 2010 acho que qualquer coisa entre 70 e 90 graus é absolutamente normal. talvez até um pouco mais de 90. mas acho que deixando a ventoinha em 50% não vai chegar nisso nunca. eu tenho um MacBook Pro 2010 que deixo as ventoinhas em torno de 3000 rpm (aproximadamente 55% do máximo) e o bicho mal chega a 60 ºC. então testa aí.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora