Jump to content

Recommended Posts

Posted

Fala pessoal... blz?!

Para os que estão brincando com o Yosemite assim como eu, vai uma dica!

Não tente habilitar o TRIM no Yosemite sem fazer as coisas do link que vou postar aqui, ou o seu MAC não vai botar mais, vai danificar os arquivos de boot e não é simples arrumar.
(Passei por isso)

Bom aqui vai o link com as intrusões para poder habilitar o TRIM.

Acabei de fazer e deu tudo certo!

• 3 months later...
Posted

Instalei o meu ssd hoje e estava funcionando no Mavericks, resolvi atualizar para o Yosemite dp6 e o comando acima não funciona, não consigo habilitar o trim...alguém tem alguma dica???

Posted

Olha .. acho que isso pode variar para cada usuário

Eu uso o Trim ativo deis do BETA 1 . com o TRIM Enabler 

e sempre funcionou perfeitamente pra mim 

Pra que server o TRIM?

Melhora desempenho do SSD :) 

Posted

Pra que server o TRIM?

O TRIM é um recurso para SSDs que "avisa" ao disco quais setores estão liberados, para que seja feita a limpeza deste.

Por quê? Conforme você preenche a unidade com dados, e também apaga diversas informações, as informações em si não são totalmente destruídas num primeiro momento, o que propiciaria uma tentativa de restauração - MAS nos SSDs, sempre que é necessário armazenar uma informação num setor "desocupado", caso este já esteja preenchido é necessário o trabalho de limpar a informação para só depois gravar a informação nova, e isso degrada na performance e na saúde da unidade.

O TRIM existe para, justamente, limpar os setores liberados no disco e evitar esse retrabalho, garantindo que ele rode com total performance. ;-)

Fala pessoal... blz?!

Para os que estão brincando com o Yosemite assim como eu, vai uma dica!

Não tente habilitar o TRIM no Yosemite sem fazer as coisas do link que vou postar aqui, ou o seu MAC não vai botar mais, vai danificar os arquivos de boot e não é simples arrumar.
(Passei por isso)

Bom aqui vai o link com as intrusões para poder habilitar o TRIM.

Acabei de fazer e deu tudo certo!

A dica tambem vale para a versao final (14A389), só pra avisar...

Posted

No meu tive que incluir mais alguns comandos no Terminal, para depois subir ao sistema (utilizei o Chamaleon SSD Optimizer)

sudo kextcache -m /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext /System/Library/Extensions

entrei em modo Recuperação, abri o Terminal por lá

sudo touch /System/Library/Extensions
sudo kextcache -u

kextkache -system-prelinked-kernel

• 2 weeks later...
Posted

Olá,

Tive de reinstalar meu sistema após habilitar o TRIM com o Chamaleon.

Agora não sei o que fazer.

Li este artigo e diz que para o TRIM funcionar deixamos nosso Mac sem uma série de proteções que devem permanecer desabilitadas para funcionar!

Contudo, agora meu SSD não entra em repouso não sei como devo proceder.

Vejam o artigo:

http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Aguardo orientação dos mais entendidos no assunto.

Abs.

Carlos.

Posted (edited)

Olá galera!

Nos novos Macs já não vem habilitado ?

Eu troquei o meu MBP 2010 por um Retina late 2014 e atualizei direto pra versão final do Yosemite e ao olhar nas preferências já consta como habilitado.

Captura%20de%20tela%202014-10-31%2000.46

Edited by Think Different
Posted

Olá,

Tive de reinstalar meu sistema após habilitar o TRIM com o Chamaleon.

Agora não sei o que fazer.

Li este artigo e diz que para o TRIM funcionar deixamos nosso Mac sem uma série de proteções que devem permanecer desabilitadas para funcionar!

Contudo, agora meu SSD não entra em repouso não sei como devo proceder.

Vejam o artigo:

http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/

Aguardo orientação dos mais entendidos no assunto.

Abs.

Carlos.

Cara tb tive esse problema, tive que entrar com um USB bottável e depois repara as permissões de disco, em seguida, colocar uma série de comandos via Terminal, desabilitar a camada extra (proteção tipo UAC do Windows), agora o sistema verifica se não está utilizando uma extensão modificada ou não-homologada (oficial), por isso você não consegue iniciar o sistema, é necessário tirar essa verificação. Habilitar o modo dev. Recriar os caches de sistema. E então sim reiniciar. Se conseguir o sistema sobe de novo.

Posted

Consegui resolver o problema utilizando o Trim enabler 3.3, fiquei com receio, mas tentei novamente e foi sem problemas.

Só não consegui entender o prejuízo que tive com o programa desabilitando algum tipo de proteção de OS, mas, como só tenho programas registrados, acredito que não terei outros problemas.

Segue o link do app:

http://www.macupdate.com/app/mac/37852/trim-enabler

Abs.

Carlos.