As margens de lucro da Apple são as mais altas nos seus setores, é quase sempre entre 35% ou mais. Qualquer alteração de quaisquer fatores, sejam eles, o dólar, impostos, taxas, folha de pagamento e tal, que prejudique a margem, a Apple aparentemente aumenta o preço para manter as margens desejadas. No ano passado, as margens giravam em torno de 40% ou mais, até a chegada do iPhone 5, iPad mini, MacBook Pro Retina e o iMac. Esses produtos demandaram altos custos devido às mudanças no processo de produção e dentre outras.
Não é só porque outras empresas que cobram em tais faixas de preço que a Apple cobrará o mesmo, até mesmo porque qualquer um pode perceber que os objetivos de empresas como Samsung e Nokia, são mais voltadas para o volume de vendas, e não margens de lucro. É só olhar a quantidade de aparelhos vendidos pela Samsung e mesmo assim ela não consegue mais lucro que a Apple nos segmentos de smartphone e tablets. As margens de lucro dessas empresas são menores, entre 5 a 10%, e ainda barateiam bastante o produto para poder vender por um preço menor e conquistar grandes fatias de mercados, o que a Samsung já conseguiu, a Nokia nem tanto. Isso me lembra tanto o dumping, que se me lembro bem, algumas empresas chinesas ainda fazem, e estão colaborando para desindustrializar vários países pelo mundo, inclusive o Brasil, que mesmo com o seu protecionismo para proteger a indústria nacional, não está funcionando.