Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DOCK: Atalhos para pastas no dock, troca de ícones, esconder ícone de programa que esteja em execução:


Lithos

Posts Recomendados

É possível fazer isso tudo?

Tem uma pasta que eu uso pra tudo (com diversos subdiretórios dentro), pois é a pasta de sincronização entre meus computadores. Então lá dentro tem pastas de documentos, vídeos, recibos, o que quer que seja -- que é para eu poder acessar de qualquer lugar.

Eu gostaria de colocar um atalho direto para ela no dock, e usar um ícone que tenho aqui -- mas nem mudar o ícone eu sei se pode.

Por outro lado, há aplicações que rodam em "background", mas enquanto estão ativas ficam com seu ícone lá, "cluttering" tudo, aumentando desnecessariamente o tamanho do dock.

No dock eu gostaria de ter apenas e tão somente o que eu escolher colocar ali, e não ver os ícones de aplicativos que rodo de vez em quando. Noutras palavras, há como rodar um aplicativo (por exemplo, CleanMyMac) sem que o seu ícone apareça no dock enquanto ele está ativo?

Tipo, rodo o programa, uso, fecho pelo "encerrar" do menu lá de cima e fim.

Não sei como virá o dock do Lion, mas tanto o ObjectDock como o RocketDock para Windows (aliás, vou ver se tem pra Mac!!!) eram MUUUUITO mais fáceis, customizáveis e intuitivos. O primeiro tem uma versão gratuita que permite apenas um dock, o segundo é totalmente gratuito.

As configurações do dock do Mac nas Preferências do Sistema não deixa fazer QUASE NADA, as dos outros dois citados só faltam fazê-los cantar e dançar.

00000081.png

E (nos outros) era só arrastar o que se quisesse pro dock (como, por exemplo, o atalho para a pasta que eu quero que voilà, ele já se fixava no dock. Aí era só clicar com o botão da direita e alterar o ícone.

EDIÇÃO: ALGUM DESSES DOCKS ALTERNATIVOS é tão funcional como o ObjectDock ou o RocketDock, sabem me dizer?

LINK: http://beautifulpixels.com/macintosh/replacement-docks-mac/.

______________________________

APROVEITANDO O TÓPICO, PRA NÃO TER QUE CRIAR OUTRO SÓ PRA ISSO:

MESA:

Quando estou trabalhando com diversos aplicativos abertos, como acessar a mesa direto sem ter que ficar minimizando um por um??

Volta e meia eu salvo algum arquivo na Mesa porque é algo temporário que irei editar, mandar e apagar. NÃO quero o recurso Finder > Mesa, quero acessá-la direto, com o wallpaper ao fundo.

É possível?

MUTCHAS GRACIAS, CABRÓNS! B)

Editado por Lithos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode adicionar qualquer diretório no seu dock, mas ele precisa ser colocado do lado direito do tracejado, ele ficará com o ícone que o diretório estiver.

O recurso dos aplicativos executarem sem o ícone no Dock é uma funcionalidade que o próprio desenvolvedor pode dar. Faz sentido (sentido lógico) ser assim.

---

Um recurso que eu utilizo e que não abro mão no Mac são os "Cantos de Tela Ativos". Ele consiste em ativar algumas funcionalidades quando você colocar o mouse num dos cantos da tela, o meu por exemplo é assim:

2n66ofb.jpg

Então, quando coloco o mouse no canto inferior/esquerdo vejo a área de trabalho, quando coloco o mouse de novo os aplicativos voltam a ficar visíveis. Teste-o!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode adicionar qualquer diretório no seu dock, mas ele precisa ser colocado do lado direito do tracejado, ele ficará com o ícone que o diretório estiver.

O recurso dos aplicativos executarem sem o ícone no Dock é uma funcionalidade que o próprio desenvolvedor pode dar. Faz sentido (sentido lógico) ser assim.

---

Um recurso que eu utilizo e que não abro mão no Mac são os "Cantos de Tela Ativos". Ele consiste em ativar algumas funcionalidades quando você colocar o mouse num dos cantos da tela, o meu por exemplo é assim:

Então, quando coloco o mouse no canto inferior/esquerdo vejo a área de trabalho, quando coloco o mouse de novo os aplicativos voltam a ficar visíveis. Teste-o!

Eu descobri uma forma de jogar a pasta junto com os programas, mas preferi deixar do "lado das pastas" mesmo.

Também descobri um jeito de alterar o ícone: fiz um no Pixelmator, salvei em PNG, fui no site Converticon.com e converti para ícone, mas a droga é que JustLooking, o visualizador de imagens que eu uso aqui e não troco por nada (DISPARADO o mais funcional e prático), na hora de trocar o ícone está jogando o póprio ícone dele no lugar.

Dá uma olhada:

00000082.png

O beija-flor é o símbolo do programa sincronizador que eu uso. Na seta da esquerda é o JustLooking rodando (é ele que está visualizando o ícone, inclusive), e na da direita o ícone que ficou na pasta. Já reverti para o ícone normal -- mas ainda não consigo colocar o que eu quero... <_<

Já fui nos settings e tirei a propriedade dele sobre o formato ".ico", mas não adiantou. Talvez eu precise reiniciar a máquina.

Sobre o ícone aparecer ou não quando o programa roda, o ObjectDock tem a opção de mostrar ou não os programas ativos, portanto é sim uma possibilidade num dock, independente do desenvolvedor a adicionar às suas configurações ou não.

Valiosa sua dica do Exposé, eu já havia dado uma fuçada ali mas não entendi bem para o que servia. Ao invés de atribuir funções aos cantos de tela, fiquei maxendo nas teclas de atalho, testei e NÃO funcionou, daí deixei de lado.

Valeu mesmo, qualificado. ;)

Outro modo também é, caso você use um macbook ou magic trackpad/mouse, arrastar 4 dedos para cima.

Ah, eu uso isso direto, mas é outra coisa que eu quero: exatamente como o botão do canto direito da barra de tarefas do Windows, que joga pro desktop instantaneamente, sem nenhuma janela flutuando. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi...

O Exposé mostra a área de trabalho exatamente como o recurso do Windows. Você pode acessar e fazer o que quiser com os arquivos da mesa.

Outra opção é deixar um dos Spaces vazio. Já tentou isso?

Pra trocar os ícones, use o Candybar: http://www.panic.com/candybar/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi...

O Exposé mostra a área de trabalho exatamente como o recurso do Windows. Você pode acessar e fazer o que quiser com os arquivos da mesa.

Outra opção é deixar um dos Spaces vazio. Já tentou isso?

Pra trocar os ícones, use o Candybar: http://www.panic.com/candybar/.

Pra falar a verdade, nem ativei o Spaces ainda. Dei uma "passada de olhos" assim por alto, sem mexer em nada, e ali na hora não saquei direito pra que servia (mas também até agora não fui lá mexer).

Ele faz o que, exatamente?

Grato pela dica do app, mas o que o amigo aí embaixo indica é gratuito... ;)

Para adicionar ícones em Pastas, uso um App grátis da Mac App Store: Add Folder Icons. Link: http://itunes.apple.com/app/add-folder-icons/id420629463?mt=12

Baixado. Estava dormindo e acordei torto de sede e, como todo bom Inter-viciado, não consegui deixar de dar uma olhadinha aqui. Baixado e instalado, mas tenho que voltar a dormir antes que perca o sono. Amanhã eu o uso.

Qualificados os dois, valeu mesmo a ambos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, nem ativei o Spaces ainda. Dei uma "passada de olhos" assim por alto, sem mexer em nada, e ali na hora não saquei direito pra que servia (mas também até agora não fui lá mexer).

Ele faz o que, exatamente?

Grato pela dica do app, mas o que o amigo aí embaixo indica é gratuito... ;)

O Spaces é um dos recurso que mais me chamam a atenção no Mac OSX. Com ele é possível criar desktops para organizar melhor seus aplicativos em uso.

Você pode por exemplo deixar um para internet (Navegador, Twitter, cliente de MSN, etc...) outro para design (Photoshop, Pixelmator, etc...) outro para editores de texto e outro para Finder e demais configurações do sistema.

Enfim... Só exemplos.

O Spaces é interessante principalmente para usuários de MBs com telas menores e tal. Fica tudo mais organizado, sem poluição.

Dê uma pesquisada na net, veja alguns vídeos pra você entender melhor.

Esse artigo da Apple também é bem esclarecedor: http://support.apple.com/kb/HT1624?viewlocale=pt_BR.

Sobre os apps, eles tem funções diferentes.

O Add Folder Icons adiciona apenas uma imagem no ícone da pasta.

O CandyBar troca o ícone todo. Mais bacana se quiser algo mais personalizado.

Mas é só pra explicar... O Add Folder Icons é o mais indicado para o que você precisa, além de ser FREE como você mesmo ressaltou.

Vou baixar também. Valeu, Chrono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Spaces é um dos recurso que mais me chamam a atenção no Mac OSX. Com ele é possível criar desktops para organizar melhor seus aplicativos em uso.

Você pode por exemplo deixar um para internet (Navegador, Twitter, cliente de MSN, etc...) outro para design (Photoshop, Pixelmator, etc...) outro para editores de texto e outro para Finder e demais configurações do sistema.

Enfim... Só exemplos.

O Spaces é interessante principalmente para usuários de MBs com telas menores e tal. Fica tudo mais organizado, sem poluição.

Dê uma pesquisada na net, veja alguns vídeos pra você entender melhor.

Esse artigo da Apple também é bem esclarecedor: http://support.apple.com/kb/HT1624?viewlocale=pt_BR.

Sobre os apps, eles tem funções diferentes.

O Add Folder Icons adiciona apenas uma imagem no ícone da pasta.

O CandyBar troca o ícone todo. Mais bacana se quiser algo mais personalizado.

Mas é só pra explicar... O Add Folder Icons é o mais indicado para o que você precisa, além de ser FREE como você mesmo ressaltou.

Vou baixar também. Valeu, Chrono.

Li o link, testei o Spaces, mas sinceramente não gostei. Achei completamente desnecessário, você usa Command+Tab, ou os quatro dedos na vertical ou os três na horizontal e alterna entre o que quiser num piscar de olhos, pra mim o Spaces é redundante.

Claro, vai de gosto e costume, eu não gostei.

Mas, claro, obviamente, obrigado pela dica. Agora eu sei direitinho como funciona. :)

Sobre o Add Folder Icons, não é à toa que é gratuito. Aquilo não funciona. Você cria seu próprio esquema, para que você possa escolher o Icon que quiser, mas NÃO FUNCIONA! Só funciona o randômico, a aparência é feia, de mau gosto, e de quebra não muda o ícone das pastas do dock; só as que aparecem no Finder.

Desinstalado já.

Eu compraria o CandyBar, se ele tivesse um preço (a meu ver) condizente com o que ele faz. Trocar ícones é besteira, puro cosmético, um app desses era pra ser 5 dólares ou, vá lá, 10 no máximo! VINTE E NOVE DÓLARES só pra trocar iconezinhos, mas nem a pau juvenal! :D

Mas valeu mesmo a intenção. Qualquer dia desses esbarro aí em algum outro com preço condizente e compro. Ou então vou lá no MacUpdate e marco pra ser avisado se houver desconto ou o preço cair... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para converter imagem em icns (formato de ícone nativo do mac) eu uso o Img2icns, ele é muito bom e converte grande quantidade de imagens de uma só vez ou individual, e se você quiser, pode converter uma imagem em formato de pasta sem precisar usar editor de imagem!

Link: http://www.img2icnsapp.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para converter imagem em icns (formato de ícone nativo do mac) eu uso o Img2icns, ele é muito bom e converte grande quantidade de imagens de uma só vez ou individual, e se você quiser, pode converter uma imagem em formato de pasta sem precisar usar editor de imagem!

Link: http://www.img2icnsapp.com/

Pô, ESTE SIM!! Como diz lá no site, "não poderia ser mais fácil", e tem um preço coerente. Estou no PC, daqui a pouco eu pego e MAC e compro.

Valeu, qualificado! B)

Editado por Lithos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...