Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MAC para trabalhar + Bootcamp para jogos Windows


miramezjr

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Sou um usuário Windows há muitos anos, mas estou quase migrando para o MAC.

Resolvi me cadastrar aqui para escutar o que vocês MACers podem me dar de "toques".

Pois bem, situação:

1. Usaria o MAC para trabalho (sou designer) então usaria Photoshop, Dreamweaver, Illustrator, programas de desenvolvimento web, etc

2. Como todo user windows joga alguns joguinhos, sentiria muita falta do Counter Strike e Pro Evolution Soccer 2010. Li que se eu usar o bootcamp posso instalar um XP SP2 e jogar os jogos no proprio MAC enquanto Windows estiver butado. Então, dúvidas:

Quando eu butar o Windows (seja para jogar ou realizar alguma outra tarefa) é claro que tb vou querer manter o windows atualizado e com internet funcionando. Nesse caso acredito que terei que fazer atualizacoes - o que vai comer espaço do HD do MAC - e além disso, ter um antivirus para evitar problemas se usar windows. Isso so qdo estiver Windows butado é claro.

Nesse caso, vou usar uma boa parte do HD, ja pensando em deixar um aparte que eu sei que poderei jogar atualizar o Windows e instalar softwares.

Pergunta: isso tudo vale a pena so para nao deixar de jogar o Counter Strike e PES? Correria algum risco de prejudicar o MAC, ou a partir do bootcampo, realmente é o windows que funciona como se fosse num PC, podendo usar tranquilo?

Quando eu for instalar arquivos de rede/internet no windows, posso fazer normalmente sem medo?

Ao usar o MAC, penso em migar para poder usufruir da facidade do MAC, ter alto desempenho com os graficos e ate utilizando software de edição de videos. Para isso, sei que precisaria de um MacBook Pro com pelo menos uma GForce 330.

Tambem sei que terei que me desfazer de programas como Corel, Xamp, Vampserver (desenvolvimento web) para recorrer aos programas para MAC.

Tenho muita dó de bancar mais de 4 mil pensando no no status ou design do MAC. Quero realmente aprender a ser um usuario MAC, entender o sistema e aproveita-lo. Sei que vai demorar um tempo pra pegar as manhas. mas tudo bem.

Voces acham que para essa minha situação posso comprar sem medo?

E quanto a minha impressora HP multifuncional. o MAC vai reconhece-la, assim como HD externo?

Que dica podem dar para alguem que quer migrar para o MAC?

Abraços e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Olá. :)

1. Perfeito. O pacote Adobe tem total compatibilidade e roda muito melhor no OSX, sem falar das cores da tela do Mac. Uma dica, considere tentar o Coda ao invés do Dreamweaver.

2. Esse ano foi lançado o Steam pro Mac https://steamcommunity.com/ e lá tem CSS e muitos outros jogos pra você comprar e jogar online (custa mais ou menos uns 20 dólares o jogo). Se você por acaso já tem jogos comprados no Steam pelo Windows, pode utilizar sua mesma conta e baixá-los na versão MAC gratuitamente. :)

Acredito que você não precisaria necessariamente instalar o Windows, já que toda semana estão lançando novos jogos pro OSX e aos poucos ele está sendo incluído no mercado de games. Claro, isso se você jogar ocasionalmente e por diversão, como eu. Se você for um gamer hugemotherfuckingfoda que ganha dinheiro com isso, aí não valeria a pena adquirir um Mac.

O Mac vai reconhecer sua impressora e seu HD externo sem problemas.

Olha, vai sem medo. Vale muito a pena. No começo você vai estranhar um pouco, mas eu garanto que depois de alguns meses não vai nem passar pela sua cabeça voltar a usar Windows. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada, vou falar apenas do que tenho vivência, que é a parte dos softwares gráficos.

O pacote Adobe roda perfeitamente, tanto no Mac quanto no PC. Pela compatibilidade com o postscript, muitos acreditam que o Mac rode melhor, mas não passa de lenda.

Depois de instalado o Distiller (para saída profissional de PDFs), os PCs rodam igualmente - e muitas vezes melhor, devido as opções mais "parrudas" de hardware disponíveis. Por isso, se sua prioridade é workflow e não o "status ou design" do mac, repense a compra.

A curva de aprendizado do OSX é impressionante. Ele é intuitivo demais. Para quem rala mesmo, 1 dia inteiro de trabalho já é o suficiente para se adaptar.

Ainda sobre o pacote Adobe, que pelo visto é o que você mais vai usar, se você já utiliza no seu dia-a-dia, a única mudança será trocar o CTRL pelo CMD. Alguns poucos atalhos são diferentes no InDesign, mas o resto é tudo a mesma coisa. No Illustrator, tem a chatice da escolha tipográfica, que não é atualizada (preview) com o "setinha pra baixo / setinha pra cima" no box de seleção de fontes. Isso é uma droga e me irrita profundamente.

Não usar o Corel é um bem que você faz para a humanidade. Acontece que não é bem assim no mundo real. Eu mesmo, tentei me livrar dessa porcaria, mas muitos clientes insistem em fornecer arquivos nessa extensão maldita. Infelizmente, é um mal necessário tê-lo instalado.

O XAMP vc substitui pelo MAMP. Aliás, se não me falha a memória, o OSX tem Apache nativo.

Bom, é mais ou menos isso. Sobre jogos, deixo para os gammers de plantão te ajudarem, porque eu não entendo bulhufas.

Hasta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O XAMP vc substitui pelo MAMP. Aliás, se não me falha a memória, o OSX tem Apache nativo.

Exato. O MAC já vem com o APACHE e o PHP instalados. O MySQL acredito que não - não lembro agora.

Mas eu de cara recomendo o uso do MAMP (que é uma espécie de XAMPP, só que muito melhor).

O MAMP PRO permite que vc crie virtual hosts de forma ultra indolor, mas é pago. O MAMP é gratuito, e oferece uma penca de coisas.

Checa ele aqui: http://www.mamp.info/en/index.html

Você não vai sentir falta de XAMPP, isso eu asseguro.

Cara, a curva de aprendizado, como bem disse o colega acima, é piada. Eu tenho o MBP da assinatura, faz 1 mês e meio. Nunca tinha tido contato realmente direto com um Mac, apenas Windows e um pouco de Linux. Foi brutal a facilidade em me adaptar...

Já sinto como se fosse usuário Mac há muito mais tempo, e sem exagero algum.

Tudo é mais fácil que Windows, mas uma coisa vc vai penar para se acostumar: no Mac não existe RECORTAR e COLAR para pastas/arquivos. Você precisa MOVER - arrastando - de uma janela para outra. Isso foi o que eu mais penei... Na real, ainda tenho problemas com isso - não acho muito prático, pra não dizer NADA prático...

Mas esse é o único detalhe mesmo.

E no Mac vc tem o Exposé, que ajuda nessa tarefa :) O Exposé e o Quick Look são duas coisas que vc não vai conseguir viver sem depois.

Instalar o Windows via Boot Camp é a mesma coisa que usar o MBP como Windows nativo - roda tudo perfeitamente. Isso pq no CD do OS X, tem todos os drivers que o seu MBP com Windows precisa, então foi projetado para funcionar fácil fácil :D

Como a Marcela falou, no Steam tem vários sendo lançados. Counter-Strike Source é um que eu jogo direto no Mac, de resto só jogo Burnout Paradise City, esse sim via Windows Boot Camp.

Eu investi e não me arrependi.

O desempenho é excelente da máquina - eu n comprei por design e muito menos por status, penso exatamente como tu, e tb me questionava até que ponto valeria a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, realmente muito obrigado. Todos vocês ajudaram.

E pior é que o MAC hipnotiza, vejo as telas o design, 85% dos designers e profissionais usando MAC. Isso me deixa hipnotizado. :0

O único porém é o preço. Na Apple Store um de 15.4' está 6 pau. Consegui achar por 4.800 no Permuta Livra, se um vendedor que se diz revendedor. Estranhei o preço. Acham que pode ser furado, algum reforbichado como novo?

Vale a pena comprar um usado, desde que seja iNtel para no caso eu poder instalar o snow leopard algum dia? Hoje, não faço questao dele. Pode ser o leopard normal. Será que um usado vale a pena?

Na questão de problemas/suporte me disseram que é mais difícil achar e bem mais caro. O que vocês dizem?

Não tenho poder suficiente para comprar um à vista. O preço está sendo o maior empecilho, e mesmo por uns 4.800 teria que parcelar. ENtão acho que vou ter que continuar com meu Gateway :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Porto Alegre eu tô tranqüilo. No Iguatemi mesmo tem uma autorizada, e ainda tem a SOMA que falam muito bem, e que tb é autorizada.

Eu não acho uma boa comprar usado... Depende do usado, claro.

Mas se for um usado com mais de 1 ano, por exemplo, e o cara não renovou o Apple Care (que é a garantia, que vem por padrão 1 ano), então já viu no que deu... Se der problema, vc se fud...

Ah, e que me corrijam se eu estiver errado, mas se vc não renova a sua Apple Care dentro do primeiro ano, não tem mais como estender ela.

Resumindo: eu só compraria usado se o preço valesse MUITO a pena, e a garantia ainda estivesse OK.

Eu recém entrei nesse "mundo", mas acho que se vc n tiver garantia, e precisar trocar algo importante no Mac, devem te cobrar uma paulada pelo serviço. Aí imagina só: vc economizou na compra do aparelho, mas dá o azar dele pifar algo, vai na loja, e desembolsa uma quantia expressiva para o conserto, além de ficar sem nada de note enquanto ele fica lá na assistência.

Tem certas coisas que eu pelo menos prefiro pagar para não me incomodar.

É o mesmo caso dos telefones aqui no fórum, que muita gente vende iPhone usado... pô, a garantia, mesmo que esteja dentro do 1 ano, no caso do telefone é direto com a loja da operadora que te vendeu ele, ou seja, se vc comprou de uma cara de Manaus e mora no Sul do país, já era...

Pega um novo, e seja feliz (minha opinião).

Eu economizei 7 meses para poder comprar à vista, e valeu a pena :)

Dica: vê nos classificados aqui do fórum. Eu comprei daqui. Tem gente que é de confiança, muita confiança, e traz zero bala lá de fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nicolas e pessoal,

E o MAC Mini, o que acham? É bem mais barato, sera que nao deria certo de usar como um mac pro? Aí eu só teria que comprar o monitor e teclado, é isso? É caro o monitor e teclado da apple? Como funciona esse mac mini?

O mini é um desktop normal, mas bem menos potente que o Pro, é claro. Os Cinema Displays (monitores da Apple) são bem carinhos aqui no Brasil (3600 R$ para 27"), já mouse/teclado nem tanto (230 R$ cada na versão sem fio). Lembrando que você pode usar monitores de outras marcas também (assim como mouse e teclado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mini é um desktop normal, mas bem menos potente que o Pro, é claro. Os Cinema Displays (monitores da Apple) são bem carinhos aqui no Brasil (3600 R$ para 27"), já mouse/teclado nem tanto (230 R$ cada na versão sem fio). Lembrando que você pode usar monitores de outras marcas também (assim como mouse e teclado).

Um monitor de 17 pra mim já é o suficiente.

No cado do mac mini, vem tudo o que vem no macbook pra na questao OS, o que muda é a memoria RAM ou alguma outra coisA? é POSSIVEL ACRESCENTAR RAM?

Editado por miramezjr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia com aquela tampa embaixo do mini é moleza de fazer upgrade de memória e HD. É um bom desktop. Em matéria de poder de processamento é identico aos macbooks baratos. Coloque um teclado da apple na conta tb, pq MacOS foi feito pra usar com o teclado da Apple. (os outros funcionam, mas a tecla command grande, os atalhos com fn... ) O bootcamp funciona muito bem também. Sem neuroses , pode zoar o windows que não interfere no mac os. (a não ser que vc remova a partição com algum programa ou algo assim)

Se vc conseguir um desconto de estudante da pra comprar o mini por 2 mil. Um bom monitor LCD de 23 polegadas não passa de 450 reais. Um teclado deve estar uns 200. Mouse usa um microsoft, 100 reais. O desktop completo sai por uns 2700 e tal. Mais ou menos o mesmo preço do macbook mais barato. Questão de escolha pra que tipo de uso vc vai destinar a ele.

Agora, não tem como comparar o desempenho dos macs baratos com os mais potentes. Mas vc realmente precisa de tanto desempenho assim? Com o maximo de ram da maquina vejo macs baratos rodando monstros tipo MyEclipse junto com outros softwares pesadões ao mesmo tempo... Fica meio pesado mas o sistema é bem estavel e aguenta. 2000 reais de diferença

pelo conforto.

Editado por misercast
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.7k
×
×
  • Criar Novo...