Postado 6 de outubro de 20256 Out comment_1569602 Povo... Estou querendo montar um setup com um Mini M4! Estou agora a procura de um bom monitor. Andei olhando esse aqui: Dell UltraSharp -> https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-ultrasharp-27-com-hub-thunderbolt-u2724de/apd/210-bksj/monitores-e-acessórios Asus Pro-Art -> https://www.kabum.com.br/produto/131238/monitor-profissional-asus-proart-27-4k-uhd-wide-ips-hdmi-e-displayport-100-srgb-proart-preset-proart-palette-pa279cv Qual seria a melhor pedida? Indicam algum outro? A ideia é gastar no máximo uns 4.5K no monitor. Valeu! Denunciar
Postado 6 de outubro de 20256 Out comment_1569603 Estou com 2 monitores aqui em... DELL S3221QS (32", 4K 60Hz, Painel VA Curvo, sem thunderbolt ou USB-C) Lançado em 2020 LG SR73U (27, 4K 60Hz, Painel IPS Plano, com USB-C e sistema Smart webOS) Lançado em 2025 A imagem do LG é bem mais brilhante e colorida, se olhar de longe então, parece uma diferença gritante, graças ao IPS e seu nível de preto e excelente ângulo de visão. Mas aí, usando no dia a dia, faço alguns serviços gráficos inclusive impressos com qualidade fotográfica e posso lhe dizer que o DELL com painel VA entrega cores mais REAIS e pelo fato de ser curvo, minimiza a questão do ângulo de visão ruim desse tipo de painel. Comparando os dois, costumo dizer que o DELL entrega uma imagem igual as telas dos iPhones (real) enquanto a tela do LG entrega imagem igual as telas dos Samsung Galaxy (artificial). Para games eu sei que 60Hz nem rola, mas como uso profissionalmente, me atendem perfeitamente. Antes que perguntem, os trabalhos impressos são feitos em 3 impressoras da linha Epson Workforce, tanto com tinta corante quanto com tinta pigmentada. Denunciar
Postado 6 de outubro de 20256 Out comment_1569606 @Dellas_Capua v qual dos dois tem mais PPI. Os M4 trabalham melhor com uma faixa especifica de PPI. Da uma procurada aki no forum q vc achará o post q explica bem essa faixa boa para um M4. Denunciar
Postado 7 de outubro de 20257 Out Autor comment_1569616 4 horas atrás, Hefler disse: @Dellas_Capua v qual dos dois tem mais PPI. Os M4 trabalham melhor com uma faixa especifica de PPI. Da uma procurada aki no forum q vc achará o post q explica bem essa faixa boa para um M4. Então ... Andei - e ainda estou - pesquisando bastante, tanto aqui no fórum quanto em outros sites. O que entendi é que os Macs (linha M1 ou maior) trabalham bem com monitores IPS 2K ou maiores, na resolução e se o monitor for dito "profissional" como os dois que citei acima, funciona bem. Em alguns sites gringos, o ASUS PRO-ART foi o escolhido. Lá na KABUM eles também tem o 32", com as mesmas características, mas aí eu acho que vai ficar tudo muito "grande", pois o ideal é deixar a resolução QHD, pois aí fica tudo em um tamanho bom para usar no dia-a-dia. A vantagem do ASUS é que ele aceita conexões USB-C. O Ultrasharp somente aceita HDMI ou DP, pelo menos nas especificações fala isso. Eu tenho um Dell Ultrasharp, na verdade tenho 3 plugados em um i9 com uma RTX-5060, todos usando DisplayPort e as imagens são absurdamente boas. Sim, a placa de vídeo faz uma grande diferença, mas os monitores são um show à parte. Não sei se mantenho a linha DELL ou se arrisco no Asus. A minha esperança era questionar aqui para ver se alguém possui um ASUS (ou outro modelo) e compartilhe sua experiência! Sei que o pessoal cita muita a LG, mas particularmente, não gostei muito dos monitores da fabricante Coreana. Cheguei até olhar os da linha Infinity e também os S9 da Samsung, mas os preços aqui fazem a gente correr, além do quê já li alguns reviews que os mesmos só são "bonitos", mas as imagens deixam a desejar! Denunciar
Postado 7 de outubro de 20257 Out comment_1569619 Basicamente o macOS espera um monitor com 218 PPI ou superior, que é o mínimo de PPI que uma tela Retina tem. Além disso o sistema não da suporte a resoluções HiDPI para monitores com resolução inferior ao 4K, sendo necessário utilizar um app de terceiro para resolver esse problema e deixar as fontes do sistema mais legíveis. Quanto mais resolução e menos polegada mais PPI o monitor vai ter. No seu caso ambos são 4K de 27 polegadas, ou seja, ambos tem 163 PPI, o que vai mais importar nesse caso é a qualidade do painel e a precisão de cores mesmo. Monitores de terceiros com 218 PPI são raros e bem caros, de cabeça eu sei que tem o LG UltraFine 5K de 27” e o Asus ProArt 5K, ambos tem exatos 218 PPI e são divulgados como "Monitores feitos para Mac". Como no seu caso é o M4 base o máximo de resolução HiDPI vai ser 3072x1728 em HiDPI, a resolução 3840x2160 vai aparecer no menu para escolha, mas ela vai ficar em LoDPI comprometendo a experiência visual. Somente a linha de processadores Pro/Ultra/Max conseguem o 3840x2160 em HiDPI nos monitores 4K. No seu caso eu iria de Dell UltraSharp 27” Nesses tópicos expliquei bastante sobre caso tenha mais interesse no assunto sobre como o Mac se comporta com monitores externos, é um assunto pouquíssimo falado na comunidade mas tive hiperfoco pra estudar muito sobre xD Denunciar
Postado 7 de outubro de 20257 Out Autor comment_1569666 9 horas atrás, Mateus1320 disse: Basicamente o macOS espera um monitor com 218 PPI ou superior, que é o mínimo de PPI que uma tela Retina tem. Além disso o sistema não da suporte a resoluções HiDPI para monitores com resolução inferior ao 4K, sendo necessário utilizar um app de terceiro para resolver esse problema e deixar as fontes do sistema mais legíveis. Quanto mais resolução e menos polegada mais PPI o monitor vai ter. No seu caso ambos são 4K de 27 polegadas, ou seja, ambos tem 163 PPI, o que vai mais importar nesse caso é a qualidade do painel e a precisão de cores mesmo. Monitores de terceiros com 218 PPI são raros e bem caros, de cabeça eu sei que tem o LG UltraFine 5K de 27” e o Asus ProArt 5K, ambos tem exatos 218 PPI e são divulgados como "Monitores feitos para Mac". Como no seu caso é o M4 base o máximo de resolução HiDPI vai ser 3072x1728 em HiDPI, a resolução 3840x2160 vai aparecer no menu para escolha, mas ela vai ficar em LoDPI comprometendo a experiência visual. Somente a linha de processadores Pro/Ultra/Max conseguem o 3840x2160 em HiDPI nos monitores 4K. No seu caso eu iria de Dell UltraSharp 27” Nesses tópicos expliquei bastante sobre caso tenha mais interesse no assunto sobre como o Mac se comporta com monitores externos, é um assunto pouquíssimo falado na comunidade mas tive hiperfoco pra estudar muito sobre xD Perfeito. Muito obrigado pela aula ... Denunciar
Postado 7 de outubro de 20257 Out comment_1569672 Cara nessa faixa de preço eu não aceitaria nada que não fosse OLED. Primeiro que as cores são absurdas, só precisa garantir que o monitor seja calibrado. Segundo que é um produto a prova de futuro. Dificilmente teremos algo disruptivo nos próximos anos. Talvez a tandem OLED, mas pra ambientes internos não será necessário o brilho extra, logo, um painel OLED vai ser matador nesse quesito. Sobre a conexão Type C, acho que faz diferença para um Macbook, pois faz a vez de carregador, mas no Mac Mini como ja tem a fonte interna, acho que tanto faz ser por HDMI. Buscaria por modelos Samsung ou até mesmo o Corsair. Denunciar
Postado 12 de outubro de 202512 Out comment_1569871 Atualmente estou usando o macmini com 2 monitores da Samsung Samsung M8 32' 4k Samsung M7 32' 4k Tem funcionado muito bem, e com 32' me dá bastante espaço de tela. O grande problema que encontrei no início foi que monitores 4k ficam com letras minúsculas por conta de como o MacOS trabalha. O que fiz foi comprar o software betterdisplay e foi uma maravilha. https://github.com/waydabber/BetterDisplay#readme Tudo funciona certinho. Já testei outros monitores e os da Dell são bem satisfatórios, da LG achei bem medianos comparados com estes da Samsung. Mas fuja dos monitores básicos da Samsung que eu achei bem fraco tb. Esses da Samsung que tenho são um ótimo custo-benefício. Abs Denunciar
Postado 24 de outubro de 202524 Out Autor comment_1570462 Em 12/10/2025 at 16:07, gersontsai disse: Atualmente estou usando o macmini com 2 monitores da Samsung Samsung M8 32' 4k Samsung M7 32' 4k Tem funcionado muito bem, e com 32' me dá bastante espaço de tela. O grande problema que encontrei no início foi que monitores 4k ficam com letras minúsculas por conta de como o MacOS trabalha. O que fiz foi comprar o software betterdisplay e foi uma maravilha. https://github.com/waydabber/BetterDisplay#readme Tudo funciona certinho. Já testei outros monitores e os da Dell são bem satisfatórios, da LG achei bem medianos comparados com estes da Samsung. Mas fuja dos monitores básicos da Samsung que eu achei bem fraco tb. Esses da Samsung que tenho são um ótimo custo-benefício. Abs Esse M8 que você está usando é esse aqui ? Você falou do tamanho, pois os monitores 4k costumam deixar tudo muito pequeno. Daí com o Better Display resolve... Eu sempre tive esse problema. Não pego um maior por conta disso!!! Denunciar
Postado 28 de outubro de 202528 Out comment_1570592 Estou com um Mini M2 e um Dell de 27" 4K com Hub USB-C P2723QE Denunciar
Postado 29 de outubro de 202529 Out comment_1570678 On 10/24/2025 at 12:28 PM, Dellas_Capua said: Esse M8 que você está usando é esse aqui ? Você falou do tamanho, pois os monitores 4k costumam deixar tudo muito pequeno. Daí com o Better Display resolve... Eu sempre tive esse problema. Não pego um maior por conta disso!!! Esse mesmo! E o better display resolve mesmo. Eu tentei um outro que também eh bem recomendado mas não me adaptei.. a usabilidade do betterdisplay eh mais fácil. Denunciar
Postado 3 de novembro de 20253 Nov comment_1570918 Eu comprei um dell u2725QE e to curtindo ele bastante!! Imagem bem nítida, usando o betterdisplay fica ainda melhor. Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.