Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Troca de Mac Mini M4 por MacBook Pro M2 Pro - Vale a pena?

Featured Replies

Postado

Olá, pessoal!

Estou precisando de uma ajudinha para tomar uma decisão. Atualmente, tenho um Mac Mini M4 de entrada, que está novinho e ainda dentro da garantia da Apple. Recentemente, recebi uma proposta de troca por um MacBook Pro com Chip M2 Pro, também novo e na garantia, mais um retorno de 3,5 mil reais. 

Vale a pena?

• Respostas 17
  • Visualizações 3.7k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• O critério é mobilidade, definitivamente. Comprei um Mac Mini M4 em dezembro e descobri que praticamente não precisava do MacBook, porque meu uso é 99% na mesa, com monitor, teclado e mouse.

Imagens Postadas

Postado

Quantos GB de memória cada um tem? Vai depender do seu uso também, se prezar por mobilidade obviamente o MacBook vai ser a escolha. Se o M2 tiver o dobro de memória RAM também pode valer a pena, afinal como a memória é unificada ter mais GB disponíveis pra gráficos é sempre bom.

Eu particularmente ficaria de M4 pois:
-Processo mais recente de 3nm;
-Suporte a ray tracing;
-Suporte a decoder AV1 via hardware em videos;
-Se for o M2 Pro base 256gb a velocidade do SSD é mais lenta;
-Provavelmente o M4 vai receber mais suporte a atualizações de software por ser o processador mais novo.

Editado por Mateus1320

Postado
  • Autor
9 horas atrás, Mateus1320 disse:

Quantos GB de memória cada um tem? Vai depender do seu uso também, se prezar por mobilidade obviamente o MacBook vai ser a escolha. Se o M2 tiver o dobro de memória RAM também pode valer a pena, afinal como a memória é unificada ter mais GB disponíveis pra gráficos é sempre bom.

-Suporte a ray tracing;
-Provavelmente o M4 vai receber mais suporte a atualizações de software por ser o processador mais novo.

@Mateus1320 é um MacBook de 16 de RAM e 512GB. O meu Mac Mini é de 16 RAM e 256GB.

Postado
10 horas atrás, Mateus1320 disse:

-Suporte a ray tracing;

O M2 PRO com 512GB também tem o SSD mais lento, somente o de 1TB não sofre com isso.

13 minutos atrás, Jefferson do Carmo disse:

@Mateus1320 é um MacBook de 16 de RAM e 512GB. O meu Mac Mini é de 16 RAM e 256GB.

Honestamente, só vale ser for no olho por olho

Postado
1 hora atrás, Jefferson do Carmo disse:

No Geekbench o M4 se sobressai um pouquinho no multi core, e passa muito no Single core. O cara que tinha que te pagar pra querer a troca kk, se fosse com pelo menos uns 32gb de RAM poderia valer a pena. De desempenho o M4 base é superior

usa esses 3k que iria gastar na troca e pega um monitor 4k bacana e se fizer questão um Magic Trackpad com o Magic Keyboard com Touch ID que não vai ter diferença do Macbook. Ainda da pra comprar um SSD externo pra compensar os 256GB que o MacBook teria a mais.

image.png

image.png

Editado por Mateus1320

Postado
29 minutos atrás, Mateus1320 disse:

No Geekbench o M4 se sobressai um pouquinho no multi core, e passa muito no Single core. O cara que tinha que te pagar pra querer a troca kk, se fosse com pelo menos uns 32gb de RAM poderia valer a pena. De desempenho o M4 base é superior

usa esses 3k que iria gastar na troca e pega um monitor 4k bacana e se fizer questão um Magic Trackpad com o Magic Keyboard com Touch ID que não vai ter diferença do Macbook. Ainda da pra comprar um SSD externo pra compensar os 256GB que o MacBook teria a mais.

image.png

image.png

Só um adendo... a CPU M4 ganha no Single e empata no Multi, mas a maior diferença é na GPU, onde o M2 Pro é bem superior. Além disso estamos falando de um MacBook Pro que além do SoC (CPU+GPU) possui um display Retina MiniLed, um Teclado, um Trackpad, Bateria, etc... creio que o MacBook seja sim mais valioso, apesar de já defasado quando comparado ao M4 Mini

Editado por Anderson Siqueira

Postado
  • Autor
32 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Só um adendo... a CPU M4 ganha no Single e empata no Multi, mas a maior diferença é na GPU, onde o M2 Pro é bem superior. Além disso estamos falando de um MacBook Pro que além do SoC (CPU+GPU) possui um display Retina MiniLed, um Teclado, um Trackpad, Bateria, etc... creio que o MacBook seja sim mais valioso, apesar de já defasado quando comparado ao M4 Mini

@Anderson Siqueira eu pensei a mesma coisa, por conta do chip M2 Pro. Mas a real é que eu não trabalho com edição de fotos e vídeos, nem sou um gamer. Os pontos que eu prezo de verdade são: a fluidez nos processos, sem lentidão, travamentos ou engasgos, uma imagem de alta qualidade é atualização futuras de software. 
Eu já possuo um monitor 4k, só não tenho o teclado e o mouse ainda. 

Postado
18 minutos atrás, Jefferson do Carmo disse:

@Anderson Siqueira eu pensei a mesma coisa, por conta do chip M2 Pro. Mas a real é que eu não trabalho com edição de fotos e vídeos, nem sou um gamer. Os pontos que eu prezo de verdade são: a fluidez nos processos, sem lentidão, travamentos ou engasgos, uma imagem de alta qualidade é atualização futuras de software. 
Eu já possuo um monitor 4k, só não tenho o teclado e o mouse ainda. 

Aqui está funcionando tudo bem, saindo de um MacBook Pro (M2 Pro, 16GB, 1TB) para um iPad Pro M4 e de um Desktop (i9, 128GB, 6900XT) para um Mac Mini M4 Base.

WhatsApp Image 2025-03-27 at 11.04.14.jpeg

16 minutos atrás, Mateus1320 disse:

Acabei citando que a GPU do M2 Pro é superior a do M4 pq no meu caso eu possuía um M2 Pro com GPU de 19 núcleos e ela era realmente bem superior. Já desses M2 Pro padrão perdem em Single, multi e GPU, realmente.

A linha M2 é assim: M2 Base, M2 Pro Base, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra... meu MacBook Pro possuía o M2 Pro mais avançado e não o Base.

Postado
  • Autor
20 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Aqui está funcionando tudo bem, saindo de um MacBook Pro (M2 Pro, 16GB, 1TB) para um iPad Pro M4 e de um Desktop (i9, 128GB, 6900XT) para um Mac Mini M4 Base.

WhatsApp Image 2025-03-27 at 11.04.14.jpeg

Acabei citando que a GPU do M2 Pro é superior a do M4 pq no meu caso eu possuía um M2 Pro com GPU de 19 núcleos e ela era realmente bem superior. Já desses M2 Pro padrão perdem em Single, multi e GPU, realmente.

A linha M2 é assim: M2 Base, M2 Pro Base, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra... meu MacBook Pro possuía o M2 Pro mais avançado e não o Base.

@Anderson Siqueira obrigado pelas explicações. Diante dessas informações todas, decidi ficar com meu Mac Mini 🙃

PS.: Gostei das caixas de som. Qual o modelo?

20 horas atrás, Mateus1320 disse:

@Mateus1320 obrigado por compartilhar. Diante dessas informações todas, decidi ficar com meu Mac Mini M4 🙃

Postado
1 hora atrás, Jefferson do Carmo disse:

@Anderson Siqueira obrigado pelas explicações. Diante dessas informações todas, decidi ficar com meu Mac Mini 🙃

PS.: Gostei das caixas de som. Qual o modelo?

São monitores de audio da Edifier, modelo S880DB

Postado

se você precisa de mobilidade, vale. Se for pra ficar com um MacBook preso na mesa, não vale.

Postado

O critério é mobilidade, definitivamente.

Comprei um Mac Mini M4 em dezembro e descobri que praticamente não precisava do MacBook, porque meu uso é 99% na mesa, com monitor, teclado e mouse.

Postado

Eu tenho um Macbook Pro 16" M3 Max (o com menos GPUs e 36g), sai de um MBP 2 16"(com 1t e 16g). Uso em casa e no trabalho (95% das vezes), nos dois lugares tenho monitor externo e teclado e mouse, mas no trabalho ele fica aberto (tela de 27" e em casa fica fechado que é um 49"). Então basicamente poderia ter um Macmini e levar na mochila rs.

A diferença prática no uso comum e trabalho meu (tarefas de escritório com 3 navegadores abertos, Whatsapp, Slack etc etc) é zero. Se eu colocar o Macbook (M3 Max) em modo economia de energia mesmo ligado na tomara, também é zero diferença prática. 

Essas máquinas tem MUITA capacidade, se seu uso não for profissional, creio que pouca coisa irá mudar. Mas se você joga ou pretende (eu uso o meu como video game) Ray Tracing (M3 pra frente) pode ser algo importante. 

Mas, a tela/som/trackpad do Macbook de 16", aliados a bateria que nunca acaba e quando acaba pode usar um powerbank de alta voltagem e ficar mais de um dia trabalhando nela, para MUITA gente, pode fazer a diferença. 

Postado
Em 28/03/2025 at 13:26, FernandoGFL disse:

O critério é mobilidade, definitivamente.

Comprei um Mac Mini M4 em dezembro e descobri que praticamente não precisava do MacBook, porque meu uso é 99% na mesa, com monitor, teclado e mouse.

No meu caso a "troca" do MacBook Pro M2 Pro pelo Mac Mini M4 foi justamente pela mobilidade.

O MBP era de 14" e eu precisava carregá-lo numa mochila... já o Mac Mini eu carrego até numa pochete se precisar. Estou em Home-office o tempo todo com ele sobre a mesa plugado num monitor 4K de 32" e com teclado e trackpad da Apple, mas quando vou uma vez por semana para reunião presencial no escritório da empresa a 450Km de distância, levo o Mac Mini e o cabo de energia e só, chegando lá plugo ele na sala de reunião e uso o próprio sistema da sala com teclado e mouse, faço a reunião e volto pra casa. O Mac Mini é muito mais portátil que o MacBook. É muito mais fácil um Mac Mini passar despercebido aos olhos de um ladrão, já um MacBook Pro chama muita atenção.

• 2 meses depois...
Postado
Em 27/03/2025 at 11:07, Anderson Siqueira disse:

Não existe M2 Pro Base, é somente 4 variantes. E a partir do M2 Pro o NVMe já tem boas taxas de leitura e escrita,

Sendo assim..

M2, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra

Postado
Em 26/03/2025 at 20:33, Jefferson do Carmo disse:

Olá, pessoal!

Estou precisando de uma ajudinha para tomar uma decisão. Atualmente, tenho um Mac Mini M4 de entrada, que está novinho e ainda dentro da garantia da Apple. Recentemente, recebi uma proposta de troca por um MacBook Pro com Chip M2 Pro, também novo e na garantia, mais um retorno de 3,5 mil reais. 

Vale a pena?

Como citaram acima, senão precisa de mobilidade pode continuar com M4 Mini. 

Caso precise de aumentar o armazenamento e queira alta taxa de leitura e escrita só adquirir um case Acasis Thunderbolt 4 e combinar com um NVMe tipo WD SN770 Black, obterá na faixa de 2800 MB/s

Postado
19 horas atrás, rafarmoreira disse:

Não existe M2 Pro Base, é somente 4 variantes. E a partir do M2 Pro o NVMe já tem boas taxas de leitura e escrita,

Sendo assim..

M2, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra

M2 8-Core (Air 2022 entrada; Mini 2023 de entrada; MBP 13 2022)

M2 PRO 10-Core "Base" (Mini 2023 intermediário; MBP 14 e 16 2023 de entrada)

M2 PRO 12-Core (Mini 2023 top; MBP 14 e 16 intermediários)

M2 MAX 12-Core (MBP 2023 14 e 16 Top; Studio 2023 de entrada)

M2 ULTRA 24-Core (Studio 2023 intermediário e top)

Realmente a nomenclatura M2 PRO BASE não existe, mas se ligue que existem 2 tipos de M2 PRO com uma diferença em sua especificação e o preço de um para outro dentro da mesma linha de produtos subia MUITO.

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.