Postado 18 de novembro de 20241 ano comment_1556396 Galera, Percebi que o Macbook Air M3 está mais quente (a ponto de eu perceber) que meu Air M1. Os dois uso (um de cada vez) com o monitor externo. Li em algum lugar que se fechar o Mac e trabalhar somente no monitor externo, esquenta menos. Procede? Denunciar
Postado 18 de novembro de 20241 ano comment_1556406 Os dois estão na mesma versão do Sistema Operacional? Uso um Air M1 no Sequoia e percebi que o sistema está com um vazamento de memória nos widgets das notificações. As vezes meu Mac esquenta muito apenas navegando na internet, quando abro o monitor de atividades o "Notification Center" está usando muita memória e CPU. Veja se não é isso que esta acontecendo no seu M3, reiniciar o Mac com alguma frequência ajuda a evitar esse tipo de coisa também. Eu percebi também que reduzir o número de widgets mitiga o problema. Com relação a deixar ele fechado eu acredito que seja justamente o contrário. Como a linha Air não possuí ventoinha, deixar o Mac aberto ajuda um pouquinho mais na dissipação de calor, causando menos estresse para a maquina. E sim, trabalhar com dois monitores deixa ele mais pesado, pense que ele está tendo que lidar com várias resoluções simultaneamente. No Windows é possível por padrão desligar o monitor do notebook e trabalhar somente com o monitor externo, já no macOS é necessário de um app externo que faça isso, se estiver disposto a investir nisso recomendo demais o app BetterDisplay, a partir do Sonoma o app habilita a opção de desligar completamente o monitor do Mac e usar somente o externo. Infelizmente por padrão só reduzindo o brilho pra zero não tem efeito, já que o monitor continua em funcionamento. Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano comment_1556410 Inclusive agora mesmo acabou de acontecer o bug do Notification Center kkkkkk Notei que meu Mac esquentou e tava la o bixo usando 200% de CPU deixando ocioso somente 60% do processador Após matar o processo a porcentagem de uso dele vai pra 10% e a ociosidade dispara pra 94% Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano Autor comment_1556421 Hum, no meu caso os dois estão com Sonoma. No momento está frio. Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano comment_1556427 15 horas atrás, Marcelozao disse: Galera, Percebi que o Macbook Air M3 está mais quente (a ponto de eu perceber) que meu Air M1. Os dois uso (um de cada vez) com o monitor externo. Li em algum lugar que se fechar o Mac e trabalhar somente no monitor externo, esquenta menos. Procede? Eu sai de um Air M1 e fui para um Air M3 e sim, ele é sim mais quente, inclusive pelos clocks que ele alcança. No M1 ele tinha clock máximo de 3ghz, já o M3 ele atinge 4ghz! É muita coisa a mais, mesmo sendo com litografia menor. Outro detalhe, eu em ambos coloquei thermalpad neles exatamente pq eu só uso ele fechado e eu percebia que ele esquentava muito ali na area acima do teclado (e que por sua vez fechado ficaria muito perto da tela fria), então eu coloquei os thermalpads pra jogar o calor pra tampa traseira. No M1 com isso ele esfriava MUITO o processador, a ponto de conseguir ficar poucos graus acima da temp ambiente trabalhando, já no M3 eu notei que mudaram a chapa de dissipação (ta mais pra uma folha de dissipação)... e o que parece que ta pior também é a tampa de baixo, no M1 ela era mais grossa então tinha mais massa pra absorver calor, já do M3 (que mudou com o M2) ela ta muito mais fina, então pelo menos aqui a transferencia de calor não ta tão eficiente como era no M1. Eu trabalho cerca de 10C mais quente no M3 do que era no M1... e na hora que da alguns picos de carga no M1 subia muito pouca a temperatura tbm, já nesse ele salta pra uns 50C altos... as vezes já entra em 60C... no M1 ele ficava nos 45C. Em carga plena de teste muda mais ainda, no M1 ele nos testes como o GeekBench ele dava picos de 70C e poucos... aqui ele já bate os 90C várias vezes Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano Autor comment_1556437 1 hora atrás, LeBaldi disse: Eu sai de um Air M1 e fui para um Air M3 e sim, ele é sim mais quente, inclusive pelos clocks que ele alcança. No M1 ele tinha clock máximo de 3ghz, já o M3 ele atinge 4ghz! É muita coisa a mais, mesmo sendo com litografia menor. Outro detalhe, eu em ambos coloquei thermalpad neles exatamente pq eu só uso ele fechado e eu percebia que ele esquentava muito ali na area acima do teclado (e que por sua vez fechado ficaria muito perto da tela fria), então eu coloquei os thermalpads pra jogar o calor pra tampa traseira. No M1 com isso ele esfriava MUITO o processador, a ponto de conseguir ficar poucos graus acima da temp ambiente trabalhando, já no M3 eu notei que mudaram a chapa de dissipação (ta mais pra uma folha de dissipação)... e o que parece que ta pior também é a tampa de baixo, no M1 ela era mais grossa então tinha mais massa pra absorver calor, já do M3 (que mudou com o M2) ela ta muito mais fina, então pelo menos aqui a transferencia de calor não ta tão eficiente como era no M1. Eu trabalho cerca de 10C mais quente no M3 do que era no M1... e na hora que da alguns picos de carga no M1 subia muito pouca a temperatura tbm, já nesse ele salta pra uns 50C altos... as vezes já entra em 60C... no M1 ele ficava nos 45C. Em carga plena de teste muda mais ainda, no M1 ele nos testes como o GeekBench ele dava picos de 70C e poucos... aqui ele já bate os 90C várias vezes Usei uma dica da internet, habilitei essa dica: Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano comment_1556441 12 minutos atrás, Marcelozao disse: Usei uma dica da internet, habilitei essa dica: Problema é que essas dicas que vc vai achando vão capando todo o sistema, tipo reduzir transparencia, reduzir animações, reduzir brilho de tela... eu particularmente prefiro manter tudo ativado, pois as temps mesmo sendo mais altas ainda sim são baixas comparados a notebooks por ai, e estão totalmente seguras Denunciar
Postado 19 de novembro de 20241 ano Autor comment_1556444 53 minutos atrás, LeBaldi disse: Problema é que essas dicas que vc vai achando vão capando todo o sistema, tipo reduzir transparencia, reduzir animações, reduzir brilho de tela... eu particularmente prefiro manter tudo ativado, pois as temps mesmo sendo mais altas ainda sim são baixas comparados a notebooks por ai, e estão totalmente seguras E não funcionou, voltei o que estava kkkk Denunciar
Postado 14 de dezembro de 20241 ano comment_1557837 Por aqui o Air M2 tanto faz aberto ou fechado, é um gelo. Denunciar
Postado 21 de dezembro de 20241 ano comment_1558152 Em 14/12/2024 at 17:46, Stow disse: Por aqui o Air M2 tanto faz aberto ou fechado, é um gelo. Sei que o tópico é sobre o M1 e o M3, mas tenho o M2 também e concordo totalmente: é um gelo. As únicas vezes que ele esquentou (e mesmo assim, achei pouco), foi quando fui rodar um jogo nele ou quando está atualizando o sistema. Nem quando uso o iPad como segundo monitor ele esquenta. O meu Air tem 16gb de ram, mas ainda assim acho que é um pouco surpreendente ele não esquentar. Denunciar
Postado 22 de dezembro de 20241 ano comment_1558162 Em 14/12/2024 at 17:46, Stow disse: Por aqui o Air M2 tanto faz aberto ou fechado, é um gelo. 9 horas atrás, Gio217 disse: Sei que o tópico é sobre o M1 e o M3, mas tenho o M2 também e concordo totalmente: é um gelo. As únicas vezes que ele esquentou (e mesmo assim, achei pouco), foi quando fui rodar um jogo nele ou quando está atualizando o sistema. Nem quando uso o iPad como segundo monitor ele esquenta. O meu Air tem 16gb de ram, mas ainda assim acho que é um pouco surpreendente ele não esquentar. Mas vcs usam algum app pra mostrar a temperatura? Pois “estar um gelo” não quer dizer que o cpu esteja frio, até pq o sistema de refrigeração não é feito pra dissipar o calor pra fora, o que esquenta a carcaça é a placa que acaba dissipando o calor do CPU, que por sua vez dissipa pelos parafusos e irradia para componentes próximos. Ou seja eu que uso thermalpad a carcaça fica mais quente com carga, mas o CPU fica estupidamente mais frio. Denunciar
Postado 23 de dezembro de 20241 ano comment_1558221 Em 21/12/2024 at 22:29, LeBaldi disse: Mas vcs usam algum app pra mostrar a temperatura? Pois “estar um gelo” não quer dizer que o cpu esteja frio, até pq o sistema de refrigeração não é feito pra dissipar o calor pra fora, o que esquenta a carcaça é a placa que acaba dissipando o calor do CPU, que por sua vez dissipa pelos parafusos e irradia para componentes próximos. Ou seja eu que uso thermalpad a carcaça fica mais quente com carga, mas o CPU fica estupidamente mais frio. Não uso nada pra medir não, nem tenho essa paranóia, igual à bateria. Rsrs. Mas vou procurar um pra observar isso. Tem alguma sugestão? Denunciar
Postado 31 de dezembro de 20241 ano comment_1558455 Em 23/12/2024 at 20:43, Stow disse: Não uso nada pra medir não, nem tenho essa paranóia, igual à bateria. Rsrs. Mas vou procurar um pra observar isso. Tem alguma sugestão? Aqui eu uso o iStats, dai coloco pra ele mostrar a velocidade da rede em up e em down, % de uso da COU e a temp do CPU, fica na barra superior Denunciar
Postado 4 de janeiro de 20251 ano comment_1558576 Tenho meu macbook air m3 e estou sentindo a mesma coisa. Com 4 abas no mozilla vendo video no youtube a maquina está esquentando. Inclusive, estava achando que era defeito da minha maquina. É triste comprar um computador tão caro pra ficar esquentando vendo video no youtube. Inclusive, percebi que tem muita relação com o cursor, quando você move o cursor muito rapido, o uso da CPU vai nas alturas Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.