Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook White Unibody dando boot com um Kernel de 64-bit


Kim

Posts Recomendados

Saudações a todos,

Comprei meu macbook white unibody modelo (MC207BZ/A) recentemente, e como todo curioso comecei a procurar coisas a respeito... Descobri que muito modelos de maquinas da Apple que são Core 2 Duo não iniciam com o Snow Leopard no modo 64-bit, mais sim 32-bit, apesar disso as maquinas quando necessário rodam os programas normalmente em 64-bit.

Rapidamente gostaria de falar como eu percebi isso, eu estava lendo uns reviews de usurários que haviam adquirido a mesma maquina que eu, em um destes ele comentou que era possível fazer um upgrade de até 8gb de ram, fiquei muito curioso resolvi procurar mais a respeito, todavia não encontrei nada muito relevante que realmente provasse tal feito, a única maneira era gastar 1,500 R$ comprando a ram mais acho que esta um pouco fora do meu orçamento,vai que não da certo e ai? Não encontrei nenhuma foto e nenhum video, apenas mais uns dois sites falando que era possível... Na pesquisa li a respeito de um cara que conseguiu colocar o kernel do seu Macbook White Unibody iniciando o Snow Leopard com 64-bit nativo, eu achava que era nativos de fabrica. :/

Fui a procura e acabei encontrando algumas coisas bem legais a respeito; primeiramente testei um programa chamado "32- or 64-bit Kernel Startup Mode Selector" seu site é esse aqui: http://www.ahatfullofsky.comuv.com/English...ms/SMS/SMS.html se você fala inglês ou alemão pode ler mais a respeito desse programa e das informações a respeito desses Core 2 Duo da apple que tem essa peculiaridade. Particularmente falando o legal do site é realmente a informação a respeito dessa peculiaridade, lá tem mais alguns links é só ir clicando e lendo. Infelizmente o programa não funcionou para mim, e como sou paranóico resolvi que iria conseguir de alguma maneira. encontrei uma maneira relativamente simples, de se modificar isso e ela pode ser vista aqui: http://netkas.org/?p=189&cpage=3#comment-59595 Felizmente com essa eu consegui modificar...

Espero poder ter ajudado alguns usuários que assim como eu gostam de aproveitar seu hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

vcs não vão notar muita diferença..na verdade tem alguns reviews que mostra que o boot fica mais lento em 64bits e quando é preciso ele abre o programa em 64 bits ou vcs acham que se fosse tão importante o snow não iria nativamente bootar em 64 bits?

outra coisa, não sei porque mas non site da apple o macbook withe new só pega 4GB e só o pro 13" é que pega 8GB.mas não custa testar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal leiam esse tópico que vai ajudar:

http://macmagazine.com.br/forum/index....amp;#entry89287

E não deixem de ler tambem essa explicação do Gabriel M Couto sobre Kernel 32-64 bits.

O kernel 64 bits é opcional, e roda nativamente apenas em MacPro.

Isso é devido ao fato de que o kernel 64 bits foi feito para trabalhar com uma gigantesca quantidade de memória(segundo a Apple a partir de 32gb), fazendo perder um pouco o desempenho com máquinas com nem tanto assim.

Eu já fiz o teste, e o kernel 64 bits deixou meu boot mais lento quase 10 segundos, e ganhou apenas meia dúzia de pontos no geekbench x64(que nem chega a ser um teste completo). Ou seja, usar kernel inteiramente 64 bits não traz nenhum benefício para nós mortais.

O próprio kernel 32 bits do Snow foi muito melhorado(e híbrido 64 bits), trouxe todos os benefícios que um kernel inteiramente 64 bits poderia nos trazer, deixando de lado a perda desempenho em computadores com pouca memória.

Apenas para fixar na cabeça do pessoal: Não há necessidade de ficar apertando as teclas 6 e 4, e quem fizer só estará perdendo desempenho.

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar bem claro, tanto a modificação do kernel quanto a da ram não são recomendadas pela apple, se fosse tais produtos iriam vir de fabrica já configurados.

Seguinte pessoal, se você já possui um modelo Pro seu Snow Leopard ira iniciar no modo 64bit, além disso já está habilitado a usar 8 gb de ram tranqüilamente. Isso é útil somente com os produtos que não correspondem a linha Pro. No caso por exemplo do usuário Andershow esse procedimento seria pura bobagem....(já que ele possui um pro)

Abaixo está um explicação interessante do porque eu deveria ou devo ter o meu k64:

K64″ is what Apple refers to as the 64-bit version of the kernel beginning with Snow Leopard. As an end user, you really should not worry about the bitness of the kernel. If your Apple computer is not booting into K64 by default, you don’t need it—unless, of course, you know that you need it. (Say, because you are a kernel developer or an otherwise system-level developer and want to test something against a 64-bit kernel.) In particular, the 32-bit kernel, which is the default on most existing x86-based Apple computers, runs 64-bit applications just fine. Therefore, as long as you have a 64-bit processor, your Snow Leopard installation is 64-bit from the typical end-user standpoint.

fonte: http://www.osxbook.com/blog/2009/08/31/is-...ow-leopard-k64/

Um outro lugar muito interessante para realmente saciar as suas duvidas a respeito do 32bit/64bit é o próprio site da apple, que explica muito bem essa curiosidade; só clicar aqui e ser feliz http://www.apple.com/macosx/technology/#sixtyfourbit

A respeito da modificação para mim o desempenho melhorou levemente (talvez pela pouca quantidade de ram 2gb).

Agora sobre o upgrade de 8gb de ram no macbook unibody(não pro), já que a placa mãe do novo unibody é muito parecida com o 13-pro, porque não funcionar? segue um site ai bem legal com video e faq's. Segue o link: http://www.everymac.com/systems/apple/macb...emory-type.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho fica um pouco melhor mesmo no SL.

No Windows 7 não percebi mudança no uso normal/cotidiano, o que muda mesmo é a estabilidade fera quando você trabalha com vários apps simultaneamente (PES '09 e GTA IV abertos, uma VM rodando Debian, Firefox com 10 abas, edição no PS e WMP tocando música). Inclusive nos games também ficou show de bola.

No Linux ainda uso 32-bits, qualquer dia vou testar um 64 pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...