Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacOS Ventura no Air 2017


dellmed

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Tenho um Air 2017, rodando liso o Monterey (meu uso com o Mac é leve - textos, planilhas, GarageBand no máximo). Em breve o Sonoma aparece por aí, e o Ventura já tem alguma estrada.

Minha pergunta é se está valendo a pena colocar o Ventura via OpenCore (se ele já está usável), pois vi há algum tempo que algumas novas funcionalidades do Ventura não funcionavam quando instalado pelo OpenCore.

Não sei quanto tempo ainda o Monterey será atualizado (hoje coloquei a 12.7), então estou vendo se vale a pena colocar o Ventura.

Alguém já colocou? Se sim, como ficam as atualizações de OS depois do patch?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobre, sou usuário básico da tecnologia. Uso para pje, muito office, organizar aulas.. Tenho esse Air 2017. O monterey, ultimo oficialmente suportado, estava bem lento. Fiz 2 instalações limpas e nada resolveu a lentidão. Instalei o ventura pelo open core, segui um passo a passo. O mac ficou muito mais fluido. Mudou da água para o vinho. As instalações estão ocorrendo bem, a julgar pelo uso da máquina rsrs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Fabricio Dantas disse:

Nobre, sou usuário básico da tecnologia. Uso para pje, muito office, organizar aulas.. Tenho esse Air 2017. O monterey, ultimo oficialmente suportado, estava bem lento. Fiz 2 instalações limpas e nada resolveu a lentidão. Instalei o ventura pelo open core, segui um passo a passo. O mac ficou muito mais fluido. Mudou da água para o vinho. As instalações estão ocorrendo bem, a julgar pelo uso da máquina rsrs. 

Fabrício, como você faz as atualizações? Vi um tutorial que apontava a necessidade de atualizar o OpenCore antes, e só então o Ventura. Você segue este procedimento, ou a atualização segue normal, como se fosse um Mac suportado?

Outra pergunta: os novos recursos do Safari (webapps), a câmera em continuidade do iphone...estão funcionando? 

Se puder postar aqui o tutorial que você seguiu, agradeço! 

Aqui, por enquanto, o Monterey roda tranquilo. A máquina é bem nova, mas to querendo ver o Ventura em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, como só fiz uma vez a instalação de um Mac OS novo pelo Open Core (do Monterey para o Ventura, pulando o Big Sur), apenas baixei o open core mais recente. Salvo engano 0.6.8. As atualizações que apareceram para o ventura, fiz direto nos ajustes e deu tudo ok.

Quando fui instalar o Ventura, baixei  e instalei o Open Core, baixei o Ventura dentro do Open Core, e no Open core fiz o pen drive bootável, para a instação limpa..

Uma outra coisa: apareceu hoje nos ajustes a atualização disponível para o Sonoma. Não atualizei pelos ajustes do sistema. Entrei aqui na página do Open Core, e o pessoal lá anunciou que  dia 2.10.2023 liberam a atualização para o Sonoma. Vou fazer pelo Open Core.

Vou copiar um passo a passo do que fiz para instalar o Ventura. Peço perdão, porque não sou da área de tecnologia, e para funcionar para mim preciso de um passo a passo EXTREMAMENTE DESCRITIVO rsrsrs. Segui alguns vídeos com o pessoal ensinando a instalação. Cito um cara que tem um canal no YouTube que dá muitas dicas legais sobre o assunto: Ramon Ferreira. Vi alguns vídeos em inglês para detalhar mais o passo a passo. 

1. DEIXO REGISTRADO QUE O PASSO A PASSO ABAIXO SERVE PARA UMA INSTALAÇÃO LIMPA. PORTANTO, DEVE SER FEITO BACKUP DOS DADOS. RECOMENDO UTILIZAR UM DISCO 1 PARA TIME MACHINE, UM DISCO 2 PARA SALVAR OS DADOS MANUALMENTE, E AINDA COLOQUE TUDO NUM GOOGLE DRIVE OU ONEDRIVE. SÉRIO. 

2. QUERO DEIXAR REGISTRADO NOVAMENTE QUE SE FAÇA O BACKUP CITADO EM 1.

3. NÃO ME RESPONSABILIZO POR EVENTUAIS DANOS CAUSADOS À MÁQUINA DE QUAISQUER PESSOA, SERVINDO A PRESENTE POSTAGEM DE UM RELATO DO QUE BUSQUEI EM FÓRUNS E SITES SOBRE O ASSUNTO. TRATA-SE DE ATUALIZAÇÃO NÃO SUPORTADA PELA APPLE, PORTANTO ESTEJA CIENTE DOS RISCOS.

Segue colado abaixo o passo a passo que usei para instalar o ventura:

baixa o open core mais recente.

abre o open core

Install mac os (o mais novo)

Seleciona pen drive

Senha mac

Aguarda fazer o pen drive

Install open core to disk

Install to disk

Seleciona o pen drive 

Efi seleciona

Senha

Reboot

Desliga mac

Liga segurando option

Se não aparecer o símbolo do Mac OS novo, tira pen drive e coloca de novo

Seleciona efi boot enter

Seleciona install mac os (o mais novo)

Seleciona utilitario disco

Formata ssd

Visualizar todos os discos

Mostrar todos os dispositivos

seleciona ssd

Apagar

Nome: machintosh ssd

Formato apfs

Mapa partição guid

Apagar

Ok

Fecha utilitario disco

Instalação Mac OS (o mais novo)

Continuar

Concordar

Seleciona partição do SSD

Continuar

 Aguardar

Configuração inicial Brasil continuar

Fim da configuração

Aviso open core. Se nao aparecer, tira o pen drive e coloca de novo

Ok no aviso

Install to disk

Seleciona o ssd do Mac, não o pen drive!!!

Seleciona o uefi do ssd

Senha

Aguarda

No Open Core, seleciona Settings

Desmarca show boot picker

Retorna

Return menu inicial

Build and install open core (clica)

Install to disk

Seleciona ssd

Senha

Tira pen drive

Reiniciar o mac

FIm.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tal passo a passo foi o que funcionou pra mim. Pode ter algumas nuances a mais ou a menos para outras pessoas. Espero ter ajudado. É o espírito do fórum. 

Boa sorte!

Deixar registrado ainda que o Macbook de meu uso diário ficou muito mais fluido com o Ventura do que estava com o Monterey (último Mac OS suportado pela máquina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os novos recursos do Safari (webapps), a câmera em continuidade do iphone...estão funcionando? 

Sobre o safari e webapps, meu uso se dá majoritariamente para emails, pje, navegação básica... Uso Office instalado na máquina, não fazendo uso de quase nada de app junto ao safari. Não posso lhe ajudar nessa.

A câmera de continuidade é outro recurso que não utilizo.

Espero ter ajudado. 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2023 at 19:32, Fabricio Dantas disse:

Nobre, sou usuário básico da tecnologia. Uso para pje, muito office, organizar aulas.. Tenho esse Air 2017. O monterey, ultimo oficialmente suportado, estava bem lento. Fiz 2 instalações limpas e nada resolveu a lentidão. Instalei o ventura pelo open core, segui um passo a passo. O mac ficou muito mais fluido. Mudou da água para o vinho. As instalações estão ocorrendo bem, a julgar pelo uso da máquina rsrs. 

Fabrício, muito obrigado pelas dicas! Vou aguardar minhas férias e fazer com calma, pois será um tempo em que não vou utilizar o Mac pra nada. Até lá, quem sabe até colocar o Sonoma..

Sobre a câmera em continuidade, se qualquer hora puder testar, agradeço. Mas mesmo que não funcione, é um recurso que não existe no Monterey, então acaba não fazendo muita diferença...mas se funcionar, vai me ajudar bastante na minha produção de conteúdo, ao usá-lo com webcam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um tutorial de instalação do Ventura usando OpenCore Legacy Patcher, e hoje vou postar o do Sonoma, no MacBook Air 2017 que o colega tem aí e eu também tenho, na minha opinião é muito bom pro Ventura, a câmera de continuidade funciona numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ramonenghaw disse:

Eu fiz um tutorial de instalação do Ventura usando OpenCore Legacy Patcher, e hoje vou postar o do Sonoma, no MacBook Air 2017 que o colega tem aí e eu também tenho, na minha opinião é muito bom pro Ventura, a câmera de continuidade funciona numa boa.

O amigo é o Ramon Ferreira do canal do YouTube? Se for, uma honra trocar palavras contigo (se não for, ainda assim fortalece a amizade no fórum rsrs). Um serviço de interesse público extremamente importante o canal. Principalmente para gente pouco afeita à tecnologia. Comecei a seguir os vídeos do canal uns meses atrás quando uma das máquinas lá de casa passaram a não receber mais o MacOs mais atualizado de forma nativa. 

Salvou um Air 2017 que estava uma carroça com o Monterey, e no Ventura ficou como novo.

Esperar feedbacks sobre a estabilidade do Sonoma com o OpenCore que farei a atualização.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2023 at 11:08, ramonenghaw disse:

Eu fiz um tutorial de instalação do Ventura usando OpenCore Legacy Patcher, e hoje vou postar o do Sonoma, no MacBook Air 2017 que o colega tem aí e eu também tenho, na minha opinião é muito bom pro Ventura, a câmera de continuidade funciona numa boa.

Sou teu seguidor lá - se puder, posta o link aqui. Muito obrigado Ramon!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2023 at 08:34, dellmed disse:

Fabrício, como você faz as atualizações? Vi um tutorial que apontava a necessidade de atualizar o OpenCore antes, e só então o Ventura. Você segue este procedimento, ou a atualização segue normal, como se fosse um Mac suportado?

Outra pergunta: os novos recursos do Safari (webapps), a câmera em continuidade do iphone...estão funcionando? 

Se puder postar aqui o tutorial que você seguiu, agradeço! 

Aqui, por enquanto, o Monterey roda tranquilo. A máquina é bem nova, mas to querendo ver o Ventura em ação.

Eu já vui por um caminho diferente, meu MBP 2012 estava rodando o ventura desde o lançamento e acabei atualizando para o Sonoma, porém achei que ficou lento e aproveitei para voltar para o monterey pois achava ele mais leve que o ventura, na prática não vi muita diferença entre o ventura e o monterey, meu uso é igual ao seu, na verdade a melhor coisa foi entrar nos ajustes do monterey e ver aquele painel de macos , a partir do ventura mudou tudo, mas acredito que o ventura valha a pena agora que ele parou de atualizar sempre e no seu como é mais novo deve rodar melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...