Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor versão do MacOS para um MacBook Pro de meados de 2012? Catalina vs. OpenCore.


TecTXp1

Posts Recomendados

Olá a todos! Tudo bem?

 

Tenho um MacBook Pro de 13”, de meados de 2012 (2,9 GHz Intel Core i7 de núcleo duplo; 8 GB 1600 MHz DDR3) e estou indeciso em qual será o melhor MacOS. Como a última versão nativamente compatível é o Catalina - um software já descontinuado, sem mais atualizações de segurança e com algumas aplicações cujas versões mais recentes são incompatíveis - eu instalei o MacOS Monterey com OpenCore. No entanto, ao fim de 2 ou 3 meses, voltei para o Catalina porque o computador aquecia muito e as ventoinhas não paravam o dia inteiro. Entretanto, troquei o HDD por um SSD e, agora, como vejo que o Mac com o Catalina está bastante rápido, sem sobreaquecimento e, consequentemente, sem a ativação constante da ventoinha, fico em dúvidas se devo voltar a colocar o Monterey com OpenCore.

(Nota: Tenho conhecimento da app Mac Fan Control, apesar de não o querer instalar, pois isso, apesar de diminuir a rotação da ventoinha e, consequentemente, o barulho por ela provocado, vai levar a um aumento da temperatura do Mac, o que pode levar a um sobreaquecimento e danificar componentes internos do Mac).

Por outro lado, quando estive com o Monterey com OpenCore, tinha o HDD original e, sinceramente, achei que o desempenho do Mac estava consideravelmente mais elevado em comparação ao Catalina, também com o HDD original (talvez fosse por isso que aquecia tanto).

Para além disso, apesar de eu procurar um aumento de segurança e desempenho com o Monterey, com o OpenCore, sei que o OpenCore desativa parcialmente o System Integrity Protection, o que reduz consideravelmente a segurança. Por outro lado, tenho as versões mais recentes de todas as aplicações, o que leva a aumento de segurança.

 

 

O que é que vocês acham? Qual é a versão do MacOS mais adequada (com a melhor relação segurança/desempenho) para este Mac? Devo manter-me no Catalina? Devo atualizar para o Monterey com OpenCore? Existe alguma outra melhor versão?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não tem muito o que se discutir sobre isso. voce tem duas opções: se voce precisa ou faz questão de usar as versões mais recentes dos aplicativos, e também usa o Mac pra operações que demandam segurança (como banco) vai de Monterey ou o Ventura via opencore. se voce não se importa com versões mais antigas ou updates de segurança, o Catalina rodando nativamente é uma ótima opção.

eu tenho o Monterey em um iMac e um MacBook Pro, ambos 2010. Funcionam super bem. Mas sempre tem alguns detalhes. Por exemplo, recentemente descobri que não consigo fazer uma apresentação no keynote no MacBook. Ele trava quando vai começar o modo apresentação. É algo inviável pra um notebook. Provavelmente eu tenha que voltar pra o High Sierra porque preciso fazer apresentações com o keynote. 🤷‍♂️ mas eu não me importo em usar versões mais antigas dos softwares (até prefiro na maioria das vezes), e não uso o MacBook pra nenhuma operação bancária ou coisa do tipo. então vai do uso de cada um.

eu acho que não custa tentar. o opencore tá rodando muito bem, e no seu MacBook 2012, que acho que já tem placa de vídeo compatível com a api metal, deve rodar liso. faz o teste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...