Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apaguei o Macintosh Hd e agora nao consigo mais instalar o sistema operacional


Daniel Marto

Posts Recomendados

Mac M1 

Fui formatar o mac, então dei "Erase" no container disk, onde fica a partição "Macintosh Hd" com a intenção de formatar, mas ele apagou a partição, agora nao consigo criar outra e muito menos formatar o disco, pois o disco interno é bloqueado para qualquer alteração. Quando tento iniciar uma instalação ele nem aparece o ssd. Segui outro tópico com problema similar aqui no fórum, tentando formatar o disco ssd pelo terminal, mas também não deu certo. Segue a tentativa..

 

-bash-3.2# diskutil list

/dev/disk0 (internal, physical):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme *251.0 GB disk0

   1: Apple_APFS_ISC Container disk1 524.3 MB disk0s1

                    (free space) 245.1 GB -

   2: Apple_APFS_Recovery Container disk2 5.4 GB disk0s2

 

/dev/disk3 (disk image):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: GUID_partition_scheme +1.8 GB disk3

   1: Apple_APFS Container disk4 1.8 GB disk3s1

 

/dev/disk4 (synthesized):

   #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

   0: APFS Container Scheme - +1.8 GB disk4

                                 Physical Store disk3s1

   1: APFS Volume macOS Base System 1.7 GB disk4s1

 

-bash-3.2# diskutil eraseDisk JHFS+ OSX /dev/disk0

Started erase on disk0

Unmounting disk

The volume on disk0 couldn't be unmounted because it is in use by process 0 (kernel)

Error: -69877: Couldn't open device

-bash-3.2#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vlw pela resposta, mas o meu problema não está em reinstalar o sistema operacional, isso é relativamente fácil... o problema é que dei erase na partição do ssd e agr ele não é mais reconhecido na instalação. Queria saber como posso restaurar o que apaguei ou criar outra que faça a mesma função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Daniel Marto disse:

Cara, vlw pela resposta, mas o meu problema não está em reinstalar o sistema operacional, isso é relativamente fácil... o problema é que dei erase na partição do ssd e agr ele não é mais reconhecido na instalação. Queria saber como posso restaurar o que apaguei ou criar outra que faça a mesma função.

Tentou no gerenciador de disco, após o boot, antes de instalar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Daniel Marto disse:

O utilitário de disco? Foi justamente nele que eu apaguei a partição.

Só criar nova partição uai... desculpe se não entendi bem seu problema; veja uma coisa que achei nas gringas, quem sabe:

“O volume no disco0 não pôde ser desmontado porque está em uso pelo processo (kernel)”. Para apagar o disco, você precisa inicializar o Mac no modo de recuperação:

1 Desligue o Mac indo ao menu Apple e selecionando “Desligar”.
2 Pressione e segure o botão liga/desliga até ver a janela de opções de inicialização.
3 Selecione “Opções” e clique em “Continuar”.
4 Quando a janela Utilitários aparecer, selecione Utilitário de Disco.
5 Na barra lateral, escolha o disco que deseja apagar.
6 Clique no botão “Apagar”, selecione um formato de sistema de arquivos e insira um nome para ele.
7 Clique em “Apagar Grupo de Volume”.

Isso deve apagar o disco e permitir que você reinstale o macOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Daniel Marto disse:

O problema é que não dá. Se eu tento apagar o disco da esse erro, e criar uma nova partição é impossível, pois o botão de + está desabilitado. 

Bom, nesse caso vc vai ter que ligar para o suporte e fazer o procedimento junto com eles na linha! Não importa se saiu da garantia, irão te atender do mesmo jeito! O que já deparei é com "suporte avançado" que sabe menos que a gente e prece não ter dispositivos e nem familiaridade com eles (será que Apple Brasil terceirizou suporte?!), daí agradeço e ligo de novo, normalmente cai em outro que é crânio e me ajuda...

Tenta e, se conseguir, deixa a solução aqui pra gente gravada pra posteridade. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Marto disse:

Pode deixar, se eu conseguir resolver isso deixo a solução aqui. Afinal não deve ser algo incomum alguém excluir essa partição tentando formatar o computador.

Não é incomum, acontece... a solução também não é complicada demais, sempre é algo que não conseguimos ver, mas depois que a gente pega o jeito, nunca mais esquece e compensa muito ajudar o próximo com a solução!

Cria uma mídia USB e veja no que dá... (caso possua outro dispositivo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Daniel Marto disse:

Liguei no suporte da Apple, me recomendaram levar em uma assistência, disseram que essa mensagem kernel quer dizer que meu ssd deu pau. 

Isso com um pouco mais de 1 ano de uso, pra mim é um pouco frustrante, nem os Positivo de plástico da casas Bahia tem vida útil tão curta.

Frustrante mesmo, afinal, para nós brasileiros são os produtos mais caros do mundo!

Se vc morar perto de Genius, leve e eles restauram na hora, só vc dizer que não tem outro Mac pra gerar USB...

Se tiver um amigo que tenha outro Mac, eu tentaria... acho que não ser dado físico no SSD!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu tentou aquele procedimento usando a opção "Mostrar todos os dispositivos" que eu comentei lá no outro tópico?

Você tentou a instalação por uma mídia externa ou pelo modo de recuperação? Pela recuperação do sistema realmente não dá certo de apagar o disco todo, isso porque a recuperação do sistema envolve uma "partição" no disco em questão.

O ideal para esse procedimento é baixar o instalador e criar uma mídia (pendrive) de instalação (link). Com isso seu disco não vai estar em uso e poderá ser particionado como quiser.

Outra alternativa para o seu caso seria usar o internet recovery que não usa uma partição no disco. A forma de acesso varia de acordo com o modelo do seu Mac, mas segurar Cmd + Opt + R logo após ligar deve funcionar na maioria dos Macs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2023 at 09:08, Daniel Marto disse:

Cara, vlw pela resposta, mas o meu problema não está em reinstalar o sistema operacional, isso é relativamente fácil... o problema é que dei erase na partição do ssd e agr ele não é mais reconhecido na instalação. Queria saber como posso restaurar o que apaguei ou criar outra que faça a mesma função.

Tentou apagar todas as partições? Zera tudo e instala o OS, ele vai baixar o macOS pela internet, demora... mas pode resolver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei no suporte da Apple, levei na assistência técnica da minha cidade e ninguém conseguiu resolver... eu não consigo formatar o disco pelo utilitário, provavelmente tudo está ligado a esse erro kernel, parece que quer dizer que meu ssd entrou em pânico, segundo o suporte da Apple. Já não sei mais o que fazer, e isso é mto ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Marto qual o modelo exato do seu Mac? Tentou a reinstalação usando uma mídia bootável ou a recuperação pela internet? Seu Mac estava funcionando antes de formatar o SSD pelo terminal? O que o levou a formatar ele?

Tente responder a todas as perguntas, por favor. Assim dá pra tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe não conseguir ajudar, mas já passei por uma situação semelhante há 1 ano, quando fui vender meu MacBook e saí apagando todas as partições do SSD antes de reinstalar o sistema.

Aí na hora de criar partição de novo foi uma mer**, sempre mensagem de "container" não sei o quê, toda hora erro disso, erro daquilo... Na hora me bateu uma tristeza pq já tinha fechado negócio com o comprador e o rapaz só estava esperando eu entregar, pensei "por que eu fui inventar de excluir tudo assim?"

Olha, não tô lembrado de ter visto "kernel", mas só sei que fui fuçando no utilitário de disco, tentando criar partição tudo quanto é jeito, selecionava o SSD, testava todas as opções que permitia, do nada, não sei oq eu fiz que criou a partição de novo. Aí nem mexi mais, só mandei instalar o sistema.

Minha dica é: dá uma fuçada boa no utilitário de disco, talvez tenha jeito. Por outro lado, poder ter dado pau no SSD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...