Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Foto péssima no iPhone 14 Pro


Posts Recomendados

Agora, LeBaldi disse:

Mas assim... sexta eu to indo pra lá de novo... e vou ver se tiro umas fotos mais de longe com alguma coisa "reta" pra ver se distorce ou não... ai eu volto aqui

Agradeço demais se puder tirar uma foto ampla da cidade, com a câmera principal, deixando algum prédio ou algo nos extremos, pra gente comparar, pois pode ser só paranoia e a linha toda é assim mesmo... eu confesso que achei estranho quando comparei com 13 e S21U...

Vou aguardar algumas respostas pra tentar um reset, mas sinceramente, está assim desde o dia que saiu da caixa; sabe se o reset por cabo no Mac perde WhatsApp e login de apps de bancos?

Brigadão pela força de sempre🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Agradeço demais se puder tirar uma foto ampla da cidade, com a câmera principal, deixando algum prédio ou algo nos extremos, pra gente comparar, pois pode ser só paranoia e a linha toda é assim mesmo... eu confesso que achei estranho quando comparei com 13 e S21U...

Vou aguardar algumas respostas pra tentar um reset, mas sinceramente, está assim desde o dia que saiu da caixa; sabe se o reset por cabo no Mac perde WhatsApp e login de apps de bancos?

Brigadão pela força de sempre🙏

Ééééé.... cidade e prédio é complicado né... já que ali é rural huahuahuahuhua... mas vou ver o que da pra fazer

Sobre o Reset, o que o Beto comentou é o reset que não apaga os dados... só agora de cabeça num lembro qual que era... acho q era Redefinir... só cuidado pra não redefinir o eSIM se vc usa ele

Agora vc sempre pode (e deve) fazer um backup antes de resetar qualquer coisa né... mas eu acho q num é configuração... o que poderia mudar algo ta tudo na config da propria camera... então pra mim isso é algo externo... algum defeito no vidro da lente... estabilizador ótico agindo de alguma outra forma... e por ai vai

Pra zerar a duvida tbm tenta baixar algum app gratuito de camera e tira a foto... ou mesmo bate a foto direto do Whats ou Instagram e ve se por eles a foto ainda distorce, pq se distorcer quer dizer que de fato não é software

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LeBaldi disse:

Pra zerar a duvida tbm tenta baixar algum app gratuito de camera e tira a foto... ou mesmo bate a foto direto do Whats ou Instagram e ve se por eles a foto ainda distorce, pq se distorcer quer dizer que de fato não é software

Eu queria resetar tudo por cabo no Mac e, no final do processo, restaurar o backup ali mesmo! Mas estou com medo de perder eSim, WhatsApp e apps de banco, estou sem tempo pra ir num monte de bancos de novo!

Ideia de gênio (como diria meu ex-chefe "ótima ideia que EU acabei de ter, vou tirar fotos com o WhatsApp"), veja só, parece que distorceu menos o prédio, pelo WhatsApp me pareceu que é mais fechado que a câmera principal no app Apple:

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GeekSauro disse:

Instala outros apps de câmera e vai testando. Pela foto aí melhorou absurdamente.

Sim, melhorou muito fora do app original da Apple, qual outro app posso testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GeekSauro disse:

Instala outros apps de câmera e vai testando. Pela foto aí melhorou absurdamente.

@LeBaldi @GeekSauro @BetoGaleazzo tirei fotos com apps de terceiros pra testar; mas PERCEBAM os reflexos e luzes estranhas que eu falei; tiro foto tem dez anos dessa janela do trabalho, tenho no Google Fotos mil pra comparar, olhei uma a uma, tirei fotos com toda linha S, até S21U e 13 Pro e 13, NENHUM DELES TEM ESSA ALEGORIA DE LUZES E REFLEXOS e por fim, o prédio torto persiste rs!

App Afterlight:

image.jpeg

App nativo Apple:

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tá usando película nas lentes da câmera? Películas da lente das câmeras podem afetar.

Essa "alegoria de luzes e reflexos" se chama "lens flare", e vai ocorrer em imagens tiradas diretamente contra incidência de luz. Basta olhar na foto do seu S21 Ultra um "segundo sol" menor e mais claro logo abaixo do sol na imagem, que só não está mais evidente devido ao horário do dia e consequentemente intensidade da luz do sol.

Talvez você esteja muito acostumado com o "point and shoot". Se pegar qualquer câmera profissional de verdade, provavelmente vai achar as fotos horríveis. Já contei aqui no fórum o caso de quando eu trabalhava numa autorizada na área de vendas, logo no lançamento do 8 / 8 Plus e iPhone X, e tive muitas reclamações de clientes que migraram do 7 Plus por exemplo para o X, que com certeza absoluta tinha uma câmera muito superior ao 7 Plus, porém era muito mais "you get what you see" do que "point and shoot".

Se o seu aparelho realmente tem um problema de hardware, e é possível, não tem desculpa, tem que trocar. Se não tem defeito, tem que verificar o que tá rolando, porque queira ou não, os iPhones são os queridinhos da galera do audiovisual, inclusive de fotógrafos, por um motivo.

Para o meu gosto essa foto do S21 está horrível. Olha o blur excessivo do pós-processamento na vegetação, principalmente nas árvores à frente. Parece uma pintura.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio_M_A_S definitivamente ta rolando alguma correção via software ai nessas fotos, pra distorcer o canto assim

Quanto aos brilhos é o q o Beto falou... Lens Flare é basicamente o reflexo de luz que bate no vidro da lente, nos vidros internos das lentes e etc... infelizmente é algo sim que acontece com qualquer sensor de camera, até profissional, tanto que existem como se fosse um "bonezinho" q se coloca na lente exatamente pra luz não bater direto na lente e acontecer isso. Entretanto ta realmente um pouco estranho pq o lens flare geralmente é no formato do emissor de luz, como o sol q deixa uma bolinha... no seu caso ta um risco grosso até d+... tem algo definitivamente ai mexendo na imagem... só teria q descobrir o q

EDIT... eu tirei aqui duas fotos pra mostrar o Flare... e nessa parece que já descobri o pq o flare no seu fica maior... meu chute é pelo "calombo" das unidades da camera... então o reflexo não se dá somente na lente... mas sim ele rebate e pega na lateral tbm do vidro da lente! Como pode ver nas fotos aqui abaixo de teste

Nessa primeira vc ve a quantidade de flare embaixo

spacer.png

 

e aqui na parte de cima

spacer.png

Mas quanto a isso infelizmente não tem o q fazer... só é bem do tipo "não tire foto de emissores de luz" hahahahaha

Agora eu sei q tudo é gosto... e eu tbm falo q eu prefiro muito mais uma foto com muita nitidez do q borrada, e nessa eu to com o Beto tbm que ainda sim prefiro o prédio torto hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Você tá usando película nas lentes da câmera?

Nunca usei nem no celular, detesto película rs

31 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

"alegoria de luzes e reflexos" se chama "lens flare"

Nunca vi nessa magnitude, como te disse comparei com quase toda linha S, até o ultimo que tive S21U, nov/21, dali comparei com 13 e 13 Pro, nunca vi nada assim, as fotos são do mesmo lugar, comparei até nos mesmos meses, devido a incidência do sol mudar...

32 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

"you get what you see" do que "point and shoot"

Causo pra se refletir viu rs

32 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

iPhones são os queridinhos da galera do audiovisual, inclusive de fotógrafos

Foi que sempre ouvi dizer! Gostei muito das fotos do 13 / 13 Pro! Recebi esse a contragosto, desde o início não curti a foto dele!

4 minutos atrás, LeBaldi disse:

eu tirei aqui duas fotos pra mostrar o Flare...

Obrigado pela comparação, eu confesso que nunca tinha visto nessa magnitude, contando que minha experiência com mil Samsung e com 13 e 13 Pro... Estou sentindo uma bizarrice nas fotos do 14 Pro desde que tirei da caixa, sinceramente, o 13 tava ótimo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Nunca usei nem no celular, detesto película rs

Nunca vi nessa magnitude, como te disse comparei com quase toda linha S, até o ultimo que tive S21U, nov/21, dali comparei com 13 e 13 Pro, nunca vi nada assim, as fotos são do mesmo lugar, comparei até nos mesmos meses, devido a incidência do sol mudar...

Causo pra se refletir viu rs

Foi que sempre ouvi dizer! Gostei muito das fotos do 13 / 13 Pro! Recebi esse a contragosto, desde o início não curti a foto dele!

Obrigado pela comparação, eu confesso que nunca tinha visto nessa magnitude, contando que minha experiência com mil Samsung e com 13 e 13 Pro... Estou sentindo uma bizarrice nas fotos do 14 Pro desde que tirei da caixa, sinceramente, o 13 tava ótimo rs

Bem provavel que isso seja algum "efeito colateral" do sensor maior de 48MP

1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse:

VFeACTa.jpeg

Olha Beto... eu juro q eu vi isso... mas pra mim isso era o reflexo do aro da lente no vidro da janela hahahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tens outro iPhone 14 Pro ou Pro Max pra efeito de comparação, @Antonio_M_A_S?

Agora, LeBaldi disse:

Olha Beto... eu juro q eu vi isso... mas pra mim isso era o reflexo do aro da lente no vidro da janela hahahahahahaha

Pode ser, mas parece flare. Se fosse o frame da lente haveriam outros dois círculos ali, já que são 3 lentes rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoGaleazzo @LeBaldi

Amigo meu veio aqui só pra tirar prova dos nove, reproduzi a mesma situação, segundo ele nunca tinha notado, ou seja, pode ser coisa do 16 ter criado esse mega processamento que entortar as periferias até foto da principal:

image.jpeg

image.jpeg

6 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não tens outro iPhone 14 Pro ou Pro Max pra efeito de comparação, @Antonio_M_A_S?

Comparação feita amigos!

7 minutos atrás, LeBaldi disse:

Bem provavel que isso seja algum "efeito colateral" do sensor maior de 48MP

Foto RAW distorce menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

@BetoGaleazzo @LeBaldi

Amigo meu veio aqui só pra tirar prova dos nove, reproduzi a mesma situação, segundo ele nunca tinha notado, ou seja, pode ser coisa do 16 ter criado esse mega processamento que entortar as periferias até foto da principal:

image.jpeg

image.jpeg

Comparação feita amigos!

Foto RAW distorce menos!

 

Não entendi... Foi tirada de um 12 Pro Max? Está na mesma inclinação. Aqui não está entortando nada... Tô quase acreditando que você deveria alertar os moradores do prédio que existe risco da estrutura colapsar kkkkkk Eu acho que você está encanado =/

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não entendi... Foi tirada de um 12 Pro Max

Sim, um amigo veio aqui pra gente tirar prova dos nove, no dele também entorta o prédio, ou ele está caindo ou o iOS 16 bichou o melhor do iPhone rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sim, um amigo veio aqui pra gente tirar prova dos nove, no dele também entorta o prédio, ou ele está caindo ou o iOS 16 bichou o melhor do iPhone rs

O interessante é que na mesma "reta" da face esquerda do prédio, acima dele, não se percebe nenhum tipo de distorção nas nuvens. Eu verifiquei o changelog do iOS 16 e versões subsequentes, e não existe nada relacionado à câmera nesse sentido, e mesmo que houvessem, esse negócio de inclinar um lado da foto é meio estranho, né? Não tem outra paisagem por aí pra gente comparar? rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse:

Não tem outra paisagem por aí pra gente comparar?

Como te disse, estava apreciando minhas fotos e descobri essa distorção nos extremos; hoje refiz o experimento pra vcs verem, pois achei a distorção grande por se tratar de câmera principal! Jurava que isso é coisa do 16, pois não tinha notado nada antes dele! Paisagens normais a gente não nota, por isso tirei de propósito a foto deixando prédio alinhado na borda, depois percebi que nem preciso alinha o prédio a nada, basta eu alinha o horizonte a linha guia e os extremos já distorcem!

Mas vale a pena sim tirar outras fotos em outros lugares, só não terei outros iPhones para comparar!

@BetoGaleazzo olha aí o prédio que tava caindo! Se deixar no centro não tem distorção, outra coisa, os efeitos pirotécnicos dos mil reflexos persistem em qualquer cenário rs

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoGaleazzo @LeBaldi A título de curiosidade, segue uma obra de arte do meu finado 13 Pro, quando eu não notava essas mil luzes alegóricas:

image.jpeg

image.jpeg

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

changelog do iOS 16 e versões subsequentes, e não existe nada relacionado à câmera nesse sentido

Poderia ser o tal Photonic Engine da Apple? Afinal a distorção do 14 Pro está bem maior que o do 12 Pro Max...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...