Postado 19 de março de 20233 anos comment_1429696 Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave. Denunciar
Postado 19 de março de 20233 anos comment_1429709 Tem o assistente de migração que vai passar as coisas para o iPhone. Fora isso, acho que não tem muito o que ser feito, o iPhone não permite muita personalização - da pra deixar o Android bem parecido com o iOS mas não o oposto. Mas a curva de aprendizado vai depender muito do que ela usa. A minha começou no PalmOS, foi para o Android, mas depois que foi para o iOS não quer mais saber de outra coisa. Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429804 Pra mim foi fácil até a migração, mas é que eu já tinha um Ipad, então já tinha algum costume Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429817 não sei se há "dicas" pra facilitar a adaptação. mas acho que se ela já usa celular, a curva de aprendizado vai ser mais rápida, nao deve ter muitos problemas. porém, acho que é uma boa seguir algumas dicas de segurança. o Macmagazine fez 2 videos, acho que com o Rafael, dando dicas de configurações do iPhone pra segurança em caso de perda/roubo. coisas pra impedir que o ladrão consiga alterar o apple id por exemplo. eu fiz isso no meu iPhone. procura no YouTube nos videos do Macmagazine. Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429818 16 horas atrás, Roni Pacheco disse: Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave. Eu sempre usei Windows / Android, num belo dia tive que migrar, levou uns dias pra pegar, mas é muito intuitivo; vc precisa criar um id Apple e configurar tudo pra ela (tem o assistente de migração da Apple, só tive dificuldade em mover o WhatsApp, que eu tive que comprar um app de terceiros, pra não perder meus diálogos de trabalho), daí em diante observar qual seu uso e usar as coisas básicas pra facilitar; Se todo mundo da família tem Android, eu repensaria a decisão; se tem outros dispositivos e familiares usando Apple, aí faz mais sentido o iPhone! Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429822 16 horas atrás, Roni Pacheco disse: Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave. Aqui em casa era todo mundo android, e virou todo mundo iOS e te falar que a adaptação foi muito mais simples e fácil pro iOS do que foi pro Android (acredito que seja mais pelo fato de sair do mundo analogico pro digital, teclado virtual, tela maior e essas coisas) Mas no geral o iOS vem já com tudo o que precisa pra rodar... porém há algumas alterações de segurança que é melhor alterar, vou copiar aqui pq acabei fazendo o mesmo post em outro forum recentemente: Não vai atras desses sites e youtubers que ficam desativando uma porrada de coisa no aparelho pra economizar bateria ou desempenho... funções estão ali pra ser usadas e pronto... essa seria a primeira dica real A segunda seria mais de segurança... depois q vc configurar tudo entre na config do iCloud (vai estar seu nome no topo das configurações)... vá em Senha e segurança e lá tem um Número de COnfiança, talvez esteja o seu próprio, mude para algum da familia, pois é usando esse método que quando roubam iPhones os caras conseguem resetar a senha e dai vc mesmo recebe o codigo de reset, que vai estar com o bandido, e assim ele reseta... então um dos fatores de segurança é esse... o segundo é vc FaceID e Codigo... coloca sua senha que cadastrou no aparelho... e lá vc rola até a parte de PERMITIR ACESSO QUANDO BLOQUEADO, vc vai desativar a opção Central de Controle, novamente assim com o aparelho bloqueado ninguem consegue por ele em modo avião, desativar wifi, acessar o app da camera e etc... por fim vai em Notificações e onde tem Pré-Visualização mude para Quando Desbloqueado... novamente vc vai ver qual app mandou a notificação na tela, porém se não desbloquear vc não lê o assunto... ou seja... caso peça pra resetar a senha de um app e receba o SMS, o código mesmo não aparece se não desbloquear Enfim, essas pelo menos acredito que sejam mudanças que até a Apple já deveria ter de fábrica Agora pro uso dela em si, foque nos gestos do aparelho, a maior dificuldade inicial é que no Android vc sempre volta pra alguma página anterior... no iOS vc num vai quase fazer isso... ou quando fizer o mais prático é só no gesto de deslizar (borda esquerda pro centro) e claro sair dos apps deslizar da borda debaixo da tela pro centro... e no mais é puramente uso... e o uso não é lá muito diferente... tirando algum gesto ou botão não presente e acho q o mais chato de todos que é configuração dos apps, onde toda configuração basicamente vc tem que entrar em Ajustes e ir até o app e arrumar lá... coisa que no android vc já tem dentro do proprio app Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429833 Se ela tem alguma dificuldade com visão x letras pequenas, dê uma olhada nas configurações de acessibilidade nos Ajustes do aparelho. Existem algumas funções que podem tornar a experiência mais agradável pra ela. Dê uma pesquisada também sobre a Siri, cujos comandos de voz também podem facilitar bastante o uso pra ela. Editado 20 de março de 20233 anos por BetoGaleazzo Denunciar
Postado 20 de março de 20233 anos comment_1429842 Minha mãe tem 55 anos e eu também a presenteei com um iPhone alguns anos atras. Provavelmente a sua deva ser que nem a minha: no final das contas só vai utilizar WhatsApp, Facebook, YouTube e aplicativos de banco, todos esses possuem a mesma interface no Android e no iOS. Mesmo ensinando a minha, ela nunca quis abrir o Safari ou criar um lembrete por exemplo. O que eu fiz com a minha mãe e o que eu aconselho: Configure todo o dispositivo pra ela, crie o Apple ID, deixe as letras grandes, organize os aplicativos necessários em somente uma tela inicial, instale um Adblock; Invista um tempo ensinando o básico de cada aplicativo que ela vai utilizar; Conscientize ela com golpes na internet, pra ela não fazer pix pra desconhecidos e etc; Já organize uma forma dela fazer backup das fotos principalmente. No meu caso assino o Apple One e compartilho a assinatura com a minha, assim, não correndo o risco dela perder as fotos tiradas. A dica de mestre é que ela nunca vai entrar em nada que não seja o que você ensinou pra ela, a minha por exemplo nem deve saber o que é um Apple ID e nunca entrou nos ajustes pra mudar nem o wallpaper que seja. Meu pai tem 45 e, mesmo sendo um pouco mais ligado em tecnologia, também segue a mesma lógica, não faz nada que ja não esteja na memória muscular. Denunciar
Postado 21 de março de 20233 anos comment_1430113 Povo mais colaborativo que já vi em mil anos de fórum / internet🤲 13 horas atrás, fabiowap disse: Belas dicas Denunciar
Postado 21 de março de 20233 anos comment_1430279 7 horas atrás, Antonio_M_A_S disse: Povo mais colaborativo que já vi em mil anos de fórum / internet🤲 Sensacional mesmo, fiquei de cara. Eu participo a anos de fóruns e Tb nunca vi. Pior que eu ia comentar que o certo era ter continuado no Android já que ela estava acostumada e o pessoal de mais idade custa mto mais a acostumar com coisas novas e pode até se irritar, etc. Mas pensei bem e não postei nada pq não agregaria absolutamente nada ao tópico. Quando entrei novamente uma chuva de dicas boas que nem passaram pela minha cabeça. Parabéns a todos! Denunciar
Postado 24 de março de 20233 anos Autor comment_1431266 Prezados, como encerrar este tópico por aqui? Denunciar
Postado 25 de março de 20233 anos comment_1431422 13 horas atrás, Roni Pacheco disse: Prezados, como encerrar este tópico por aqui? Se já achou suas respostas, só dar seu resultado mesmo e deixar pra posteridade; abraços Denunciar
Postado 27 de março de 20233 anos Autor comment_1431715 Pessoal, por que não consigo criar um e-mail (iCloud) no iPhone da minha mãe (ANEXO)? Denunciar
Postado 27 de março de 20233 anos comment_1431720 39 minutos atrás, Roni Pacheco disse: Pessoal, por que não consigo criar um e-mail (iCloud) no iPhone da minha mãe (ANEXO)? pergunta meio besta, faz tempo que não faço isso, dá pra criar a conta diretamente no iPhone? Não tem que ser no iCloud.com via pc ou Mac? Tenta criar um appleid pra ela em outro dispositivo e só logar no iPhone. Denunciar
Postado 27 de março de 20233 anos comment_1431839 10 horas atrás, Roni Pacheco disse: Pessoal, por que não consigo criar um e-mail (iCloud) no iPhone da minha mãe (ANEXO)? Oi @Roni Pacheco Bom dia, tem até um tópico recente sobre isso, estamos estudando, mas ninguém conseguiu resolver ainda, acompanha a gente lá, e vamos ver se os mestres do fórum nos ajudam a solucionar, pois o suporte Apple Brasil nada fez, como sempre, olha só: Editado 27 de março de 20233 anos por Antonio_M_A_S Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.