Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida entre Macbook M1 Max (10c GPU e 24c GPU) e Macbook M2 Pro (12c CPU e 19c GPU)


Gabriel Maganha

Posts Recomendados

Olá amigos! 

Surgiu a chance de pegar um macbook Pro. Vou usar no dia a dia desde uso básico até edição de vídeos e programação (nada muito pesado). Animações no Motion e correção de cores. Tudo até 4k60.

 

Macbook 14" M1 Max (10c CPU, 24c GPU)
32GB RAM
1 TB SSD

 

Macbook 14"M2 Pro (12c CPU, 19c GPU)
16GB RAM
1TB SSD

Os dois estão com preços similares, M2 um pouquinho mais caro.

M2 Pro mais recente, mais núcleos CPU (de eficiência), Wifi6E, Bluetooth 5.3.

M1 Max com largura de banda dobrada nas memórias e 2x media engines, além de 32GB RAM (o que nos vídeos que ví no Youtube, impactam muito pouco na performance comparado com 16GB). Também tem 5 núcleos GPU a mais, porém de uma geração anterior...

Óhh dúvida cruel! Qual deles acham que deveria pegar?

Agradeço desde já! Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer uma das máquinas deve te atender tranquilamente em termos de desempenho pelo tipo de uso que você disse ter, então o que resta analisar acredito eu seja o negócio ($$) em si . Nesse aspecto, pela lógica, o M2 Pro deve desvalorizar mais lentamente por ser mais recente, e como você disse que a diferença de preço não é muita acho que faz sentido ir de M2 Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os M2 de 521Gb eu vi desmontagem e só tinha um SSD, o que fazia a velocidade ser a metade do M1; não sei o motivo da Apple fazer isso $$$

Imagina que o de 1Tb deve ser dois SSD né...

O M1 tem 32Gb... pesa na balança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2023 at 20:11, Antonio_M_A_S disse:

Os M2 de 521Gb eu vi desmontagem e só tinha um SSD, o que fazia a velocidade ser a metade do M1; não sei o motivo da Apple fazer isso $$$

Imagina que o de 1Tb deve ser dois SSD né...

O M1 tem 32Gb... pesa na balança!

Cai de 7mil para 6mil Mb/s… quero ver qualquer terráqueo sentir essa diferença no dia a dia… a não ser por atividades muito específicas de escrita e leitura de grandes volumes de dados, ninguém notará 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Cai de 7mil para 6mil Mb/s… quero ver qualquer terráqueo sentir essa diferença no dia a dia… a não ser por atividades muito específicas de escrita e leitura de grandes volumes de dados, ninguém notará 

@Anderson Siqueira pelo que li há diferença grande;

Não sei que se é perceptível ou não para usuário comum no dia a dia; o meu M1 é ultra rápido, nunca vi SSD (depois descobri que são 2) tão rápido! Acho que quem move vídeos gigantescos de um lado pro outro a todo momento, pode vir a perceber tempo a mais;

"Os primeiros testes foram feitos pelo site 9to5Mac e revelam que no M2 há quedas de 30% a 50% nas velocidades de transferência em comparação ao M1"

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

nunca vi SSD (depois descobri que são 2) tão rápido!

É um SSD apenas, hehe. Você está confundindo a quantidade de chips de memória NAND com SSD. A questão é que a depender do projeto, podem ser utilizadas estratégias pra que dois ou mais chips trabalhem em conjunto para oferecer maiores taxas de leitura e escrita. Apenas questão de curiosidade, mesmo. Um SSD 2,5" ou NVMe também pode ter um chip de memória apenas ou mais. A diferença é que o restante do conjunto do SSD (chips de controle, DRAM etc) também estão soldados na placa.

Eu vou ter que concordar com o @Anderson Siqueiraaqui... Benchmark nem sempre reflete a experiência prática, até porque isso depende muito do uso de cada pessoa, ferramentas sendo utilizadas etc. Quando eu saí de SSDs de 500mb/s de leitura pra 3500mb/s, eu consegui sentir a diferença, mas o impacto real no meu uso é quase zero... Talvez nem mesmo se eu tivesse comprado um lá da casa dos 7000mb/s teria valido a pena, porque aí entramos na relação "impacto real no uso x custo x retorno de investimento". Profissionais muito exigentes e de áreas muito específicas que demandam muito processamento e transferência de dados podem se beneficiar, mas no geral é imperceptível mesmo. Aí entra a questão: será que 1 ou 2 segundos a menos ou mais, ou 2 minutos que seja, ou as vezes ZERO segundos na vida do usuário, vale a pena trocar por 1000 ~ 2000 reais de diferença na hora de revender por ser um modelo mais recente? O ponto que você levantou é sim válido, mas acho que esse questionamento sobre essa relação custo x retorno deve ser levada em consideração.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoGaleazzo obrigado pela correção; vi num site gringo algo como "1 chip de 512GB (M2) por 2 dólares", e "2 chips de 256GB (M1) por 3,8 dólares", quase o dobro... desculpe a falta de dados precisos, mas é só pra ilustrar que, segundo a matéria, Apple aproveitou a economia e escassez de alguma coisa pós pandemia, pra usar um chip só e economizar é claro rs talvez seja isso.

Mas sim, só dá impacto pra move trilhões de dados por dia... como eu disse, usuário comum, no dia a dia, não nota nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2023 at 17:27, Gabriel Maganha disse:

Olá amigos! 

Surgiu a chance de pegar um macbook Pro. Vou usar no dia a dia desde uso básico até edição de vídeos e programação (nada muito pesado). Animações no Motion e correção de cores. Tudo até 4k60.

 

Macbook 14" M1 Max (10c CPU, 24c GPU)
32GB RAM
1 TB SSD

 

Macbook 14"M2 Pro (12c CPU, 19c GPU)
16GB RAM
1TB SSD

Os dois estão com preços similares, M2 um pouquinho mais caro.

M2 Pro mais recente, mais núcleos CPU (de eficiência), Wifi6E, Bluetooth 5.3.

M1 Max com largura de banda dobrada nas memórias e 2x media engines, além de 32GB RAM (o que nos vídeos que ví no Youtube, impactam muito pouco na performance comparado com 16GB). Também tem 5 núcleos GPU a mais, porém de uma geração anterior...

Óhh dúvida cruel! Qual deles acham que deveria pegar?

Agradeço desde já! Um abraço!

Boa tarde a todos !!!

@Gabriel Maganha Não tem nem o que pensar meu amigo !! Vai no M1 MAX e seja feliz !!!

O M1 MAX perde por pouco em processamento de CPU, mas ganha com folga em processamento de GPU, embora para tarefas do dia-a-dia isso não seja tão relevante, para edição de vídeo, animações no Motion e para correção de cores, a GPU superior do M1 MAX lhe dará ganho de tempo nos processos de renderização e no workflow sem depender de proxies ou previews na metade ou 1/4 da resolução. Você mesmo menciona, o M1 MAX ainda tem a vantagem de possuir maior largura de banda na memória unificada e de brinde ainda ganha em media engines que lhe serão úteis na renderização/exportação de vídeo em codecs suportados.

 

Como você também irá usar para programação, os 32GB de RAM lhe serão mais do que úteis já que você poderá trabalhar com folga usando IDEs pesadas e simuladores, rodando ambiente de testes/dev com máquinas virtuais e caso já esteja trabalhando com Kubernets poderá se beneficiar também da maior quantidade de memória para alocar aos containeres (pods).

 

Falando do WiFi 6E, exceto se você já tiver roteadores ou access points modernos com a tecnologia WiFi 6E não sentirá diferença alguma, lembrando que já estão sendo lançados no mercado produtos com WiFi 7 que é muito superior ao padrão 6E e este sim irá revolucionar as comunicações sem fio. (o WiFi 7 é para o WiFi 6E o que o 5G é para o 4G).

 

O Bluetooth 5.3 é outra coisa que não irá agregar ou atrapalhar em nada, afinal 99% dos usuários usam bluetooth essencialmente para teclado e mouse, os 1% usam para conectar fones de ouvido ou caixas de som bluetooth, o que para trabalhos mais sérios com Áudio não são recomendados devido a latência alta inerente a tecnologia sem fio.

E por último mas não menos importante, o MacBook Pro com M1 MAX sai mais barato e com o dobro de memória ! Ambas as máquinas irão te atender perfeitamente, mas hardware por hardware, o MacBook com M1 MAX e 32GB de RAM é mais máquina na minha opinião.

Grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...